Soteropoética: matriz do teatro carnaval de Salvador.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Edvard
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39870
Resumo: A tese identifica a existência de uma poética - enquanto processo criativo coletivo - própria da cidade do Salvador, desenvolvida e salvaguardada por seu ciclo de festividades de verão, destacando a caracterização de uma de suas principais manifestações: a arte do trio elétrico. Investigam-se detidamente os impactos da folia “trielétrica” no fazer teatral da cidade, e apontam-se princípios estéticos determinantes de um período próspero da cena baiana, no final do século XX. Através do método de prática enquanto pesquisa, esses princípios são aplicados em um experimento cênico que hibridiza teatro e carnaval num musical itinerante pelas ruas do Pelourinho.
id UFBA-2_b50045bf9f3066bd6bf9fff7a1d44b0a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/39870
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2024-08-14T16:01:37Z2024-08-14T16:01:37Z2024-07-29https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39870A tese identifica a existência de uma poética - enquanto processo criativo coletivo - própria da cidade do Salvador, desenvolvida e salvaguardada por seu ciclo de festividades de verão, destacando a caracterização de uma de suas principais manifestações: a arte do trio elétrico. Investigam-se detidamente os impactos da folia “trielétrica” no fazer teatral da cidade, e apontam-se princípios estéticos determinantes de um período próspero da cena baiana, no final do século XX. Através do método de prática enquanto pesquisa, esses princípios são aplicados em um experimento cênico que hibridiza teatro e carnaval num musical itinerante pelas ruas do Pelourinho.The thesis identifies the existence of a poetics - understood as a collective creative process - unique to the city of Salvador, developed and preserved through its cycle of popular festivities, highlighting the characterization of one of its main manifestations: the art of the trio elétrico. It closely examines the impacts of the “trilétrica” revelry on the theatrical practices of the city and identifies key aesthetic principles that defined a prosperous period for Bahian theater at the end of the 20th century. Using the practice-as-research method, these principles are applied in a theatrical experiment that hybridizes theater and carnival in an itinerant musical through the streets of Pelourinho.CnpqporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)UFBABrasilEscola de Teatropoeticscity of Salvadortrieletrictheater in BahiacarnivalCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpoéticacidade do Salvadortrielétricateatro na BahiacarnavalSoteropoética: matriz do teatro carnaval de Salvador.Soteropoetic: matrix of the carnival theater of SalvadorDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMendes, Cleise Furtadohttp://lattes.cnpq.br/4254515632777734Alcântara, Paulo Henrique Correiahttp://lattes.cnpq.br/1921000319804260Oliveira, Paulo César Miguez dehttp://lattes.cnpq.br/3768235310676630Serra, Ordep José Trindadehttp://lattes.cnpq.br/6597407671566836Moura, Milton de Araújohttp://lattes.cnpq.br/8879378270313495Silva, Álamo Pimentel Gonçalves dahttp://lattes.cnpq.br/5299277618123064http://lattes.cnpq.br/4711824064642269Passos, Edvardinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALPASSOS, Edvard. Soteropoética. vol. 1 e 2.pdfPASSOS, Edvard. Soteropoética. vol. 1 e 2.pdfTese de doutorado de Edvard Passos em dois volumes.application/pdf11087102https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39870/1/PASSOS%2c%20Edvard.%20Soteropo%c3%a9tica.%20vol.%201%20e%202.pdf57d7ba49004b1801321799735c6f267fMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39870/2/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD52open accessri/398702024-08-14 13:01:37.919open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-08-14T16:01:37Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Soteropoética: matriz do teatro carnaval de Salvador.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Soteropoetic: matrix of the carnival theater of Salvador
title Soteropoética: matriz do teatro carnaval de Salvador.
spellingShingle Soteropoética: matriz do teatro carnaval de Salvador.
Passos, Edvard
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
poética
cidade do Salvador
trielétrica
teatro na Bahia
carnaval
poetics
city of Salvador
trieletric
theater in Bahia
carnival
title_short Soteropoética: matriz do teatro carnaval de Salvador.
title_full Soteropoética: matriz do teatro carnaval de Salvador.
title_fullStr Soteropoética: matriz do teatro carnaval de Salvador.
title_full_unstemmed Soteropoética: matriz do teatro carnaval de Salvador.
title_sort Soteropoética: matriz do teatro carnaval de Salvador.
author Passos, Edvard
author_facet Passos, Edvard
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Cleise Furtado
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4254515632777734
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alcântara, Paulo Henrique Correia
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1921000319804260
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Oliveira, Paulo César Miguez de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3768235310676630
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Serra, Ordep José Trindade
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6597407671566836
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Moura, Milton de Araújo
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8879378270313495
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Silva, Álamo Pimentel Gonçalves da
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5299277618123064
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4711824064642269
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Edvard
contributor_str_mv Mendes, Cleise Furtado
Alcântara, Paulo Henrique Correia
Oliveira, Paulo César Miguez de
Serra, Ordep José Trindade
Moura, Milton de Araújo
Silva, Álamo Pimentel Gonçalves da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
poética
cidade do Salvador
trielétrica
teatro na Bahia
carnaval
poetics
city of Salvador
trieletric
theater in Bahia
carnival
dc.subject.por.fl_str_mv poética
cidade do Salvador
trielétrica
teatro na Bahia
carnaval
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv poetics
city of Salvador
trieletric
theater in Bahia
carnival
description A tese identifica a existência de uma poética - enquanto processo criativo coletivo - própria da cidade do Salvador, desenvolvida e salvaguardada por seu ciclo de festividades de verão, destacando a caracterização de uma de suas principais manifestações: a arte do trio elétrico. Investigam-se detidamente os impactos da folia “trielétrica” no fazer teatral da cidade, e apontam-se princípios estéticos determinantes de um período próspero da cena baiana, no final do século XX. Através do método de prática enquanto pesquisa, esses princípios são aplicados em um experimento cênico que hibridiza teatro e carnaval num musical itinerante pelas ruas do Pelourinho.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-08-14T16:01:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-08-14T16:01:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv Doutorado
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39870
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Teatro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39870/1/PASSOS%2c%20Edvard.%20Soteropo%c3%a9tica.%20vol.%201%20e%202.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39870/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 57d7ba49004b1801321799735c6f267f
d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813275542094348288