Pensando o(s) público(s) do Teatro Martim Gonçalves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Sophia Colleti Simões
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36385
Resumo: Esta dissertação trata do público de teatro e, mais especificamente, do público do Teatro Martim Gonçalves, da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Em um primeiro momento, através de uma perspectiva que coloca e mantém o público sempre em vista, o trabalho levanta algumas informações históricas a respeito da Escola de Teatro e de seu fundador e primeiro diretor, Eros Martim Gonçalves. A partir desta contextualização, por meio de relatórios oficiais e de antigos borderôs que foram recuperados, é apresentado um grande volume de dados relativos aos espectadores que passaram pelo Teatro Martim Gonçalves entre os anos de 2009 e 2018. Considerando a lotação máxima da plateia, 192 lugares, são calculadas e relatadas as médias de público das produções que estiveram em cartaz durante o período. A seguir, entramos em uma argumentação reflexiva, dialogando com autores e autoras que se dedicaram a pesquisar, entender e teorizar os problemas e as nuances da relação entre público e teatro. São discutidos alguns pontos fundamentais relativos ao tema e ao objeto do estudo, delineando-se estratégias de gestão, comunicação e marketing que possam ser aplicadas ao Teatro Martim Gonçalves a fim de angariar novos públicos para o espaço, além de manter os existentes.
id UFBA-2_b824fb3954cc581a982198e7cc3f673c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/36385
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2022-12-13T13:21:53Z2022-12-13T13:21:53Z2022-08-30VIEIRA, Sophia Colleti Simões. Pensando o(s) público(s) do Teatro Martim Gonçalves. Orientadora: Deolinda Catarina França de Vilhena. 2022. 123 f + anexos. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36385Esta dissertação trata do público de teatro e, mais especificamente, do público do Teatro Martim Gonçalves, da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Em um primeiro momento, através de uma perspectiva que coloca e mantém o público sempre em vista, o trabalho levanta algumas informações históricas a respeito da Escola de Teatro e de seu fundador e primeiro diretor, Eros Martim Gonçalves. A partir desta contextualização, por meio de relatórios oficiais e de antigos borderôs que foram recuperados, é apresentado um grande volume de dados relativos aos espectadores que passaram pelo Teatro Martim Gonçalves entre os anos de 2009 e 2018. Considerando a lotação máxima da plateia, 192 lugares, são calculadas e relatadas as médias de público das produções que estiveram em cartaz durante o período. A seguir, entramos em uma argumentação reflexiva, dialogando com autores e autoras que se dedicaram a pesquisar, entender e teorizar os problemas e as nuances da relação entre público e teatro. São discutidos alguns pontos fundamentais relativos ao tema e ao objeto do estudo, delineando-se estratégias de gestão, comunicação e marketing que possam ser aplicadas ao Teatro Martim Gonçalves a fim de angariar novos públicos para o espaço, além de manter os existentes.This dissertation approaches the theater audience and, more specifically, the audience of Teatro Martim Gonçalves (Martim Gonçalves Theater), which belongs to the Theater School of Federal University of Bahia (Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia). At first, through a perspective that puts and holds the audience always in sight, the work raises some historical information about the Theater School and its founder and first director, Eros Martim Gonçalves. Based on this context, through official reports and old bordereaux from the box office that were recovered, a large volume of data is presented regarding the spectators who have been in the Martim Gonçalves Theater between the years 2009 and 2018. Given the maximum capacity of the audience, 192 seats, the average audience of the theater productions that were on display during that time is calculated and reported. We then set out for a reflective argumentation, dialoguing with authors who have dedicated themselves to researching, understanding, and theorizing the problems and nuances of the relationship between audience and theater. Some fundamental points related to the theme and object of the study are