Os livros nas teses: implicações político-epistemológicas no saber da Ciência da Informação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7904 |
Resumo: | A pesquisa nasce no bojo do presente debate, ainda incipiente, acerca do livro no campo acadêmico-científico. Busca apresentar o forte papel do livro, enquanto produção (producere), para o desenvolvimento da ciência, dando especial relevo aos saberes humanísticos, onde se encontra classificatoriamente a Ciência da Informação. A pesquisa manifesta o papel simbólico influenciador do livro para a noção de documento. No contexto da ciência, o livro circula como documento pelas teias políticas e epistemológicas, regidas pelos regimes de informação, isto é, pelos dispositivos disciplinares que estabilizam os discursos. Num campo científico como o da Ciência da Informação, o livro desempenha o papel central na estabilização dos discursos, na incorporação de habitus, na exposição de similitudes (análogon, paradeigma), isto é, na produção do saber, pois é artefato de gosto constituído pelos agentes do campo científico. Outro documento de forte conotação simbólica para um campo científico são as teses, tipo documental que reproduz o saber do campo para então constituir seus próprios traços. A reprodução do saber nesta pesquisa foi simbolizada mimeticamente pelas citações aos livros feitas pelas teses, tendo nesta interrelação o foco central do estudo. Desta maneira, as estratégias metodológicas foram traçadas da seguinte maneira: o método procedimental foi o comparativo, tendo a unicidade do objeto de análise, os livros, abordados no contexto contrastivo da produção e da reprodução do saber da Ciência da Informação; também foi aplicada a técnica documental junto aos cadernos de indicadores para identificar os livros produzidos pelos programas de pós-graduação em Ciência da Informação – PPGCIs – (1998-2009), assim como, também junto aos cadernos de indicadores, foram levantadas as teses defendidas no triênio 2007-2009; para o acesso aos documentos completos das teses foram efetuadas buscas nas Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações, nos próprios sítios dos programas, nos mecanismos de busca na web e, em última instância, por contato via correio eletrônico com os autores das teses; aliada à técnica documental foi feita a análise das citações das teses, tendo como referência os livros citados. Foram identificados 127 livros, sendo 58 monográficos e 69 coletâneas produzidas pelos 14 PPGCIs analisados, entre 1998 e 2009. Foram identificadas 91 teses entre os 5 PPGCIs analisados (2007-2009), encontrando-se 16.253 citações, sendo 6.316 a livros, fonte mais citada entre as teses. Além dos livros produzidos pelos PPGCIs, foram analisados os livros de uma maneira geral citados nas teses. Os resultados mostraram uma baixa frequência dos livros produzidos pelos PPGCIs nas teses, sendo as coletâneas mais citadas que os monográficos. Numa perspectiva geral, os livros da Ciência da Informação não apresentam grandes índices de citações, mas estão mencionados entre os mais citados. Os livros dos diversos saberes humanísticos aparecem dialogicamente com os da Ciência da Informação. Por fim, conclui-se que a informação enquanto mesmidade faz da Ciência da Informação um saber aberto, sendo no mundo com os outros saberes, o que implica conflitos epistemológicos com a estrutura política da ciência, herdeira da separação dos saberes. |
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Menezes, Vinícios Souza deMenezes, Vinícios Souza deOddone, Nanci2013-01-16T14:17:57Z2013-01-16T14:17:57Z2013-01-16http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7904A pesquisa nasce no bojo do presente debate, ainda incipiente, acerca do livro no campo acadêmico-científico. Busca apresentar o forte papel do livro, enquanto produção (producere), para o desenvolvimento da ciência, dando especial relevo aos saberes humanísticos, onde se encontra classificatoriamente a Ciência da Informação. A pesquisa manifesta o papel simbólico influenciador do livro para a noção de documento. No contexto da ciência, o livro circula como documento pelas teias políticas e epistemológicas, regidas pelos regimes de informação, isto é, pelos dispositivos disciplinares que estabilizam os discursos. 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Desta maneira, as estratégias metodológicas foram traçadas da seguinte maneira: o método procedimental foi o comparativo, tendo a unicidade do objeto de análise, os livros, abordados no contexto contrastivo da produção e da reprodução do saber da Ciência da Informação; também foi aplicada a técnica documental junto aos cadernos de indicadores para identificar os livros produzidos pelos programas de pós-graduação em Ciência da Informação – PPGCIs – (1998-2009), assim como, também junto aos cadernos de indicadores, foram levantadas as teses defendidas no triênio 2007-2009; para o acesso aos documentos completos das teses foram efetuadas buscas nas Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações, nos próprios sítios dos programas, nos mecanismos de busca na web e, em última instância, por contato via correio eletrônico com os autores das teses; aliada à técnica documental foi feita a análise das citações das teses, tendo como referência os livros citados. Foram identificados 127 livros, sendo 58 monográficos e 69 coletâneas produzidas pelos 14 PPGCIs analisados, entre 1998 e 2009. Foram identificadas 91 teses entre os 5 PPGCIs analisados (2007-2009), encontrando-se 16.253 citações, sendo 6.316 a livros, fonte mais citada entre as teses. Além dos livros produzidos pelos PPGCIs, foram analisados os livros de uma maneira geral citados nas teses. Os resultados mostraram uma baixa frequência dos livros produzidos pelos PPGCIs nas teses, sendo as coletâneas mais citadas que os monográficos. Numa perspectiva geral, os livros da Ciência da Informação não apresentam grandes índices de citações, mas estão mencionados entre os mais citados. Os livros dos diversos saberes humanísticos aparecem dialogicamente com os da Ciência da Informação. Por fim, conclui-se que a informação enquanto mesmidade faz da Ciência da Informação um saber aberto, sendo no mundo com os outros saberes, o que implica conflitos epistemológicos com a estrutura política da ciência, herdeira da separação dos saberes.Submitted by Duarte Zeny (zenydu@gmail.com) on 2013-01-16T14:17:57Z No. of bitstreams: 1 Livros nas teses_implicações político-epistemológicas_Vinícios.pdf: 2735101 bytes, checksum: 225f14ffc4a7119126549fd39c80cf0c (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-16T14:17:57Z (GMT). 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