Políticas e práticas de gestão de pessoas: um estudo entre os servidores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Diego Allan de Abreu
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27486
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal examinar a percepção dos servidores da reitoria acerca das políticas e práticas de gestão de pessoas desenvolvidas no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Baseado na proposta de Demo (2010) que elencou as principais políticas e práticas de gestão de pessoas (GP) identificadas na literatura, a pesquisa teve com enfoque qualitativo, de caráter descritivo e corte transversal. Nesse sentido, foi empreendida, inicialmente, uma pesquisa documental com intuito de identificar e descrever as principais políticas e práticas de gestão de pessoas desenvolvidas na instituição escolhida. Posteriormente, já com os resultados preliminares da primeira etapa da pesquisa, foram realizados três grupos focais com os servidores técnico-administrativos em educação dos diversos setores da unidade administrativa do IFNMG. Na sequência, foram convidados seis professores da reitoria que participaram de entrevistas com roteiro semiestruturados seguindo um roteiro com as mesmas questões dos grupos focais. Por fim, realizou-se uma entrevista com o responsável pela diretoria de gestão de pessoas da autarquia, de modo a verificar a visão do setor sobre as políticas e práticas de GP desenvolvidas na instituição. A análise dos dados obtidos nas etapas da pesquisa foi feita através da análise de conteúdo. No total participaram da pesquisa 29 servidores ocupantes dos mais diversos cargos e posições dentro da estrutura organizacional da reitoria do IFNMG. Em relação aos principais resultados, destaca-se que, na ótica dos servidores, o recrutamento e seleção é um processo que tem evoluído ao longo dos últimos anos, mas que carece de adequações para aproximar do modelo ideal dentro do contexto da administração pública. As ações de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), na percepção dos participantes, são bastante incipientes, principalmente em função da ausência do plano anual de capacitação, documento essencial no planejamento e desenvolvimento dos servidores. No que tange as políticas e práticas de condições de trabalho, os servidores destacaram que, em geral, são adequadas. Entretanto, existem dificuldades causadas pela existência de três prédios situados em diferentes locais. Além disso, para os participantes da pesquisa, os principais benefícios ofertados pela instituição não acobertam as necessidades a que se destinam, mas ainda sim, são oportunos ao se comparar com outras instituições inseridas na região de abrangência da instituição. Para os servidores participantes desta pesquisa, as políticas e práticas de avaliação de desempenho e competências são as mais deficientes na autarquia. Isso se dá principalmente em virtude da cultura de avaliação das instituições públicas, falta de preparo dos atores envolvidos nesse processo e ausência de um instrumento que contemple fielmente a realidade organizacional. Por fim, observou-se que a inexistência de uma política institucionalizada de recompensas reflete em uma desarmonia na atuação dos gestores. Os envolvidos no estudo destacaram ainda que o reconhecimento, nas suas diversas vertentes, influencia positivamente o desempenho dos servidores.
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Posteriormente, já com os resultados preliminares da primeira etapa da pesquisa, foram realizados três grupos focais com os servidores técnico-administrativos em educação dos diversos setores da unidade administrativa do IFNMG. Na sequência, foram convidados seis professores da reitoria que participaram de entrevistas com roteiro semiestruturados seguindo um roteiro com as mesmas questões dos grupos focais. Por fim, realizou-se uma entrevista com o responsável pela diretoria de gestão de pessoas da autarquia, de modo a verificar a visão do setor sobre as políticas e práticas de GP desenvolvidas na instituição. A análise dos dados obtidos nas etapas da pesquisa foi feita através da análise de conteúdo. No total participaram da pesquisa 29 servidores ocupantes dos mais diversos cargos e posições dentro da estrutura organizacional da reitoria do IFNMG. Em relação aos principais resultados, destaca-se que, na ótica dos servidores, o recrutamento e seleção é um processo que tem evoluído ao longo dos últimos anos, mas que carece de adequações para aproximar do modelo ideal dentro do contexto da administração pública. As ações de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), na percepção dos participantes, são bastante incipientes, principalmente em função da ausência do plano anual de capacitação, documento essencial no planejamento e desenvolvimento dos servidores. No que tange as políticas e práticas de condições de trabalho, os servidores destacaram que, em geral, são adequadas. Entretanto, existem dificuldades causadas pela existência de três prédios situados em diferentes locais. Além disso, para os participantes da pesquisa, os principais benefícios ofertados pela instituição não acobertam as necessidades a que se destinam, mas ainda sim, são oportunos ao se comparar com outras instituições inseridas na região de abrangência da instituição. Para os servidores participantes desta pesquisa, as políticas e práticas de avaliação de desempenho e competências são as mais deficientes na autarquia. Isso se dá principalmente em virtude da cultura de avaliação das instituições públicas, falta de preparo dos atores envolvidos nesse processo e ausência de um instrumento que contemple fielmente a realidade organizacional. Por fim, observou-se que a inexistência de uma política institucionalizada de recompensas reflete em uma desarmonia na atuação dos gestores. Os envolvidos no estudo destacaram ainda que o reconhecimento, nas suas diversas vertentes, influencia positivamente o desempenho dos servidores.The present study had as main objective to examine the perception of the rector's servants about the policies and practices of Human resources management developed in the Federal Institute of the North of Minas Gerais (IFNMG). Based on the Demo proposal (2010) that listed the main policies and practices of Human resources management (HRM) identified in the literature, the author's model was adapted to conduct a qualitative, descriptive and cross-sectional research. In this sense, a documentary research was initially undertaken in order to identify and describe the main policies and practices of Human resources management developed at the chosen institution. Subsequently, with the preliminary results of the first stage of the research, three focus groups were the technical-administrative servants in education of the various sectors of the administrative unit of the IFNMG. Then, six rectory’s teachers who participated in semi-structured interviews were invited following a script with the same questions used in the focus groups. Finally, an interview was conducted with the person in charge of the management of people of the municipality, in order to verify the vision of the sector on the policies and practices of GPs developed in the institution. The analysis of the data obtained in the research stages was done through content analysis. In total, 29 employees occupying the most diverse positions and positions within the organizational structure of the rectory of the IFNMG participated in the survey. Regarding the main results, it is highlighted that, from the point of view of the servers, recruitment and selection is a process that has evolved over the last few years, but which needs to be adapted to fit the ideal model within the reality of public administration. The actions of training, development and education (TD&E), in the perception of the participants, are very incipient, mainly due to the absence of the annual training plan, an essential document in the planning and development of the servers. Regarding the policies and practices of working conditions, the servers emphasized that, in general, they are adequate. However, there are difficulties caused by the existence of three buildings located in different locations. In addition, for the research participants, the main benefits offered by the institution do not cover their needs, but still, they are opportune when comparing with other institutions in the region covered by the institution. For the servers surveyed, performance evaluation and competency policies and practices are the most deficient in the autarchy. This is mainly due to the evaluation culture of public institutions, the lack of preparation of the actors involved in this process and the absence of an instrument that faithfully considers the organizational reality. Finally, it was observed that the lack of an institutionalized policy of rewards reflects in a disharmony in the performance of the managers. Those involved in the study also emphasized that the recognition, in its various aspects, positively influence the performance of the servers.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2018-09-21T11:43:01Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado - Diego Allan de Abreu Oliveira.pdf: 3795114 bytes, checksum: 2222c0bce23905e22193b1b0c99b8bb2 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2018-09-24T21:27:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado - Diego Allan de Abreu Oliveira.pdf: 3795114 bytes, checksum: 2222c0bce23905e22193b1b0c99b8bb2 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-24T21:27:13Z (GMT). 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