discussed, outlining management, communication, and marketing strategies that can be applied to the Martim Gonçalves Theater, so that new audiences can be attracted to the space, besides the existing ones being maintained.Submitted by Sophia Vieira (sophia.colleti@gmail.com) on 2022-12-12T15:06:54Z No. of bitstreams: 5 Pensando o(s) público(s) do Teatro Martim Gonçalves.pdf: 1451776 bytes, checksum: ecb19b83beecd722c03f8e98a81f6ad0 (MD5) Relatórios enviados por Bira Freita.pdf: 603783 bytes, checksum: 4bf6c6e4372f7c020fd6c87fd263362b (MD5) Borderôs 2009.pdf: 61733605 bytes, checksum: 54928b93ec46b3c41aa00d444f3f45a5 (MD5) Borderôs 2011.pdf: 7789408 bytes, checksum: 327451a8f4a8ca390f0843b00ca4a04e (MD5) Borderôs 2014.pdf: 36605249 bytes, checksum: 75091dbde7469e8251399f3e996e85d4 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2022-12-13T13:21:53Z (GMT) No. of bitstreams: 5 Pensando o(s) público(s) do Teatro Martim Gonçalves.pdf: 1451776 bytes, checksum: ecb19b83beecd722c03f8e98a81f6ad0 (MD5) Relatórios enviados por Bira Freita.pdf: 603783 bytes, checksum: 4bf6c6e4372f7c020fd6c87fd263362b (MD5) Borderôs 2009.pdf: 61733605 bytes, checksum: 54928b93ec46b3c41aa00d444f3f45a5 (MD5) Borderôs 2011.pdf: 7789408 bytes, checksum: 327451a8f4a8ca390f0843b00ca4a04e (MD5) Borderôs 2014.pdf: 36605249 bytes, checksum: 75091dbde7469e8251399f3e996e85d4 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-13T13:21:53Z (GMT). No. of bitstreams: 5 Pensando o(s) público(s) do Teatro Martim Gonçalves.pdf: 1451776 bytes, checksum: ecb19b83beecd722c03f8e98a81f6ad0 (MD5) Relatórios enviados por Bira Freita.pdf: 603783 bytes, checksum: 4bf6c6e4372f7c020fd6c87fd263362b (MD5) Borderôs 2009.pdf: 61733605 bytes, checksum: 54928b93ec46b3c41aa00d444f3f45a5 (MD5) Borderôs 2011.pdf: 7789408 bytes, checksum: 327451a8f4a8ca390f0843b00ca4a04e (MD5) Borderôs 2014.pdf: 36605249 bytes, checksum: 75091dbde7469e8251399f3e996e85d4 (MD5) Previous issue date: 2022-08-30porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)UFBABrasilEscola de TeatroTheaterTheater audienceTeatro Martim GonçalvesEscola de Teatro da Universidade Federal da BahiaPerforming ArtsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESTeatroPúblicoTeatro Martim GonçalvesEscola de Teatro da Universidade Federal da BahiaArtes CênicasPensando o(s) público(s) do Teatro Martim GonçalvesMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionVilhena, Deolinda Catarina França dehttp://lattes.cnpq.br/0999740637461083Araújo, Sérgio SobreiraVilhena, Deolinda Catarina França deFalabella, Márcia Cristina VieiraSanches, João Alberto LimaAraújo, Sergio Sobreirahttp://lattes.cnpq.br/2341057112016670Vieira, Sophia Colleti SimõesObras gerais: ARAÚJO, Sérgio Sobreira. Produção cultural no contexto das políticas públicas: uma análise da trajetória do teatro baiano de 1988 a 2010. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia. 2011; AVELAR, Romulo. O Avesso da Cena – Notas Sobre Produção e Gestão Cultural. Editora: Editora do Autor. 2013; BANDEIRA, Ana Raquel Almeida Santos. Captação e formação de públicos no teatro: o projeto primeira vez. Dissertação (Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura) – Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Instituto Universitário de Lisboa. Lisboa, 2020; BENHAMOU, Françoise. A Economia da Cultura. Ateliê Editorial, 2007; BORDIEU, Pierre. O Amor Pela Arte: os Museus de Arte na Europa e seu Público. Edusp, 2007; BRITO, Paulo Marcos Falco de. A (in)desejada transgressão: uma história social do ensino superior de teatro no Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011; CANCLINI, Néstor Garcia. Leitores, Espectadores e Internautas / Néstor Garcia Canclini; tradução Ana Goldberger – São Paulo: Iluminuras, 2008; COELHO, Teixeira. Dicionário Crítico de Política Cultural. Iluminuras Ltda, 1997; Companhia de teatro da UFBA 35 anos. Organizadores: Eliene Benício Amâncio Costa e Deolindo Checcucci. Salvador: EDUFBA, 2016; Costa, Eliene Benício Amâncio. Companhia de teatro da UFBA 26 anos. 2007. Salvador: Secretaria de Cultura; Companhia de Teatro da UFBA: 40 anos. Organizadores: Deolinda Catrina França de Vilhena, Eliene Benício Amâncio Costa, Pedro Dultra Benevides. Salvador: UFBA, 2022. 