O lugar social do ensino do ballet clássico: Etnografia da linguagem, da corporalidade e do poder na incorporação de uma técnica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marulanda, Daniela Botero
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17450
Resumo: Esta pesquisa pretende criar um diálogo entre as artes cênicas e a antropologia da dança. A partir de um estudo etnográfico em escolas de ballet clássico em Salvador analisam- se as formas como é incorporada a técnica a partir de elementos como os usos da linguagem metafórica e a construção de corporalidades. Metodologicamente a pesquisa retoma conceitos da etnografia e da etnometodologia para analisar descrições e relatos, fazendo ênfase nos sentidos implícitos dentro das formas como se descreve a prática. A pesquisa utiliza relatos da minha experiência como bailarina e ao mesmo tempo dialoga com relatos de professoras e alunas recolhidos durante o trabalho de campo. A pesquisa preocupa-se em questionar afirmações do senso comum sobre o ballet clássico como seu caráter universal, a necessidade de uma corporalidade homogênea, assim como conceitos de beleza e sensibilidade que são utilizados cotidianamente dentro das aulas de dança. A partir de um diálogo com posturas teóricas da antropologia da dança procura-se entender o contexto no qual este senso comum foi construído. O diálogo entre disciplinas pretende também ressaltar as formas como a dança e seus usos sociais encontram-se inseridas dentro de relações de poder que reproduzem noções de dominação de umas culturas sobre outras. Finalmente, esta pesquisa conclui que mesmo as opiniões das pessoas envolvidas na prática do ballet estejam divididas entre a percepção do ballet como universal e como estranho, o aprendizado do ballet é uma experiência tanto familiar quanto estranha. Por isso, é necessário, rastrear os potenciais políticos e poéticos e reconhecer aprática dentro desta tensão.
id UFBA-2_bb430cba74d9199bd96f3f31c47b5d86
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/17450
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Marulanda, Daniela BoteroMarulanda, Daniela BoteroOliveira, Érico José Souza deAmoroso, Daniela MariaCamargo, Giselle Guilhon2015-04-22T12:11:41Z2015-04-22T12:11:41Z2015-04-222015-03-30793.3http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17450Esta pesquisa pretende criar um diálogo entre as artes cênicas e a antropologia da dança. A partir de um estudo etnográfico em escolas de ballet clássico em Salvador analisam- se as formas como é incorporada a técnica a partir de elementos como os usos da linguagem metafórica e a construção de corporalidades. Metodologicamente a pesquisa retoma conceitos da etnografia e da etnometodologia para analisar descrições e relatos, fazendo ênfase nos sentidos implícitos dentro das formas como se descreve a prática. A pesquisa utiliza relatos da minha experiência como bailarina e ao mesmo tempo dialoga com relatos de professoras e alunas recolhidos durante o trabalho de campo. A pesquisa preocupa-se em questionar afirmações do senso comum sobre o ballet clássico como seu caráter universal, a necessidade de uma corporalidade homogênea, assim como conceitos de beleza e sensibilidade que são utilizados cotidianamente dentro das aulas de dança. A partir de um diálogo com posturas teóricas da antropologia da dança procura-se entender o contexto no qual este senso comum foi construído. O diálogo entre disciplinas pretende também ressaltar as formas como a dança e seus usos sociais encontram-se inseridas dentro de relações de poder que reproduzem noções de dominação de umas culturas sobre outras. Finalmente, esta pesquisa conclui que mesmo as opiniões das pessoas envolvidas na prática do ballet estejam divididas entre a percepção do ballet como universal e como estranho, o aprendizado do ballet é uma experiência tanto familiar quanto estranha. Por isso, é necessário, rastrear os potenciais políticos e poéticos e reconhecer aprática dentro desta tensão.Submitted by Daniela Botero (danielabotero@gmail.com) on 2015-04-17T12:58:26Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_DBM.pdf: 1385555 bytes, checksum: 8dbe8bc25772d661015ed120ba97c248 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2015-04-22T12:11:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertacao_DBM.pdf: 1385555 bytes, checksum: 8dbe8bc25772d661015ed120ba97c248 (MD5)Made available in DSpace on 2015-04-22T12:11:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_DBM.pdf: 1385555 bytes, checksum: 8dbe8bc25772d661015ed120ba97c248 (MD5)Bolsista CapesDançaDança - Estudo e ensinoBaléCorpo - MovimentoLinguagem corporal na arteantropologia da dançaO lugar social do ensino do ballet clássico: Etnografia da linguagem, da corporalidade e do poder na incorporação de uma técnicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de TeatroEscola de DançaPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALdissertacao_DBM.pdfdissertacao_DBM.pdfapplication/pdf1385555https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17450/1/dissertacao_DBM.pdf8dbe8bc25772d661015ed120ba97c248MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17450/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTdissertacao_DBM.pdf.txtdissertacao_DBM.pdf.txtExtracted texttext/plain318523https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17450/3/dissertacao_DBM.pdf.txt2c380ad2396431009ecc57bdb9f43427MD53ri/174502022-07-05 14:04:23.025oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:23Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O lugar social do ensino do ballet clássico: Etnografia da linguagem, da corporalidade e do poder na incorporação de uma técnica
