Equilíbrio de longo prazo entre política macroeconômica e mercado de crédito para automóveis no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15428 |
Resumo: | Esta trabalho tem como objetivo construir as curvas de oferta e demanda para o mercado de automóveis no Brasil. A partir dessas duas curvas, duas questões foram analisadas: o efeito da política de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); e a importância da taxa de juros para o indivíduo adquirir o automóvel. O tratamento teórico envolveu uma revisão teórica sobre o papel da política monetária no ciclo econômico e dando mais ênfase à assimetria de informação, racionamento de crédito e os custos associados à concessão de crédito no mercado financeiro, além de uma revisão empírica de estudos relacionados à demanda de bens duráveis, com ênfase ao mercado de automóveis. A metodologia para o tratamento empírico do problema de pesquisa foi o modelo de Vetor de Correção de Erros (VECM), para verificar as relações de longo prazo entre variáveis macroeconômicas e as políticas governamentais de expansão do crédito e aumento do consumo de automóveis para pessoas físicas. Os resultados mostraram que o aumento das concessões de crédito e dos prazos de financiamento e a redução do IPI para a compra de automóveis durante o período de 2002 a 2012 favoreceram o crescimento das vendas de veículos no varejo. Além disso, em momentos favoráveis do ciclo econômico, os financiamentos aumentaram consideravelmente, de maneira a gerar problemas de assimetria de informações sobre os tomadores de crédito. |
id |
UFBA-2_b8a274296dd0073e577fe6b41153e049 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/15428 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Teixeira, Diego NunesSantos, Gervásio Ferreira dosSantos, André Luís Mota dosTiryaki, Gisele Ferreira2014-08-01T13:28:53Z2014-08-01T13:28:53Z2014-08-012014-01-10http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15428Esta trabalho tem como objetivo construir as curvas de oferta e demanda para o mercado de automóveis no Brasil. A partir dessas duas curvas, duas questões foram analisadas: o efeito da política de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); e a importância da taxa de juros para o indivíduo adquirir o automóvel. O tratamento teórico envolveu uma revisão teórica sobre o papel da política monetária no ciclo econômico e dando mais ênfase à assimetria de informação, racionamento de crédito e os custos associados à concessão de crédito no mercado financeiro, além de uma revisão empírica de estudos relacionados à demanda de bens duráveis, com ênfase ao mercado de automóveis. A metodologia para o tratamento empírico do problema de pesquisa foi o modelo de Vetor de Correção de Erros (VECM), para verificar as relações de longo prazo entre variáveis macroeconômicas e as políticas governamentais de expansão do crédito e aumento do consumo de automóveis para pessoas físicas. Os resultados mostraram que o aumento das concessões de crédito e dos prazos de financiamento e a redução do IPI para a compra de automóveis durante o período de 2002 a 2012 favoreceram o crescimento das vendas de veículos no varejo. Além disso, em momentos favoráveis do ciclo econômico, os financiamentos aumentaram consideravelmente, de maneira a gerar problemas de assimetria de informações sobre os tomadores de crédito.Submitted by Jacileide Oliveira (jacileideo@gmail.com) on 2014-07-24T16:11:54Z No. of bitstreams: 1 DIEGO NUNES TEIXEIRA.pdf: 1835922 bytes, checksum: c281d53423985853342b8d016d9dcf6c (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2014-08-01T13:28:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DIEGO NUNES TEIXEIRA.pdf: 1835922 bytes, checksum: c281d53423985853342b8d016d9dcf6c (MD5)Made available in DSpace on 2014-08-01T13:28:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIEGO NUNES TEIXEIRA.pdf: 1835922 bytes, checksum: c281d53423985853342b8d016d9dcf6c (MD5)Economia industrialAutomóveisMercado de créditoIndústria automobilísticaEquilíbrio de longo prazo entre política macroeconômica e mercado de crédito para automóveis no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de EconomiaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDIEGO NUNES TEIXEIRA.pdfDIEGO NUNES TEIXEIRA.pdfapplication/pdf1835922https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15428/1/DIEGO%20NUNES%20TEIXEIRA.pdfc281d53423985853342b8d016d9dcf6cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15428/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52TEXTDIEGO NUNES TEIXEIRA.pdf.txtDIEGO NUNES TEIXEIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain175106https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15428/3/DIEGO%20NUNES%20TEIXEIRA.pdf.txt986cf263ef3665b4ccfb9683f50dd92fMD53ri/154282022-03-16 22:03:08.318oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-17T01:03:08Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Equilíbrio de longo prazo entre política macroeconômica e mercado de crédito para automóveis no Brasil |
