Tatuando os tatuadores: como o uso do Instagram altera o trabalho dos tatuadores profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Helen Fernandes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36633
Resumo: Essa pesquisa é um estudo social de viés neomateralista que investiga se o uso de plataformas digitais produz alterações nas relações e práticas de trabalho, focando no uso de plataformas de redes sociais digitais por profissionais de tatuagem autônomos. A plataforma escolhida foi o Instagram. A pesquisa parte da metodologia neomaterialista em estudos sociais de comunicação. Ela descreve as ferramentas, os recursos, a materialidade e a performatividade algorítmica do Instagram e analisa como o uso da plataforma pelos trabalhadores no ramo da tatuagem afeta a prática profissional. Para isso, foi realizada uma autoetnografia e uma “survey” com 590 respondentes. Como conclusão pode-se afirmar que o uso da plataforma gera dependência, produz modificações no perfil social dos trabalhadores, no espaço de trabalho, nas atividades e procedimentos, no tempo de trabalho não remunerado e pode transformar tatuadores em influenciadores e produtos. Essa pesquisa pode servir de base para outros estudos sociais sobre os impactos do uso de plataformas digitais por trabalhadores autônomos em redes sociais digitais.
id UFBA-2_be698a07aac5e064b9d6b968cf822a95
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/36633
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-02-24T10:38:54Z2023-02-24T10:38:54Z2021-07-21https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36633Essa pesquisa é um estudo social de viés neomateralista que investiga se o uso de plataformas digitais produz alterações nas relações e práticas de trabalho, focando no uso de plataformas de redes sociais digitais por profissionais de tatuagem autônomos. A plataforma escolhida foi o Instagram. A pesquisa parte da metodologia neomaterialista em estudos sociais de comunicação. Ela descreve as ferramentas, os recursos, a materialidade e a performatividade algorítmica do Instagram e analisa como o uso da plataforma pelos trabalhadores no ramo da tatuagem afeta a prática profissional. Para isso, foi realizada uma autoetnografia e uma “survey” com 590 respondentes. Como conclusão pode-se afirmar que o uso da plataforma gera dependência, produz modificações no perfil social dos trabalhadores, no espaço de trabalho, nas atividades e procedimentos, no tempo de trabalho não remunerado e pode transformar tatuadores em influenciadores e produtos. Essa pesquisa pode servir de base para outros estudos sociais sobre os impactos do uso de plataformas digitais por trabalhadores autônomos em redes sociais digitais.This research is a neo-materialist biased social study investigating whether the use of digital platforms produces alterations of work relations and practices, focusing on social media use by independent professional tattoo artists. The chosen platform was Instagram. The research is based on a neo- materialist methodology in communication social studies. It describes Instagram’s tools, resources, materiality and algorithmic performativity and analyses how the platform’s use by tattoo artists affects their work practice. For such, an auto ethnography and a survey with 590 participants were realized. As concluded, it states the use of the platform produces dependence and modifications on the workers' social profile, workspace, activities and procedures, as well as on the unpaid work hours and may transform tattoo artists in influencers and products. This research can be used in other social studies regarding digital platforms’ impact through social media use by independent workers.Submitted by helen sousa (helen.fsousa@gmail.com) on 2023-02-07T15:54:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) COMO O USO INSTAGRAM ALTERA O TRABALHO DOS TATUADORES PROFISSIONAIS - Helen Fernandes de Sousa.pdf: 2530620 bytes, checksum: 5150d0b841473b5d92337808ab7d5712 (MD5)Rejected by Nara Cristina Silva (silva.nara@ufba.br), reason: Prezada, O trabalho foi rejeitado para inclusão da Ata de Defesa. att., Nara Silva on 2023-02-08T10:10:59Z (GMT)Submitted by helen sousa (helen.fsousa@gmail.com) on 2023-02-14T18:45:03Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) COMO O USO INSTAGRAM ALTERA O TRABALHO DOS TATUADORES PROFISSIONAIS - Helen Fernandes de Sousa.pdf: 2530620 bytes, checksum: 5150d0b841473b5d92337808ab7d5712 (MD5) Ata_Defesa_Assinada (1).pdf: 1467689 bytes, checksum: 18f0bc0942b853637852a7edbcfee308 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-02-24T10:38:53Z (GMT) No. of bitstreams: 3 COMO O USO INSTAGRAM ALTERA O TRABALHO DOS TATUADORES PROFISSIONAIS - Helen Fernandes de Sousa.pdf: 2530620 bytes, checksum: 5150d0b841473b5d92337808ab7d5712 (MD5) Ata_Defesa_Assinada (1).pdf: 