O Gênero Fábula: Um Estudo na Perspectiva Discursiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25227 |
Resumo: | Este trabalho, “O gênero fábula: um estudo na perspectiva discursiva”, está inserido no âmbito dos estudos discursivos e tem como principais objetivos:analisar de que modo os discursos aparecem nas fábulas e como eles geram sentidos;observar que o sentido processado nas fábulas pauta-se no contexto imediato e mediato;verificar como a superfície textual ativa o interdiscurso e, por último,ressaltar a contribuição da moral para a construção de sentido. A corrente teórica que norteará a pesquisa é a Análise do Discurso de linha francesa, do filósofo Michel Pêcheux e de seus principais estudiosos. Foram consideradas as ideologias, a História, as condiçõesde produção do discurso e as formações discursivas. Considerou-se também que a língua não é transparente e sim opaca, logo não existe uma relação direta entre o signo e o referente. Os discursos não são fixos, pois passam por uma série de transformações ao longo dos tempos. O corpusda pesquisa em tela é composto por fabulas da obra “Fábulas de Esopo”.Foram selecionadas e analisadas as fábulas: a lebre a tartaruga, o leão e o rato e a cigarra e a formiga.As análises feitas nos permitiram observar que os sujeitos foram construídos de uma maneira inovadora, dessa maneira, rompendo com os padrões cristalizados nas práticas sociais. Percebeu-se também o quanto o gênero discurso fábula é enriquecedor e ultrapassa as gerações. |
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Considerou-se também que a língua não é transparente e sim opaca, logo não existe uma relação direta entre o signo e o referente. Os discursos não são fixos, pois passam por uma série de transformações ao longo dos tempos. O corpusda pesquisa em tela é composto por fabulas da obra “Fábulas de Esopo”.Foram selecionadas e analisadas as fábulas: a lebre a tartaruga, o leão e o rato e a cigarra e a formiga.As análises feitas nos permitiram observar que os sujeitos foram construídos de uma maneira inovadora, dessa maneira, rompendo com os padrões cristalizados nas práticas sociais. Percebeu-se também o quanto o gênero discurso fábula é enriquecedor e ultrapassa as gerações.Submitted by Colegiado de Letras Vernáculas 401 (ccletras@ufba.br) on 2018-01-29T12:37:51Z No. of bitstreams: 1 Monografia Clemilta Carneiro.pdf: 1746390 bytes, checksum: 3c6ee4783563d4642b2db7dc45a13948 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-01-29T15:06:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia Clemilta Carneiro.pdf: 1746390 bytes, checksum: 3c6ee4783563d4642b2db7dc45a13948 (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-29T15:06:42Z (GMT). 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Este trabalho, “O gênero fábula: um estudo na perspectiva discursiva”, está inserido no âmbito dos estudos discursivos e tem como principais objetivos:analisar de que modo os discursos aparecem nas fábulas e como eles geram sentidos;observar que o sentido processado nas fábulas pauta-se no contexto imediato e mediato;verificar como a superfície textual ativa o interdiscurso e, por último,ressaltar a contribuição da moral para a construção de sentido. A corrente teórica que norteará a pesquisa é a Análise do Discurso de linha francesa, do filósofo Michel Pêcheux e de seus principais estudiosos. Foram consideradas as ideologias, a História, as condiçõesde produção do discurso e as formações discursivas. Considerou-se também que a língua não é transparente e sim opaca, logo não existe uma relação direta entre o signo e o referente. Os discursos não são fixos, pois passam por uma série de transformações ao longo dos tempos. O corpusda pesquisa em tela é composto por fabulas da obra “Fábulas de Esopo”.Foram selecionadas e analisadas as fábulas: a lebre a tartaruga, o leão e o rato e a cigarra e a formiga.As análises feitas nos permitiram observar que os sujeitos foram construídos de uma maneira inovadora, dessa maneira, rompendo com os padrões cristalizados nas práticas sociais. Percebeu-se também o quanto o gênero discurso fábula é enriquecedor e ultrapassa as gerações. |
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