Comportamento Informacional dos servidores e terceirizados na Universidade Federal da Bahia: a busca por informações no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37956 |
Resumo: | O incessante avanço das tecnologias de informação vem promovendo mudanças nos hábitos das pessoas, da sociedade e das organizações. O desenvolvimento de dispositivos tecnológicos tem viabilizado um significativo progresso e multiplicação de novas ferramentas facilitadoras para o acesso e produção do conhecimento, principalmente no que se refere aos sistemas de informação. Nesse sentido, as inovações tecnológicas exercem influência no comportamento dos sujeitos e no perfil das instituições públicas e privadas, as quais são forçadas a se modernizar e a redesenhar seus processos. Por isso, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) deliberou em aderir o Sistema Integrado de Patrimônio e Administração de Contratos (SIPAC) com a promessa de integrar as atividades meio com vistas à otimização na gestão de rotinas administrativas nos seus diversos setores com o intuito de promover a satisfação da comunidade universitária e da sociedade ao redor. Desta forma, a presente dissertação objetivou avaliar como os servidores e terceirizados da Universidade Federal da Bahia estruturam o comportamento de busca de informações disponibilizadas pelo SIPAC, orientadas à realização das atividades administrativas da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) da referida instituição. O enfoque desse estudo está pautado na compreensão do comportamento informacional do sujeito cognoscente enquanto busca a informação de que necessita em um determinado momento e contexto (ambiente organizacional) na utilização de sistemas de informação computadorizados, ou seja, analisar como as representações mentais são refletidas à tecnologia. O delineamento metodológico compreende em um estudo monográfico de natureza descritiva, utilizando uma abordagem predominantemente qualitativa, por extrair dados a partir da aplicação de questionário a uma amostra de 112 pessoas entre servidores e terceirizados. O corrente estudo considera-se relevante no âmbito da universidade, pois se espera que a partir da análise dos aspectos comportamentais dos sujeitos no uso do SIPAC, seja possível traçar estratégias pautadas nas dificuldades encontradas pelos respondentes na obtenção da informação necessária, e com isso criar possibilidades de melhoria na qualidade dos serviços prestados, contribuir com o aprimoramento do sistema de informações gerenciais para atender cada vez mais as necessidades desses sujeitos, possibilitar novos diálogos e futuras investigações no campo da Ciência da Informação e fornecer subsídios para estudos de usuários em ambientes informacionais digitais. Com base nos resultados da pesquisa, foi constatado que os participantes consideram seus colegas de trabalho como a principal fonte de informação. Além disso, a lentidão do SIPAC foi identificada como a maior dificuldade enfrentada na busca por informações, e houve uma clara insatisfação com a central de serviços que presta suporte ao SIPAC. Os dados apresentados também permitiram identificar a necessidade de realizar novos treinamentos para o SIPAC, conduzir pesquisas de satisfação, capacitar os servidores em TIC, aprimorar o suporte técnico do SIPAC e analisar o código-fonte e a arquitetura do banco de dados. |
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O enfoque desse estudo está pautado na compreensão do comportamento informacional do sujeito cognoscente enquanto busca a informação de que necessita em um determinado momento e contexto (ambiente organizacional) na utilização de sistemas de informação computadorizados, ou seja, analisar como as representações mentais são refletidas à tecnologia. O delineamento metodológico compreende em um estudo monográfico de natureza descritiva, utilizando uma abordagem predominantemente qualitativa, por extrair dados a partir da aplicação de questionário a uma amostra de 112 pessoas entre servidores e terceirizados. O corrente estudo considera-se relevante no âmbito da universidade, pois se espera que a partir da análise dos aspectos comportamentais dos sujeitos no uso do SIPAC, seja possível traçar estratégias pautadas nas dificuldades encontradas pelos respondentes na obtenção da informação necessária, e com isso criar possibilidades de melhoria na qualidade dos serviços prestados, contribuir com o aprimoramento do sistema de informações gerenciais para atender cada vez mais as necessidades desses sujeitos, possibilitar novos diálogos e futuras investigações no campo da Ciência da Informação e fornecer subsídios para estudos de usuários em ambientes informacionais digitais. Com base nos resultados da pesquisa, foi constatado que os participantes consideram seus colegas de trabalho como a principal fonte de informação. Além disso, a lentidão do SIPAC foi identificada como a maior dificuldade enfrentada na busca por informações, e houve uma clara insatisfação com a central de serviços que presta suporte ao SIPAC. Os dados apresentados também permitiram identificar a necessidade de realizar novos treinamentos para o SIPAC, conduzir pesquisas de satisfação, capacitar os servidores em TIC, aprimorar o suporte técnico do SIPAC e analisar o código-fonte e a arquitetura do banco de dados.The incessant advance of information technology has been promoting changes in the habits of people, society, and organizations. The development of technological devices has made possible a significant progress and multiplication of new facilitating tools for the access and production of knowledge, especially with regard to information systems. In this sense, technological innovations influence the behavior of individuals and the profile of public and private institutions, which are forced to modernize and redesign their processes. Therefore, the Federal University of Bahia (UFBA) decided to join the Integrated System of Assets and Contract Administration (SIPAC) with the promise of integrating the middle activities in order to optimize the management of administrative routines in its various sectors in order to promote the satisfaction of the university community and the surrounding society. Thus, the present dissertation aimed to evaluate how the servers and outsourced workers of the Federal University of Bahia structure the behavior of information search made available by SIPAC, oriented to the performance of administrative activities of the Pro-Rectory of Administration (PROAD) of that institution. The focus of this study is based on understanding the informational behavior of the cognizant subject while searching for the information he needs at a given moment and context (organizational environment) in the use of computerized information systems, that is, to analyze how mental representations are reflected to technology. The methodological design comprises a monographic study of a descriptive nature, using a predominantly qualitative approach, by extracting data from the application of a questionnaire to a sample of 112 people among civil servants and outsourced workers. The current study is considered relevant within the university, as it is expected that from the analysis of the behavioral aspects of the subjects in the use of SIPAC, it will be possible to outline strategies based on the difficulties encountered by the respondents in obtaining the necessary information, and thus create possibilities for improving the quality of the services provided, contribute to the improvement of the management information system to increasingly meet the needs of these subjects, enable new dialogues and future investigations in the field of Information Science and provide subsidies for user studies in digital information environments. Based on the survey results, it was found that participants consider their co-workers as the main source of information. In addition, the slowness of the SIPAC was identified as the biggest difficulty faced when searching for information, and there was a clear dissatisfaction with the service center that provides support for SIPAC. The data presented also allowed us to identify the need to conduct new training for SIPAC, conduct satisfaction surveys, train the servers in ICT, improve technical support for SIPAC and analyze the source code and the architecture of the database.Submitted by VAGNER SANTOS (v.marcelo@yahoo.com.br) on 2023-09-28T20:19:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) PPGCI UFBA - DISSERTACAO VAGNER SANTOS.pdf: 1581116 bytes, checksum: 42b9f8a72570e75ce21769bdfb69aff4 (MD5)Approved for entry into archive by Urania Araujo (urania@ufba.br) on 2023-10-04T17:49:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PPGCI UFBA - DISSERTACAO VAGNER SANTOS.pdf: 1581116 bytes, checksum: 42b9f8a72570e75ce21769bdfb69aff4 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-04T17:49:52Z (GMT). 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