title |
Equilíbrio de longo prazo entre política macroeconômica e mercado de crédito para automóveis no Brasil |
spellingShingle |
Equilíbrio de longo prazo entre política macroeconômica e mercado de crédito para automóveis no Brasil Teixeira, Diego Nunes Economia industrial Automóveis Mercado de crédito Indústria automobilística |
title_short |
Equilíbrio de longo prazo entre política macroeconômica e mercado de crédito para automóveis no Brasil |
title_full |
Equilíbrio de longo prazo entre política macroeconômica e mercado de crédito para automóveis no Brasil |
title_fullStr |
Equilíbrio de longo prazo entre política macroeconômica e mercado de crédito para automóveis no Brasil |
title_full_unstemmed |
Equilíbrio de longo prazo entre política macroeconômica e mercado de crédito para automóveis no Brasil |
title_sort |
Equilíbrio de longo prazo entre política macroeconômica e mercado de crédito para automóveis no Brasil |
author |
Teixeira, Diego Nunes |
author_facet |
Teixeira, Diego Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Diego Nunes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Gervásio Ferreira dos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santos, André Luís Mota dos Tiryaki, Gisele Ferreira |
contributor_str_mv |
Santos, Gervásio Ferreira dos Santos, André Luís Mota dos Tiryaki, Gisele Ferreira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Economia industrial |
topic |
Economia industrial Automóveis Mercado de crédito Indústria automobilística |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Automóveis Mercado de crédito Indústria automobilística |
description |
Esta trabalho tem como objetivo construir as curvas de oferta e demanda para o mercado de automóveis no Brasil. A partir dessas duas curvas, duas questões foram analisadas: o efeito da política de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); e a importância da taxa de juros para o indivíduo adquirir o automóvel. O tratamento teórico envolveu uma revisão teórica sobre o papel da política monetária no ciclo econômico e dando mais ênfase à assimetria de informação, racionamento de crédito e os custos associados à concessão de crédito no mercado financeiro, além de uma revisão empírica de estudos relacionados à demanda de bens duráveis, com ênfase ao mercado de automóveis. A metodologia para o tratamento empírico do problema de pesquisa foi o modelo de Vetor de Correção de Erros (VECM), para verificar as relações de longo prazo entre variáveis macroeconômicas e as políticas governamentais de expansão do crédito e aumento do consumo de automóveis para pessoas físicas. Os resultados mostraram que o aumento das concessões de crédito e dos prazos de financiamento e a redução do IPI para a compra de automóveis durante o período de 2002 a 2012 favoreceram o crescimento das vendas de veículos no varejo. Além disso, em momentos favoráveis do ciclo econômico, os financiamentos aumentaram consideravelmente, de maneira a gerar problemas de assimetria de informações sobre os tomadores de crédito. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-01-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-01T13:28:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-08-01T13:28:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15428 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Economia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Economia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15428/1/DIEGO%20NUNES%20TEIXEIRA.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15428/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15428/3/DIEGO%20NUNES%20TEIXEIRA.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c281d53423985853342b8d016d9dcf6c 0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900 986cf263ef3665b4ccfb9683f50dd92f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459481610190848 |