O ethos escolar como estruturante da formação ético-moral na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Natália Maria Reis Oliveira
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29798
Resumo: No presente estudo, analisamos o ethos escolar com base nas representações e concepções manifestas, no discurso e nas relações estabelecidas no espaço escolar, e seus reflexos na configuração da educação ético-moral, promovida pela Escola Mandala, objetivando identificar o papel das construções individuais e coletivas, na constituição de um território relacional polilógico. Numa abordagem participativa, buscamos interpretar o cotidiano escolar, a partir de uma “hermenêutica densa”, que, ao significá-lo de “dentro”, abarcou um alto nível de implicação do pesquisador e a participação efetiva dos sujeitos envolvidos. A Escola pesquisada faz parte da Rede Particular de Ensino de Ilhéus, BA, embora seja uma instituição sem fins econômicos, está vinculada a uma Associação de Pais. Em nossa trajetória interpretativa empregamos técnicas de observação participante; registro e análise de atividades grupais, próprias do ambiente institucional; observação, com registro cursivo, de diversos momentos da vida escolar (reuniões, conselho de classe, prática em sala de aula, momentos de chegada e saída, etc.), análises de documentos formais e de “diário de bordo” das professoras, etc.. O estudo sobre a educação ético-moral, mediatizada pelo ethos escolar, envolveu a reflexão sobre múltiplos aspectos, tais como: a estrutura de poder na Escola; as concepções expressas pelos educadores no discurso, nas relações e na prática pedagógica; a articulação entre o que expressam os documentos formais e as práticas efetivadas no cotidiano; os mecanismos de reflexão e de transformação adotados pela comunidade escolar; a compatibilidade entre os pressupostos teóricometodológicos preconizados e o agir-refletir institucional; o nível de consciência sobre a natureza moralizadora da ação escolar e suas materializações; etc.. Depreendemos, a partir da interpretação dos dados, que a construção de uma ambiência de paz e de solidariedade não exclui o conflito e as contradições, mas, pelo contrário, faz deles alvos de reflexões, que suscitam um constante processo de qualificação e transformação. Grande parte das dificuldades enfrentadas, para instalação de um ethos solidário, encontrou raízes no fechamento ao diálogo e na resistência às mudanças significativas. Destarte, a existência da censura subliminar aos assuntos (tratáveis e intratáveis) levava à sensação de normalidade artificial, que pouco contribuía para efetivação de comunicações assertivas. Além disso, constatamos a existência de um canal comunicativo, de fluxo rápido (rádio corredor), onde os assuntos intratáveis circulavam sem qualquer censura. Porém, quando as situações, de difícil trato, eram enfrentadas, de forma crítico-reflexiva, a realidade escolar perdeu o seu ar de calma artificial e ganhou uma dinâmica singular, onde os sentimentos, antes sufocados, puderam vir à tona e deixaram de existir conteúdos vedados à comunicação. O trabalho de educação das emoções desenvolvido contribuiu, significativamente, para a redução da freqüência de comportamentos de “queixa” e de “culpabilização” do outro. A atividade de planejamento da ação pedagógica foi feita com relativa autonomia. Entretanto, em alguns casos, as docentes, apresentaram inabilidade na explicitação de sua intencionalidade (objetivos), ora por insuficiência argumentativa, ora por inconsistência teórica. Tal fato desembocou numa dificuldade, relativamente generalizada, de avaliar a aprendizagem dos educandos e de se auto-avaliar. Outrossim, instrumentos didáticos como: relatórios individuais, portfólios, “diários de bordo” e o Conselho de Classe, quando utilizados de forma coordenada e concomitante, forneceram um suporte consistente ao processo reflexivo e ao redimensionamento da ação pedagógica. A comunidade escolar mostrou-se consciente de que somente uma ambiência escolar, onde as trocas empreendidas sejam, preponderantemente, de respeito mutuo e de cooperação, pode ensejar níveis elevados de autonomia e de autoconsciência, possível num ethos resultante do equilíbrio móvel entre a razão e a emoção. Assim, independente do paradigma de Educação Ético-Moral anunciado, o mais importante é que conduza a uma nova postura ética individual, a uma atitude crítico-reflexiva, em todos os âmbitos de atividade humana, e, principalmente, na educação. Em suma, a busca, desse novo ethos, como constatamos, pode não ser uma solução fácil, mágica e final, mas, sem dúvida, é um começo promissor de um processo mutante, necessariamente, inacabado.
