Narradores de Marrabenta música e nação em Moçambique
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37449 |
Resumo: | A tese Narradores da Marrabenta: música e nação em Moçambique é um estudo sobre a música moçambicana, produzida entre a zona rural, a recém-formada periferia de Lourenço Marques e pela cena moçambicana presente no circuito das gravadoras da África do Sul, na primeira metade do século XX. A pesquisa teve como objetivo mostrar a marrabenta como forma de resistência popular de Lourenço Marques, no período colonial, já que ela modificou o cenário urbano laurentino, a partir da amalgamação dos ritmos tradicionais moçambicanos, numa síntese pelo uso da tecnologia ocidental disponível na época (basicamente, baixo, guitarra, bateria, teclado e instrumentos de sopro), imprimindo uma estética local, algo considerado novo, já que o contexto era marcado pelo predomínio de uma estética musical ocidental, inclusive, pelos ritmos brasileiros. O estudo constou de uma etapa de gravação de 11 depoimentos, a par da realização de pesquisa bibliográfica. Os depoentes, aqui nomeados como Narradores da Marrabenta (título dado ao documentário, um dos capítulos da tese), na perspectiva da história oral, revelam-se autores e pensadores centrais para o tratamento do tema. Ademais, a partir de uma bibliografia que reflete, predominantemente, o pensamento descentrado do Ocidente, a pesquisa descortina a marrabenta como uma elaboração estéticomusical da periferia, que, possivelmente, pensa e forja, no ritmo da sobrevivência nos subúrbios da Lourenço Marques, ainda colonial, uma identidade moçambicana. Do mesmo modo, sugere que o movimento/ritmo seja uma proposta de nacionalismo específico, que não se afina ao nacionalismo colonial português (mesmo aderindo a uma tecnologia musical ocidental), nem ao nacionalismo moderno da FRELIMO (mesmo rompendo com o colonialismo português). Como fundamentação teórica, recorre-se a estudos, tais como os de António Sopa (2014) Eduardo Mondlane (1995), José Craveirinha (2008), José Luís Cabaço (2009), Luís Bernardo Honwana (2017), Mario Pinto de Andrade (1997), Maria Paula Meneses (2016), Rui Laranjeira (2014), Marilio Wane (2020/2021), dentre outros/as/es. |
id |
UFBA-2_b0a7e6510487e5adc258ed816ae817b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/37449 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-07-27T14:09:24Z2023-07-27T14:09:24Z2022-03-04https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37449A tese Narradores da Marrabenta: música e nação em Moçambique é um estudo sobre a música moçambicana, produzida entre a zona rural, a recém-formada periferia de Lourenço Marques e pela cena moçambicana presente no circuito das gravadoras da África do Sul, na primeira metade do século XX. A pesquisa teve como objetivo mostrar a marrabenta como forma de resistência popular de Lourenço Marques, no período colonial, já que ela modificou o cenário urbano laurentino, a partir da amalgamação dos ritmos tradicionais moçambicanos, numa síntese pelo uso da tecnologia ocidental disponível na época (basicamente, baixo, guitarra, bateria, teclado e instrumentos de sopro), imprimindo uma estética local, algo considerado novo, já que o contexto era marcado pelo predomínio de uma estética musical ocidental, inclusive, pelos ritmos brasileiros. O estudo constou de uma etapa de gravação de 11 depoimentos, a par da realização de pesquisa bibliográfica. Os depoentes, aqui nomeados como Narradores da Marrabenta (título dado ao documentário, um dos capítulos da tese), na perspectiva da história oral, revelam-se autores e pensadores centrais para o tratamento do tema. Ademais, a partir de uma bibliografia que reflete, predominantemente, o pensamento descentrado do Ocidente, a pesquisa descortina a marrabenta como uma elaboração estéticomusical da periferia, que, possivelmente, pensa e forja, no ritmo da sobrevivência nos subúrbios da Lourenço Marques, ainda colonial, uma identidade moçambicana. Do mesmo modo, sugere que o movimento/ritmo seja uma proposta de nacionalismo específico, que não se afina ao nacionalismo colonial português (mesmo aderindo a uma tecnologia musical ocidental), nem ao nacionalismo moderno da FRELIMO (mesmo rompendo com o colonialismo português). Como fundamentação teórica, recorre-se a estudos, tais como os de António Sopa (2014) Eduardo Mondlane (1995), José Craveirinha (2008), José Luís Cabaço (2009), Luís Bernardo Honwana (2017), Mario Pinto de Andrade (1997), Maria Paula Meneses (2016), Rui Laranjeira (2014), Marilio Wane (2020/2021), dentre outros/as/es.Narradores da Marrabenta: música e nação em Moçambique is a study about the Mozambican