1467689 bytes, checksum: 18f0bc0942b853637852a7edbcfee308 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-24T10:38:54Z (GMT). No. of bitstreams: 3 COMO O USO INSTAGRAM ALTERA O TRABALHO DOS TATUADORES PROFISSIONAIS - Helen Fernandes de Sousa.pdf: 2530620 bytes, checksum: 5150d0b841473b5d92337808ab7d5712 (MD5) Ata_Defesa_Assinada (1).pdf: 1467689 bytes, checksum: 18f0bc0942b853637852a7edbcfee308 (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Previous issue date: 2021-07-21CNPQporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) UFBABrasilFaculdade de ComunicaçãoCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessinstagramdigital platformsdigital labourtattootattoo artistneomaterilismCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIATatuagemInstagramTrabalho digitalneomaterialismoTatuadoresPlataformas digitaisTatuando os tatuadores: como o uso do Instagram altera o trabalho dos tatuadores profissionaisHOW THE USE OF INSTAGRAM CHANGES THE WORK OF PROFESSIONAL TATTOO ARTISTSMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionLemos, André Luiz Martins0000-0001-9291-6494https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780048D9&tokenCaptchar=03AFY_a8XFxdtM6zq5t2i4Dnxs8GEst9QxdzWxUXGuT2LB2lDeOxbssQGW3C8Up-I2TZsmwG365NJGZEwfrffFJJVjMwKBBFwYcgCT-IEsOOC7uAZn4l2glTo0QnVlbPtTP9ahMioEtFkFhWj-ZqNScDuwX3uzQt3yCtk_pRc4BfCfFZm2D64CztOv8asbxI34IwYiOvRLFCA40Pxc3NDVh8xTW13r5i2n9T2d0kSpB2zzjvhwZoh2hIrFvZOfg-nZAaFK_f1g_8uPkxPO7Ztg3_3HJDdUgjBWopUOK1yh_gaOy5iVb-CKjgooNSIE0malZG5WIzW-sBd7HgFs6UTVDYBsTH0_HbA44N2G6v-H4gs397x_t3r7jlDhP0MVdUp5zPzT1Lw0E6JSGPbnZDFxdm0HszkSTUsppv64QoNZhdElNIKyHaH_d2nblCTyJ303kUcxveSYo-PkDe8SAVvQc2uMQAFrSh8Ict_MLO58EdsqZ2ebVf34mrn2s--fGTBJjz0BmB1lw3GF9iNn8dFfZILmpe9Kb4riUP71N4CHRhpaRqv2KDZxmEaD5D6csX_fVFHLFyvkLf36wELUkKpcKREr7EWRdufC5QLemos, André Luiz Martins Lemoshttps://orcid.org/0000-0001-9291-6494https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780048D9&tokenCaptchar=03AFY_a8XFxdtM6zq5t2i4Dnxs8GEst9QxdzWxUXGuT2LB2lDeOxbssQGW3C8Up-I2TZsmwG365NJGZEwfrffFJJVjMwKBBFwYcgCT-IEsOOC7uAZn4l2glTo0QnVlbPtTP9ahMioEtFkFhWj-ZqNScDuwX3uzQt3yCtk_pRc4BfCfFZm2D64CztOv8asbxI34IwYiOvRLFCA40Pxc3NDVh8xTW13r5i2n9T2d0kSpB2zzjvhwZoh2hIrFvZOfg-nZAaFK_f1g_8uPkxPO7Ztg3_3HJDdUgjBWopUOK1yh_gaOy5iVb-CKjgooNSIE0malZG5WIzW-sBd7HgFs6UTVDYBsTH0_HbA44N2G6v-H4gs397x_t3r7jlDhP0MVdUp5zPzT1Lw0E6JSGPbnZDFxdm0HszkSTUsppv64QoNZhdElNIKyHaH_d2nblCTyJ303kUcxveSYo-PkDe8SAVvQc2uMQAFrSh8Ict_MLO58EdsqZ2ebVf34mrn2s--fGTBJjz0BmB1lw3GF9iNn8dFfZILmpe9Kb4riUP71N4CHRhpaRqv2KDZxmEaD5D6csX_fVFHLFyvkLf36wELUkKpcKREr7EWRdufC5QDalmonte, EdsonGrohmann, Rafaelhttps://orcid.org/0000-0003-1063-8668https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4245217P1&tokenCaptchar=03AFY_a8UEo8m9AQ_i5qxUAHM27VH3Ul_Ir_Os3LopqDQ7bvloZf8SzHoF1iAklAqdL9JMx4JIclV1HPvrZTUan6JyL4QspY8oE6v4bCQNvUKvoYQjUmxrbzFCj4HExzuLqQbACFUOiwiIUiohRCE5VLhCQ6J4TRz2CbJg1c6qtpWWxG1KXGQezsq3aRVKRhK58YWXAwTnTSgVD2yh2aSV1KfF-7Q0g4KHORhLqvdpURcRdNPHb-d_IJV-SJTi5ZZSa87KE4Mypa5J61VXpy0jFAZHHphoV0xt1bNtyiA8EoHvA8Vl_REXfGsohe6MbjApMKHmtJmoCftCQibciMo188HyAWzQqLaSVrup5mJYLpv4Gx1DbsjqrP5O914STJ1s6yjXR2EU3gpZsWlrqADzfDpEuJ0cE2DLDus3etCRo2dB9LB3cEmEhOJz77BP5RMKO351mkdIhhc9w-tINRJOVriAp4pjFBshy8UFJtCylY158VxQ1barXL2ypVVx5CApOhutYo-tOzPARpjN62QtIrCa_Rr57jSrfs4b-1Xd1nvEpQfkmI-ZN2urepJTyzk6efXwOplWeqQLTw_0mp3zKqCY7CdqD3e5MA0000-0001-6645-5452https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4411268H1&tokenCaptchar=03AFY_a8VcBAdEY42Z1DJK_OzjHAIaJLKUWOGVa7BS_RTiBwymp8OPH3InCnXIQM6g8qTMmpK-EpPhSY2jNWFqgEqICPD9e1nkRCbwJS-cRgT6QBe-Kpa5VynDxnXJTYEmFvfYZs-R8scWzPzgC_k45cULgMS81XKYH5rIrymIsSQEkD7PXC_t_uX8nqZcKnfaCAmslYgyLgQXhQcsRKtQUAzrvU4hpKrOOm4CFIyPfMsamNGKqCdxQO9GpRXaSlBkSur3GK_ICbUBB6pPcjVCJvFhEh_Kpv1HfQjcJh5sBadb3KSVEUnGLDHJboiXmBNYARpdDyVQ1nlFMF_fSbkPVvBpnzRD1vbQa6lvcNX7pizhlqq42gF6BEzj1Bm-Y465X49S-Fcvh4Tzuge3iwP6hI9YMcRW4KgWyOEIFeJiwaKPNoqmHp-1f48AQ7FKfxOhZbwdbP7F3CC6vRCjzXPvfhc8OtZeGwdF8IZxfS9DNf7cUDkOQN0kqCsbSq2q0jxnZdLeibkETN7LW3_U48mCErIV9NKH3D697k1utSBorSngavDl-j6AmzDcBqbSWkreH2bN-XPV-0p8hGXO0BMk0-QmxBUaa53f8QSousa, Helen Fernandes deREFERÊNCIAS ADAMS, T. E.; JONES, S. H.; ELLIS, C. Autoethnography: understanding 112 qualitative research.1a ed. EUA: Oxford University Press, 2015. AIRES, S. Laboured Identity: an analysis of user branding practices on Instagram. Triplec: Communication, Capitalism & Critique. [S.L.], v. 18, n. 1, p. 494-507, 12 maio 2020. Disponível em: https://www.triple-c.at/index.php/tripleC/article/view/1142. Acesso em: 10 out. 2020. ALLDRED, P. FOX, N. J. Sociology and the New Materialism: Theory, Research, Action. London: SAGE Publications Ltda. 2017. ALVES, E. T. A parassubordinação e uberização do trabalho: Algumas reflexões. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal. 2018. BARKER, M.; BARKER, D.I.; BORMANN, N.F.; NEHER, K.E. Social media marketing: A strategic approach. CENGAGE learning, 2012. BENSUSAN, H; FREITAS, J. A diáspora da agência: Ensaio sobre os horizontes das monadologias. Salvador, Bahia: Edufba, 2018. BRENNAN, B. SCHAFER, L. Branded! How Retailers Engage Consumers with Social Media and Mobility. Cary, North Carolina, USA: SAS Institute Inc. 2010. BARAD, K. Meeting the Universe Halfway: quantum physics and the entanglement of matter and meaning. Durham, USA: Duke University Press, 2007. BUCHER, T. If...Then: Algorithmic Power and Politics. 1a ed. Nova York, NY, USA: Oxford University Press, 2018. CASILLI, A.; POSADA, J. The Platformization of Labor and Society. In: GRAHAM, M. WILLIAM, H. D. (Orgs), Society and the Internet. How Networks of Information and Communication are Changing Our Lives. 2a ed. Nova York, NY, USA: Oxford University Press, 2018. P. 1-22. COOLE, Diana; FROST, S. Introducing the new materialisms. In: FOX, N.J., ALLDRED, P. (eds). New materialisms. Durham, NC, USA: Duke University Press, 2010. p. 1-44. COTTER, K. Playing the visibility game: how digital influencers and algorithms negotiate influence on Instagram. New Media & Society, [S.L.], v. 21, n. 4, p. 895- 913, 2018. London: SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/1461444818815684 D’ ANDREA, C. F. B.; GUERRA, A G. Dimensões algorítmicas do trabalho plataformizado: cartografando o preço dinâmico da Uber. E-Compós. 2020. https://doi.org/10.30962/ec.2046 Disponível em: < https://www.e-compos.org.br/e- compos/article/view/2046/1997> Acesso em: 14/04/2021 EXAME. Apps como Uber e iFood se tornam "maior empregador" do Brasil. 2019. Disponível em: https://exame.com/economia/apps-como-Uber-e-ifood-sao- FELINTO, E. ‘Materialidades da Comunicação’: Por um Novo Lugar da Matéria na Teoria da Comunicação. Ciberlegenda n. 5, 2001. Pp. 1-14. Disponível em:< https://www.researchgate.net/publication/266038786_Materialidades_da_Comunicac ao_Por_um_Novo_Lugar_da_Materia_na_Teoria_da_Comunicacao > Acesso em 20.01.2020 GILLESPIE, Tarleton; BOCZKOWSKI, Pablo J. and FOOT Kirsten A. (Eds). Media Technologies: Essays on communication, materiality, and society. London, England: The MIT Press. 2014. GROHMANN, R. A noção de engajamento: Sentidos e armadilhas para os estudos de recepção. In: XXVI Encontro Anual da Compós, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP. 2017. Disponível em < https://bit.ly/2JROPXm> . Acesso em: 14/04/2021 GROHMANN, R; QUIU, J. Trabalho de Plataforma. Revista Contracampo. v. 39 n. 1. Rio de Janeiro, RJ. 2020. DOI:https://doi.org/10.22409/contracampo.v39i1. Disponível em: < https://periodicos.uff.br/contracampo/issue/view/2137> Acesso em: 14/04/2021 GRUSIN, R.. Radical Mediation. Critical Inquiry, [S.I.], v. 42, n. 1, p. 124-148, set. 2015. Chicago, IL.: University of Chicago Press. http://dx.doi.org/10.1086/682998. KOSUT, M. (2006). An ironic fad: The commodification and consumption of tattoos. Journal of Popular Culture, vol. 39, n. 6, p. 1035−1048. https://doi.org/10.1111/j.1540-5931.2006.00333. LATOUR, B. On Interobjectivity. Mind, Culture, and Activity. Vol. 3, n..4. p. 228-245. 1996. LEITÃO, D. K. Mudanças de significado da tatuagem contemporânea. IHU Ideias. São Leopoldo, ano 2, no.16, 04 de Março, 2004. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/images/Stories/cadernos/ideias/016cadernosihuideias.pd f>,Acesso em: 04 set. 2018. LEMOS, A. A comunicação das coisas. Teoria ator-rede e cibercultura. 1a ed. São Paulo: Annablume, 2013. Acesso em: 18/02/2021 FUCHS, C.; SEVIGNANI, S. 'What is Digital Labour? What is Digital Work? What's their difference? And why do these questions matter for understanding Social Media?'. TripleC. Vol. 11, n. 2. 2013. GRAHAM, M.; WOODCOCK, J. Towards a fairer platform economy: Introducing the fairwork foundation. Alternate Routes, v. 29, 2018. ________ , André. Comunicação, Mediação e Modo de Existência na Cibercultura. In Alzamora, G; Coutinho, F.; Ziller, J. Dossiê Bruno Latour. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018. No prelo. p. 1-26 ________, Epistemologia da Comunicação, Neomaterialismo e Cultura Digital. III Seminário Internacional sobre midiatização e processos sociais na UNISINOS, São Leopoldo – RS, em maio de 2019 p. 1-12. Fluxos Comunicacionais e Crise da Democracia _________, A.; SAMPAIO, C. “Mais livre para publicar: Efemeridade da Imagem nos modos Galeria e Stories do Instagram“, RJ: Revista Mídia e Cotidiano, UFF, Volume 12, Número 2, agosto de 2018. LEMOS, A.; PASTOR, L.; A Fotografia como prática conversacional de dados: espacialização e sociabilidade digital no uso do Instagram em praças e parques na cidade de Salvador. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 15, n. 42, p.10- 33, mar. 2018. _________, A; PASTOR, L.. Experiência algorítmica: ação e práticas de dados no Instagram.RevistaContracampo.Ediçãov.39número 2/2020.Contracampoe-ISSN 2238-2577Niterói (RJ), 39 (2) ago/2020-nov/2020 _________, A. Comunicação, Mediação e Modo de Existência na Cibercultura. In Alzamora, G; Coutinho, F.; Ziller, J. Dossiê Bruno Latour. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018. No prelo. p. 1-26 _________, A. Epistemologia da comunicação, neomaterialismo e cultura digital. Galáxia (São Paulo), São Paulo, n. 43, p. 54-66, Apr. 2020. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982- 25532020000100054&lng=en&nrm=iso>. access on 13 Jan. 2021. Epub Mar 20, 2020. https://doi.org/10.1590/1982-25532020143970. MARRES, N. What is Digital Sociology? Digital Sociology: The Reinvention of Social Research. Cambridge, UK: Polity Press, 2017. MORAES, R. B. S.; OLIVEIRA, M. A. G.; ACCORSI, A.. Uberização Do Trabalho: A Percepção Dos Motoristas De Transporte Particular Por Aplicativo. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais. v. 6, n. 3 2019. Disponível em: < https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/216/pdf> Acesso em 14/04/2021 NASCIMENTO, Leonardo Fernandes. A sociologia digital: Um desafio para o século XXI. Sociologias, Porto Alegre, ano 18, no 41, jan/abr 2016, p. 216-241 _________, A. Plataformas, dataficação e performatividade algorítmica (PDPA): 114 Desafios atuais da cibercultura. In Prata, Nair; Pessoa, Sonia C. (Orgs). MINTZ, A. G. Midiatização e plataformização. Novos Olhares, [S.L.], v. 8, n. 2, p. 98- 109, 6 dez. 2019. Universidade de São Paulo, São Paulo: Agencia USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA). http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238- 7714.no.2019.150347. MIFFLIN, M. Bodies of Subversion: a secret history of women and tattoo. 3. ed. . São Paulo: Intercom, 2020, pp 117-126 New York: Powerhouse Books, 2013. BIT. As plataformas digitais e o futuro do trabalho: Promover o trabalho digno no mundo digital. Bureau Internacional do Trabalho – Genebra, 2020. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---europe/---ro-geneva/---ilo- lisbon/documents/publication/wcms_752654.pdf Acesso em 21 de maio de 2019 REUVER, M., SØRENSEN, C. & BASOLE, R.C. The digital platform: a research agenda. J Inf Technol. Vol.33, p. 124–135. 2018. https://doi.org/10.1057/s41265-016- 0033-3. Disponível em: < https://link.springer.com/article/10.1057/s41265-016-0033- 3> Acesso em: 14/04/2021 SAMPAIO, C. R. S. Espiral do Instantâneo: O efêmero nos modos "galeria" e "Stories" do Instagram. Monografia (Graduação). Faculdade De Comunicação., Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia. 2017. SANTOS, M. A Natureza do espaço: técnica e tempo: razão e emoção. 1a ed. São Paulo: HUCITEC, 1996. 115 O’MEARA, Victoria. Weapons of the Chic: Instagram influencer engagement pods as practices of resistance to Instagram platform labor. 5, n. 4, p. 205630511987967, out. 2019. SAGE Publications. Social Media + Society , [S.L.], v. http://dx.doi.org/10.1177/2056305119879671. SCHOLZ, T. Digital Labour: The Internet as Playground and Factory.1a ed. New York: Routledge. 2012. SCHOLZ, T. Uberworked and Underpaid: how workers are disrupting the digital economy.1a ed. New York: Polity Press, 2016. SCHMIDT. F.A. Crowd design: From tools for empowerment to platform capitalism.1a ed. Switzerland: Birkhäuser, 2017. SEVIGNANI, Sebastian. The commodification of privacy on the Internet. Science and Public Policy, v. 40, n. 6, p. 733-739, 2013. SILVA JUNIOR, J. A. Da fotografia expandida à fotografia desprendida: como a crise da kodak pode explicar a emergência do Instagram ou vice-versa. Líbero, São Paulo, v. 33, n. 17, p. 117-126, jan. 2014. TAURAS, Luke. Instagram & The Tattoo Industry. 2015. Disponível em: <https://backinktime.com/Instagram-the-tattoo-industry/>. Acesso em: 10 Ago. 2019. VAN DIJCK, J; POELL, T; DE WAAL. The platform society: Public values in a connective world. Oxford: Oxford University Press, 2018. The Tattoo Industry Doesn't Have to Be Dominated By Straight White Men. WALTER, Olga Maria Formigoni Carvalho. Análise de ferramentas gratuitas para condução de survey online. Produto & Produção, v. 14, n. 2, 2013. VICE. 2019. Disponível em: https://www.vice.com/en/article/j5w3qb/female-tattoo-artists- Instagram-uk. Acesso em: 21 maio 2021 WHERRY, F. F. SCHOR, J. B. Instagram. The SAGE Encyclopedia of Economics and Society. Thousand Oaks: SAGE Publications, Inc. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.4135/9781452206905.n373 WHITEHEAD, A. N. Process and reality: an essay in cosmology. New York: The Free Press, 1978reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTCOMO O USO INSTAGRAM ALTERA O TRABALHO DOS TATUADORES PROFISSIONAIS - Helen Fernandes de Sousa.pdf.txtCOMO O USO INSTAGRAM ALTERA O TRABALHO DOS TATUADORES PROFISSIONAIS - Helen Fernandes de Sousa.pdf.txtExtracted texttext/plain223294https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36633/7/COMO%20O%20USO%20INSTAGRAM%20ALTERA%20O%20TRABALHO%20DOS%20TATUADORES%20PROFISSIONAIS%20-%20Helen%20Fernandes%20de%20Sousa.pdf.txt85dd10844135dced235bbcd9b280a2c7MD57Ata_Defesa_Assinada (1).pdf.txtAta_Defesa_Assinada (1).pdf.txtExtracted texttext/plain1https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36633/8/Ata_Defesa_Assinada%20%281%29.pdf.txt68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940MD58ORIGINALCOMO O USO INSTAGRAM ALTERA O TRABALHO DOS TATUADORES PROFISSIONAIS - Helen Fernandes de Sousa.pdfCOMO O USO INSTAGRAM ALTERA O TRABALHO DOS TATUADORES PROFISSIONAIS - Helen Fernandes de Sousa.pdfapplication/pdf2530620https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36633/1/COMO%20O%20USO%20INSTAGRAM%20ALTERA%20O%20TRABALHO%20DOS%20TATUADORES%20PROFISSIONAIS%20-%20Helen%20Fernandes%20de%20Sousa.pdf5150d0b841473b5d92337808ab7d5712MD51Ata_Defesa_Assinada (1).pdfAta_Defesa_Assinada (1).pdfATA DE DEFESAapplication/pdf1467689https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36633/4/Ata_Defesa_Assinada%20%281%29.pdf18f0bc0942b853637852a7edbcfee308MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36633/5/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36633/6/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD56ri/366332023-02-25 02:03:30.076oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-02-25T05:03:30Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tatuando os tatuadores: como o uso do Instagram altera o trabalho dos tatuadores profissionais
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv HOW THE USE OF INSTAGRAM CHANGES THE WORK OF PROFESSIONAL TATTOO ARTISTS
title Tatuando os tatuadores: como o uso do Instagram altera o trabalho dos tatuadores profissionais
spellingShingle Tatuando os tatuadores: como o uso do Instagram altera o trabalho dos tatuadores profissionais
Sousa, Helen Fernandes de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Tatuagem
Instagram
Trabalho digital
neomaterialismo
Tatuadores
Plataformas digitais
instagram
digital platforms
digital labour
tattoo
tattoo artist
neomaterilism
title_short Tatuando os tatuadores: como o uso do Instagram altera o trabalho dos tatuadores profissionais
title_full Tatuando os tatuadores: como o uso do Instagram altera o trabalho dos tatuadores profissionais
title_fullStr Tatuando os tatuadores: como o uso do Instagram altera o trabalho dos tatuadores profissionais
title_full_unstemmed Tatuando os tatuadores: como o uso do Instagram altera o trabalho dos tatuadores profissionais
title_sort Tatuando os tatuadores: como o uso do Instagram altera o trabalho dos tatuadores profissionais
author Sousa, Helen Fernandes de
author_facet Sousa, Helen Fernandes de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lemos, André Luiz Martins
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 0000-0001-9291-6494
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780048D9&tokenCaptchar=03AFY_a8XFxdtM6zq5t2i4Dnxs8GEst9QxdzWxUXGuT2LB2lDeOxbssQGW3C8Up-I2TZsmwG365NJGZEwfrffFJJVjMwKBBFwYcgCT-IEsOOC7uAZn4l2glTo0QnVlbPtTP9ahMioEtFkFhWj-ZqNScDuwX3uzQt3yCtk_pRc4BfCfFZm2D64CztOv8asbxI34IwYiOvRLFCA40Pxc3NDVh8xTW13r5i2n9T2d0kSpB2zzjvhwZoh2hIrFvZOfg-nZAaFK_f1g_8uPkxPO7Ztg3_3HJDdUgjBWopUOK1yh_gaOy5iVb-CKjgooNSIE0malZG5WIzW-sBd7HgFs6UTVDYBsTH0_HbA44N2G6v-H4gs397x_t3r7jlDhP0MVdUp5zPzT1Lw0E6JSGPbnZDFxdm0HszkSTUsppv64QoNZhdElNIKyHaH_d2nblCTyJ303kUcxveSYo-PkDe8SAVvQc2uMQAFrSh8Ict_MLO58EdsqZ2ebVf34mrn2s--fGTBJjz0BmB1lw3GF9iNn8dFfZILmpe9Kb4riUP71N4CHRhpaRqv2KDZxmEaD5D6csX_fVFHLFyvkLf36wELUkKpcKREr7EWRdufC5Q
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lemos, André Luiz Martins Lemos
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9291-6494
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780048D9&tokenCaptchar=03AFY_a8XFxdtM6zq5t2i4Dnxs8GEst9QxdzWxUXGuT2LB2lDeOxbssQGW3C8Up-I2TZsmwG365NJGZEwfrffFJJVjMwKBBFwYcgCT-IEsOOC7uAZn4l2glTo0QnVlbPtTP9ahMioEtFkFhWj-ZqNScDuwX3uzQt3yCtk_pRc4BfCfFZm2D64CztOv8asbxI34IwYiOvRLFCA40Pxc3NDVh8xTW13r5i2n9T2d0kSpB2zzjvhwZoh2hIrFvZOfg-nZAaFK_f1g_8uPkxPO7Ztg3_3HJDdUgjBWopUOK1yh_gaOy5iVb-CKjgooNSIE0malZG5WIzW-sBd7HgFs6UTVDYBsTH0_HbA44N2G6v-H4gs397x_t3r7jlDhP0MVdUp5zPzT1Lw0E6JSGPbnZDFxdm0HszkSTUsppv64QoNZhdElNIKyHaH_d2nblCTyJ303kUcxveSYo-PkDe8SAVvQc2uMQAFrSh8Ict_MLO58EdsqZ2ebVf34mrn2s--fGTBJjz0BmB1lw3GF9iNn8dFfZILmpe9Kb4riUP71N4CHRhpaRqv2KDZxmEaD5D6csX_fVFHLFyvkLf36wELUkKpcKREr7EWRdufC5Q
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Dalmonte, Edson
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Grohmann, Rafael
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1063-8668
