As donas e as vozes: uma interpretação sociológica do sucesso das estrelas- intérpretes no carnaval de Salvador.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marilda de Santana
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10511
Resumo: 373f.
id UFBA-2_ba0a237fa656ad43d935c6894f7bee1f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/10511
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Silva, Marilda de SantanaSilva, Marilda de SantanaMoura, Milton Araújo2013-05-08T11:45:53Z2013-05-08T11:45:53Z2007http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10511373f.Este estudo trata das estrelas da axé music, da música do Carnaval de Salvador. Investiga-se a participação dessas estrelas-intérpretes na construção de um tipo de representação da sociedade baiana, entendendo aí como Bahia a capital e seu Recôncavo. Esta versão, que alcançou visibilidade nas últimas décadas, vem sendo chamada, tanto na mídia como no próprio campo acadêmico, de baianidade. Toma-se como origem da participação destacada dessas artistas na cena do Carnaval a tradição construída em torno do tipo a baiana, que se pode observar desde o século XIX na literatura escrita no Rio de Janeiro e principalmente no teatro de revista e no cinema do século XX. A pesquisa ressalta a participação especial destas artistas no Carnaval e traça a continuidade entre aquele período e o atual. A metodologia se constrói no diálogo com diversos autores, a maioria deles ligados aos Estudos Culturais. Entretanto, a inspiração mais vigorosa corresponde à obra de Edgard Morin, sobretudo o seu conceito de estrela. No âmbito da cidade do Salvador – mais particularmente, do seu Carnaval –, a partir da segunda metade da década de 1980, constitui-se num novo modelo de organização das práticas artísticas, contribuindo para uma nova configuração da indústria da música e do Carnaval e oportunizando o aparecimento da intérprete/estrela neste ambiente. Esta nova configuração se verifica em três perfis: Daniela Mercury, Margareth Menezes e Ivete Sangalo. Analisa-se pormenorizadamente a trajetória de cada uma destas estrelasintérpretes, no sentido de identificar os elementos constitutivos do seu êxito. Fundamentalmente, trata-se da capacidade de estabelecer-se enquanto autoras e gestoras de suas carreiras.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-04-15T11:19:11Z No. of bitstreams: 1 Tese Marilda Silvaseg.pdf: 3613601 bytes, checksum: 2edb2fef1655813abe499c509920a048 (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles(rodrigomei@ufba.br) on 2013-05-08T11:45:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Marilda Silvaseg.pdf: 3613601 bytes, checksum: 2edb2fef1655813abe499c509920a048 (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-08T11:45:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Marilda Silvaseg.pdf: 3613601 bytes, checksum: 2edb2fef1655813abe499c509920a048 (MD5) Previous issue date: 2007SalvadorPrograma de Pós- Graduação em Ciências Sociais da UFBAAxé musicCarnavalIvete SangaloMargareth MenezesDaniela MercuryAxé musicCarnivalEstrelaAs donas e as vozes: uma interpretação sociológica do sucesso das estrelas- intérpretes no carnaval de Salvador.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese Marilda Silvaseg.pdfTese Marilda Silvaseg.pdfapplication/pdf3613601https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10511/1/Tese%20Marilda%20Silvaseg.pdf2edb2fef1655813abe499c509920a048MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10511/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52ri/105112022-07-05 14:02:53.142oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:02:53Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As donas e as vozes: uma interpretação sociológica do sucesso das estrelas- intérpretes no carnaval de Salvador.
title As donas e as vozes: uma interpretação sociológica do sucesso das estrelas- intérpretes no carnaval de Salvador.
spellingShingle As donas e as vozes: uma interpretação sociológica do sucesso das estrelas- intérpretes no carnaval de Salvador.
Silva, Marilda de Santana
Axé music
Carnaval
Ivete Sangalo
Margareth Menezes
Daniela Mercury
Axé music
Carnival
Estrela
title_short As donas e as vozes: uma interpretação sociológica do sucesso das estrelas- intérpretes no carnaval de Salvador.
title_full As donas e as vozes: uma interpretação sociológica do sucesso das estrelas- intérpretes no carnaval de Salvador.
title_fullStr As donas e as vozes: uma interpretação sociológica do sucesso das estrelas- intérpretes no carnaval de Salvador.
title_full_unstemmed As donas e as vozes: uma interpretação sociológica do sucesso das estrelas- intérpretes no carnaval de Salvador.
title_sort As donas e as vozes: uma interpretação sociológica do sucesso das estrelas- intérpretes no carnaval de Salvador.
author Silva, Marilda de Santana
author_facet Silva, Marilda de Santana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marilda de Santana
Silva, Marilda de Santana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura, Milton Araújo
contributor_str_mv Moura, Milton Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Axé music
Carnaval
Ivete Sangalo
Margareth Menezes
Daniela Mercury
Axé music
Carnival
Estrela
topic Axé music
Carnaval
Ivete Sangalo
Margareth Menezes
Daniela Mercury
Axé music
Carnival
Estrela
description 373f.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-08T11:45:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-05-08T11:45:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10511
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais da UFBA
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais da UFBA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10511/1/Tese%20Marilda%20Silvaseg.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10511/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2edb2fef1655813abe499c509920a048
1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459433642033152