id UFBA-2_b8c7580b42f90ddba6bcfd46337d7b0d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/29798
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Furtado, Natália Maria Reis OliveiraGaleffi, Dante AugustoGaleffi, Dante AugustoChaves, Antônio MarcosSakamoto, Bernado Alfredo MaytaBordas, Miguel Angel GarcíaMacedo, Roberto Sidnei2019-06-05T21:24:36Z2019-06-05T21:24:36Z2019-06-052005-07-22Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29798No presente estudo, analisamos o ethos escolar com base nas representações e concepções manifestas, no discurso e nas relações estabelecidas no espaço escolar, e seus reflexos na configuração da educação ético-moral, promovida pela Escola Mandala, objetivando identificar o papel das construções individuais e coletivas, na constituição de um território relacional polilógico. Numa abordagem participativa, buscamos interpretar o cotidiano escolar, a partir de uma “hermenêutica densa”, que, ao significá-lo de “dentro”, abarcou um alto nível de implicação do pesquisador e a participação efetiva dos sujeitos envolvidos. A Escola pesquisada faz parte da Rede Particular de Ensino de Ilhéus, BA, embora seja uma instituição sem fins econômicos, está vinculada a uma Associação de Pais. Em nossa trajetória interpretativa empregamos técnicas de observação participante; registro e análise de atividades grupais, próprias do ambiente institucional; observação, com registro cursivo, de diversos momentos da vida escolar (reuniões, conselho de classe, prática em sala de aula, momentos de chegada e saída, etc.), análises de documentos formais e de “diário de bordo” das professoras, etc.. O estudo sobre a educação ético-moral, mediatizada pelo ethos escolar, envolveu a reflexão sobre múltiplos aspectos, tais como: a estrutura de poder na Escola; as concepções expressas pelos educadores no discurso, nas relações e na prática pedagógica; a articulação entre o que expressam os documentos formais e as práticas efetivadas no cotidiano; os mecanismos de reflexão e de transformação adotados pela comunidade escolar; a compatibilidade entre os pressupostos teóricometodológicos preconizados e o agir-refletir institucional; o nível de consciência sobre a natureza moralizadora da ação escolar e suas materializações; etc.. Depreendemos, a partir da interpretação dos dados, que a construção de uma ambiência de paz e de solidariedade não exclui o conflito e as contradições, mas, pelo contrário, faz deles alvos de reflexões, que suscitam um constante processo de qualificação e transformação. Grande parte das dificuldades enfrentadas, para instalação de um ethos solidário, encontrou raízes no fechamento ao diálogo e na resistência às mudanças significativas. Destarte, a existência da censura subliminar aos assuntos (tratáveis e intratáveis) levava à sensação de normalidade artificial, que pouco contribuía para efetivação de comunicações assertivas. Além disso, constatamos a existência de um canal comunicativo, de fluxo rápido (rádio corredor), onde os assuntos intratáveis circulavam sem qualquer censura. Porém, quando as situações, de difícil trato, eram enfrentadas, de forma crítico-reflexiva, a realidade escolar perdeu o seu ar de calma artificial e ganhou uma dinâmica singular, onde os sentimentos, antes sufocados, puderam vir à tona e deixaram de existir conteúdos vedados à comunicação. O trabalho de educação das emoções desenvolvido contribuiu, significativamente, para a redução da freqüência de comportamentos de “queixa” e de “culpabilização” do outro. A atividade de planejamento da ação pedagógica foi feita com relativa autonomia. Entretanto, em alguns casos, as docentes, apresentaram inabilidade na explicitação de sua intencionalidade (objetivos), ora por insuficiência argumentativa, ora por inconsistência teórica. Tal fato desembocou numa dificuldade, relativamente generalizada, de avaliar a aprendizagem dos educandos e de se auto-avaliar. Outrossim, instrumentos didáticos como: relatórios individuais, portfólios, “diários de bordo” e o Conselho de Classe, quando utilizados de forma coordenada e concomitante, forneceram um suporte consistente ao processo reflexivo e ao redimensionamento da ação pedagógica. A comunidade escolar mostrou-se consciente de que somente uma ambiência escolar, onde as trocas empreendidas sejam, preponderantemente, de respeito mutuo e de cooperação, pode ensejar níveis elevados de autonomia e de autoconsciência, possível num ethos resultante do equilíbrio móvel entre a razão e a emoção. Assim, independente do paradigma de Educação Ético-Moral anunciado, o mais importante é que conduza a uma nova postura ética individual, a uma atitude crítico-reflexiva, em todos os âmbitos de atividade humana, e, principalmente, na educação. Em suma, a busca, desse novo ethos, como constatamos, pode não ser uma solução fácil, mágica e final, mas, sem dúvida, é um começo promissor de um processo mutante, necessariamente, inacabado.RÉSUMÉ: Dans la présente