title O lugar social do ensino do ballet clássico: Etnografia da linguagem, da corporalidade e do poder na incorporação de uma técnica
spellingShingle O lugar social do ensino do ballet clássico: Etnografia da linguagem, da corporalidade e do poder na incorporação de uma técnica
Marulanda, Daniela Botero
Dança
Dança - Estudo e ensino
Balé
Corpo - Movimento
Linguagem corporal na arte
antropologia da dança
title_short O lugar social do ensino do ballet clássico: Etnografia da linguagem, da corporalidade e do poder na incorporação de uma técnica
title_full O lugar social do ensino do ballet clássico: Etnografia da linguagem, da corporalidade e do poder na incorporação de uma técnica
title_fullStr O lugar social do ensino do ballet clássico: Etnografia da linguagem, da corporalidade e do poder na incorporação de uma técnica
title_full_unstemmed O lugar social do ensino do ballet clássico: Etnografia da linguagem, da corporalidade e do poder na incorporação de uma técnica
title_sort O lugar social do ensino do ballet clássico: Etnografia da linguagem, da corporalidade e do poder na incorporação de uma técnica
author Marulanda, Daniela Botero
author_facet Marulanda, Daniela Botero
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marulanda, Daniela Botero
Marulanda, Daniela Botero
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Érico José Souza de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Amoroso, Daniela Maria
Camargo, Giselle Guilhon
contributor_str_mv Oliveira, Érico José Souza de
Amoroso, Daniela Maria
Camargo, Giselle Guilhon
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Dança
topic Dança
Dança - Estudo e ensino
Balé
Corpo - Movimento
Linguagem corporal na arte
antropologia da dança
dc.subject.por.fl_str_mv Dança - Estudo e ensino
Balé
Corpo - Movimento
Linguagem corporal na arte
antropologia da dança
description Esta pesquisa pretende criar um diálogo entre as artes cênicas e a antropologia da dança. A partir de um estudo etnográfico em escolas de ballet clássico em Salvador analisam- se as formas como é incorporada a técnica a partir de elementos como os usos da linguagem metafórica e a construção de corporalidades. Metodologicamente a pesquisa retoma conceitos da etnografia e da etnometodologia para analisar descrições e relatos, fazendo ênfase nos sentidos implícitos dentro das formas como se descreve a prática. A pesquisa utiliza relatos da minha experiência como bailarina e ao mesmo tempo dialoga com relatos de professoras e alunas recolhidos durante o trabalho de campo. A pesquisa preocupa-se em questionar afirmações do senso comum sobre o ballet clássico como seu caráter universal, a necessidade de uma corporalidade homogênea, assim como conceitos de beleza e sensibilidade que são utilizados cotidianamente dentro das aulas de dança. A partir de um diálogo com posturas teóricas da antropologia da dança procura-se entender o contexto no qual este senso comum foi construído. O diálogo entre disciplinas pretende também ressaltar as formas como a dança e seus usos sociais encontram-se inseridas dentro de relações de poder que reproduzem noções de dominação de umas culturas sobre outras. Finalmente, esta pesquisa conclui que mesmo as opiniões das pessoas envolvidas na prática do ballet estejam divididas entre a percepção do ballet como universal e como estranho, o aprendizado do ballet é uma experiência tanto familiar quanto estranha. Por isso, é necessário, rastrear os potenciais políticos e poéticos e reconhecer aprática dentro desta tensão.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-03-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-22T12:11:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-04-22T12:11:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17450
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 793.3
identifier_str_mv 793.3
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
Escola de Dança
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
Escola de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17450/1/dissertacao_DBM.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17450/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17450/3/dissertacao_DBM.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8dbe8bc25772d661015ed120ba97c248
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
2c380ad2396431009ecc57bdb9f43427
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459497508700160