Manoel Ignácio de Mendonça Filho e a pintura de marinha na Bahia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21408 |
Resumo: | Nesta pesquisa, propõe-se a estudar sistematicamente a obra artística de Manoel Ignácio de Mendonça Filho, detendo-se na pintura de paisagem marinha e o seu entendimento através da formação do pintor e de sua interação com os interesses da época, assim como sua atuação na diretoria da Escola de Belas Artes da Bahia e suas consequências para a renovação do ensino da arte nesta instituição. Nesse sentido, analisa-se, formal e historicamente, a pintura de marinha de Mendonça Filho, bem como se observa a gestão desse artista na direção da EBA, enfatizando sua política de valorização e melhoria do ensino das Artes. Adotam-se os métodos histórico, comparativo, dedutivo e o regressivo de Bloch, retornando até o século XVII, em que a pintura de marinha aparece desvinculada, como motivo independente, e chegando até a primeira metade do século XX, desenvolvendo a análise e síntese sobre a produção com a temática marinha na Bahia. Para tanto, utilizam-se documentos pertencentes ao Arquivo Histórico da EBA/UFBA, periódicos das bibliotecas e acervos públicos. Fontes primárias, jornais da época e entrevistas foram analisados, contextualizando sua produção artística e estabelecendo relações com a época, identificando elementos comuns à sua contemporaneidade. |
id |
UFBA-2_bd0c2078753e9b5076e2e2fdb62232f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/21408 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Silva, Anderson Marinho daSilva, Anderson Marinho daFreire, Luiz Alberto RibeiroAvancini, José Augusto CostaParaíso, Juarez Marialva Tito MartinsFreire, Luiz Alberto Ribeiro2017-02-13T16:11:52Z2017-02-13T16:11:52Z2017-02-132013CDU – 75 (813.8)http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21408Nesta pesquisa, propõe-se a estudar sistematicamente a obra artística de Manoel Ignácio de Mendonça Filho, detendo-se na pintura de paisagem marinha e o seu entendimento através da formação do pintor e de sua interação com os interesses da época, assim como sua atuação na diretoria da Escola de Belas Artes da Bahia e suas consequências para a renovação do ensino da arte nesta instituição. Nesse sentido, analisa-se, formal e historicamente, a pintura de marinha de Mendonça Filho, bem como se observa a gestão desse artista na direção da EBA, enfatizando sua política de valorização e melhoria do ensino das Artes. Adotam-se os métodos histórico, comparativo, dedutivo e o regressivo de Bloch, retornando até o século XVII, em que a pintura de marinha aparece desvinculada, como motivo independente, e chegando até a primeira metade do século XX, desenvolvendo a análise e síntese sobre a produção com a temática marinha na Bahia. Para tanto, utilizam-se documentos pertencentes ao Arquivo Histórico da EBA/UFBA, periódicos das bibliotecas e acervos públicos. Fontes primárias, jornais da época e entrevistas foram analisados, contextualizando sua produção artística e estabelecendo relações com a época, identificando elementos comuns à sua contemporaneidade.On this research, it is proposed to systematically study the artistic work of Manoel Ignácio de Mendonça Filho, pausing in seascape painting and its understanding through his education and