étude, nous analysons l´ethos scolaire en ayant pour base les représentations et les conceptions manifestes dans le discours et dans les rapports établies dans l'espace scolaire, et leurs réflexes dans la configuration de l'éducation éthique-morale, promue par l'École Mandala, dans l´objectif d´identifier le rôle des constructions individuelles et collectives dans la constitution d'un territoire relationnel avec des logiques plurielles. Dans un abordage participatif, nous cherchons d´interpréter le quotidien de l´école, a partir d'une "herméneutique dense", que au moment de le signifier à partir de l'intérieur, a embrassé un haut niveau d'implication du chercheur et la participation accomplit des sujets engagés. L'école choisie pour la recherche fait partie du réseau privé d'enseignement d'Ilhéus, BA, et, bien que ce soit une institution sans intérêts lucratifs, elle fait partie d´une association de parents. Dans notre trajectoire interpretative nous employons des techniques de l´observation participative; le registre et l'analyse des activités en groupe, propres de l'environnement institutionnel; l´observation avec registre écrit des divers moments de la vie scolaire (les réunions, les conseils de l´équipe, le quotidien de classe, les moments d´arrivée et de sortie, etc.), des analyses de documents officiels et le "journal de bord" des enseignantes, etc. L'étude sur l'éducation éthique-morale, médiatisé par le ethos scolaire, a impliqué la réflexion sur multiples aspects, tels comme: la structure de pouvoir dans l'École; les conceptions exprimées par les éducateurs dans leurs discours, leurs rapports et dans la pratique pédagogique; le joint entre ceux qu´expriment les documents officiels et les pratiques accomplies dans le quotidien; les mécanismes de réflexion et des changements adoptés par la communauté scolaire; la compatibilité entre les presuppositions d´empreite théorique et méthodologique adoptés e l´action et la réflexion institutionnelle; le niveau de conscience sur la nature moralisatrice de l'action scolaire et leurs matérialisations; etc. Nous observons, a partir de l'interprétation des données, que la construction d'un environnement pacifique et solidaire n'exclut pas le conflit et les contradictions, mais, par contre, fait d'elles des cibles de réflexions, qui suscitent un constant processus de qualification et de changements. La majeur partie des difficultés affrontées, pour installation d´un ethos solidaire, a trouvé ces racines dans la fermeture au dialogue et dans la résistance aux changements significatifs. Néanmoins, l'existence de la censure subliminale aux sujets (les traitables et les interdits) conduisait à la sensation de normalité artificielle, qui ne contribuait pas pour la réalisation des communications assertives. En outre, nous constatons l'existence d'une voie de communication, de flux rapide (radio-couloir), où les sujets interdits circulaient sans quelconque censure. Néanmoins, quand les situations, de difficile traitement, étaient affrontées, de façon critique, la réalité scolaire a perdu son air de calme artificiel et a gagné une dynamique singulière, où les sentiments étouffés, ont pu émerger et des contenus interdits à la communication .ont cessé d´exister. Le travail d'éducation des émotions développé dans l´institution a contribué, significativement, a la réduction de la fréquence de comportements “de plainte" et “d´accusation" de l'autre. L'activité de planification de l'action pédagogique a été faite avec relative autonomie. Néanmoins, dans quelques cas, les professeurs, ont démontré une certaine difficulté en expliciter leurs intentionnalités (objectifs), soit par l´insuffisance d´arguments, ou par inconsistance théorique. Cette circonstance a déboucheé dans une difficulté, relativement généralisée, d'évaluer l'apprentissage des élèves et de conduire ça auto-évaluation. De plus, des instruments didactiques comme: les rapports individuels des enseigants, les “portifolios”, les "journaux de bord" et les conseils de l´équipe, quand utilisés de forme coordonnée et concomitante, ont fourni un support cohérent au processus de réflexion et au redimensionnement de l'action pédagogique. La communauté scolaire s'est montrée conscient de que seulement un environnement scolaire, dont les échanges entrepris soient, prépondérantement, conduits par le respect réciproque et par la coopération, peut viabiliser des niveaux élevés d'autonomie et d'auto-conscience, possible dans un ethos resultant de l'équilibre mobile entre la raison et l'émotion. Ainsi, indépendant du paradigme d'éducation éthiquemorale annoncé, le plus important c´est qu´il conduise a une nouvelle position morale individuelle, a une attitude critique, dans tous les contextes d'activité humaine, et, principalement, dans l'éducation. En résumée, la recherche de ce nouveau ethos, comme nous constatons, peut ne pas être une solution facile, magique et finale, mais, sans aucun doute, c'est un