122.7 MB (PDF). Acesso em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35071 ISBN: 978-65-5631-071-8; CUNHA, Maria Helena. Gestão Cultural: Profissão em Formação. Belo Horizonte: Duo Editorial, 2007; DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo: Hucitec, 2015; LEÃO, Raimundo Matos de. Abertura para outra cena: o moderno teatro na Bahia. Salvador: EDUFBA, 2013; LEÃO, Raimundo Matos de. Transas na cena em transe: teatro e contracultura na Bahia. Salvador: EDUFBA, 2009; MAGALDI, Sábato, 1927 – Panorama do teatro brasileiro / Sábato Magaldi. – 6. ed. – São Paulo: Global, 2004; Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses / Nídia M. L. Lubisco, Sônia Chagas Vieira. 6. ed. rev. e ampl. – Salvador : EDUFBA, 2019; MATTA, Ramon Santos da. Plano estratégico de comunicação para o Teatro Módulo Ano 2015. Trabalho de conclusão de curso (Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2014; MOREIRA, Cláudia Sofia da Costa. Plano de comunicação integrada para o Teatro Nacional de São João, direcionado à geração Z. Dissertação (Mestrado em Gestão de Marketing) – The Marketing School, Escola Superior do Porto. Porto, 2017; O lugar do público: sobre o uso de estudos e pesquisas pelos museus / organização Jacqueline Eidelman, Mélanie Roustan, Bernardette Goldstein ; tradução Ana Goldeberger. - 1. ed. - São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2014; Organização e produção da cultura. Autores: Linda Rubim (organizadora), Alexandre Barbalho, Antonio Albino Canelas Rubim... (et al.). Salvador: EDUFBA; FACOM/CULT, 2005; PAVIS, Patrice. 1947 – Dicionário de Teatro / Patrice Pavis; tradução para a língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999. RATTES, Plínio César dos Santos. Públicos do Teatro Vila Velha. 2007. Monografia (Bacharelado em Comunicação). Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia; Revista Observatório Itaú Cultural: OIC. – número 13 (set. 2012) – São Paulo: Itaú Cultural, 2012. SANTANA, Jussilene. Martim Gonçalves: uma escola de teatro contra a província. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia. 2011; TRIGO, Maria Helena Bueno. Habitus, Campo, Estratégia: uma leitura de Bordieu. Cadernos Ceru, série 2, número 9, p. 45-55, 1998; Universidade Federal da Bahia. Departamento Cultural da Reitoria. Notícia Histórica na Universidade da Bahia / Universidade Federal da Bahia – 2 ed. – Salvador: EDUFBA, 2016; SCHOLZ, Robinson. Habitus de classe expressado pelo capital simbólico: uma revisão da obra de Pierre Bourdieu A Distinção. Ciências Sociais Unisinos, volume 45, número 1, p. 88-91, jan/abril, 2009. Websites: https://www.ufba.br/; http://teatro.ufba.br/; http://www.ppgac.tea.ufba.br/; http://www.belasartes.ufba.br/; http://www.sescbahia.com.br/; http://www.tca.ba.gov.br/; https://ihac.ufba.br/; https://grupodivulgacao.com.brreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPensando o(s) público(s) do Teatro Martim Gonçalves.pdfPensando o(s) público(s) do Teatro Martim Gonçalves.pdfDissertação.application/pdf1451776https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36385/1/Pensando%20o%28s%29%20p%c3%bablico%28s%29%20do%20Teatro%20Martim%20Gon%c3%a7alves.pdfecb19b83beecd722c03f8e98a81f6ad0MD51Relatórios enviados por Bira Freita.pdfRelatórios enviados por Bira Freita.pdfRelatórios de público do Teatro Martim Gonçalves recebidos mediante solicitação.application/pdf603783https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36385/2/Relat%c3%b3rios%20enviados%20por%20Bira%20Freita.pdf4bf6c6e4372f7c020fd6c87fd263362bMD52Borderôs 2009.pdfBorderôs 2009.pdfBorderôs recuperados e escaneados.application/pdf61733605https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36385/3/Border%c3%b4s%202009.pdf54928b93ec46b3c41aa00d444f3f45a5MD53Borderôs 2011.pdfBorderôs 2011.pdfBorderôs recuperados e escaneados.application/pdf7789408https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36385/4/Border%c3%b4s%202011.pdf327451a8f4a8ca390f0843b00ca4a04eMD54Borderôs 2014.pdfBorderôs 2014.pdfBorderôs recuperados e escaneados.application/pdf36605249https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36385/5/Border%c3%b4s%202014.pdf75091dbde7469e8251399f3e996e85d4MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36385/6/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD56TEXTPensando o(s) público(s) do Teatro Martim Gonçalves.pdf.txtPensando o(s) público(s) do Teatro Martim Gonçalves.pdf.txtExtracted