A telefonia móvel no Brasil: os efeitos da sua regulação sobre as estratégias das operadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Márcio Andrade
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18897
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar como a regulação do Serviço Móvel Pessoal (SMP), implementada pela Anatel em 2001, alterou a estrutura do mercado e as estratégias das operadoras do setor de telefonia móvel no Brasil, entre 2002 e 2007. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa em torno do tema com a construção de um estudo de caso múltiplo (YIN, 2003) acerca das maiores operadoras que atuam no setor – Vivo, Tim, Claro e Oi – considerando a participação histórica dessas operadoras na base de clientes móveis em operação no Brasil. O referencial teórico utilizado foi a análise estrutural da indústria (PORTER, 1980). As técnicas de coleta dos dados seguiram as recomendações de Patton (2002) na realização da pesquisa documental, entrevistas e observações não-participantes. A conclusão da pesquisa é que o Serviço Móvel Pessoal representa as mudanças ocorridas no arcabouço regulatório do setor de telefonia móvel, alterando deliberadamente a estrutura desse mercado, reduzindo as barreiras de entrada no setor, elevando a intensidade da concorrência entre as operadoras que nele se encontram e estabelecendo integrações verticais entre estas e as operadoras de telefonia fixa. A conclusão a respeito das estratégias implementadas pelas operadoras, diante da estrutura do mercado, após o SMP, é que as operadoras analisadas – Vivo, Tim, Claro e Oi - adotaram uma estratégia de liderança em custos, competindo em um mercado típico de commodities até o lançamento de serviços que caracterizam a convergência fixa-móvel (CURWEN, 2006) pela Oi, mudando seu posicionamento estratégico no setor, adotando uma estratégia de diferenciação. Em decorrência, a competição no setor de telefonia móvel foi alterada, dividindo o setor em dois grupos estratégicos: o primeiro grupo formado pelas operadoras que mantiveram uma estratégia de custos – Vivo, Tim e Claro, e o segundo grupo formado por uma operadora que adotou uma estratégia de diferenciação – a Oi. This work analysis how the regulation named Serviço Móvel Pessoal (SMP), edited by Anatel, in 2001, modified the mobile cellular market structure and the Brazilian mobile companies strategies during the 2002-2007 period. In order to answer this question, a qualitative research and a multi-case study (YIN, 2003) were developed on the biggest Brazilian mobile companies – Vivo, Tim, Claro and Oi – based on their market share historical indexes. The theoretical framework used was the structural analysis of industry attractiveness (PORTER, 1980). The data collecting techniques followed Patton’s (2002) recommendations on doing documental research, interviewing and non-participant observations. This research concludes that the ‘Serviço Móvel Pessoal’ means the changes in the mobile cellular market regulation, modifying its market structure in a deliberated process, reducing entry barriers, increasing mobile cellular companies’ rivalry and introducing vertical integration between them and fixed-wired companies. The conclusion around the strategies implemented by mobile cellular companies, based on this market structure, after SMP, is that all the operators analyzed by this research - Vivo, Tim, Claro and Oi – implemented a cost leadership strategy, competing in a commodities typical market until the introducing of fixedmobile convergence services (CURWEN, 2006) by Oi company, changing its strategic position, adopting a differentiation strategy. As a consequence, the competition in the mobile cellular market structure was modified, separating this sector into two strategic groups: the first one, composed by the companies who maintained a cost leadership strategy - Vivo, Tim and Claro, and the second one, composed by a company which adopted a differentiation strategy – Oi.