music, produced in the countryside, the newly formed outskirts of Lourenço Marques and by the Mozambican scene present on the South African record label circuit, in the first half of the 20th century. The research aimed to show the marrabenta as a form of popular resistance of Lourenço Marques, in the colonial period, considering that it has modified the Lourenço Marques urban scenario, giving rise to a local aesthetic. This aesthetic arises from the amalgamation of traditional Mozambican rhythms and the western technological resources available at the time (basically, bass, guitar, drums, electric keyboards and wind instruments), and differs from the previous context marked by the predominance of a western musical aesthetic, including Brazilian rhythms. The study consisted of a recording stage of 11 testimonies, along with a bibliographic research. The deponents, here named as Narradores da Marrabenta (title given to the documentary which is one of the thesis chapters), from the perspective of oral history, reveal themselves as authors and central thinkers of the theme. Furthermore, based on a bibliography that reflects, predominantly, the decentered western thought, the research reveals the marrabenta as an aesthetic-musical elaboration of the outskirts, which, possibly, thinks and forges, a Mozambican identity in the Lourenço Marques outskirts, contrasting with the colonial features that still exist. Likewise, it suggests that the movement/rhythm is a proposal of specific nationalism, which is not attuned to Portuguese colonial nationalism (even adhering to a western musical technology), nor to FRELIMO's modern nationalism (even breaking with Portuguese colonialism). As a theoretical foundation, studies are used such as those by António Sopa (2014), Eduardo Mondlane (1995), José Craveirinha (2008), José Luís Cabaço (2009), Luís Bernardo Honwana (2017), Mario Pinto de Andrade (1997), Maria Paula Meneses (2016), Rui Laranjeira (2014), Marilio Wane (2020/2021), among others.Submitted by navarro ramos (navarroramos@ufba.br) on 2023-07-26T13:42:54Z No. of bitstreams: 1 TESE_FINAL_CORRIGIDA_VERSO_DE_ENTREGA_SIGAA_FC.pdf: 2532584 bytes, checksum: ed81c4df30b12df65fb3123f547f44bd (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-07-27T14:09:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_FINAL_CORRIGIDA_VERSO_DE_ENTREGA_SIGAA_FC.pdf: 2532584 bytes, checksum: ed81c4df30b12df65fb3123f547f44bd (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-27T14:09:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_FINAL_CORRIGIDA_VERSO_DE_ENTREGA_SIGAA_FC.pdf: 2532584 bytes, checksum: ed81c4df30b12df65fb3123f547f44bd (MD5) Previous issue date: 2022-03-04porUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) UFBABrasilInstituto de LetrasMozambiqueMusicMarrabentaOutskirtsNationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESEtnomusicologiaMúsica - MoçambiqueMarrabentaIdentidade musical na arteNarradores de Marrabenta música e nação em MoçambiqueDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSantos, José Henrique deFreitasMeneses, Maria Paula GutierrezSantos, José Henrique de FreitasAyoh'Omidire, FelixCarrascosa, DeniseOliveira Filho, Jesiel Ferreira deOliveira, Eduardo dehttps://orcid.org/0000-0002-2719-9385http://lattes.cnpq.br/5267428288138112Concição, Vércio Gonçalvesreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTTESE_FINAL_CORRIGIDA_VERSO_DE_ENTREGA_SIGAA_FC.pdf.txtTESE_FINAL_CORRIGIDA_VERSO_DE_ENTREGA_SIGAA_FC.pdf.txtExtracted texttext/plain473710https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37449/3/TESE_FINAL_CORRIGIDA_VERSO_DE_ENTREGA_SIGAA_FC.pdf.txte920f0ffed9bf128bc60a76aed8e9e9fMD53ORIGINALTESE_FINAL_CORRIGIDA_VERSO_DE_ENTREGA_SIGAA_FC.pdfTESE_FINAL_CORRIGIDA_VERSO_DE_ENTREGA_SIGAA_FC.pdfapplication/pdf2532584https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37449/1/TESE_FINAL_CORRIGIDA_VERSO_DE_ENTREGA_SIGAA_FC.pdfed81c4df30b12df65fb3123f547f44bdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37449/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52ri/374492023-07-29 02:07:45.91oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-07-29T05:07:45Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Narradores de Marrabenta música e nação em Moçambique |
title |
Narradores de Marrabenta música e nação em Moçambique |
spellingShingle |
Narradores de Marrabenta música e nação em Moçambique Concição, Vércio Gonçalves CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Etnomusicologia Música - Moçambique Marrabenta Identidade musical na arte Mozambique Music Marrabenta Outskirts Nation |
title_short |