texttext/plain299416https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36385/7/Pensando%20o%28s%29%20p%c3%bablico%28s%29%20do%20Teatro%20Martim%20Gon%c3%a7alves.pdf.txtc2c3ffb9d08eace1b10622e115d35780MD57Relatórios enviados por Bira Freita.pdf.txtRelatórios enviados por Bira Freita.pdf.txtExtracted texttext/plain25811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36385/8/Relat%c3%b3rios%20enviados%20por%20Bira%20Freita.pdf.txt6f8b7ba061a1f99a86fee058ab492bb7MD58Borderôs 2009.pdf.txtBorderôs 2009.pdf.txtExtracted texttext/plain154https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36385/9/Border%c3%b4s%202009.pdf.txt78a95d40b3013ebbc4b22326cb58a915MD59Borderôs 2011.pdf.txtBorderôs 2011.pdf.txtExtracted texttext/plain27https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36385/10/Border%c3%b4s%202011.pdf.txt9e469f9f01cf48ac7499fddb60354d66MD510Borderôs 2014.pdf.txtBorderôs 2014.pdf.txtExtracted texttext/plain132https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36385/11/Border%c3%b4s%202014.pdf.txtd3460888527a10d2d58b0da1dfe94afeMD511ri/363852023-01-23 10:11:51.349oai:repositorio.ufba.br:ri/36385TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBvIGF1dG9yIG91IHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlIHJlcHJvZHV6aXIsICB0cmFkdXppciAoY29uZm9ybWUgZGVmaW5pZG8gYWJhaXhvKSBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZS9vdSBlbGV0csO0bmljbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyAKZm9ybWF0b3Mgw6F1ZGlvIGUvb3UgdsOtZGVvLgoKTyBhdXRvciBvdSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250ZcO6ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gZS9vdSBmb3JtYXRvIHBhcmEgZmlucyBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLCBwb2RlbmRvIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKTyBhdXRvciBvdSB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gw6kgb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIG9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91IG5vIGNvbnRlw7pkbyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gb3JhIGRlcG9zaXRhZGEuCgpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBICBSRVNVTFRFIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSAgQUfDik5DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyAKT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08sIENPTU8gVEFNQsOJTSBBUyBERU1BSVMgT0JSSUdBw4fDlUVTIApFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l0w7NyaW8gc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyLCBjbGFyYW1lbnRlLCBvIHNldSBub21lIChzKSBvdSBvKHMpIG5vbWUocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28gZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyBjb25jZWRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-01-23T13:11:51Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pensando o(s) público(s) do Teatro Martim Gonçalves
title Pensando o(s) público(s) do Teatro Martim Gonçalves
spellingShingle Pensando o(s) público(s) do Teatro Martim Gonçalves
Vieira, Sophia Colleti Simões
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Teatro
Público
Teatro Martim Gonçalves
Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia
Artes Cênicas
Theater
Theater audience
Teatro Martim Gonçalves
Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia
Performing Arts
title_short Pensando o(s) público(s) do Teatro Martim Gonçalves
title_full Pensando o(s) público(s) do Teatro Martim Gonçalves
title_fullStr Pensando o(s) público(s) do Teatro Martim Gonçalves
title_full_unstemmed Pensando o(s) público(s) do Teatro Martim Gonçalves
title_sort Pensando o(s) público(s) do Teatro Martim Gonçalves
author Vieira, Sophia Colleti Simões
author_facet Vieira, Sophia Colleti Simões
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vilhena, Deolinda Catarina França de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0999740637461083
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Araújo, Sérgio Sobreira
Vilhena, Deolinda Catarina França de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Falabella, Márcia Cristina Vieira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Sanches, João Alberto Lima
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Araújo, Sergio Sobreira
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2341057112016670
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Sophia Colleti Simões
contributor_str_mv Vilhena, Deolinda Catarina França de