id UFBA-2_b668ee2b1b2747a37b15796e5d20330c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/18897
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Costa, Márcio AndradeQuintella, Rogério HermidaGuimarães, Tomás de AquinoGuerra, Oswaldo FerreiraQuintella, Rogério Hermida2016-04-19T18:26:14Z2016-04-19T18:26:14Z2016-04-192007-09-03http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18897O presente trabalho tem por objetivo analisar como a regulação do Serviço Móvel Pessoal (SMP), implementada pela Anatel em 2001, alterou a estrutura do mercado e as estratégias das operadoras do setor de telefonia móvel no Brasil, entre 2002 e 2007. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa em torno do tema com a construção de um estudo de caso múltiplo (YIN, 2003) acerca das maiores operadoras que atuam no setor – Vivo, Tim, Claro e Oi – considerando a participação histórica dessas operadoras na base de clientes móveis em operação no Brasil. O referencial teórico utilizado foi a análise estrutural da indústria (PORTER, 1980). As técnicas de coleta dos dados seguiram as recomendações de Patton (2002) na realização da pesquisa documental, entrevistas e observações não-participantes. A conclusão da pesquisa é que o Serviço Móvel Pessoal representa as mudanças ocorridas no arcabouço regulatório do setor de telefonia móvel, alterando deliberadamente a estrutura desse mercado, reduzindo as barreiras de entrada no setor, elevando a intensidade da concorrência entre as operadoras que nele se encontram e estabelecendo integrações verticais entre estas e as operadoras de telefonia fixa. A conclusão a respeito das estratégias implementadas pelas operadoras, diante da estrutura do mercado, após o SMP, é que as operadoras analisadas – Vivo, Tim, Claro e Oi - adotaram uma estratégia de liderança em custos, competindo em um mercado típico de commodities até o lançamento de serviços que caracterizam a convergência fixa-móvel (CURWEN, 2006) pela Oi, mudando seu posicionamento estratégico no setor, adotando uma estratégia de diferenciação. Em decorrência, a competição no setor de telefonia móvel foi alterada, dividindo o setor em dois grupos estratégicos: o primeiro grupo formado pelas operadoras que mantiveram uma estratégia de custos – Vivo, Tim e Claro, e o segundo grupo formado por uma operadora que adotou uma estratégia de diferenciação – a Oi. This work analysis how the regulation named Serviço Móvel Pessoal (SMP), edited by Anatel, in 2001, modified the mobile cellular market structure and the Brazilian mobile companies strategies during the 2002-2007 period. In order to answer this question, a qualitative research and a multi-case study (YIN, 2003) were developed on the biggest Brazilian mobile companies – Vivo, Tim, Claro and Oi – based on their market share historical indexes. The theoretical framework used was the structural analysis of industry attractiveness (PORTER, 1980). The data collecting techniques followed Patton’s (2002) recommendations on doing documental research, interviewing and non-participant observations. This research concludes that the ‘Serviço Móvel Pessoal’ means the changes in the mobile cellular market regulation, modifying its market structure in a deliberated process, reducing entry barriers, increasing mobile cellular companies’ rivalry and introducing vertical integration between them and fixed-wired companies. The conclusion around the strategies implemented by mobile cellular companies, based on this market structure, after SMP, is that all the operators analyzed by this research - Vivo, Tim, Claro and Oi – implemented a cost leadership strategy, competing in a commodities typical market until the introducing of fixedmobile convergence services (CURWEN, 2006) by Oi company, changing its strategic position, adopting a differentiation strategy. As a consequence, the competition in the mobile cellular market structure was modified, separating this sector into two strategic groups: the first one, composed by the companies who maintained a cost leadership strategy - Vivo, Tim and Claro, and the second one, composed by a company which adopted a differentiation strategy – Oi.Submitted by Tatiana Lima (tatianasl@ufba.br) on 2016-04-07T21:37:48Z No. of bitstreams: 1 Costa, Marcio Andrade.pdf: 885780 bytes, checksum: cce004ad16c68dce35c0c4003cb3f439 (MD5)Approved for entry into archive by Tatiana Lima (tatianasl@ufba.br) on 2016-04-19T18:26:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Costa, Marcio Andrade.pdf: 885780 bytes, checksum: cce004ad16c68dce35c0c4003cb3f439 (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-19T18:26:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Costa, Marcio Andrade.pdf: 885780 bytes, checksum: cce004ad16c68dce35c0c4003cb3f439 (MD5)Estratégia competitivaRegulaçãoConvergência fixa-móvelTelefonia móvelCompetitive strategyRegulationFixed-mobile convergenceMobile communicationsA telefonia móvel no Brasil: os efeitos da sua regulação sobre as estratégias das operadorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de Administração da Universidade Federal da BahiaEAUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALCosta, Marcio Andrade.pdfCosta, Marcio Andrade.pdfapplication/pdf885780https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18897/1/Costa%2c%20Marcio%20Andrade.pdfcce004ad16c68dce35c0c4003cb3f439MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18897/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTCosta, Marcio Andrade.pdf.txtCosta, Marcio Andrade.pdf.txtExtracted texttext/plain359091https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18897/3/Costa%2c%20Marcio%20Andrade.pdf.txt46309239a04a653028dbbd2d86992895MD53ri/188972022-02-20 22:42:30.885oai:repositorio.ufba.br:ri/18897VGVybW8gZGUgTGljZW7Dp2EsIG7Do28gZXhjbHVzaXZvLCBwYXJhIG8gZGVww7NzaXRvIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGQkEuCgogUGVsbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw6NvIGRlIGRvY3VtZW50b3MsIG8gYXV0b3Igb3Ugc2V1IHJlcHJlc2VudGFudGUgbGVnYWwsIGFvIGFjZWl0YXIgCmVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW7Dp2EsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGEgQmFoaWEgCm8gZGlyZWl0byBkZSBtYW50ZXIgdW1hIGPDs3BpYSBlbSBzZXUgcmVwb3NpdMOzcmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLiAKRXNzZXMgdGVybW9zLCBuw6NvIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTDqm0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IvY29weXJpZ2h0LCBtYXMgZW50ZW5kZSBvIGRvY3VtZW50byAKY29tbyBwYXJ0ZSBkbyBhY2Vydm8gaW50ZWxlY3R1YWwgZGVzc2EgVW5pdmVyc2lkYWRlLgoKIFBhcmEgb3MgZG9jdW1lbnRvcyBwdWJsaWNhZG9zIGNvbSByZXBhc3NlIGRlIGRpcmVpdG9zIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vuw6dhIAplbnRlbmRlIHF1ZToKCiBNYW50ZW5kbyBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcmVwYXNzYWRvcyBhIHRlcmNlaXJvcywgZW0gY2FzbyBkZSBwdWJsaWNhw6fDtWVzLCBvIHJlcG9zaXTDs3Jpbwpwb2RlIHJlc3RyaW5naXIgbyBhY2Vzc28gYW8gdGV4dG8gaW50ZWdyYWwsIG1hcyBsaWJlcmEgYXMgaW5mb3JtYcOnw7VlcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXDp8OjbyBjaWVudMOtZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3RyacOnw7VlcyBpbXBvc3RhcyBwZWxvcyBlZGl0b3JlcyBkZSBwZXJpw7NkaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2HDp8O1ZXMgc2VtIGluaWNpYXRpdmFzIHF1ZSBzZWd1ZW0gYSBwb2zDrXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVww7NzaXRvcyAKY29tcHVsc8OzcmlvcyBuZXNzZSByZXBvc2l0w7NyaW8gbWFudMOqbSBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgbWFzIG1hbnTDqm0gYWNlc3NvIGlycmVzdHJpdG8gCmFvIG1ldGFkYWRvcyBlIHRleHRvIGNvbXBsZXRvLiBBc3NpbSwgYSBhY2VpdGHDp8OjbyBkZXNzZSB0ZXJtbyBuw6NvIG5lY2Vzc2l0YSBkZSBjb25zZW50aW1lbnRvCiBwb3IgcGFydGUgZGUgYXV0b3Jlcy9kZXRlbnRvcmVzIGRvcyBkaXJlaXRvcywgcG9yIGVzdGFyZW0gZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgZGUgYWNlc3NvIGFiZXJ0by4KRepositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T01:42:30Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A telefonia móvel no Brasil: os efeitos da sua regulação sobre as estratégias das operadoras
title A telefonia móvel no Brasil: os efeitos da sua regulação sobre as estratégias das operadoras
spellingShingle A telefonia móvel no Brasil: os efeitos da sua regulação sobre as estratégias das operadoras
Costa, Márcio Andrade
Estratégia competitiva
Regulação
Convergência fixa-móvel
Telefonia móvel
Competitive strategy
Regulation
Fixed-mobile convergence
Mobile communications
title_short A telefonia móvel no Brasil: os efeitos da sua regulação sobre as estratégias das operadoras
title_full A telefonia móvel no Brasil: os efeitos da sua regulação sobre as estratégias das operadoras
title_fullStr A telefonia móvel no Brasil: os efeitos da sua regulação sobre as estratégias das operadoras
title_full_unstemmed A telefonia móvel no Brasil: os efeitos da sua regulação sobre as estratégias das operadoras
title_sort A telefonia móvel no Brasil: os efeitos da sua regulação sobre as estratégias das operadoras
author Costa, Márcio Andrade
author_facet Costa, Márcio Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Márcio Andrade
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Quintella, Rogério Hermida
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Guimarães, Tomás de Aquino
Guerra, Oswaldo Ferreira
Quintella, Rogério Hermida
contributor_str_mv Quintella, Rogério Hermida
Guimarães, Tomás de Aquino
Guerra, Oswaldo Ferreira
Quintella, Rogério Hermida
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia competitiva
Regulação
Convergência fixa-móvel
Telefonia móvel
Competitive strategy
Regulation
Fixed-mobile convergence