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4245217P1&tokenCaptchar=03AFY_a8UEo8m9AQ_i5qxUAHM27VH3Ul_Ir_Os3LopqDQ7bvloZf8SzHoF1iAklAqdL9JMx4JIclV1HPvrZTUan6JyL4QspY8oE6v4bCQNvUKvoYQjUmxrbzFCj4HExzuLqQbACFUOiwiIUiohRCE5VLhCQ6J4TRz2CbJg1c6qtpWWxG1KXGQezsq3aRVKRhK58YWXAwTnTSgVD2yh2aSV1KfF-7Q0g4KHORhLqvdpURcRdNPHb-d_IJV-SJTi5ZZSa87KE4Mypa5J61VXpy0jFAZHHphoV0xt1bNtyiA8EoHvA8Vl_REXfGsohe6MbjApMKHmtJmoCftCQibciMo188HyAWzQqLaSVrup5mJYLpv4Gx1DbsjqrP5O914STJ1s6yjXR2EU3gpZsWlrqADzfDpEuJ0cE2DLDus3etCRo2dB9LB3cEmEhOJz77BP5RMKO351mkdIhhc9w-tINRJOVriAp4pjFBshy8UFJtCylY158VxQ1barXL2ypVVx5CApOhutYo-tOzPARpjN62QtIrCa_Rr57jSrfs4b-1Xd1nvEpQfkmI-ZN2urepJTyzk6efXwOplWeqQLTw_0mp3zKqCY7CdqD3e5MA
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 0000-0001-6645-5452
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4411268H1&tokenCaptchar=03AFY_a8VcBAdEY42Z1DJK_OzjHAIaJLKUWOGVa7BS_RTiBwymp8OPH3InCnXIQM6g8qTMmpK-EpPhSY2jNWFqgEqICPD9e1nkRCbwJS-cRgT6QBe-Kpa5VynDxnXJTYEmFvfYZs-R8scWzPzgC_k45cULgMS81XKYH5rIrymIsSQEkD7PXC_t_uX8nqZcKnfaCAmslYgyLgQXhQcsRKtQUAzrvU4hpKrOOm4CFIyPfMsamNGKqCdxQO9GpRXaSlBkSur3GK_ICbUBB6pPcjVCJvFhEh_Kpv1HfQjcJh5sBadb3KSVEUnGLDHJboiXmBNYARpdDyVQ1nlFMF_fSbkPVvBpnzRD1vbQa6lvcNX7pizhlqq42gF6BEzj1Bm-Y465X49S-Fcvh4Tzuge3iwP6hI9YMcRW4KgWyOEIFeJiwaKPNoqmHp-1f48AQ7FKfxOhZbwdbP7F3CC6vRCjzXPvfhc8OtZeGwdF8IZxfS9DNf7cUDkOQN0kqCsbSq2q0jxnZdLeibkETN7LW3_U48mCErIV9NKH3D697k1utSBorSngavDl-j6AmzDcBqbSWkreH2bN-XPV-0p8hGXO0BMk0-QmxBUaa53f8Q
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Helen Fernandes de
contributor_str_mv Lemos, André Luiz Martins
Lemos, André Luiz Martins Lemos
Dalmonte, Edson
Grohmann, Rafael
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Tatuagem
Instagram
Trabalho digital
neomaterialismo
Tatuadores
Plataformas digitais
instagram
digital platforms
digital labour
tattoo
tattoo artist
neomaterilism
dc.subject.por.fl_str_mv Tatuagem
Instagram
Trabalho digital
neomaterialismo
Tatuadores
Plataformas digitais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv instagram
digital platforms
digital labour
tattoo
tattoo artist
neomaterilism
description Essa pesquisa é um estudo social de viés neomateralista que investiga se o uso de plataformas digitais produz alterações nas relações e práticas de trabalho, focando no uso de plataformas de redes sociais digitais por profissionais de tatuagem autônomos. A plataforma escolhida foi o Instagram. A pesquisa parte da metodologia neomaterialista em estudos sociais de comunicação. Ela descreve as ferramentas, os recursos, a materialidade e a performatividade algorítmica do Instagram e analisa como o uso da plataforma pelos trabalhadores no ramo da tatuagem afeta a prática profissional. Para isso, foi realizada uma autoetnografia e uma “survey” com 590 respondentes. Como conclusão pode-se afirmar que o uso da plataforma gera dependência, produz modificações no perfil social dos trabalhadores, no espaço de trabalho, nas atividades e procedimentos, no tempo de trabalho não remunerado e pode transformar tatuadores em influenciadores e produtos. Essa pesquisa pode servir de base para outros estudos sociais sobre os impactos do uso de plataformas digitais por trabalhadores autônomos em redes sociais digitais.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-24T10:38:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-24T10:38:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36633
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv REFERÊNCIAS ADAMS, T. E.; JONES, S. H.; ELLIS, C. Autoethnography: understanding 112 qualitative research.1a ed. EUA: Oxford University Press, 2015. AIRES, S. Laboured Identity: an analysis of user branding practices on Instagram. Triplec: Communication, Capitalism & Critique. [S.L.], v. 18, n. 1, p. 494-507, 12 maio 2020. Disponível em: https://www.triple-c.at/index.php/tripleC/article/view/1142. Acesso em: 10 out. 2020. ALLDRED, P. FOX, N. J. Sociology and the New Materialism: Theory, Research, Action. London: SAGE Publications Ltda. 2017. ALVES, E. T. A parassubordinação e uberização do trabalho: Algumas reflexões. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal. 2018. BARKER, M.; BARKER, D.I.; BORMANN, N.F.; NEHER, K.E. Social media marketing: A strategic approach. CENGAGE learning, 2012. BENSUSAN, H; FREITAS, J. A diáspora da agência: Ensaio sobre os horizontes das monadologias. Salvador, Bahia: Edufba, 2018. BRENNAN, B. SCHAFER, L. Branded! How Retailers Engage Consumers with Social Media and Mobility. Cary, North Carolina, USA: SAS Institute Inc. 2010. BARAD, K. Meeting the Universe Halfway: quantum physics and the entanglement of matter and meaning. Durham, USA: Duke University Press, 2007. BUCHER, T. If...Then: Algorithmic Power and Politics. 1a ed. Nova York, NY, USA: Oxford University Press, 2018. CASILLI, A.; POSADA, J. The Platformization of Labor and Society. In: GRAHAM, M. WILLIAM, H. D. (Orgs), Society and the Internet. How Networks of Information and Communication are Changing Our Lives. 