Cursos de graduação em Fonoaudiologia no Estado da Bahia: Formação acadêmico-profissional
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12553 |
Resumo: | A inserção da Fonoaudiologia no estado da Bahia tem se configurado num aumento do número de profissionais, na instalação de cursos de graduação e, por conseguinte, na oferta de novas opções curriculares. A evolução das Diretrizes Curriculares Nacionais, as mudanças mercadológicas no campo do trabalho fonoaudiológico, as demandas de saúde da coletividade e a participação deste profissional no Sistema Único de Saúde têm suscitado profundas reflexões quanto à formação do fonoaudiólogo. Em face destas constatações, questiona-se o perfil dos profissionais que exercem a docência em Fonoaudiologia e o alcance das metas estabelecidas pelos respectivos projetos pedagógicos. Objetivo: delinear o perfil acadêmico-profissional dos docentes com formação em Fonoaudiologia e nas áreas correlatas responsáveis pelo planejamento e execução dos Cursos de Graduação em Fonoaudiologia instalados no Estado da Bahia. Metodologia: a presente pesquisa tem caráter observacional, descritiva e analítica, com abordagem quantitativa/ qualitativa, através do qual foi estudado o universo de docentes fonoaudiólogos, uma amostra de docentes de áreas correlatas e de discentes matriculados no primeiro, quinto e último semestres vinculados aos quatro cursos de graduação instalados no estado da Bahia, mediante a aplicação de instrumento de natureza mista, questionários, entrevista com os coordenadores de cursos e chefes de departamento. Foram analisados também, os projetos pedagógicos e as diretrizes curriculares nacionais. Resultados: A análise das quatro instituições de ensino superior que mantêm o Curso de Graduação em Fonoaudiologia no estado da Bahia revelou possuir quadro funcional de professores, majoritariamente, do sexo feminino e adulto jovem, sendo que parcela relevante exerce a docência em uma única IES. Além do título de especialização é expressivo o número de mestres e em menor proporção o quantitativo de doutores. É acentuado o número de professores provenientes de outros estados da federação com ênfase ao estado de São Paulo. A formação acadêmico-profissional dos docentes fonoaudiólogos e daqueles responsáveis pelo ensino de áreas correlatas tem características profissionais, eminentemente, tecnicistas e especializadas. Em geral os estudantes demonstram satisfação e reconhecimento com a qualidade do curso ao qual estão vinculados, assim como a maioria dos professores consideram que terem tido boa formação profissional. Conclusões: a formação acadêmico-profissional dos docentes fonoaudiólogos e daqueles responsáveis pelo ensino de áreas correlatas têm características profissionais, tecnicistas e especializadas, com limitada formação pedagógica; o corpo docente das quatro IES analisadas contempla a constituição de docentes especialistas e mestres, e menor prevalência de doutores; a reduzida inserção e abrangência das disciplinas relacionadas à saúde coletiva e ao SUS são variáveis que comprometem a qualidade da formação de fonoaudiólogos generalistas, ainda é incipiente a formação direcionada ao exercício pleno dos compromissos sociais da Fonoaudiologia. |
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Nardi, Vanessa deNardi, Vanessa deAraújo, Roberto Paulo Correia de2013-08-12T18:06:45Z2013-08-12T18:06:45Z2010-11-24http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12553A inserção da Fonoaudiologia no estado da Bahia tem se configurado num aumento do número de profissionais, na instalação de cursos de graduação e, por conseguinte, na oferta de novas opções curriculares. A evolução das Diretrizes Curriculares Nacionais, as mudanças mercadológicas no campo do trabalho fonoaudiológico, as demandas de saúde da coletividade e a participação deste profissional no Sistema Único de Saúde têm suscitado profundas reflexões quanto à formação do fonoaudiólogo. Em face destas constatações, questiona-se o perfil dos profissionais que exercem a docência em Fonoaudiologia e o alcance das metas estabelecidas pelos respectivos projetos pedagógicos. Objetivo: delinear o perfil acadêmico-profissional dos docentes com formação em Fonoaudiologia e nas áreas correlatas responsáveis pelo planejamento e execução dos Cursos de Graduação em Fonoaudiologia instalados no Estado da Bahia. Metodologia: a presente pesquisa tem caráter observacional, descritiva e analítica, com abordagem quantitativa/ qualitativa, através do qual foi estudado o universo de docentes fonoaudiólogos, uma amostra de docentes de áreas correlatas e de discentes matriculados no primeiro, quinto e último semestres vinculados aos quatro cursos de graduação instalados no estado da Bahia, mediante a aplicação de instrumento de natureza mista, questionários, entrevista com os coordenadores de cursos e chefes de departamento. Foram analisados também, os projetos pedagógicos e as diretrizes curriculares nacionais. Resultados: A análise das quatro instituições de ensino superior que mantêm o Curso de Graduação em Fonoaudiologia no estado da Bahia revelou possuir quadro funcional de professores, majoritariamente, do sexo feminino e adulto jovem, sendo que parcela relevante exerce a docência em uma única IES. Além do título de especialização é expressivo o número de mestres e em menor proporção o quantitativo de doutores. É acentuado o número de professores provenientes de outros estados da federação com ênfase ao estado de São Paulo. A formação acadêmico-profissional dos docentes fonoaudiólogos e daqueles responsáveis pelo ensino de áreas correlatas tem características profissionais, eminentemente, tecnicistas e especializadas. Em geral os estudantes demonstram satisfação e reconhecimento com a qualidade do curso ao qual estão vinculados, assim como a maioria dos professores consideram que terem tido boa formação profissional. Conclusões: a formação acadêmico-profissional dos docentes fonoaudiólogos e daqueles responsáveis pelo ensino de áreas correlatas têm características profissionais, tecnicistas e especializadas, com limitada formação pedagógica; o corpo docente das quatro IES analisadas contempla a constituição de docentes especialistas e mestres, e menor prevalência de doutores; a reduzida inserção e abrangência das disciplinas relacionadas à saúde coletiva e ao SUS são variáveis que comprometem a qualidade da formação de fonoaudiólogos generalistas, ainda é incipiente a formação direcionada ao exercício pleno dos compromissos sociais da Fonoaudiologia.Submitted by Barroso Patrícia (barroso.p2010@gmail.com) on 2013-08-12T18:06:45Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Vanessa.pdf: 2305789 bytes, checksum: fa385fab759241e1463e111c509f20a5 (MD5)Made available in DSpace on 2013-08-12T18:06:45Z (GMT). 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