interaction with the interests of the time, as well as his performance at Bahia’s School of Fine Arts and its consequences for the renewal of art teaching in this institution. So, it analyzes, formal and historically Mendonça Filho’s marine paintings, as well as it’s observed the artist’s management at the “EBA” guidance, emphasizing his valuation policy and improvement of the arts education. Are adopted the historic, comparative, deductive and regressive methods of Bloch, coming back to the seventeenth century, when the marine painting appears unrelated, as an independent reason, and coming to the first half of the twentieth century, developing the analysis and synthesis about the production with the marine thematic in Bahia. Therefore, are used documents belonging to the historical archive of “EBA/UFBA”, periodicals from libraries and public collections. Primary sources, newspapers from those times and interviews were analyzed, contextualizing the artistic production and establishing the relations with the time, identifying common elements with the contemporaneity.Submitted by Anderson Marinho da Silva (ams2005@oi.com.br) on 2017-01-29T10:32:33Z No. of bitstreams: 10 Capa ... sumário.pdf: 340053 bytes, checksum: fd462c74a718b3e8f97a1bdde3f3eb17 (MD5) 1 Introdução.pdf: 90132 bytes, checksum: 12d01806bd1db0e538a94b8eb49176aa (MD5) 2 A PINTURA DE MARINHA, SUA ORIGEM E DESENVOLVIMENTO.pdf: 258566 bytes, checksum: c110a3aecc6803845aa7f0f9a2dc5d74 (MD5) 2.2 A PINTURA DE MARINHA E OS PRECURSORES DO IMPRESSIONISMO.pdf: 401388 bytes, checksum: f2589d45404b4254a7893eab0c709e91 (MD5) 3 A PINTURA DE MARINHAS NO BRASIL E NA BAHIA.pdf: 2727993 bytes, checksum: 3d2f042b1378646be92aca368857ea70 (MD5) 4 MANOEL IGNÁCIO DE MENDONÇA FILHO.pdf: 1726774 bytes, checksum: 5e5dba0371aa8320bcf6fa7a3ae9e87e (MD5) 4.2 SALÕES BAIANOS DE BELAS ARTES E ANÁLISE DAS OBRAS.pdf: 5950340 bytes, checksum: cf7d8e3126fbea3cf86a049f1cbb1d7e (MD5) 6 Artista e Gestor.pdf: 412886 bytes, checksum: 05d4bd43e60220e277b2d78ca7640e0c (MD5) 7 Considerações Finais.pdf: 165767 bytes, checksum: 02e12fa0902df574957f862a52452ae3 (MD5) Referências e Anexos.pdf: 1768439 bytes, checksum: d8c9bb6ae422cd7845bc8cd1242861b6 (MD5)Approved for entry into archive by Lêda Costa (lmrcosta@ufba.br) on 2017-02-13T16:11:52Z (GMT) No. of bitstreams: 10 Capa ... sumário.pdf: 340053 bytes, checksum: fd462c74a718b3e8f97a1bdde3f3eb17 (MD5) 1 Introdução.pdf: 90132 bytes, checksum: 12d01806bd1db0e538a94b8eb49176aa (MD5) 2 A PINTURA DE MARINHA, SUA ORIGEM E DESENVOLVIMENTO.pdf: 258566 bytes, checksum: c110a3aecc6803845aa7f0f9a2dc5d74 (MD5) 2.2 A PINTURA DE MARINHA E OS PRECURSORES DO IMPRESSIONISMO.pdf: 401388 bytes, checksum: f2589d45404b4254a7893eab0c709e91 (MD5) 3 A PINTURA DE MARINHAS NO BRASIL E NA BAHIA.pdf: 2727993 bytes, checksum: 3d2f042b1378646be92aca368857ea70 (MD5) 4 MANOEL IGNÁCIO DE MENDONÇA FILHO.pdf: 1726774 bytes, checksum: 5e5dba0371aa8320bcf6fa7a3ae9e87e (MD5) 4.2 SALÕES BAIANOS DE BELAS ARTES E ANÁLISE DAS OBRAS.pdf: 5950340 bytes, checksum: cf7d8e3126fbea3cf86a049f1cbb1d7e (MD5) 6 Artista e Gestor.pdf: 412886 bytes, checksum: 05d4bd43e60220e277b2d78ca7640e0c (MD5) 7 Considerações Finais.pdf: 165767 bytes, checksum: 02e12fa0902df574957f862a52452ae3 (MD5) Referências e Anexos.pdf: 1768439 bytes, checksum: d8c9bb6ae422cd7845bc8cd1242861b6 (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-13T16:11:52Z (GMT). No. of bitstreams: 10 Capa ... sumário.pdf: 340053 bytes, checksum: fd462c74a718b3e8f97a1bdde3f3eb17 (MD5) 1 Introdução.pdf: 90132 bytes, checksum: 12d01806bd1db0e538a94b8eb49176aa (MD5) 2 A PINTURA DE MARINHA, SUA ORIGEM E DESENVOLVIMENTO.pdf: 258566 bytes, checksum: c110a3aecc6803845aa7f0f9a2dc5d74 (MD5) 2.2 A PINTURA DE MARINHA E OS PRECURSORES DO IMPRESSIONISMO.pdf: 401388 bytes, checksum: f2589d45404b4254a7893eab0c709e91 (MD5) 3 A PINTURA DE MARINHAS NO BRASIL E NA BAHIA.pdf: 2727993 bytes, checksum: 3d2f042b1378646be92aca368857ea70 (MD5) 4 MANOEL IGNÁCIO DE MENDONÇA FILHO.pdf: 1726774 bytes, checksum: 5e5dba0371aa8320bcf6fa7a3ae9e87e (MD5) 4.2 SALÕES BAIANOS DE BELAS ARTES E ANÁLISE DAS OBRAS.pdf: 5950340 bytes, checksum: cf7d8e3126fbea3cf86a049f1cbb1d7e (MD5) 6 Artista e Gestor.pdf: 412886 bytes, checksum: 05d4bd43e60220e277b2d78ca7640e0c (MD5) 7 Considerações Finais.pdf: 165767 bytes, checksum: 02e12fa0902df574957f862a52452ae3 (MD5) Referências e Anexos.pdf: 1768439 bytes, checksum: d8c9bb6ae422cd7845bc8cd1242861b6 (MD5)FAPEXHistória da ArteArtes plásticasMendonça Filho, Manoel Ignácio dePinturas marinhasManoel Ignácio de Mendonça Filho e a pintura de marinha na Bahiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de Belas ArtesPrograma de Pós-graduação em Artes VisuaisUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALCapa ... sumário.pdfCapa ... sumário.pdfCapa... sumárioapplication/pdf340053https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/1/Capa%20...%20sum%c3%a1rio.pdffd462c74a718b3e8f97a1bdde3f3eb17MD511 Introdução.pdf1 Introdução.pdfIntroduçãoapplication/pdf90132https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/2/1%20Introdu%c3%a7%c3%a3o.pdf12d01806bd1db0e538a94b8eb49176aaMD522 A PINTURA DE MARINHA, SUA ORIGEM E DESENVOLVIMENTO.pdf2 A PINTURA DE MARINHA, SUA ORIGEM E DESENVOLVIMENTO.pdfapplication/pdf258566https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/3/2%20A%20PINTURA%20DE%20MARINHA%2c%20SUA%20ORIGEM%20E%20DESENVOLVIMENTO.pdfc110a3aecc6803845aa7f0f9a2dc5d74MD532.2 A PINTURA DE MARINHA E OS PRECURSORES DO IMPRESSIONISMO.pdf2.2 A PINTURA DE MARINHA E OS PRECURSORES DO IMPRESSIONISMO.pdf2.2 A PINTURA DE MARINHA E OS PRECURSORES DO IMPRESSIONISMOapplication/pdf401388https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/4/2.2%20A%20PINTURA%20DE%20MARINHA%20E%20OS%20PRECURSORES%20DO%20IMPRESSIONISMO.pdff2589d45404b4254a7893eab0c709e91MD543 A PINTURA DE MARINHAS NO BRASIL E NA BAHIA.pdf3 A PINTURA DE MARINHAS NO BRASIL E NA BAHIA.pdf3 A PINTURA DE MARINHAS NO BRASIL E NA BAHIAapplication/pdf2727993https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/5/3%20A%20PINTURA%20DE%20MARINHAS%20NO%20BRASIL%20E%20NA%20BAHIA.pdf3d2f042b1378646be92aca368857ea70MD554 MANOEL IGNÁCIO DE MENDONÇA FILHO.pdf4 MANOEL IGNÁCIO DE MENDONÇA FILHO.pdf4 MANOEL IGNÁCIO DE MENDONÇA FILHOapplication/pdf1726774https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/6/4%20MANOEL%20IGN%c3%81CIO%20DE%20MENDON%c3%87A%20FILHO.pdf5e5dba0371aa8320bcf6fa7a3ae9e87eMD564.2 SALÕES BAIANOS DE BELAS ARTES E ANÁLISE DAS OBRAS.pdf4.2 SALÕES BAIANOS DE BELAS ARTES E ANÁLISE DAS OBRAS.pdf4.2 SALÕES BAIANOS DE BELAS ARTES E ANÁLISE DAS