2a ed. Nova York, NY, USA: Oxford University Press, 2018. P. 1-22. COOLE, Diana; FROST, S. Introducing the new materialisms. In: FOX, N.J., ALLDRED, P. (eds). New materialisms. Durham, NC, USA: Duke University Press, 2010. p. 1-44. COTTER, K. Playing the visibility game: how digital influencers and algorithms negotiate influence on Instagram. New Media & Society, [S.L.], v. 21, n. 4, p. 895- 913, 2018. London: SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/1461444818815684 D’ ANDREA, C. F. B.; GUERRA, A G. Dimensões algorítmicas do trabalho plataformizado: cartografando o preço dinâmico da Uber. E-Compós. 2020. https://doi.org/10.30962/ec.2046 Disponível em: < https://www.e-compos.org.br/e- compos/article/view/2046/1997> Acesso em: 14/04/2021 EXAME. Apps como Uber e iFood se tornam "maior empregador" do Brasil. 2019. Disponível em: https://exame.com/economia/apps-como-Uber-e-ifood-sao- FELINTO, E. ‘Materialidades da Comunicação’: Por um Novo Lugar da Matéria na Teoria da Comunicação. Ciberlegenda n. 5, 2001. Pp. 1-14. Disponível em:< https://www.researchgate.net/publication/266038786_Materialidades_da_Comunicac ao_Por_um_Novo_Lugar_da_Materia_na_Teoria_da_Comunicacao > Acesso em 20.01.2020 GILLESPIE, Tarleton; BOCZKOWSKI, Pablo J. and FOOT Kirsten A. (Eds). Media Technologies: Essays on communication, materiality, and society. London, England: The MIT Press. 2014. GROHMANN, R. A noção de engajamento: Sentidos e armadilhas para os estudos de recepção. In: XXVI Encontro Anual da Compós, Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, SP. 2017. Disponível em < https://bit.ly/2JROPXm> . Acesso em: 14/04/2021 GROHMANN, R; QUIU, J. Trabalho de Plataforma. Revista Contracampo. v. 39 n. 1. Rio de Janeiro, RJ. 2020. DOI:https://doi.org/10.22409/contracampo.v39i1. Disponível em: < https://periodicos.uff.br/contracampo/issue/view/2137> Acesso em: 14/04/2021 GRUSIN, R.. Radical Mediation. Critical Inquiry, [S.I.], v. 42, n. 1, p. 124-148, set. 2015. Chicago, IL.: University of Chicago Press. http://dx.doi.org/10.1086/682998. KOSUT, M. (2006). An ironic fad: The commodification and consumption of tattoos. Journal of Popular Culture, vol. 39, n. 6, p. 1035−1048. https://doi.org/10.1111/j.1540-5931.2006.00333. LATOUR, B. On Interobjectivity. Mind, Culture, and Activity. Vol. 3, n..4. p. 228-245. 1996. LEITÃO, D. K. Mudanças de significado da tatuagem contemporânea. IHU Ideias. São Leopoldo, ano 2, no.16, 04 de Março, 2004. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/images/Stories/cadernos/ideias/016cadernosihuideias.pd f>,Acesso em: 04 set. 2018. LEMOS, A. A comunicação das coisas. Teoria ator-rede e cibercultura. 1a ed. São Paulo: Annablume, 2013. Acesso em: 18/02/2021 FUCHS, C.; SEVIGNANI, S. 'What is Digital Labour? What is Digital Work? What's their difference? And why do these questions matter for understanding Social Media?'. TripleC. Vol. 11, n. 2. 2013. GRAHAM, M.; WOODCOCK, J. Towards a fairer platform economy: Introducing the fairwork foundation. Alternate Routes, v. 29, 2018. ________ , André. Comunicação, Mediação e Modo de Existência na Cibercultura. In Alzamora, G; Coutinho, F.; Ziller, J. Dossiê Bruno Latour. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018. No prelo. p. 1-26 ________, Epistemologia da Comunicação, Neomaterialismo e Cultura Digital. III Seminário Internacional sobre midiatização e processos sociais na UNISINOS, São Leopoldo – RS, em maio de 2019 p. 1-12. Fluxos Comunicacionais e Crise da Democracia _________, A.; SAMPAIO, C. “Mais livre para publicar: Efemeridade da Imagem nos modos Galeria e Stories do Instagram“, RJ: Revista Mídia e Cotidiano, UFF, Volume 12, Número 2, agosto de 2018. LEMOS, A.; PASTOR, L.; A Fotografia como prática conversacional de dados: espacialização e sociabilidade digital no uso do Instagram em praças e parques na cidade de Salvador. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 15, n. 42, p.10- 33, mar. 2018. _________, A; PASTOR, L.. Experiência algorítmica: ação e práticas de dados no Instagram.RevistaContracampo.Ediçãov.39número 2/2020.Contracampoe-ISSN 2238-2577Niterói (RJ), 39 (2) ago/2020-nov/2020 _________, A. Comunicação, Mediação e Modo de Existência na Cibercultura. In Alzamora, G; Coutinho, F.; Ziller, J. Dossiê Bruno Latour. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018. No prelo. p. 1-26 _________, A. Epistemologia da comunicação, neomaterialismo e cultura digital. Galáxia (São Paulo), São Paulo, n. 43, p. 54-66, Apr. 2020. