A telefonia móvel no Brasil: os efeitos da sua regulação sobre as estratégias das operadoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18897 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar como a regulação do Serviço Móvel Pessoal (SMP), implementada pela Anatel em 2001, alterou a estrutura do mercado e as estratégias das operadoras do setor de telefonia móvel no Brasil, entre 2002 e 2007. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa em torno do tema com a construção de um estudo de caso múltiplo (YIN, 2003) acerca das maiores operadoras que atuam no setor – Vivo, Tim, Claro e Oi – considerando a participação histórica dessas operadoras na base de clientes móveis em operação no Brasil. O referencial teórico utilizado foi a análise estrutural da indústria (PORTER, 1980). As técnicas de coleta dos dados seguiram as recomendações de Patton (2002) na realização da pesquisa documental, entrevistas e observações não-participantes. A conclusão da pesquisa é que o Serviço Móvel Pessoal representa as mudanças ocorridas no arcabouço regulatório do setor de telefonia móvel, alterando deliberadamente a estrutura desse mercado, reduzindo as barreiras de entrada no setor, elevando a intensidade da concorrência entre as operadoras que nele se encontram e estabelecendo integrações verticais entre estas e as operadoras de telefonia fixa. A conclusão a respeito das estratégias implementadas pelas operadoras, diante da estrutura do mercado, após o SMP, é que as operadoras analisadas – Vivo, Tim, Claro e Oi - adotaram uma estratégia de liderança em custos, competindo em um mercado típico de commodities até o lançamento de serviços que caracterizam a convergência fixa-móvel (CURWEN, 2006) pela Oi, mudando seu posicionamento estratégico no setor, adotando uma estratégia de diferenciação. Em decorrência, a competição no setor de telefonia móvel foi alterada, dividindo o setor em dois grupos estratégicos: o primeiro grupo formado pelas operadoras que mantiveram uma estratégia de custos – Vivo, Tim e Claro, e o segundo grupo formado por uma operadora que adotou uma estratégia de diferenciação – a Oi. This work analysis how the regulation named Serviço Móvel Pessoal (SMP), edited by Anatel, in 2001, modified the mobile cellular market structure and the Brazilian mobile companies strategies during the 2002-2007 period. In order to answer this question, a qualitative research and a multi-case study (YIN, 2003) were developed on the biggest Brazilian mobile companies – Vivo, Tim, Claro and Oi – based on their market share historical indexes. The theoretical framework used was the structural analysis of industry attractiveness (PORTER, 1980). The data collecting techniques followed Patton’s (2002) recommendations on doing documental research, interviewing and non-participant observations. This research concludes that the ‘Serviço Móvel Pessoal’ means the changes in the mobile cellular market regulation, modifying its market structure in a deliberated process, reducing entry barriers, increasing mobile cellular companies’ rivalry and introducing vertical integration between them and fixed-wired companies. The conclusion around the strategies implemented by mobile cellular companies, based on this market structure, after SMP, is that all the operators analyzed by this research - Vivo, Tim, Claro and Oi – implemented a cost leadership strategy, competing in a commodities typical market until the introducing of fixedmobile convergence services (CURWEN, 2006) by Oi company, changing its strategic position, adopting a differentiation strategy. As a consequence, the competition in the mobile cellular market structure was modified, separating this sector into two strategic groups: the first one, composed by the companies who maintained a cost leadership strategy - Vivo, Tim and Claro, and the second one, composed by a company which adopted a differentiation strategy – Oi. |
id |
UFBA-2_b668ee2b1b2747a37b15796e5d20330c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/18897 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Costa, Márcio AndradeQuintella, Rogério HermidaGuimarães, Tomás de AquinoGuerra, Oswaldo FerreiraQuintella, Rogério Hermida2016-04-19T18:26:14Z2016-04-19T18:26:14Z2016-04-192007-09-03http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18897O presente trabalho tem por objetivo analisar como a regulação do Serviço Móvel Pessoal (SMP), implementada pela Anatel em 2001, alterou a estrutura do mercado e as estratégias das operadoras do setor de telefonia móvel no Brasil, entre 2002 e 2007. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa em torno do tema com a construção de um estudo de caso múltiplo (YIN, 2003) acerca das maiores operadoras que atuam no setor – Vivo, Tim, Claro e Oi – considerando a participação histórica dessas operadoras na base de clientes móveis em operação no Brasil. O referencial teórico utilizado foi a análise estrutural da indústria (PORTER, 1980). As técnicas de coleta dos dados seguiram as recomendações de Patton (2002) na realização da pesquisa documental, entrevistas e observações não-participantes. A conclusão da pesquisa é que o Serviço Móvel Pessoal representa as mudanças ocorridas no arcabouço regulatório do setor de telefonia móvel, alterando deliberadamente a estrutura desse mercado, reduzindo as barreiras de entrada no setor, elevando a intensidade da concorrência entre as operadoras que