OBRASapplication/pdf5950340https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/7/4.2%20SAL%c3%95ES%20BAIANOS%20DE%20BELAS%20ARTES%20E%20AN%c3%81LISE%20DAS%20OBRAS.pdfcf7d8e3126fbea3cf86a049f1cbb1d7eMD576 Artista e Gestor.pdf6 Artista e Gestor.pdf6 Artista e Gestorapplication/pdf412886https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/8/6%20Artista%20e%20Gestor.pdf05d4bd43e60220e277b2d78ca7640e0cMD587 Considerações Finais.pdf7 Considerações Finais.pdf7 Considerações Finaisapplication/pdf165767https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/9/7%20Considera%c3%a7%c3%b5es%20Finais.pdf02e12fa0902df574957f862a52452ae3MD59Referências e Anexos.pdfReferências e Anexos.pdfReferências e Anexosapplication/pdf1768439https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/10/Refer%c3%aancias%20e%20Anexos.pdfd8c9bb6ae422cd7845bc8cd1242861b6MD510LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/11/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD511TEXTCapa ... sumário.pdf.txtCapa ... sumário.pdf.txtExtracted texttext/plain30361https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/12/Capa%20...%20sum%c3%a1rio.pdf.txtec9980bf6ca421d2b3371ddaeca832ebMD5121 Introdução.pdf.txt1 Introdução.pdf.txtExtracted texttext/plain11502https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/13/1%20Introdu%c3%a7%c3%a3o.pdf.txte02018e86ac5b071e776a1c96be3a4f8MD5132 A PINTURA DE MARINHA, SUA ORIGEM E DESENVOLVIMENTO.pdf.txt2 A PINTURA DE MARINHA, SUA ORIGEM E DESENVOLVIMENTO.pdf.txtExtracted texttext/plain21903https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/14/2%20A%20PINTURA%20DE%20MARINHA%2c%20SUA%20ORIGEM%20E%20DESENVOLVIMENTO.pdf.txtb4b400dbf714aa4699712c85274f391aMD5142.2 A PINTURA DE MARINHA E OS PRECURSORES DO IMPRESSIONISMO.pdf.txt2.2 A PINTURA DE MARINHA E OS PRECURSORES DO IMPRESSIONISMO.pdf.txtExtracted texttext/plain24992https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/15/2.2%20A%20PINTURA%20DE%20MARINHA%20E%20OS%20PRECURSORES%20DO%20IMPRESSIONISMO.pdf.txtba6a02e8ac9a292736faceebfa8de0e8MD5153 A PINTURA DE MARINHAS NO BRASIL E NA BAHIA.pdf.txt3 A PINTURA DE MARINHAS NO BRASIL E NA BAHIA.pdf.txtExtracted texttext/plain70837https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/16/3%20A%20PINTURA%20DE%20MARINHAS%20NO%20BRASIL%20E%20NA%20BAHIA.pdf.txtf6e6e4f7bd13c3cc718ae1ef24cdd467MD5164 MANOEL IGNÁCIO DE MENDONÇA FILHO.pdf.txt4 MANOEL IGNÁCIO DE MENDONÇA FILHO.pdf.txtExtracted texttext/plain99857https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/17/4%20MANOEL%20IGN%c3%81CIO%20DE%20MENDON%c3%87A%20FILHO.pdf.txtc1b1b6f4d48ce2288fa8b3d8b7f3ca7aMD5174.2 SALÕES BAIANOS DE BELAS ARTES E ANÁLISE DAS OBRAS.pdf.txt4.2 SALÕES BAIANOS DE BELAS ARTES E ANÁLISE DAS OBRAS.pdf.txtExtracted texttext/plain82604https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/18/4.2%20SAL%c3%95ES%20BAIANOS%20DE%20BELAS%20ARTES%20E%20AN%c3%81LISE%20DAS%20OBRAS.pdf.txt60c4a8d10d3fa1dc680bab295bf9c92bMD5186 Artista e Gestor.pdf.txt6 Artista e Gestor.pdf.txtExtracted texttext/plain46826https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/19/6%20Artista%20e%20Gestor.pdf.txt3b1e9d0f91af6574ed6c6973b6c2f1c6MD5197 Considerações Finais.pdf.txt7 Considerações Finais.pdf.txtExtracted