Mobile communications
topic Estratégia competitiva
Regulação
Convergência fixa-móvel
Telefonia móvel
Competitive strategy
Regulation
Fixed-mobile convergence
Mobile communications
description O presente trabalho tem por objetivo analisar como a regulação do Serviço Móvel Pessoal (SMP), implementada pela Anatel em 2001, alterou a estrutura do mercado e as estratégias das operadoras do setor de telefonia móvel no Brasil, entre 2002 e 2007. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa em torno do tema com a construção de um estudo de caso múltiplo (YIN, 2003) acerca das maiores operadoras que atuam no setor – Vivo, Tim, Claro e Oi – considerando a participação histórica dessas operadoras na base de clientes móveis em operação no Brasil. O referencial teórico utilizado foi a análise estrutural da indústria (PORTER, 1980). As técnicas de coleta dos dados seguiram as recomendações de Patton (2002) na realização da pesquisa documental, entrevistas e observações não-participantes. A conclusão da pesquisa é que o Serviço Móvel Pessoal representa as mudanças ocorridas no arcabouço regulatório do setor de telefonia móvel, alterando deliberadamente a estrutura desse mercado, reduzindo as barreiras de entrada no setor, elevando a intensidade da concorrência entre as operadoras que nele se encontram e estabelecendo integrações verticais entre estas e as operadoras de telefonia fixa. A conclusão a respeito das estratégias implementadas pelas operadoras, diante da estrutura do mercado, após o SMP, é que as operadoras analisadas – Vivo, Tim, Claro e Oi - adotaram uma estratégia de liderança em custos, competindo em um mercado típico de commodities até o lançamento de serviços que caracterizam a convergência fixa-móvel (CURWEN, 2006) pela Oi, mudando seu posicionamento estratégico no setor, adotando uma estratégia de diferenciação. Em decorrência, a competição no setor de telefonia móvel foi alterada, dividindo o setor em dois grupos estratégicos: o primeiro grupo formado pelas operadoras que mantiveram uma estratégia de custos – Vivo, Tim e Claro, e o segundo grupo formado por uma operadora que adotou uma estratégia de diferenciação – a Oi. This work analysis how the regulation named Serviço Móvel Pessoal (SMP), edited by Anatel, in 2001, modified the mobile cellular market structure and the Brazilian mobile companies strategies during the 2002-2007 period. In order to answer this question, a qualitative research and a multi-case study (YIN, 2003) were developed on the biggest Brazilian mobile companies – Vivo, Tim, Claro and Oi – based on their market share historical indexes. The theoretical framework used was the structural analysis of industry attractiveness (PORTER, 1980). The data collecting techniques followed Patton’s (2002) recommendations on doing documental research, interviewing and non-participant observations. This research concludes that the ‘Serviço Móvel Pessoal’ means the changes in the mobile cellular market regulation, modifying its market structure in a deliberated process, reducing entry barriers, increasing mobile cellular companies’ rivalry and introducing vertical integration between them and fixed-wired companies. The conclusion around the strategies implemented by mobile cellular companies, based on this market structure, after SMP, is that all the operators analyzed by this research - Vivo, Tim, Claro and Oi – implemented a cost leadership strategy, competing in a commodities typical market until the introducing of fixedmobile convergence services (CURWEN, 2006) by Oi company, changing its strategic position, adopting a differentiation strategy. As a consequence, the competition in the mobile cellular market structure was modified, separating this sector into two strategic groups: the first one, composed by the companies who maintained a cost leadership strategy - Vivo, Tim and Claro, and the second one, composed by a company which adopted a differentiation strategy – Oi.
publishDate 2007
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2007-09-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-19T18:26:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-19T18:26:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18897
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EAUFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18897/1/Costa%2c%20Marcio%20Andrade.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18897/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18897/3/Costa%2c%20Marcio%20Andrade.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cce004ad16c68dce35c0c4003cb3f439
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
46309239a04a653028dbbd2d86992895
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502574271004672