A constituição do ethos e da cenografia nos festivais do circuito baiano da viola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12036 |
Resumo: | 180 f. |
id |
UFBA-2_bc2cdfac5fcea27080232e8f89ec2e1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/12036 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Silva, Andréa BetâniaSilva, Andréa BetâniaHeine, Lícia Maria Bahia2013-06-27T20:55:32Z2013-06-27T20:55:32Z2013-06-27http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12036180 f.Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise sobre o ethos e a cenografia, presentes nos repentes, produzidos nos Festivais de Violeiros do Circuito Baiano da Viola, mais especificamente no festival realizado em Serrinha (BA), em 16 de dezembro de 2006. Para tanto, empreendeu-se a análise do corpus composto por quatro repentes, produzidos e protagonizados por cada uma das duplas envolvidas no evento. Gênero representante da literatura oral, mesmo numa sociedade prenhe de escrita, o repente figura como uma poesia construída no momento em que se apresenta ao público, mas sofre mudanças no seu processo de enunciação, conforme seja produzido numa cantoria de pé-de-parede ou num festival de violeiros. Com o intuito de atingir os objetivos colimados, utilizaram-se, como fundamentação teórica, os pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa desenvolvida por Maingueneau, a partir dos conceitos de ethos e cenografia ([2004] 2006a, 2006b, [2002] 2006c, [1984] 2005a, 2005b, [1998] 2005c, 2001a, 2001b, 1997). Além disso, também se recorreu à Nova Retórica, consoante os conceitos de auditório, apresentados por Perelman e Olbrechts-Tyteca ([1958] 2004, 1996), e da noção de performance, segundo Zumthor (2005, 2000, 1997, 1989). A análise empreendida revelou que a imagem dos repentistas apresenta homens que defendem valores como fidelidade, respeito, sinceridade,família, amizade, coragem, valentia, além de admirarem colegas consagrados no universo da cantoria. Indicou que ser cantador envolve uma série de elementos que vai desde saber segurar a viola à rapidez na produção dos pés, elemento básico na construção dos repentes,também denominado linha, passa ainda pelo domínio dos gêneros envolvidos na arte do improviso, revelando-os, também, filiados a formações discursivas cuja constituição apresenta estereótipos referentes à mulher, ao homossexual e ao negro.Submitted by Cynthia Nascimento (cyngabe@ufba.br) on 2013-06-26T14:28:23Z No. of bitstreams: 1 Andréa Betânia da Silva.pdf: 1767284 bytes, checksum: d67d6c9cd1c9a2fbb13fe86d49964eb9 (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva(sivalda@ufba.br) on 2013-06-27T20:55:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Andréa Betânia da Silva.pdf: 1767284 bytes, checksum: d67d6c9cd1c9a2fbb13fe86d49964eb9 (MD5)Made available in DSpace on 2013-06-27T20:55:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andréa Betânia da Silva.pdf: 1767284 bytes, checksum: d67d6c9cd1c9a2fbb13fe86d49964eb9 (MD5)Universidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2008.EthosCenografiaPerformance (Arte)RepentistasFestivais de violeiros.Análise do discursoRetóricaCenografia e cenáriosMúsicaA constituição do ethos e da cenografia nos festivais do circuito baiano da violainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12036/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52ORIGINALAndréa Betânia da Silva.pdfAndréa Betânia da Silva.pdfapplication/pdf1767284https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12036/1/Andr%c3%a9a%20Bet%c3%a2nia%20da%20Silva.pdfd67d6c9cd1c9a2fbb13fe86d49964eb9MD51TEXTAndréa Betânia da Silva.pdf.txtAndréa Betânia da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain417229https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12036/3/Andr%c3%a9a%20Bet%c3%a2nia%20da%20Silva.pdf.txt39fa0210943ca9fc7d9531ea3454a56aMD53ri/120362022-07-05 14:03:46.894oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:46Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A constituição do ethos e da cenografia nos festivais do circuito baiano da viola |
title |
A constituição do ethos e da cenografia nos festivais do circuito baiano da viola |
spellingShingle |
A constituição do ethos e da cenografia nos festivais do circuito baiano da viola Silva, Andréa Betânia Ethos Cenografia Performance (Arte) Repentistas Festivais de violeiros. Análise do discurso Retórica Cenografia e cenários Música |
title_short |
A constituição do ethos e da cenografia nos festivais do circuito baiano da viola |
title_full |
A constituição do ethos e da cenografia nos festivais do circuito baiano da viola |
title_fullStr |
A constituição do ethos e da cenografia nos festivais do circuito baiano da viola |
title_full_unstemmed |
A constituição do ethos e da cenografia nos festivais do circuito baiano da viola |
title_sort |
A constituição do ethos e da cenografia nos festivais do circuito baiano da viola |
author |
Silva, Andréa Betânia |
author_facet |
Silva, Andréa Betânia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andréa Betânia Silva, Andréa Betânia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Heine, Lícia Maria Bahia |
contributor_str_mv |
Heine, Lícia Maria Bahia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ethos Cenografia Performance (Arte) Repentistas Festivais de violeiros. Análise do discurso Retórica Cenografia e cenários Música |
topic |
Ethos Cenografia Performance (Arte) Repentistas Festivais de violeiros. Análise do discurso Retórica Cenografia e cenários Música |
description |
180 f. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-27T20:55:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-06-27T20:55:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12036 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12036/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12036/1/Andr%c3%a9a%20Bet%c3%a2nia%20da%20Silva.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12036/3/Andr%c3%a9a%20Bet%c3%a2nia%20da%20Silva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9 d67d6c9cd1c9a2fbb13fe86d49964eb9 39fa0210943ca9fc7d9531ea3454a56a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459450022887424 |