Na trilha do cangaço: as representações das relações de gênero nos filmes 'Corisco e Dadá' e 'Baile perfumado'
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6243 |
Resumo: | Rubim, Linda Silva Oliveira ver Rubim, Lindinalva Silva Oliveira |
id |
UFBA-2_bb583c29412077960147eb6d34ad5bb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/6243 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Santos, Dalila Carla dosSantos, Dalila Carla dosRubim, Linda Silva Oliveira2012-06-27T19:58:54Z2012-06-27T19:58:54Z2012-03-22http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6243Rubim, Linda Silva Oliveira ver Rubim, Lindinalva Silva OliveiraO cinema brasileiro é admirador do movimento do cangaço a décadas. Muitas são as narrativas em que este tema e seus personagens são centrais. A maioria dos filmes traz os homens como protagonistas destes filmes, o que não significa que não aja espaço para as mulheres. O presente estudo buscou mostrar como os filmes Corisco e Dadá (1996) e Baile Perfumado (1997) fogem à regra desta representação do cangaço como um movimento de participação exclusiva de homens. Mais do que isso, estas películas oferecem enredos sobre as relações de gênero presentes nestes filmes. O objetivo desta pesquisa foi perceber como são construídas estas representações das relações de gênero entre Corisco e Dadá; Lampião e Maria Bonita nas referidas obras. As análises mostraram que existem quebras nos padrões patriarcais e machistas vivenciadas no contexto da época destas histórias, décadas de 1920 e 1930, em produções realizadas na década em 1990, no chamado “Cinema da Retomada”. Além disso, buscou-se avaliar como as identidades destes personagens foram construídas nos filmes. Para tanto, este estudo lançou mão dos estudos feministas, embasado principalmente nas discussões sobre patriarcado e gênero; e da teoria das representações sociais. Assim, foi possível concluir que o cinema nacional é uma ferramenta de diminuição das tensões referentes aos papéis e relações de gênero, possibilitando a aparição de outras linhas de representações e construções de identidades dos seus personagens. Nas películas que serviram de corpus deste estudo, vemos os cangaceiros e cangaceiras também como homens e mulheres, constituídos de sentimentos como afeto, amizade, companheirismo. Podemos enxergar estas personalidades sem as armaduras de guerreiros, visualizar os seres humanos por debaixo dos bornais e armas.Submitted by Rangel Sousa Jamile Kelly (jamile.kelly@ufba.br) on 2012-06-27T19:58:54Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Final.pdf: 927235 bytes, checksum: b28c1a3cd941c8a684f103f06beaadb3 (MD5)Made available in DSpace on 2012-06-27T19:58:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Final.pdf: 927235 bytes, checksum: b28c1a3cd941c8a684f103f06beaadb3 (MD5)FAPESBSalvadorcinema nacionalgênerocangaçopatriarcadorepresentaçãoNa trilha do cangaço: as representações das relações de gênero nos filmes 'Corisco e Dadá' e 'Baile perfumado'info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação Final.pdfDissertação Final.pdfapplication/pdf927235https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/6243/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdfb28c1a3cd941c8a684f103f06beaadb3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/6243/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXTDissertação Final.pdf.txtDissertação Final.pdf.txtExtracted texttext/plain281088https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/6243/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf.txt8bb39cdb28238214f704b3d60fe05392MD53ri/62432022-07-05 14:03:45.917oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:45Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Na trilha do cangaço: as representações das relações de gênero nos filmes 'Corisco e Dadá' e 'Baile perfumado' |
title |
Na trilha do cangaço: as representações das relações de gênero nos filmes 'Corisco e Dadá' e 'Baile perfumado' |
spellingShingle |
Na trilha do cangaço: as representações das relações de gênero nos filmes 'Corisco e Dadá' e 'Baile perfumado' Santos, Dalila Carla dos cinema nacional gênero cangaço patriarcado representação |
title_short |
Na trilha do cangaço: as representações das relações de gênero nos filmes 'Corisco e Dadá' e 'Baile perfumado' |
title_full |
Na trilha do cangaço: as representações das relações de gênero nos filmes 'Corisco e Dadá' e 'Baile perfumado' |
title_fullStr |
Na trilha do cangaço: as representações das relações de gênero nos filmes 'Corisco e Dadá' e 'Baile perfumado' |
title_full_unstemmed |
Na trilha do cangaço: as representações das relações de gênero nos filmes 'Corisco e Dadá' e 'Baile perfumado' |
title_sort |
Na trilha do cangaço: as representações das relações de gênero nos filmes 'Corisco e Dadá' e 'Baile perfumado' |
author |
Santos, Dalila Carla dos |
author_facet |
Santos, Dalila Carla dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Dalila Carla dos Santos, Dalila Carla dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rubim, Linda Silva Oliveira |
contributor_str_mv |
Rubim, Linda Silva Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cinema nacional gênero cangaço patriarcado representação |
topic |
cinema nacional gênero cangaço patriarcado representação |
description |
Rubim, Linda Silva Oliveira ver Rubim, Lindinalva Silva Oliveira |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-06-27T19:58:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-06-27T19:58:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6243 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/6243/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/6243/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/6243/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b28c1a3cd941c8a684f103f06beaadb3 1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9 8bb39cdb28238214f704b3d60fe05392 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459402243473408 |