commencement prometteur d'un processus mutant, nécessairement, non fini.ABSTRACT: In the present study, we analyzed the school ethos based upon the representations and manifest conceptions, upon the speech and the relationships established in the school space, considering their consequences in the configuration of the ethicalmoral education promoted by the ‘Mandala School’, with the objective of identifying the roles of the individual and collective constructions in the constitution of a polylogical relationship territory. In a participatory approach, we attempted to understand the school routine on a daily basis, starting from a dense hermeneutics that sought the meanings from an inside perspective, which led to a high level of the researcher's involvement and an effective participation of the involved subjects. The researched school is part of the teaching private network of Ilhéus (Bahia, Brazil) and, although it is an institution without profit goals, it is linked to a Parents Association. In our research track, we used several techniques, such as participatory observations, registration and analysis of group activities typical of the institutional environment, written records of observations made out of several moments of the school life (meetings, classes assessment, class room’s practice, moments of arrival and exit, etc.), analyses of legal documents and of "class diaries” of the teachers, among others. The study of the ethical-moral education, mediated by the school ethos, involved the thoughtfulness about multiple aspects, such as the structure of power in the school, the conceptions expressed by the educators in their speech, relationships and pedagogic practice, the conection between what is expressed in the formal documents and what is practically done and achieved on a daily basis, the mechanisms of reflection and transformation adopted by the school community, the compatibility between the theoretical-methodological assumptions and the ‘thinkingacting’ of the institution; the level of consciousness about the moralist nature of the school action and its concrete achievements, etc. We inferred from the interpretation of the data and information collected that the construction of a peaceful and collaborative environment does not preclude the conflict and the contradictions, but, on the contrary, turn them into targets for considerations that generate a constant process of qualification and transformation. A great part of the difficulties faced, for a solidarity-ethos settlement, was based upon a behavioral antagonism to the dialogue and upon a natural resistance to significant changes. In fact, the existence of a hidden censorship to the subjects (prone or not to discussion) led to the sensation of an "artificial normality" that little contributed to the accomplishment of assertive communications. Moreover, we verified the existence of a fast-flow talking channel, the “hallway radio”, where those avoided subjects circulated without any censorship. However, when situations of more difficult handling were faced in a critical-reflexive way, the school reality lost its air of artificial calm and acquired a particular dynamics, where the feelings, before suffocated, were able to come to surface, such that those avoided issues were opened for communication. The work here developed in terms of education of the emotions contributed significantly for a reduction in the frequency of cases of complaints and guilt attribution. The activity of planning the pedagogic action was performed with a relative autonomy. However, in some cases, the school teachers presented a lack of ability in expressing correctly their goals and intention, some times due to an argumentation inadequacy, other times due to a theoretical inconsistency. This has caused a widespread difficulty among them in properly proceed with the students learning evaluation, as well as with self-evaluation. On the other hand, the use of other didactic instruments such as individual reports, ‘portfolios’, class-diary and the Class Council meetings, when used in a coordinate and concomitant way, supplied a consistent support to the reflexive process and transformation of the pedagogic action. The school community has shown the consciousness that only a school environment where the interactions are predominantly of mutual respect and cooperation, can assure high levels of autonomy and self-conscience, possible in an ethos that is the result of a dynamic balance between reason and emotion. Therefore, independently of the ethical-moral education paradigm announced, the most important consequence is the generation of a new ethical and critical-reflexive attitude of people in all contexts of human activity, mainly in Education. In summary, the search for that new ethos, as we verified, may not be an easy, magic and final solution, but, without a doubt, is a promising beginning for a mutant process, necessarily continuous in its