texttext/plain10172https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/20/7%20Considera%c3%a7%c3%b5es%20Finais.pdf.txt1b5c7b2c8e875cd7270631da9a2a4dbdMD520Referências e Anexos.pdf.txtReferências e Anexos.pdf.txtExtracted texttext/plain67073https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/21/Refer%c3%aancias%20e%20Anexos.pdf.txtca70578318f568e7fbc2c8dd257bf75aMD521ri/214082022-07-05 14:04:14.746oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:14Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Manoel Ignácio de Mendonça Filho e a pintura de marinha na Bahia |
title |
Manoel Ignácio de Mendonça Filho e a pintura de marinha na Bahia |
spellingShingle |
Manoel Ignácio de Mendonça Filho e a pintura de marinha na Bahia Silva, Anderson Marinho da História da Arte Artes plásticas Mendonça Filho, Manoel Ignácio de Pinturas marinhas |
title_short |
Manoel Ignácio de Mendonça Filho e a pintura de marinha na Bahia |
title_full |
Manoel Ignácio de Mendonça Filho e a pintura de marinha na Bahia |
title_fullStr |
Manoel Ignácio de Mendonça Filho e a pintura de marinha na Bahia |
title_full_unstemmed |
Manoel Ignácio de Mendonça Filho e a pintura de marinha na Bahia |
title_sort |
Manoel Ignácio de Mendonça Filho e a pintura de marinha na Bahia |
author |
Silva, Anderson Marinho da |
author_facet |
Silva, Anderson Marinho da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Anderson Marinho da Silva, Anderson Marinho da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freire, Luiz Alberto Ribeiro |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Avancini, José Augusto Costa Paraíso, Juarez Marialva Tito Martins Freire, Luiz Alberto Ribeiro |
contributor_str_mv |
Freire, Luiz Alberto Ribeiro Avancini, José Augusto Costa Paraíso, Juarez Marialva Tito Martins Freire, Luiz Alberto Ribeiro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
História da Arte |
topic |
História da Arte Artes plásticas Mendonça Filho, Manoel Ignácio de Pinturas marinhas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes plásticas Mendonça Filho, Manoel Ignácio de Pinturas marinhas |
description |
Nesta pesquisa, propõe-se a estudar sistematicamente a obra artística de Manoel Ignácio de Mendonça Filho, detendo-se na pintura de paisagem marinha e o seu entendimento através da formação do pintor e de sua interação com os interesses da época, assim como sua atuação na diretoria da Escola de Belas Artes da Bahia e suas consequências para a renovação do ensino da arte nesta instituição. Nesse sentido, analisa-se, formal e historicamente, a pintura de marinha de Mendonça Filho, bem como se observa a gestão desse artista na direção da EBA, enfatizando sua política de valorização e melhoria do ensino das Artes. Adotam-se os métodos histórico, comparativo, dedutivo e o regressivo de Bloch, retornando até o século XVII, em que a pintura de marinha aparece desvinculada, como motivo independente, e chegando até a primeira metade do século XX, desenvolvendo a análise e síntese sobre a produção com a temática marinha na Bahia. Para tanto, utilizam-se documentos pertencentes ao Arquivo Histórico da EBA/UFBA, periódicos das bibliotecas e acervos públicos. Fontes primárias, jornais da época e entrevistas foram analisados, contextualizando sua produção artística e estabelecendo relações com a época, identificando elementos comuns à sua contemporaneidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-13T16:11:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-02-13T16:11:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21408 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
