Ensaio coral centrado na pessoa: uma abordagem músicopedagógica utilizada em Salvador e em comunidades da região metropolitana de Salvador, Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Neide
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32865
Resumo: Esta pesquisa investigou os efeitos da aplicação da abordagem músico-pedagógica denominada nesse estudo de ECCP (Ensaio Coral Centrado na Pessoa) na atividade coral em Salvador e em três cidades da Região Metropolitana de Salvador: Candeias, Madre de Deus e São Francisco do Conde. Teve, como alvo, treze coros dirigidos pela pesquisadora (infantis a idosos), perfazendo um total de quinhentos e oitenta coralistas. O objetivo geral se concentrou em investigar os efeitos da aplicação da referida abordagem, as redes e configurações socioculturais de valorização do indivíduo, que promoveram o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos coralistas. Foi investigada a prática coral quanto a sua implantação, obstáculos e progressos ocorridos, além dos processos metodológicos e articulatórios ocorridos na trajetória dos coros em questão. A Abordagem ECCP e seu corpo de atividades, foi estudada dentro da perspectiva do Estudo de Caso e da Abordagem Qualitativa Descritiva, considerando asfaixas etárias e diversidades de ambientes. Identificou-se como esta abordagem contribuiu na construção de identidade cultural, valorização pessoal e reconhecimento do papel social dos envolvidos. Na busca por essa identificação, formulou-se a seguinte questão: como a abordagem ECCP contribuiu para a melhoria da qualidade de vida dos coralistas nos referidos contextos? O referencial teórico se concentrou nos estudos de Amato (2004; 2009), sobre o Canto Coral, bem como os de Brandão (1999) sobre a regência Coral e Oliveira (2014), sobre as articulações pedagógicas no ensino-aprendizagem por meio da abordagem PONTES. A análise dos resultados obtidos no questionário, nos depoimentos, nos vídeos dos ensaios dos corais e percepção dos coralistas mostrou que estes, reconhecem e legitimam os efeitos das atividades propostas pela referida abordagem, em mudanças individuais e sociais, relacionando-as com os objetivos desta investigação. Os dados obtidos nesta pesquisa sugerem uma influência positiva na aplicação da abordagem ECCP, referindo-se aos aspectos formativos musicais, bem como na saúde vocal, física e psíquica dos coralistas pesquisados. Outras declarações sinalizaram para a percepção de melhorias na consciência corporal (postura ao cantar – andar), mudanças emocionais (felicidade – motivação – euforia) e vocais (classificação vocal – vocalizes – além do uso adequado da voz dentre outros). A realização desta pesquisa confirma resultados positivos de outros estudos sobre assuntos relativos a bem-estar através da atividade coral e acrescenta conhecimento brasileiro, em especial com indivíduos da região do Estado da Bahia, onde poucos estudos foram realizados (canto coral nas três cidades investigadas). O estudo contribuiu para apresentar uma abordagem testada na prática, que pode despertar a consciência de educadores musicais regentes, ao representar e analisar uma situação comum, enfrentada por diversos profissionais que lidam com a natureza e a complexidade dessas atividades, abrindo portas para que esses educadores possam sintonizar seus problemas, avanços e conquistas com o assunto abordado nesta Tese.
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Foi investigada a prática coral quanto a sua implantação, obstáculos e progressos ocorridos, além dos processos metodológicos e articulatórios ocorridos na trajetória dos coros em questão. A Abordagem ECCP e seu corpo de atividades, foi estudada dentro da perspectiva do Estudo de Caso e da Abordagem Qualitativa Descritiva, considerando asfaixas etárias e diversidades de ambientes. Identificou-se como esta abordagem contribuiu na construção de identidade cultural, valorização pessoal e reconhecimento do papel social dos envolvidos. Na busca por essa identificação, formulou-se a seguinte questão: como a abordagem ECCP contribuiu para a melhoria da qualidade de vida dos coralistas nos referidos contextos? O referencial teórico se concentrou nos estudos de Amato (2004; 2009), sobre o Canto Coral, bem como os de Brandão (1999) sobre a regência Coral e Oliveira (2014), sobre as articulações pedagógicas no ensino-aprendizagem por meio da abordagem PONTES. 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