A vida que anda no mundo: contextos de vulnerabilidade de caminhoneiros ao HIV/AIDS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Laio Magno Santos de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18032
Resumo: Introdução: A comunidade de caminhoneiros é considerada por muitos estudos como uma população com vulnerabilidade acrescida à infecção ao HIV. Alguns estudos mostram que isso se deve, dentre outros fatores, às barreiras de acessibilidade aos serviços de saúde, à alta mobilidade, bem como às questões de gênero e de cultura de grupo que podem influenciar suas práticas sexuais e sociais mais amplas. Objetivo: Analisar os contextos e processos de vulnerabilização que favorecem a infecção por HIV/AIDS entre caminhoneiros que fazem rotas de longa distância nas estradas brasileiras. Metodologia: Adotou-se abordagem metodológica qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 22 caminhoneiros de rota longa, complementadas por observação participante em alguns de seus locais de trabalho. A análise foi calcada em pressupostos da antropologia interpretativa, utilizando-se os conceitos de gênero, masculinidade e vulnerabilidade para análise do material empírico. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Saúde Coletiva. Resultados: Neste trabalho, foram identificados diversos elementos estruturantes e relacionais dos contextos de vulnerabilidade ao HIV, vivenciados pela população estudada. Estes elementos estiveram presentes em diferentes graus nos relatos obtidos, sendo categorizados em três dimensões: trajetória social, contexto social e interação social. O espectro diminuído de oportunidades laborais, a valorização do risco e da mobilidade e o afastamento físico e moral do espaço da "casa" foram identificados como elementos significativos que orientaram as trajetórias sociais dos caminhoneiros. As condições precárias de trabalho, a pressão das empresas para entrega de cargas, as rotas de longa distância, a violência nas estradas, o uso de substâncias psicoativas e o baixo acesso aos serviços de saúde foram identificados como elementos importantes do contexto social mais amplo de vulnerabilização que envolve os caminhoneiros. Por fim, a divisão simbólica entre a “casa” e a “rua” foi operada pelos caminhoneiros para orientar e/ou descrever interações sociais identificadas neste estudo como fortemente relacionadas ao seu processo de vulnerabilização social ao HIV/Aids. A esse propósito, pode-se mencionar que as relações sexuais e/ou afetivas com mulheres inscritas no espaço físico e simbólico da “rua” (prostitutas e namoradinhas) e com mulheres inscritas no espaço da “casa” (esposas), não apenas diferem entre si, mas também são definidas em uma relação de oposição. Essa situação produz diferentes consequências para as estratégias de proteção à contaminação pelo HIV. Essas interações sociais são pautadas por concepções hegemônicas de masculinidade, assumidas com leves, porém, significativas diferenças entre os entrevistados. Essas diferenças são demarcadas simbolicamente, por exemplo, pela noção de “envelhecimento” ou “amadurecimento”. Tais diferenças trazem implicações para o uso declarado do preservativo. Conclusão: Consideramos que a vulnerabilidade não é um estado substantivo, demarcado e mensurado por atributos individuais ou coletivos, mas consubstancia-se em processos sociais dinâmicos e complexos. Entendemos que o processo de construção social da vulnerabilidade pode ser analisado em maior profundidade através do entrecruzamento de elementos das trajetórias sociais, dos contextos de interação social e dos contextos sociais mais amplos dos sujeitos investigados. Nesse sentido, tanto aspectos estruturais quanto relacionais das situações sociais investigadas devem ser levados em consideração. Ademais, o ponto de vista dos sujeitos (e os sentidos atribuídos às suas práticas sociais) tem um lugar importante na definição de seu processo de vulnerabilização. Esse tipo de análise exige um esforço interpretativo profundo e uma compreensão histórica, pois requisita a análise de processos, contextos e práticas sociais, implicados na construção de identidades (individuais e coletivas).
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