nature.Submitted by PPGE PPGE (pgedu@ufba.br) on 2019-06-04T17:04:18Z No. of bitstreams: 2 Tese_Natalia_vol_1.pdf: 1775057 bytes, checksum: 85a0b51baa428d121cdd6b0b0beff380 (MD5) Tese_Natalia_vol_2.pdf: 3165739 bytes, checksum: abf79daee3457fc8dd897d2d7337031f (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2019-06-05T21:24:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese_Natalia_vol_1.pdf: 1775057 bytes, checksum: 85a0b51baa428d121cdd6b0b0beff380 (MD5) Tese_Natalia_vol_2.pdf: 3165739 bytes, checksum: abf79daee3457fc8dd897d2d7337031f (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-05T21:24:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese_Natalia_vol_1.pdf: 1775057 bytes, checksum: 85a0b51baa428d121cdd6b0b0beff380 (MD5) Tese_Natalia_vol_2.pdf: 3165739 bytes, checksum: abf79daee3457fc8dd897d2d7337031f (MD5)EducaçãoÉticaEducação EmocionalPrática PedagógicaComunicação AssertivaÉthiqueÉducation ÉmotionellePratique PédagogiqueCommunication AssertiveEthicEmotional EducationPedagogic PracticeAssertive CommunicationO ethos escolar como estruturante da formação ético-moral na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoFaced/UFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese_Natalia_vol_1.pdfTese_Natalia_vol_1.pdfapplication/pdf1775057https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29798/1/Tese_Natalia_vol_1.pdf85a0b51baa428d121cdd6b0b0beff380MD51Tese_Natalia_vol_2.pdfTese_Natalia_vol_2.pdfapplication/pdf3165739https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29798/2/Tese_Natalia_vol_2.pdfabf79daee3457fc8dd897d2d7337031fMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29798/3/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD53TEXTTese_Natalia_vol_1.pdf.txtTese_Natalia_vol_1.pdf.txtExtracted texttext/plain765868https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29798/4/Tese_Natalia_vol_1.pdf.txt71f36cd727239a0e59194dc278988e97MD54Tese_Natalia_vol_2.pdf.txtTese_Natalia_vol_2.pdf.txtExtracted texttext/plain507300https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29798/5/Tese_Natalia_vol_2.pdf.txt3784edcf9782c2e37bac2cd38a846cc6MD55ri/297982022-03-10 14:56:42.799oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:56:42Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ethos escolar como estruturante da formação ético-moral na educação básica
title O ethos escolar como estruturante da formação ético-moral na educação básica
spellingShingle O ethos escolar como estruturante da formação ético-moral na educação básica
Furtado, Natália Maria Reis Oliveira
Educação
Ética
Educação Emocional
Prática Pedagógica
Comunicação Assertiva
Éthique
Éducation Émotionelle
Pratique Pédagogique
Communication Assertive
Ethic
Emotional Education
Pedagogic Practice
Assertive Communication
title_short O ethos escolar como estruturante da formação ético-moral na educação básica
title_full O ethos escolar como estruturante da formação ético-moral na educação básica
title_fullStr O ethos escolar como estruturante da formação ético-moral na educação básica
title_full_unstemmed O ethos escolar como estruturante da formação ético-moral na educação básica
title_sort O ethos escolar como estruturante da formação ético-moral na educação básica
author Furtado, Natália Maria Reis Oliveira
author_facet Furtado, Natália Maria Reis Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Natália Maria Reis Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Galeffi, Dante Augusto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Galeffi, Dante Augusto
Chaves, Antônio Marcos
Sakamoto, Bernado Alfredo Mayta
Bordas, Miguel Angel García
Macedo, Roberto Sidnei
contributor_str_mv Galeffi, Dante Augusto
Galeffi, Dante Augusto
Chaves, Antônio Marcos
Sakamoto, Bernado Alfredo Mayta
Bordas, Miguel Angel García
Macedo, Roberto Sidnei
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
topic Educação
Ética
Educação Emocional
Prática Pedagógica
Comunicação Assertiva
Éthique
Éducation Émotionelle
Pratique Pédagogique
Communication Assertive
Ethic
Emotional Education
Pedagogic Practice
Assertive Communication
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Educação Emocional
Prática Pedagógica
Comunicação Assertiva
Éthique
Éducation Émotionelle
Pratique Pédagogique
Communication Assertive
Ethic
Emotional Education
Pedagogic Practice
Assertive Communication
