Prática como componente curricular na formação de professores de química: repensando caminhos para uma práxis reflexiva
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33916 |
Resumo: | A prática é reconhecida como um componente necessário à formação de professores a cerca de 20 anos e, seu exercício nos cursos de licenciatura brasileiros tem acontecido na forma de Prática como Componente Curricular (PCC), com 400 horas para sua realização. Apesar deste componente ser considerado propício para a promoção da reflexão crítica e sistematização teórica, muitos contextos apresentam dificuldades de realizá-la de modo mais adequado, a exemplo do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A partir da compreensão do professor como um intelectual transformador, realizamos esta investigação com o objetivo de identificar possibilidades de realização da PCC, em cursos de licenciatura em Química, de modo a contribuir para uma práxis reflexiva. A fim de alcançar este objetivo, realizamos a análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a formação de professores e do Projeto Acadêmico-Curricular (PAC), além de um grupo focal com discentes do curso supracitado. Estes dados foram submetidos à Análise Textual Discursiva (ATD), que possibilitou a construção de sete categorias, sendo cinco delas a priori: Concepções de PCC, Relações da PCC com a teoria, Distribuição da PCC, Atividades da PCC e Contribuições da PCC, e duas emergentes: Problemas da PCC, Necessidades da PCC. Nessa análise identificamos que as DCN não têm subsidiado a PCC para sua realização enquanto práxis reflexiva. Consequentemente, as concepções de PCC no curso analisado, ora não explicitam sua relação com a teoria, ora são inadequadas. Nesse sentido, as relações da PCC com a teoria têm sido frágeis ou inconscientes. Apesar da carga horária de PCC ser alocada nas diversas disciplinas, ela não tem sido realizada de modo articulado com a teoria, logo não têm contribuído para a formação de professores. Para que tais problemas sejam minimizados é preciso que medidas como a adoção de uma perspectiva crítica por parte do corpo docente e discente, mudanças no planejamento e realização do componente e formação do corpo docente. Finalmente, apresentamos as possibilidades para uma PCC como práxis reflexiva, condicionadas a encaminhamentos tais como: a formação de um grupo de professores do Ensino de Química que pense criticamente e sua forte atuação no curso; a promoção do planejamento e realização coletivamente da PCC utilizando o contexto da semana de planejamento pedagógico; a delimitação de um espaço próprio para a PCC a partir da redistribuição de sua carga horária; e, o incentivo à institucionalização da formação continuada. |
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Queiroz, Indman Ruana LimaSilva, José Luis de Paula BarrosMassena, Elisa PrestesBrito, Luisa DiasMesquita, Nyuara Araújo da SilvaFerreira, Rosilda ArrudaBarzano, Marco Antônio LeandroSilva, José Luis de Paula BarrosMassena, Elisa Prestes2021-08-16T12:29:10Z2021-08-16T12:29:10Z2021-08-162021-07-01Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33916A prática é reconhecida como um componente necessário à formação de professores a cerca de 20 anos e, seu exercício nos cursos de licenciatura brasileiros tem acontecido na forma de Prática como Componente Curricular (PCC), com 400 horas para sua realização. Apesar deste componente ser considerado propício para a promoção da reflexão crítica e sistematização teórica, muitos contextos apresentam dificuldades de realizá-la de modo mais adequado, a exemplo do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A partir da compreensão do professor como um intelectual transformador, realizamos esta investigação com o objetivo de identificar possibilidades de realização da PCC, em cursos de licenciatura em Química, de modo a contribuir para uma práxis reflexiva. A fim de alcançar este objetivo, realizamos a análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a formação de professores e do Projeto Acadêmico-Curricular (PAC), além de um grupo focal com discentes do curso supracitado. Estes dados foram submetidos à Análise Textual Discursiva (ATD), que possibilitou a construção de sete categorias, sendo cinco delas a priori: Concepções de PCC, Relações da PCC com a teoria, Distribuição da PCC, Atividades da PCC e Contribuições da PCC, e duas emergentes: Problemas da PCC, Necessidades da PCC. Nessa análise identificamos que as DCN não têm subsidiado a PCC para sua realização enquanto práxis reflexiva. Consequentemente, as concepções de PCC no curso analisado, ora não explicitam sua relação com a teoria, ora são inadequadas. Nesse sentido, as relações da PCC com a teoria têm sido frágeis ou inconscientes. Apesar da carga horária de PCC ser alocada nas diversas disciplinas, ela não tem sido realizada de modo articulado com a teoria, logo não têm contribuído para a formação de professores. Para que tais problemas sejam minimizados é preciso que medidas como a adoção de uma perspectiva crítica por parte do corpo docente e discente, mudanças no planejamento e realização do componente e formação do corpo docente. Finalmente, apresentamos as possibilidades para uma PCC como práxis reflexiva, condicionadas a encaminhamentos tais como: a formação de um grupo de professores do Ensino de Química que pense criticamente e sua forte atuação no curso; a promoção do planejamento e realização coletivamente da PCC utilizando o contexto da semana de planejamento pedagógico; a delimitação de um espaço próprio para a PCC a partir da redistribuição de sua carga horária; e, o incentivo à institucionalização da formação continuada.ABSTRACT Practice has been recognized as a necessary component for teacher education for about 20 years and its practice in Brazilian undergraduate courses has been carried out in the form of Practice as a Curricular Component (PCC), with 400 hours for its realization. Although this component is considered propitious for the promotion of critical reflection and theoretical systematization, many contexts present difficulties in carrying it out in a more adequate way, as is the case of the undergraduate Chemistry course at the Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Based on an understanding of the teacher as an intellectual transformer, we conducted this investigation with the objective of identifying possibilities of carrying out the PCC, in undergraduate courses in Chemistry, in order to contribute to a reflective praxis. In order to achieve this objective, we conducted a documentary analysis of the National Curriculum Guidelines (NCG) for teacher education and of the Academic-Curricular Project (ACP), as well as a focus group with students of the aforementioned course. These data were submitted to Textual Discourse Analysis (TDA), which allowed the construction of seven categories, five of them a priori: Conceptions of PCC, Relationships of PCC with theory, Distribution of PCC, Activities of PCC and Contributions of PCC, and two emerging: PCC Problems, PCC Needs. In this analysis we identified that the NCGs have not subsidized PCC for its realization as a reflective praxis. Consequently, the conceptions of PCC in the analyzed course are sometimes inadequate, sometimes not explicit about its relationship with theory. In this sense, the relationships between PCC and theory has been fragile or unconscious. Although the PCC workload is allocated in several disciplines, it has not been done in a way articulated with theory, and thus has not contributed at all to teacher education. For these problems to be minimized, it is necessary that that measures such as the adoption of a critical perspective by the faculty and students, changes in the planning and realization of the component, and training of the teaching staff are taken. Finally, we present the possibilities for a PCC as a reflexive praxis, conditioned to directions such as: the formation of a group of teachers of Chemistry Teaching who think critically and their strong performance in the course; the promotion of the planning and realization of PCC collectively using the context of the week of pedagogical planning; the delimitation of a proper space for PCC from the redistribution of its workload; and, the incentive to the institutionalization of continued formation.Submitted by Indman Queiroz (indmam_ruana@hotmail.com) on 2021-08-15T20:10:34Z No. of bitstreams: 1 Tese_Indman Queiroz.pdf: 2566834 bytes, checksum: 92fb52edbd550583089efbab751cf1ad (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-08-16T12:29:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_Indman Queiroz.pdf: 2566834 bytes, checksum: 92fb52edbd550583089efbab751cf1ad (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-16T12:29:10Z (GMT). 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