Soteropoética: matriz do teatro carnaval de Salvador.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39870 |
Resumo: | A tese identifica a existência de uma poética - enquanto processo criativo coletivo - própria da cidade do Salvador, desenvolvida e salvaguardada por seu ciclo de festividades de verão, destacando a caracterização de uma de suas principais manifestações: a arte do trio elétrico. Investigam-se detidamente os impactos da folia “trielétrica” no fazer teatral da cidade, e apontam-se princípios estéticos determinantes de um período próspero da cena baiana, no final do século XX. Através do método de prática enquanto pesquisa, esses princípios são aplicados em um experimento cênico que hibridiza teatro e carnaval num musical itinerante pelas ruas do Pelourinho. |
id |
UFBA-2_b50045bf9f3066bd6bf9fff7a1d44b0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/39870 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2024-08-14T16:01:37Z2024-08-14T16:01:37Z2024-07-29https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39870A tese identifica a existência de uma poética - enquanto processo criativo coletivo - própria da cidade do Salvador, desenvolvida e salvaguardada por seu ciclo de festividades de verão, destacando a caracterização de uma de suas principais manifestações: a arte do trio elétrico. Investigam-se detidamente os impactos da folia “trielétrica” no fazer teatral da cidade, e apontam-se princípios estéticos determinantes de um período próspero da cena baiana, no final do século XX. Através do método de prática enquanto pesquisa, esses princípios são aplicados em um experimento cênico que hibridiza teatro e carnaval num musical itinerante pelas ruas do Pelourinho.The thesis identifies the existence of a poetics - understood as a collective creative process - unique to the city of Salvador, developed and preserved through its cycle of popular festivities, highlighting the characterization of one of its main manifestations: the art of the trio elétrico. It closely examines the impacts of the “trilétrica” revelry on the theatrical practices of the city and identifies key aesthetic principles that defined a prosperous period for Bahian theater at the end of the 20th century. Using the practice-as-research method, these principles are applied in a theatrical experiment that hybridizes theater and carnival in an itinerant musical through the streets of Pelourinho.CnpqporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)UFBABrasilEscola de Teatropoeticscity of Salvadortrieletrictheater in BahiacarnivalCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpoéticacidade do Salvadortrielétricateatro na BahiacarnavalSoteropoética: matriz do teatro carnaval de Salvador.Soteropoetic: matrix of the carnival theater of SalvadorDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMendes, Cleise Furtadohttp://lattes.cnpq.br/4254515632777734Alcântara, Paulo Henrique Correiahttp://lattes.cnpq.br/1921000319804260Oliveira, Paulo César Miguez dehttp://lattes.cnpq.br/3768235310676630Serra, Ordep José Trindadehttp://lattes.cnpq.br/6597407671566836Moura, Milton de Araújohttp://lattes.cnpq.br/8879378270313495Silva, Álamo Pimentel Gonçalves dahttp://lattes.cnpq.br/5299277618123064http://lattes.cnpq.br/4711824064642269Passos, Edvardinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALPASSOS, Edvard. Soteropoética. vol. 1 e 2.pdfPASSOS, Edvard. Soteropoética. vol. 1 e 2.pdfTese de doutorado de Edvard Passos em dois volumes.application/pdf11087102https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39870/1/PASSOS%2c%20Edvard.%20Soteropo%c3%a9tica.%20vol.%201%20e%202.pdf57d7ba49004b1801321799735c6f267fMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39870/2/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD52open accessri/398702024-08-14 13:01:37.919open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-08-14T16:01:37Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Soteropoética: matriz do teatro carnaval de Salvador. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Soteropoetic: matrix of the carnival theater of Salvador |
title |
Soteropoética: matriz do teatro carnaval de Salvador. |
spellingShingle |
Soteropoética: matriz do teatro carnaval de Salvador. Passos, Edvard CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES poética cidade do Salvador trielétrica teatro na Bahia carnaval poetics city of Salvador trieletric theater in Bahia carnival |
title_short |
Soteropoética: matriz do teatro carnaval de Salvador. |
title_full |
Soteropoética: matriz do teatro carnaval de Salvador. |
title_fullStr |
Soteropoética: matriz do teatro carnaval de Salvador. |
title_full_unstemmed |
Soteropoética: matriz do teatro carnaval de Salvador. |
title_sort |
Soteropoética: matriz do teatro carnaval de Salvador. |
author |
Passos, Edvard |
author_facet |
Passos, Edvard |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mendes, Cleise Furtado |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4254515632777734 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Alcântara, Paulo Henrique Correia |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1921000319804260 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Oliveira, Paulo César Miguez de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3768235310676630 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Serra, Ordep José Trindade |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6597407671566836 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Moura, Milton de Araújo |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8879378270313495 |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Silva, Álamo Pimentel Gonçalves da |
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5299277618123064 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4711824064642269 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passos, Edvard |
contributor_str_mv |
Mendes, Cleise Furtado Alcântara, Paulo Henrique Correia Oliveira, Paulo César Miguez de Serra, Ordep José Trindade Moura, Milton de Araújo Silva, Álamo Pimentel Gonçalves da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES poética cidade do Salvador trielétrica teatro na Bahia carnaval poetics city of Salvador trieletric theater in Bahia carnival |
dc.subject.por.fl_str_mv |
poética cidade do Salvador trielétrica teatro na Bahia carnaval |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
poetics city of Salvador trieletric theater in Bahia carnival |
description |
A tese identifica a existência de uma poética - enquanto processo criativo coletivo - própria da cidade do Salvador, desenvolvida e salvaguardada por seu ciclo de festividades de verão, destacando a caracterização de uma de suas principais manifestações: a arte do trio elétrico. Investigam-se detidamente os impactos da folia “trielétrica” no fazer teatral da cidade, e apontam-se princípios estéticos determinantes de um período próspero da cena baiana, no final do século XX. Através do método de prática enquanto pesquisa, esses princípios são aplicados em um experimento cênico que hibridiza teatro e carnaval num musical itinerante pelas ruas do Pelourinho. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-08-14T16:01:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-08-14T16:01:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Doutorado info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39870 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39870/1/PASSOS%2c%20Edvard.%20Soteropo%c3%a9tica.%20vol.%201%20e%202.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39870/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
57d7ba49004b1801321799735c6f267f d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813275542094348288 |