Navegando em mar aberto: globalização e ensino de língua inglesa (LE) dentro de uma perspectiva intercultural: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Marcia Regina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31636
Resumo: Aprender Inglês, na atualidade também aparece como uma das habilidades requeridas para a inserção no mundo acadêmico e para melhores oportunidades profissionais. Além disso, o inglês como língua global é a língua de comunicação entre povos. O mundo está em contato com esse idioma nos mais diversos contextos diários, seja nas redes sociais, nas músicas, nos filmes e séries internacionais, bem como na enorme quantidade de estrangeirismos que são constantemente incorporados à Língua Portuguesa. Sabendo-se que a Globalização é um fato consumado na contemporaneidade, é (entre outras coisas) o resultado do desaparecimento das fronteiras mundiais, minimizando distâncias, e, por conseguinte, propiciando a interação entre as nações, nesse processo compartilhamos sobre a nossa vida e cultura com a vida e cultura do outro. Há também o outro lado da Globalização, que está presente no processo de colonização, que de alguma forma foi e ainda é de “alienação”. Com o passar do tempo a Língua Inglesa (LI) tornou-se a língua de transações nos negócios entre países e também no uso acadêmico. Esses aspectos conferiram a disseminação da LI, o seu caráter de língua internacional. Portanto o seu aprendizado se tornou uma necessidade, “de forma a garantir um veículo internacional” (DAVID CRYSTAL, 2005). Assim, o objetivo da nossa pesquisa foi o ensino da língua inglesa (LI) como língua estrangeira (LE), dentro de uma perspectiva intercultural, ligada diretamente ao processo de Globalização, observar suas dinâmicas numa sala de aula de Ensino Médio, em um Instituto Federal da Bahia. Os participantes da pesquisa, afirmaram que “acreditavam que na sala de aula de inglês deles o idioma era ensinado e aprendido de maneira intercultural”. A pesquisa é um estudo de caso, onde foram utilizados diários de bordo (notas das observações), questionários e chegamos à conclusão que esse caso especificamente, mostrou-nos que o grupo tem o seu entendimento sobre interculturalidade e globalização, a maioria tinha uma visão sobre a abordagem intercultural apenas em se tratando de se ensinar inglês abordando as mais variadas culturas possíveis (inclusive as nossas), mas é notório que eles não entendiam a abordagem intercultural com todas as considerações que esse termo traz.
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Sabendo-se que a Globalização é um fato consumado na contemporaneidade, é (entre outras coisas) o resultado do desaparecimento das fronteiras mundiais, minimizando distâncias, e, por conseguinte, propiciando a interação entre as nações, nesse processo compartilhamos sobre a nossa vida e cultura com a vida e cultura do outro. Há também o outro lado da Globalização, que está presente no processo de colonização, que de alguma forma foi e ainda é de “alienação”. Com o passar do tempo a Língua Inglesa (LI) tornou-se a língua de transações nos negócios entre países e também no uso acadêmico. Esses aspectos conferiram a disseminação da LI, o seu caráter de língua internacional. Portanto o seu aprendizado se tornou uma necessidade, “de forma a garantir um veículo internacional” (DAVID CRYSTAL, 2005). Assim, o objetivo da nossa pesquisa foi o ensino da língua inglesa (LI) como língua estrangeira (LE), dentro de uma perspectiva intercultural, ligada diretamente ao processo de Globalização, observar suas dinâmicas numa sala de aula de Ensino Médio, em um Instituto Federal da Bahia. Os participantes da pesquisa, afirmaram que “acreditavam que na sala de aula de inglês deles o idioma era ensinado e aprendido de maneira intercultural”. A pesquisa é um estudo de caso, onde foram utilizados diários de bordo (notas das observações), questionários e chegamos à conclusão que esse caso especificamente, mostrou-nos que o grupo tem o seu entendimento sobre interculturalidade e globalização, a maioria tinha uma visão sobre a abordagem intercultural apenas em se tratando de se ensinar inglês abordando as mais variadas culturas possíveis (inclusive as nossas), mas é notório que eles não entendiam a abordagem intercultural com todas as considerações que esse termo traz.Learning English, nowadays also appears as one of the skills required for insertion in the academic world and for better professional opportunities. In addition, English as a global language is the language of communication between people. The world is in contact with this language in the most diverse daily contexts, in social networks, music, films and international series, as well as in the enormous amount of foreignisms that are constantly incorporated into the Portuguese language. Knowing that the Globalization is a consummate fact in the contemporary world, it is also the result of the disappearance of the world's borders, minimizing distances, and therefore facilitating interaction among nations, in this process we share about our life and culture with the life and culture of other people. There is also the other side of Globalization, which is present in the process of colonization, which somehow was and still is of "alienation". Over time English Language has become the language of business transactions among countries and in academic use. These aspects also conferred the dissemination of English Language, its international language character. Therefore their learning became a necessity, "in order to guarantee an international vehicle" (DAVID CRYSTAL, 2005). Thus, the objective of our research was to teach the English language as a foreign language, within an intercultural perspective, linked directly to the process of Globalization, to observe its dynamics in a high school classroom in a Federal Institution of Bahia. Participants in the research stated that "they believed that in their English classroom the language was taught and learned in an intercultural way". The research is a case study, where the class was observed and as instruments were used a logbook (a diary with my notes), questionnaires and interview and we came to the conclusion that this case specifically showed us that the group has its understanding on interculturality and globalization. Most had a view on the intercultural approach only in the case of teaching English addressing the most varied possible cultures (including ours), but it is notorious that they did not understand the intercultural approach with all the considerations that this term brings.Submitted by navarro ramos (navarroramos@ufba.br) on 2020-03-11T13:06:56Z No. of bitstreams: 1 EDIÇÃO para CAPA DURA.pdf: 3394023 bytes, checksum: 2e41315d7336a4b0689ec380f162d61e (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-03-11T17:55:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EDIÇÃO para CAPA DURA.pdf: 3394023 bytes, checksum: 2e41315d7336a4b0689ec380f162d61e (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-11T17:55:10Z (GMT). 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