description No presente estudo, analisamos o ethos escolar com base nas representações e concepções manifestas, no discurso e nas relações estabelecidas no espaço escolar, e seus reflexos na configuração da educação ético-moral, promovida pela Escola Mandala, objetivando identificar o papel das construções individuais e coletivas, na constituição de um território relacional polilógico. Numa abordagem participativa, buscamos interpretar o cotidiano escolar, a partir de uma “hermenêutica densa”, que, ao significá-lo de “dentro”, abarcou um alto nível de implicação do pesquisador e a participação efetiva dos sujeitos envolvidos. A Escola pesquisada faz parte da Rede Particular de Ensino de Ilhéus, BA, embora seja uma instituição sem fins econômicos, está vinculada a uma Associação de Pais. Em nossa trajetória interpretativa empregamos técnicas de observação participante; registro e análise de atividades grupais, próprias do ambiente institucional; observação, com registro cursivo, de diversos momentos da vida escolar (reuniões, conselho de classe, prática em sala de aula, momentos de chegada e saída, etc.), análises de documentos formais e de “diário de bordo” das professoras, etc.. O estudo sobre a educação ético-moral, mediatizada pelo ethos escolar, envolveu a reflexão sobre múltiplos aspectos, tais como: a estrutura de poder na Escola; as concepções expressas pelos educadores no discurso, nas relações e na prática pedagógica; a articulação entre o que expressam os documentos formais e as práticas efetivadas no cotidiano; os mecanismos de reflexão e de transformação adotados pela comunidade escolar; a compatibilidade entre os pressupostos teóricometodológicos preconizados e o agir-refletir institucional; o nível de consciência sobre a natureza moralizadora da ação escolar e suas materializações; etc.. Depreendemos, a partir da interpretação dos dados, que a construção de uma ambiência de paz e de solidariedade não exclui o conflito e as contradições, mas, pelo contrário, faz deles alvos de reflexões, que suscitam um constante processo de qualificação e transformação. Grande parte das dificuldades enfrentadas, para instalação de um ethos solidário, encontrou raízes no fechamento ao diálogo e na resistência às mudanças significativas. Destarte, a existência da censura subliminar aos assuntos (tratáveis e intratáveis) levava à sensação de normalidade artificial, que pouco contribuía para efetivação de comunicações assertivas. Além disso, constatamos a existência de um canal comunicativo, de fluxo rápido (rádio corredor), onde os assuntos intratáveis circulavam sem qualquer censura. Porém, quando as situações, de difícil trato, eram enfrentadas, de forma crítico-reflexiva, a realidade escolar perdeu o seu ar de calma artificial e ganhou uma dinâmica singular, onde os sentimentos, antes sufocados, puderam vir à tona e deixaram de existir conteúdos vedados à comunicação. O trabalho de educação das emoções desenvolvido contribuiu, significativamente, para a redução da freqüência de comportamentos de “queixa” e de “culpabilização” do outro. A atividade de planejamento da ação pedagógica foi feita com relativa autonomia. Entretanto, em alguns casos, as docentes, apresentaram inabilidade na explicitação de sua intencionalidade (objetivos), ora por insuficiência argumentativa, ora por inconsistência teórica. Tal fato desembocou numa dificuldade, relativamente generalizada, de avaliar a aprendizagem dos educandos e de se auto-avaliar. Outrossim, instrumentos didáticos como: relatórios individuais, portfólios, “diários de bordo” e o Conselho de Classe, quando utilizados de forma coordenada e concomitante, forneceram um suporte consistente ao processo reflexivo e ao redimensionamento da ação pedagógica. A comunidade escolar mostrou-se consciente de que somente uma ambiência escolar, onde as trocas empreendidas sejam, preponderantemente, de respeito mutuo e de cooperação, pode ensejar níveis elevados de autonomia e de autoconsciência, possível num ethos resultante do equilíbrio móvel entre a razão e a emoção. Assim, independente do paradigma de Educação Ético-Moral anunciado, o mais importante é que conduza a uma nova postura ética individual, a uma atitude crítico-reflexiva, em todos os âmbitos de atividade humana, e, principalmente, na educação. Em suma, a busca, desse novo ethos, como constatamos, pode não ser uma solução fácil, mágica e final, mas, sem dúvida, é um começo promissor de um processo mutante, necessariamente, inacabado.
publishDate 2005
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2005-07-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-05T21:24:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-05T21:24:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29798
dc.identifier.other.none.fl_str_mv Tese
identifier_str_mv Tese
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Faced/UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29798/1/Tese_Natalia_vol_1.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29798/2/Tese_Natalia_vol_2.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29798/3/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29798/4/Tese_Natalia_vol_1.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29798/5/Tese_Natalia_vol_2.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 85a0b51baa428d121cdd6b0b0beff380
abf79daee3457fc8dd897d2d7337031f
690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0
71f36cd727239a0e59194dc278988e97
3784edcf9782c2e37bac2cd38a846cc6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502683793719296