A constituição do ethos e da cenografia nos festivais do circuito baiano da viola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andréa Betânia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12036
Resumo: 180 f.
id UFBA-2_bc2cdfac5fcea27080232e8f89ec2e1b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/12036
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Silva, Andréa BetâniaSilva, Andréa BetâniaHeine, Lícia Maria Bahia2013-06-27T20:55:32Z2013-06-27T20:55:32Z2013-06-27http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12036180 f.Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise sobre o ethos e a cenografia, presentes nos repentes, produzidos nos Festivais de Violeiros do Circuito Baiano da Viola, mais especificamente no festival realizado em Serrinha (BA), em 16 de dezembro de 2006. Para tanto, empreendeu-se a análise do corpus composto por quatro repentes, produzidos e protagonizados por cada uma das duplas envolvidas no evento. Gênero representante da literatura oral, mesmo numa sociedade prenhe de escrita, o repente figura como uma poesia construída no momento em que se apresenta ao público, mas sofre mudanças no seu processo de enunciação, conforme seja produzido numa cantoria de pé-de-parede ou num festival de violeiros. Com o intuito de atingir os objetivos colimados, utilizaram-se, como fundamentação teórica, os pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa desenvolvida por Maingueneau, a partir dos conceitos de ethos e cenografia ([2004] 2006a, 2006b, [2002] 2006c, [1984] 2005a, 2005b, [1998] 2005c, 2001a, 2001b, 1997). Além disso, também se recorreu à Nova Retórica, consoante os conceitos de auditório, apresentados por Perelman e Olbrechts-Tyteca ([1958] 2004, 1996), e da noção de performance, segundo Zumthor (2005, 2000, 1997, 1989). A análise empreendida revelou que a imagem dos repentistas apresenta homens que defendem valores como fidelidade, respeito, sinceridade,família, amizade, coragem, valentia, além de admirarem colegas consagrados no universo da cantoria. Indicou que ser cantador envolve uma série de elementos que vai desde saber segurar a viola à rapidez na produção dos pés, elemento básico na construção dos repentes,também denominado linha, passa ainda pelo domínio dos gêneros envolvidos na arte do improviso, revelando-os, também, filiados a formações discursivas cuja constituição apresenta estereótipos referentes à mulher, ao homossexual e ao negro.Submitted by Cynthia Nascimento (cyngabe@ufba.br) on 2013-06-26T14:28:23Z No. of bitstreams: 1 Andréa Betânia da Silva.pdf: 1767284 bytes, checksum: d67d6c9cd1c9a2fbb13fe86d49964eb9 (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva(sivalda@ufba.br) on 2013-06-27T20:55:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Andréa Betânia da Silva.pdf: 1767284 bytes, checksum: d67d6c9cd1c9a2fbb13fe86d49964eb9 (MD5)Made available in DSpace on 2013-06-27T20:55:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andréa Betânia da Silva.pdf: 1767284 bytes, checksum: d67d6c9cd1c9a2fbb13fe86d49964eb9 (MD5)Universidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2008.EthosCenografiaPerformance (Arte)RepentistasFestivais de violeiros.Análise do discursoRetóricaCenografia e cenáriosMúsicaA constituição do ethos e da cenografia nos festivais do circuito baiano da violainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12036/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52ORIGINALAndréa Betânia da Silva.pdfAndréa Betânia da Silva.pdfapplication/pdf1767284https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12036/1/Andr%c3%a9a%20Bet%c3%a2nia%20da%20Silva.pdfd67d6c9cd1c9a2fbb13fe86d49964eb9MD51TEXTAndréa Betânia da Silva.pdf.txtAndréa Betânia da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain417229https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12036/3/Andr%c3%a9a%20Bet%c3%a2nia%20da%20Silva.pdf.txt39fa0210943ca9fc7d9531ea3454a56aMD53ri/120362022-07-05 14:03:46.894oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:46Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A constituição do ethos e da cenografia nos festivais do circuito baiano da viola
title A constituição do ethos e da cenografia nos festivais do circuito baiano da viola
spellingShingle A constituição do ethos e da cenografia nos festivais do circuito baiano da viola
Silva, Andréa Betânia
Ethos
Cenografia
Performance (Arte)
Repentistas
Festivais de violeiros.
Análise do discurso
Retórica
Cenografia e cenários
Música
title_short A constituição do ethos e da cenografia nos festivais do circuito baiano da viola
title_full A constituição do ethos e da cenografia nos festivais do circuito baiano da viola
title_fullStr A constituição do ethos e da cenografia nos festivais do circuito baiano da viola
title_full_unstemmed A constituição do ethos e da cenografia nos festivais do circuito baiano da viola
title_sort A constituição do ethos e da cenografia nos festivais do circuito baiano da viola
author Silva, Andréa Betânia
author_facet Silva, Andréa Betânia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andréa Betânia
Silva, Andréa Betânia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Heine, Lícia Maria Bahia
contributor_str_mv Heine, Lícia Maria Bahia
dc.subject.por.fl_str_mv Ethos
Cenografia
Performance (Arte)
Repentistas
Festivais de violeiros.
Análise do discurso
Retórica
Cenografia e cenários
Música
topic Ethos
Cenografia
Performance (Arte)
Repentistas
Festivais de violeiros.
Análise do discurso
Retórica
Cenografia e cenários
Música
description 180 f.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-27T20:55:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-27T20:55:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12036
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12036/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12036/1/Andr%c3%a9a%20Bet%c3%a2nia%20da%20Silva.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12036/3/Andr%c3%a9a%20Bet%c3%a2nia%20da%20Silva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9
d67d6c9cd1c9a2fbb13fe86d49964eb9
39fa0210943ca9fc7d9531ea3454a56a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459450022887424