Araújo, Sérgio Sobreira
Vilhena, Deolinda Catarina França de
Falabella, Márcia Cristina Vieira
Sanches, João Alberto Lima
Araújo, Sergio Sobreira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Teatro
Público
Teatro Martim Gonçalves
Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia
Artes Cênicas
Theater
Theater audience
Teatro Martim Gonçalves
Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia
Performing Arts
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Público
Teatro Martim Gonçalves
Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia
Artes Cênicas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Theater
Theater audience
Teatro Martim Gonçalves
Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia
Performing Arts
description Esta dissertação trata do público de teatro e, mais especificamente, do público do Teatro Martim Gonçalves, da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Em um primeiro momento, através de uma perspectiva que coloca e mantém o público sempre em vista, o trabalho levanta algumas informações históricas a respeito da Escola de Teatro e de seu fundador e primeiro diretor, Eros Martim Gonçalves. A partir desta contextualização, por meio de relatórios oficiais e de antigos borderôs que foram recuperados, é apresentado um grande volume de dados relativos aos espectadores que passaram pelo Teatro Martim Gonçalves entre os anos de 2009 e 2018. Considerando a lotação máxima da plateia, 192 lugares, são calculadas e relatadas as médias de público das produções que estiveram em cartaz durante o período. A seguir, entramos em uma argumentação reflexiva, dialogando com autores e autoras que se dedicaram a pesquisar, entender e teorizar os problemas e as nuances da relação entre público e teatro. São discutidos alguns pontos fundamentais relativos ao tema e ao objeto do estudo, delineando-se estratégias de gestão, comunicação e marketing que possam ser aplicadas ao Teatro Martim Gonçalves a fim de angariar novos públicos para o espaço, além de manter os existentes.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-13T13:21:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-13T13:21:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIEIRA, Sophia Colleti Simões. Pensando o(s) público(s) do Teatro Martim Gonçalves. Orientadora: Deolinda Catarina França de Vilhena. 2022. 123 f + anexos. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36385
identifier_str_mv VIEIRA, Sophia Colleti Simões. Pensando o(s) público(s) do Teatro Martim Gonçalves. Orientadora: Deolinda Catarina França de Vilhena. 2022. 123 f + anexos. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv Obras gerais: ARAÚJO, Sérgio Sobreira. Produção cultural no contexto das políticas públicas: uma análise da trajetória do teatro baiano de 1988 a 2010. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia. 2011; AVELAR, Romulo. O Avesso da Cena – Notas Sobre Produção e Gestão Cultural. Editora: Editora do Autor. 2013; BANDEIRA, Ana Raquel Almeida Santos. Captação e formação de públicos no teatro: o projeto primeira vez. Dissertação (Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura) – Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Instituto Universitário de Lisboa. Lisboa, 2020; BENHAMOU, Françoise. A Economia da Cultura. Ateliê Editorial, 2007; BORDIEU, Pierre. O Amor Pela Arte: os Museus de Arte na Europa e seu Público. Edusp, 2007; BRITO, Paulo Marcos Falco de. A (in)desejada transgressão: uma história social do ensino superior de teatro no Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011; CANCLINI, Néstor Garcia. Leitores, Espectadores e Internautas / Néstor Garcia Canclini; tradução Ana Goldberger – São Paulo: Iluminuras, 2008; COELHO, Teixeira. Dicionário Crítico de Política Cultural. Iluminuras Ltda, 1997; Companhia de teatro da UFBA 35 anos. Organizadores: Eliene Benício Amâncio Costa e Deolindo Checcucci. Salvador: EDUFBA, 2016; Costa, Eliene Benício Amâncio. Companhia de teatro da UFBA 26 anos. 2007. Salvador: Secretaria de Cultura; Companhia de Teatro da UFBA: 40 anos. Organizadores: Deolinda Catrina França de Vilhena, Eliene Benício Amâncio Costa, Pedro Dultra Benevides. Salvador: UFBA, 2022. 