CDU – 75 (813.8) |
identifier_str_mv |
CDU – 75 (813.8) |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/1/Capa%20...%20sum%c3%a1rio.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/2/1%20Introdu%c3%a7%c3%a3o.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/3/2%20A%20PINTURA%20DE%20MARINHA%2c%20SUA%20ORIGEM%20E%20DESENVOLVIMENTO.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/4/2.2%20A%20PINTURA%20DE%20MARINHA%20E%20OS%20PRECURSORES%20DO%20IMPRESSIONISMO.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/5/3%20A%20PINTURA%20DE%20MARINHAS%20NO%20BRASIL%20E%20NA%20BAHIA.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/6/4%20MANOEL%20IGN%c3%81CIO%20DE%20MENDON%c3%87A%20FILHO.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/7/4.2%20SAL%c3%95ES%20BAIANOS%20DE%20BELAS%20ARTES%20E%20AN%c3%81LISE%20DAS%20OBRAS.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/8/6%20Artista%20e%20Gestor.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/9/7%20Considera%c3%a7%c3%b5es%20Finais.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/10/Refer%c3%aancias%20e%20Anexos.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/11/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/12/Capa%20...%20sum%c3%a1rio.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/13/1%20Introdu%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/14/2%20A%20PINTURA%20DE%20MARINHA%2c%20SUA%20ORIGEM%20E%20DESENVOLVIMENTO.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/15/2.2%20A%20PINTURA%20DE%20MARINHA%20E%20OS%20PRECURSORES%20DO%20IMPRESSIONISMO.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/16/3%20A%20PINTURA%20DE%20MARINHAS%20NO%20BRASIL%20E%20NA%20BAHIA.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/17/4%20MANOEL%20IGN%c3%81CIO%20DE%20MENDON%c3%87A%20FILHO.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/18/4.2%20SAL%c3%95ES%20BAIANOS%20DE%20BELAS%20ARTES%20E%20AN%c3%81LISE%20DAS%20OBRAS.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/19/6%20Artista%20e%20Gestor.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/20/7%20Considera%c3%a7%c3%b5es%20Finais.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/21408/21/Refer%c3%aancias%20e%20Anexos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fd462c74a718b3e8f97a1bdde3f3eb17 12d01806bd1db0e538a94b8eb49176aa c110a3aecc6803845aa7f0f9a2dc5d74 f2589d45404b4254a7893eab0c709e91 3d2f042b1378646be92aca368857ea70 5e5dba0371aa8320bcf6fa7a3ae9e87e cf7d8e3126fbea3cf86a049f1cbb1d7e 05d4bd43e60220e277b2d78ca7640e0c 02e12fa0902df574957f862a52452ae3 d8c9bb6ae422cd7845bc8cd1242861b6 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 ec9980bf6ca421d2b3371ddaeca832eb e02018e86ac5b071e776a1c96be3a4f8 b4b400dbf714aa4699712c85274f391a ba6a02e8ac9a292736faceebfa8de0e8 f6e6e4f7bd13c3cc718ae1ef24cdd467 c1b1b6f4d48ce2288fa8b3d8b7f3ca7a 60c4a8d10d3fa1dc680bab295bf9c92b 3b1e9d0f91af6574ed6c6973b6c2f1c6 1b5c7b2c8e875cd7270631da9a2a4dbd ca70578318f568e7fbc2c8dd257bf75a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502598536101888 |