nele se encontram e estabelecendo integrações verticais entre estas e as operadoras de telefonia fixa. A conclusão a respeito das estratégias implementadas pelas operadoras, diante da estrutura do mercado, após o SMP, é que as operadoras analisadas – Vivo, Tim, Claro e Oi - adotaram uma estratégia de liderança em custos, competindo em um mercado típico de commodities até o lançamento de serviços que caracterizam a convergência fixa-móvel (CURWEN, 2006) pela Oi, mudando seu posicionamento estratégico no setor, adotando uma estratégia de diferenciação. Em decorrência, a competição no setor de telefonia móvel foi alterada, dividindo o setor em dois grupos estratégicos: o primeiro grupo formado pelas operadoras que mantiveram uma estratégia de custos – Vivo, Tim e Claro, e o segundo grupo formado por uma operadora que adotou uma estratégia de diferenciação – a Oi. This work analysis how the regulation named Serviço Móvel Pessoal (SMP), edited by Anatel, in 2001, modified the mobile cellular market structure and the Brazilian mobile companies strategies during the 2002-2007 period. In order to answer this question, a qualitative research and a multi-case study (YIN, 2003) were developed on the biggest Brazilian mobile companies – Vivo, Tim, Claro and Oi – based on their market share historical indexes. The theoretical framework used was the structural analysis of industry attractiveness (PORTER, 1980). The data collecting techniques followed Patton’s (2002) recommendations on doing documental research, interviewing and non-participant observations. This research concludes that the ‘Serviço Móvel Pessoal’ means the changes in the mobile cellular market regulation, modifying its market structure in a deliberated process, reducing entry barriers, increasing mobile cellular companies’ rivalry and introducing vertical integration between them and fixed-wired companies. The conclusion around the strategies implemented by mobile cellular companies, based on this market structure, after SMP, is that all the operators analyzed by this research - Vivo, Tim, Claro and Oi – implemented a cost leadership strategy, competing in a commodities typical market until the introducing of fixedmobile convergence services (CURWEN, 2006) by Oi company, changing its strategic position, adopting a differentiation strategy. As a consequence, the competition in the mobile cellular market structure was modified, separating this sector into two strategic groups: the first one, composed by the companies who maintained a cost leadership strategy - Vivo, Tim and Claro, and the second one, composed by a company which adopted a differentiation strategy – Oi.Submitted by Tatiana Lima (tatianasl@ufba.br) on 2016-04-07T21:37:48Z No. of bitstreams: 1 Costa, Marcio Andrade.pdf: 885780 bytes, checksum: cce004ad16c68dce35c0c4003cb3f439 (MD5)Approved for entry into archive by Tatiana Lima (tatianasl@ufba.br) on 2016-04-19T18:26:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Costa, Marcio Andrade.pdf: 885780 bytes, checksum: cce004ad16c68dce35c0c4003cb3f439 (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-19T18:26:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Costa, Marcio Andrade.pdf: 885780 bytes, checksum: cce004ad16c68dce35c0c4003cb3f439 (MD5)Estratégia competitivaRegulaçãoConvergência fixa-móvelTelefonia móvelCompetitive strategyRegulationFixed-mobile convergenceMobile communicationsA telefonia móvel no Brasil: os efeitos da sua regulação sobre as estratégias das operadorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de Administração da Universidade Federal da BahiaEAUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALCosta, Marcio Andrade.pdfCosta, Marcio Andrade.pdfapplication/pdf885780https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18897/1/Costa%2c%20Marcio%20Andrade.pdfcce004ad16c68dce35c0c4003cb3f439MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18897/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTCosta, Marcio Andrade.pdf.txtCosta, Marcio Andrade.pdf.txtExtracted texttext/plain359091https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18897/3/Costa%2c%20Marcio%20Andrade.pdf.txt46309239a04a653028dbbd2d86992895MD53ri/188972022-02-20 22:42:30.885oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T01:42:30Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A telefonia móvel no Brasil: os efeitos da sua regulação sobre as estratégias das operadoras |
title |
A telefonia móvel no Brasil: os efeitos da sua regulação sobre as estratégias das operadoras |
spellingShingle |
A telefonia móvel no Brasil: os efeitos da sua regulação sobre as estratégias das operadoras Costa, Márcio Andrade Estratégia competitiva Regulação Convergência fixa-móvel Telefonia móvel Competitive strategy Regulation Fixed-mobile convergence Mobile communications |
title_short |
A telefonia móvel no Brasil: os efeitos da sua regulação sobre as estratégias das operadoras |
title_full |
A telefonia móvel no Brasil: os efeitos da sua regulação sobre as estratégias das operadoras |
title_fullStr |
A telefonia móvel no Brasil: os efeitos da sua regulação sobre as estratégias das operadoras |
title_full_unstemmed |
A telefonia móvel no Brasil: os efeitos da sua regulação sobre as estratégias das operadoras |
title_sort |
A telefonia móvel no Brasil: os efeitos da sua regulação sobre as estratégias das operadoras |
author |
Costa, Márcio Andrade |
author_facet |