122.7 MB (PDF). Acesso em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35071 ISBN: 978-65-5631-071-8; CUNHA, Maria Helena. Gestão Cultural: Profissão em Formação. Belo Horizonte: Duo Editorial, 2007; DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo: Hucitec, 2015; LEÃO, Raimundo Matos de. Abertura para outra cena: o moderno teatro na Bahia. Salvador: EDUFBA, 2013; LEÃO, Raimundo Matos de. Transas na cena em transe: teatro e contracultura na Bahia. Salvador: EDUFBA, 2009; MAGALDI, Sábato, 1927 – Panorama do teatro brasileiro / Sábato Magaldi. – 6. ed. – São Paulo: Global, 2004; Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses / Nídia M. L. Lubisco, Sônia Chagas Vieira. 6. ed. rev. e ampl. – Salvador : EDUFBA, 2019; MATTA, Ramon Santos da. Plano estratégico de comunicação para o Teatro Módulo Ano 2015. Trabalho de conclusão de curso (Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2014; MOREIRA, Cláudia Sofia da Costa. Plano de comunicação integrada para o Teatro Nacional de São João, direcionado à geração Z. Dissertação (Mestrado em Gestão de Marketing) – The Marketing School, Escola Superior do Porto. Porto, 2017; O lugar do público: sobre o uso de estudos e pesquisas pelos museus / organização Jacqueline Eidelman, Mélanie Roustan, Bernardette Goldstein ; tradução Ana Goldeberger. - 1. ed. - São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2014; Organização e produção da cultura. Autores: Linda Rubim (organizadora), Alexandre Barbalho, Antonio Albino Canelas Rubim... (et al.). Salvador: EDUFBA; FACOM/CULT, 2005; PAVIS, Patrice. 1947 – Dicionário de Teatro / Patrice Pavis; tradução para a língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999. RATTES, Plínio César dos Santos. Públicos do Teatro Vila Velha. 2007. Monografia (Bacharelado em Comunicação). Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia; Revista Observatório Itaú Cultural: OIC. – número 13 (set. 2012) – São Paulo: Itaú Cultural, 2012. SANTANA, Jussilene. Martim Gonçalves: uma escola de teatro contra a província. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia. 2011; TRIGO, Maria Helena Bueno. Habitus, Campo, Estratégia: uma leitura de Bordieu. Cadernos Ceru, série 2, número 9, p. 45-55, 1998; Universidade Federal da Bahia. Departamento Cultural da Reitoria. Notícia Histórica na Universidade da Bahia / Universidade Federal da Bahia – 2 ed. – Salvador: EDUFBA, 2016; SCHOLZ, Robinson. Habitus de classe expressado pelo capital simbólico: uma revisão da obra de Pierre Bourdieu A Distinção. Ciências Sociais Unisinos, volume 45, número 1, p. 88-91, jan/abril, 2009. Websites: https://www.ufba.br/; http://teatro.ufba.br/; http://www.ppgac.tea.ufba.br/; http://www.belasartes.ufba.br/; http://www.sescbahia.com.br/; http://www.tca.ba.gov.br/; https://ihac.ufba.br/; https://grupodivulgacao.com.br
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Teatro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36385/1/Pensando%20o%28s%29%20p%c3%bablico%28s%29%20do%20Teatro%20Martim%20Gon%c3%a7alves.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36385/2/Relat%c3%b3rios%20enviados%20por%20Bira%20Freita.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36385/3/Border%c3%b4s%202009.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36385/4/Border%c3%b4s%202011.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36385/5/Border%c3%b4s%202014.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36385/6/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36385/7/Pensando%20o%28s%29%20p%c3%bablico%28s%29%20do%20Teatro%20Martim%20Gon%c3%a7alves.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36385/8/Relat%c3%b3rios%20enviados%20por%20Bira%20Freita.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36385/9/Border%c3%b4s%202009.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36385/10/Border%c3%b4s%202011.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36385/11/Border%c3%b4s%202014.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ecb19b83beecd722c03f8e98a81f6ad0
4bf6c6e4372f7c020fd6c87fd263362b
54928b93ec46b3c41aa00d444f3f45a5
327451a8f4a8ca390f0843b00ca4a04e
75091dbde7469e8251399f3e996e85d4
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
c2c3ffb9d08eace1b10622e115d35780
6f8b7ba061a1f99a86fee058ab492bb7
78a95d40b3013ebbc4b22326cb58a915
9e469f9f01cf48ac7499fddb60354d66
d3460888527a10d2d58b0da1dfe94afe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459656626962432