Interpretando o movimento: as ressonâncias da formação dos professores de Irecê no cotidiano das escolas municipais
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29797 |
Resumo: | Esta pesquisa procura interpretar o movimento da Rede Municipal de Educação de Irecê, considerando as ressonâncias da formação dos seus professores, no cotidiano das escolas municipais. A formação em questão faz parte do Programa de Formação Continuada de Professores UFBA/Irecê, ocorrida no período de 2004 a 2007. Desse modo, a investigação qualitativa, de inspiração multirreferencial, traz aspectos da etnopesquisa ao abordar tencionamentos entre os saberes promovidos pelo curso, pela cultura escolar e pelo fazer cotidiano, e as suas emergências; também, ao identificar e interpretar a incorporação dos “elementos” dos processos de formação no cotidiano das escolas, a exemplo de práticas que evidenciem um professor criativo, lúdico, reflexivo, flexível, relacional e articulado, conforme intenções do curso. Esta recente experiência de formação é potencialmente uma proposta de formação diferenciada. O Curso de Pedagogia – um dos projetos do Programa – tem possibilitado a vivência de práticas pedagógicas propícias à promoção de aprendizagens que são responsáveis pelas alterações na maneira de agir/fazer desses professores, no dia-adia da escola. Desse modo, foi estabelecido um diálogo investigativo entre os textos narrativos (Diários e Memoriais) dos professores-cursistas e os contextos das escolas. Neles é evidenciado o afetamento da formação nas suas práticas pedagógicas e no cotidiano das escolas em que eles trabalham. A investigação pode ser considerada uma aventura marcada por ampliações inesperadas, qual foi a percepção – que propiciou um construto teórico – de formação como um processo simbiótico. A partir dele, pode-se compreender melhor o curso, sua dimensão teórica e metodológica, possibilitando uma compreensão mais alargada e profunda sobre formar para ser o que se é, de inspiração nietzscheniana, como preconizado pelo curso. |
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Dourado, Emanuela Oliveira CarvalhoDourado, Emanuela Oliveira CarvalhoCarvalho, Maria Inez da Silva de SouzaCarvalho, Maria Inez da Silva de SouzaSá, Maria Roseli Gomes Brito deSoares, Sandra Regina2019-06-05T20:37:04Z2019-06-05T20:37:04Z2019-06-052009-04-04Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29797Esta pesquisa procura interpretar o movimento da Rede Municipal de Educação de Irecê, considerando as ressonâncias da formação dos seus professores, no cotidiano das escolas municipais. A formação em questão faz parte do Programa de Formação Continuada de Professores UFBA/Irecê, ocorrida no período de 2004 a 2007. Desse modo, a investigação qualitativa, de inspiração multirreferencial, traz aspectos da etnopesquisa ao abordar tencionamentos entre os saberes promovidos pelo curso, pela cultura escolar e pelo fazer cotidiano, e as suas emergências; também, ao identificar e interpretar a incorporação dos “elementos” dos processos de formação no cotidiano das escolas, a exemplo de práticas que evidenciem um professor criativo, lúdico, reflexivo, flexível, relacional e articulado, conforme intenções do curso. Esta recente experiência de formação é potencialmente uma proposta de formação diferenciada. O Curso de Pedagogia – um dos projetos do Programa – tem possibilitado a vivência de práticas pedagógicas propícias à promoção de aprendizagens que são responsáveis pelas alterações na maneira de agir/fazer desses professores, no dia-adia da escola. Desse modo, foi estabelecido um diálogo investigativo entre os textos narrativos (Diários e Memoriais) dos professores-cursistas e os contextos das escolas. Neles é evidenciado o afetamento da formação nas suas práticas pedagógicas e no cotidiano das escolas em que eles trabalham. A investigação pode ser considerada uma aventura marcada por ampliações inesperadas, qual foi a percepção – que propiciou um construto teórico – de formação como um processo simbiótico. A partir dele, pode-se compreender melhor o curso, sua dimensão teórica e metodológica, possibilitando uma compreensão mais alargada e profunda sobre formar para ser o que se é, de inspiração nietzscheniana, como preconizado pelo curso.ABSTRACT:The propose of this research is to understand the dynamic facets of the Municipal Education Network of Irecê, taking into consideration the resonance of its teachers formation, in the everyday life of the municipal schools. The formation in matter is part of the Continued Education Program for Teachers at UFBA/Irecê, from the year of 2004 to 2007. Therefore, the qualitative investigation, with a multi-referencial inspiration, brings aspects of the ethnoresearch when it approaches the tension points among the knowledge promoted by the course in subject, the school culture and the daily tasks with their emergencies. Also, the ethnoresearch is used when identifying and understanding the incorporations of the “elements” of the formation processes in the daily activities of the schools, for example practices that provide evidences of a creative, reflexive, flexible, relational and articulate teacher, as per the intentions of the course. This recent formation experience is potentially a proposal of a differential formation. The Course of Pedagogy - one of the projects of the Program - has so far made possible the existence of pedagogic practices favorable to the promotion of apprenticeship gains that are responsible for alterations in the way those teachers will act/perform in the day-to-day dealings of the school. Hence, it was established a investigative dialogue between the narrative texts (Diaries and Memorials) of the teachers enrolled in this course and the context of the schools they instruct at. It was evident how the formation process affected their pedagogic practices and also the daily life of the schools where they work at. The investigation could be considered an adventure marked by unexpected bigger proportions, for instance the perception - that propitiated a theoretical constructo - of formation as a symbiotic process. This process enables a better understanding of the course, its theoretical and methodological dimension, making possible an understanding wider and deeper of forming to be what you are, of Nietzschean inspiration, as anticipated by the course.Submitted by PPGE PPGE (pgedu@ufba.br) on 2019-05-31T17:37:48Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Final.pdf: 1477308 bytes, checksum: daf062d279df526fd290ca09469cd034 (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2019-06-05T20:37:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Final.pdf: 1477308 bytes, checksum: daf062d279df526fd290ca09469cd034 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-05T20:37:04Z (GMT). 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