Narradores de Marrabenta música e nação em Moçambique |
title_full |
Narradores de Marrabenta música e nação em Moçambique |
title_fullStr |
Narradores de Marrabenta música e nação em Moçambique |
title_full_unstemmed |
Narradores de Marrabenta música e nação em Moçambique |
title_sort |
Narradores de Marrabenta música e nação em Moçambique |
author |
Concição, Vércio Gonçalves |
author_facet |
Concição, Vércio Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, José Henrique deFreitas |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Meneses, Maria Paula Gutierrez Santos, José Henrique de Freitas |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ayoh'Omidire, Felix |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Carrascosa, Denise |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Oliveira Filho, Jesiel Ferreira de |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Oliveira, Eduardo de |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-2719-9385 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5267428288138112 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Concição, Vércio Gonçalves |
contributor_str_mv |
Santos, José Henrique deFreitas Meneses, Maria Paula Gutierrez Santos, José Henrique de Freitas Ayoh'Omidire, Felix Carrascosa, Denise Oliveira Filho, Jesiel Ferreira de Oliveira, Eduardo de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Etnomusicologia Música - Moçambique Marrabenta Identidade musical na arte Mozambique Music Marrabenta Outskirts Nation |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnomusicologia Música - Moçambique Marrabenta Identidade musical na arte |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Mozambique Music Marrabenta Outskirts Nation |
description |
A tese Narradores da Marrabenta: música e nação em Moçambique é um estudo sobre a música moçambicana, produzida entre a zona rural, a recém-formada periferia de Lourenço Marques e pela cena moçambicana presente no circuito das gravadoras da África do Sul, na primeira metade do século XX. A pesquisa teve como objetivo mostrar a marrabenta como forma de resistência popular de Lourenço Marques, no período colonial, já que ela modificou o cenário urbano laurentino, a partir da amalgamação dos ritmos tradicionais moçambicanos, numa síntese pelo uso da tecnologia ocidental disponível na época (basicamente, baixo, guitarra, bateria, teclado e instrumentos de sopro), imprimindo uma estética local, algo considerado novo, já que o contexto era marcado pelo predomínio de uma estética musical ocidental, inclusive, pelos ritmos brasileiros. O estudo constou de uma etapa de gravação de 11 depoimentos, a par da realização de pesquisa bibliográfica. Os depoentes, aqui nomeados como Narradores da Marrabenta (título dado ao documentário, um dos capítulos da tese), na perspectiva da história oral, revelam-se autores e pensadores centrais para o tratamento do tema. Ademais, a partir de uma bibliografia que reflete, predominantemente, o pensamento descentrado do Ocidente, a pesquisa descortina a marrabenta como uma elaboração estéticomusical da periferia, que, possivelmente, pensa e forja, no ritmo da sobrevivência nos subúrbios da Lourenço Marques, ainda colonial, uma identidade moçambicana. Do mesmo modo, sugere que o movimento/ritmo seja uma proposta de nacionalismo específico, que não se afina ao nacionalismo colonial português (mesmo aderindo a uma tecnologia musical ocidental), nem ao nacionalismo moderno da FRELIMO (mesmo rompendo com o colonialismo português). Como fundamentação teórica, recorre-se a estudos, tais como os de António Sopa (2014) Eduardo Mondlane (1995), José Craveirinha (2008), José Luís Cabaço (2009), Luís Bernardo Honwana (2017), Mario Pinto de Andrade (1997), Maria Paula Meneses (2016), Rui Laranjeira (2014), Marilio Wane (2020/2021), dentre outros/as/es. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-03-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-27T14:09:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-27T14:09:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Doutorado info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37449 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37449 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37449/3/TESE_FINAL_CORRIGIDA_VERSO_DE_ENTREGA_SIGAA_FC.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37449/1/TESE_FINAL_CORRIGIDA_VERSO_DE_ENTREGA_SIGAA_FC.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37449/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e920f0ffed9bf128bc60a76aed8e9e9f ed81c4df30b12df65fb3123f547f44bd 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459669160591360 |