Processos organizativos em dança: a singularidade dos designs
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8583 |
Resumo: | Diferentes danças co-existem no mundo e todas elas são designs enquanto acontecem, esta é a hipótese aqui lançada. Para dissertar acerca dos modos organizativos da dança, esta pesquisa inclinou-se a uma redução inter-teórica para abarcar os conceitos de dança, design e evolução, bem como utilizou-se de alguns parâmetros sistêmicos (da Teoria Geral dos Sistemas), com o objetivo de entender que a dança no seu fazer, configura um design respectivo às interações produzidas pela estrutura e funcionalidade vigentes em cada singularidade organizativa. Nessa perspectiva corpo e ambiente co-evoluem e co-desenham informações que resultam em designs de dança. Para tanto, foi necessário desmistificar a compreensão hegemônica de design, presente principalmente nos meios de comunicação, com o intuito de perceber que designs são resultantes de modos relacionais estabelecidos entre estrutura e funcionalidade. O objetivo desta pesquisa é possibilitar a percepção de que os mais variados modos organizativos em dança resultam em designs enquanto acontecem, e que designs de dança são contextualizados pelos acordos continuamente construídos entre corpo e ambiente. |
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Nadai, Carolina Camargo DeNadai, Carolina Camargo DeMachado, Adriana Bittencourt2013-02-20T14:10:34Z2013-02-20T14:10:34Z2013-02-20http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8583Diferentes danças co-existem no mundo e todas elas são designs enquanto acontecem, esta é a hipótese aqui lançada. Para dissertar acerca dos modos organizativos da dança, esta pesquisa inclinou-se a uma redução inter-teórica para abarcar os conceitos de dança, design e evolução, bem como utilizou-se de alguns parâmetros sistêmicos (da Teoria Geral dos Sistemas), com o objetivo de entender que a dança no seu fazer, configura um design respectivo às interações produzidas pela estrutura e funcionalidade vigentes em cada singularidade organizativa. Nessa perspectiva corpo e ambiente co-evoluem e co-desenham informações que resultam em designs de dança. Para tanto, foi necessário desmistificar a compreensão hegemônica de design, presente principalmente nos meios de comunicação, com o intuito de perceber que designs são resultantes de modos relacionais estabelecidos entre estrutura e funcionalidade. O objetivo desta pesquisa é possibilitar a percepção de que os mais variados modos organizativos em dança resultam em designs enquanto acontecem, e que designs de dança são contextualizados pelos acordos continuamente construídos entre corpo e ambiente.Submitted by Cynthia Nascimento (cyngabe@ufba.br) on 2013-02-20T11:26:41Z No. of bitstreams: 1 Carolina Camargo de Nadai.pdf: 2618013 bytes, checksum: ec63ea17b522ff0e2097fcf015232d16 (MD5)Approved for entry into archive by Fatima Cleômenis Botelho Maria (botelho@ufba.br) on 2013-02-20T14:10:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Carolina Camargo de Nadai.pdf: 2618013 bytes, checksum: ec63ea17b522ff0e2097fcf015232d16 (MD5)Made available in DSpace on 2013-02-20T14:10:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carolina Camargo de Nadai.pdf: 2618013 bytes, checksum: ec63ea17b522ff0e2097fcf015232d16 (MD5)Universidade Federal da Bahia. Escola de Dança. Salvador-Ba, 2011.Dança. Movimento. 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