Costa, Márcio Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Márcio Andrade |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Quintella, Rogério Hermida |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Guimarães, Tomás de Aquino Guerra, Oswaldo Ferreira Quintella, Rogério Hermida |
contributor_str_mv |
Quintella, Rogério Hermida Guimarães, Tomás de Aquino Guerra, Oswaldo Ferreira Quintella, Rogério Hermida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia competitiva Regulação Convergência fixa-móvel Telefonia móvel Competitive strategy Regulation Fixed-mobile convergence Mobile communications |
topic |
Estratégia competitiva Regulação Convergência fixa-móvel Telefonia móvel Competitive strategy Regulation Fixed-mobile convergence Mobile communications |
description |
O presente trabalho tem por objetivo analisar como a regulação do Serviço Móvel Pessoal (SMP), implementada pela Anatel em 2001, alterou a estrutura do mercado e as estratégias das operadoras do setor de telefonia móvel no Brasil, entre 2002 e 2007. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa em torno do tema com a construção de um estudo de caso múltiplo (YIN, 2003) acerca das maiores operadoras que atuam no setor – Vivo, Tim, Claro e Oi – considerando a participação histórica dessas operadoras na base de clientes móveis em operação no Brasil. O referencial teórico utilizado foi a análise estrutural da indústria (PORTER, 1980). As técnicas de coleta dos dados seguiram as recomendações de Patton (2002) na realização da pesquisa documental, entrevistas e observações não-participantes. A conclusão da pesquisa é que o Serviço Móvel Pessoal representa as mudanças ocorridas no arcabouço regulatório do setor de telefonia móvel, alterando deliberadamente a estrutura desse mercado, reduzindo as barreiras de entrada no setor, elevando a intensidade da concorrência entre as operadoras que nele se encontram e estabelecendo integrações verticais entre estas e as operadoras de telefonia fixa. A conclusão a respeito das estratégias implementadas pelas operadoras, diante da estrutura do mercado, após o SMP, é que as operadoras analisadas – Vivo, Tim, Claro e Oi - adotaram uma estratégia de liderança em custos, competindo em um mercado típico de commodities até o lançamento de serviços que caracterizam a convergência fixa-móvel (CURWEN, 2006) pela Oi, mudando seu posicionamento estratégico no setor, adotando uma estratégia de diferenciação. Em decorrência, a competição no setor de telefonia móvel foi alterada, dividindo o setor em dois grupos estratégicos: o primeiro grupo formado pelas operadoras que mantiveram uma estratégia de custos – Vivo, Tim e Claro, e o segundo grupo formado por uma operadora que adotou uma estratégia de diferenciação – a Oi. This work analysis how the regulation named Serviço Móvel Pessoal (SMP), edited by Anatel, in 2001, modified the mobile cellular market structure and the Brazilian mobile companies strategies during the 2002-2007 period. In order to answer this question, a qualitative research and a multi-case study (YIN, 2003) were developed on the biggest Brazilian mobile companies – Vivo, Tim, Claro and Oi – based on their market share historical indexes. The theoretical framework used was the structural analysis of industry attractiveness (PORTER, 1980). The data collecting techniques followed Patton’s (2002) recommendations on doing documental research, interviewing and non-participant observations. This research concludes that the ‘Serviço Móvel Pessoal’ means the changes in the mobile cellular market regulation, modifying its market structure in a deliberated process, reducing entry barriers, increasing mobile cellular companies’ rivalry and introducing vertical integration between them and fixed-wired companies. The conclusion around the strategies implemented by mobile cellular companies, based on this market structure, after SMP, is that all the operators analyzed by this research - Vivo, Tim, Claro and Oi – implemented a cost leadership strategy, competing in a commodities typical market until the introducing of fixedmobile convergence services (CURWEN, 2006) by Oi company, changing its strategic position, adopting a differentiation strategy. As a consequence, the competition in the mobile cellular market structure was modified, separating this sector into two strategic groups: the first one, composed by the companies who maintained a cost leadership strategy - Vivo, Tim and Claro, and the second one, composed by a company which adopted a differentiation strategy – Oi. |
publishDate |
2007 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2007-09-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-19T18:26:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-19T18:26:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-04-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18897 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
EAUFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18897/1/Costa%2c%20Marcio%20Andrade.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18897/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18897/3/Costa%2c%20Marcio%20Andrade.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cce004ad16c68dce35c0c4003cb3f439 05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34 46309239a04a653028dbbd2d86992895 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502574271004672 |