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982- 25532020000100054&lng=en&nrm=iso>. access on 13 Jan. 2021. Epub Mar 20, 2020. https://doi.org/10.1590/1982-25532020143970. MARRES, N. What is Digital Sociology? Digital Sociology: The Reinvention of Social Research. Cambridge, UK: Polity Press, 2017. MORAES, R. B. S.; OLIVEIRA, M. A. G.; ACCORSI, A.. Uberização Do Trabalho: A Percepção Dos Motoristas De Transporte Particular Por Aplicativo. Revista Brasileira de Estudos Organizacionais. v. 6, n. 3 2019. Disponível em: < https://rbeo.emnuvens.com.br/rbeo/article/view/216/pdf> Acesso em 14/04/2021 NASCIMENTO, Leonardo Fernandes. A sociologia digital: Um desafio para o século XXI. Sociologias, Porto Alegre, ano 18, no 41, jan/abr 2016, p. 216-241 _________, A. Plataformas, dataficação e performatividade algorítmica (PDPA): 114 Desafios atuais da cibercultura. In Prata, Nair; Pessoa, Sonia C. (Orgs). MINTZ, A. G. Midiatização e plataformização. Novos Olhares, [S.L.], v. 8, n. 2, p. 98- 109, 6 dez. 2019. Universidade de São Paulo, São Paulo: Agencia USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA). http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238- 7714.no.2019.150347. MIFFLIN, M. Bodies of Subversion: a secret history of women and tattoo. 3. ed. . São Paulo: Intercom, 2020, pp 117-126 New York: Powerhouse Books, 2013. BIT. As plataformas digitais e o futuro do trabalho: Promover o trabalho digno no mundo digital. Bureau Internacional do Trabalho – Genebra, 2020. Disponível em: https://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---europe/---ro-geneva/---ilo- lisbon/documents/publication/wcms_752654.pdf Acesso em 21 de maio de 2019 REUVER, M., SØRENSEN, C. & BASOLE, R.C. The digital platform: a research agenda. J Inf Technol. Vol.33, p. 124–135. 2018. https://doi.org/10.1057/s41265-016- 0033-3. Disponível em: < https://link.springer.com/article/10.1057/s41265-016-0033- 3> Acesso em: 14/04/2021 SAMPAIO, C. R. S. Espiral do Instantâneo: O efêmero nos modos "galeria" e "Stories" do Instagram. Monografia (Graduação). Faculdade De Comunicação., Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia. 2017. SANTOS, M. A Natureza do espaço: técnica e tempo: razão e emoção. 1a ed. São Paulo: HUCITEC, 1996. 115 O’MEARA, Victoria. Weapons of the Chic: Instagram influencer engagement pods as practices of resistance to Instagram platform labor. 5, n. 4, p. 205630511987967, out. 2019. SAGE Publications. Social Media + Society , [S.L.], v. http://dx.doi.org/10.1177/2056305119879671. SCHOLZ, T. Digital Labour: The Internet as Playground and Factory.1a ed. New York: Routledge. 2012. SCHOLZ, T. Uberworked and Underpaid: how workers are disrupting the digital economy.1a ed. New York: Polity Press, 2016. SCHMIDT. F.A. Crowd design: From tools for empowerment to platform capitalism.1a ed. Switzerland: Birkhäuser, 2017. SEVIGNANI, Sebastian. The commodification of privacy on the Internet. Science and Public Policy, v. 40, n. 6, p. 733-739, 2013. SILVA JUNIOR, J. A. Da fotografia expandida à fotografia desprendida: como a crise da kodak pode explicar a emergência do Instagram ou vice-versa. Líbero, São Paulo, v. 33, n. 17, p. 117-126, jan. 2014. TAURAS, Luke. Instagram & The Tattoo Industry. 2015. Disponível em: <https://backinktime.com/Instagram-the-tattoo-industry/>. Acesso em: 10 Ago. 2019. VAN DIJCK, J; POELL, T; DE WAAL. The platform society: Public values in a connective world. Oxford: Oxford University Press, 2018. The Tattoo Industry Doesn't Have to Be Dominated By Straight White Men. WALTER, Olga Maria Formigoni Carvalho. Análise de ferramentas gratuitas para condução de survey online. Produto & Produção, v. 14, n. 2, 2013. VICE. 2019. Disponível em: https://www.vice.com/en/article/j5w3qb/female-tattoo-artists- Instagram-uk. Acesso em: 21 maio 2021 WHERRY, F. F. SCHOR, J. B. Instagram. The SAGE Encyclopedia of Economics and Society. Thousand Oaks: SAGE Publications, Inc. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.4135/9781452206905.n373 WHITEHEAD, A. N. Process and reality: an essay in cosmology. New York: The Free Press, 1978
dc.rights.driver.fl_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC0 1.0 Universal
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36633/7/COMO%20O%20USO%20INSTAGRAM%20ALTERA%20O%20TRABALHO%20DOS%20TATUADORES%20PROFISSIONAIS%20-%20Helen%20Fernandes%20de%20Sousa.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36633/8/Ata_Defesa_Assinada%20%281%29.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36633/1/COMO%20O%20USO%20INSTAGRAM%20ALTERA%20O%20TRABALHO%20DOS%20TATUADORES%20PROFISSIONAIS%20-%20Helen%20Fernandes%20de%20Sousa.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36633/4/Ata_Defesa_Assinada%20%281%29.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36633/5/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36633/6/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 85dd10844135dced235bbcd9b280a2c7
68b329da9893e34099c7d8ad5cb9c940
5150d0b841473b5d92337808ab7d5712
18f0bc0942b853637852a7edbcfee308
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502766795849728