Análise da eficiência das instituições de educação superior públicas da região Nordeste do Brasil: 2008 a 2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalla Vecchia, Daiana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16483
Resumo: A educação desempenha um papel crucial sobre o desenvolvimento social e econômico de uma nação, por conseguinte, é fundamental entender como a eficiência pode contribuir na obtenção da qualidade da educação. Esta dissertação analisa a eficiência das Instituições de Educação Superior (IES) públicas da região Nordeste do Brasil. Para tanto, utiliza-se a metodologia determinística não paramétrica, Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA), a qual possibilita a realização de uma análise comparativa entre as IES. Um conjunto de insumos e produtos educacionais é escolhido a fim de realizar a mensuração da eficiência das IES. Estima-se uma fronteira de eficiência e a partir desta é possível gerar um ranking, detectando as IES eficientes e ineficientes, facilitando o processo de elaboração de possíveis soluções capazes de ampliar a eficiência das IES que se encontraram abaixo da fronteira. Ademais, estima-se o Índice de Malmquist, o qual determina mudanças na produtividade total das IES através de painéis. São abordadas na amostra 31 IES públicas da região Nordeste do país, incluindo Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Institutos Federais pertencentes à esfera federal e estadual. A avaliação é realizada para o período de 2008 a 2012 e os dados utilizados são fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Ao longo do período analisado foi possível verificar oscilações na eficiência das IES, provocando, consequentemente, deslocamentos na fronteira. Na média geral o número de IES ineficientes foi superior ao número de IES eficientes, fato que demonstra a deterioração do produto educacional, indicando a importância de políticas e investimentos no setor, a fim de reestabelecer e aperfeiçoar o desempenho das IES do Nordeste brasileiro.
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Estima-se uma fronteira de eficiência e a partir desta é possível gerar um ranking, detectando as IES eficientes e ineficientes, facilitando o processo de elaboração de possíveis soluções capazes de ampliar a eficiência das IES que se encontraram abaixo da fronteira. Ademais, estima-se o Índice de Malmquist, o qual determina mudanças na produtividade total das IES através de painéis. São abordadas na amostra 31 IES públicas da região Nordeste do país, incluindo Universidades, Centros Universitários, Faculdades e Institutos Federais pertencentes à esfera federal e estadual. A avaliação é realizada para o período de 2008 a 2012 e os dados utilizados são fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Ao longo do período analisado foi possível verificar oscilações na eficiência das IES, provocando, consequentemente, deslocamentos na fronteira. Na média geral o número de IES ineficientes foi superior ao número de IES eficientes, fato que demonstra a deterioração do produto educacional, indicando a importância de políticas e investimentos no setor, a fim de reestabelecer e aperfeiçoar o desempenho das IES do Nordeste brasileiro.Submitted by Daiana Dalla Vecchia (daianadvecchia@hotmail.com) on 2014-10-30T03:18:31Z No. of bitstreams: 1 ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR.pdf: 1731688 bytes, checksum: 47674cbc3b5608cacd55d9f73d1ef922 (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2014-10-30T11:19:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR.pdf: 1731688 bytes, checksum: 47674cbc3b5608cacd55d9f73d1ef922 (MD5)Made available in DSpace on 2014-10-30T11:19:36Z (GMT). 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