Pauta social estratégias para atuação do assessor de imprensa em empresas que praticam o investimento social privado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30204 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso objetiva compreender a atuação de um assessor de imprensa em empresas socialmente responsáveis que praticam investimento social. Consiste em uma monografia de caráter conceitual, que buscou fazer um levantamento teórico sobre as temáticas correlatas a Responsabilidade Social e Assessoria de Imprensa. Para tanto, foi pesquisada a história e diversos conceitos referentes ao movimento de Responsabilidade Social, focando o contexto empresarial e a inserção deste assunto nas organizações, principalmente por meio da prática do Investimento Social Privado. As funções e os desafios do assessor de imprensa são apresentados junto a uma breve descrição de como a mídia tem acompanhado este movimento, como tem sido a cobertura pela imprensa e possíveis espaços nos meios de comunicação para serem trabalhados por uma assessoria. Ter os diversos conceitos relacionados à Responsabilidade Social Empresarial compreendidos e internalizados pelo assessor de imprensa influencia na clareza da abordagem e na contextualização de uma pauta proposta. Este profissional assume o papel de educador, ao incentivar, entre os jornalistas, o debate de temáticas relativas a ações sociais empresariais. A fim de oferecer exemplos práticos consistentes, a pesquisa culmina na análise de dez entrevistas com profissionais da área, visando reconhecer de que forma conceitos importantes estão inseridos no dia-a-dia de trabalho e determinar algumas estratégias sólidas de divulgação de pautas e de relacionamento com a imprensa. |
id |
UFBA-2_bfca861ba96a01445bb123f7065e8025 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/30204 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Barbosa, Vivian de OliveiraBarbosa, Vivian de OliveiraCardoso, CláudioCardoso, CláudioTudela, Sílvio CésarCastro, Marta2019-08-05T17:59:20Z2019-08-05T17:59:20Z2019-08-052006TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30204Este trabalho de conclusão de curso objetiva compreender a atuação de um assessor de imprensa em empresas socialmente responsáveis que praticam investimento social. Consiste em uma monografia de caráter conceitual, que buscou fazer um levantamento teórico sobre as temáticas correlatas a Responsabilidade Social e Assessoria de Imprensa. Para tanto, foi pesquisada a história e diversos conceitos referentes ao movimento de Responsabilidade Social, focando o contexto empresarial e a inserção deste assunto nas organizações, principalmente por meio da prática do Investimento Social Privado. As funções e os desafios do assessor de imprensa são apresentados junto a uma breve descrição de como a mídia tem acompanhado este movimento, como tem sido a cobertura pela imprensa e possíveis espaços nos meios de comunicação para serem trabalhados por uma assessoria. Ter os diversos conceitos relacionados à Responsabilidade Social Empresarial compreendidos e internalizados pelo assessor de imprensa influencia na clareza da abordagem e na contextualização de uma pauta proposta. Este profissional assume o papel de educador, ao incentivar, entre os jornalistas, o debate de temáticas relativas a ações sociais empresariais. A fim de oferecer exemplos práticos consistentes, a pesquisa culmina na análise de dez entrevistas com profissionais da área, visando reconhecer de que forma conceitos importantes estão inseridos no dia-a-dia de trabalho e determinar algumas estratégias sólidas de divulgação de pautas e de relacionamento com a imprensa.Submitted by Larissa Silva (laribrito05@hotmail.com) on 2019-07-24T15:02:05Z No. of bitstreams: 1 Monografia_Vivian de Oliveira Barbosa_Comunicação Social_Jornalismo.pdf: 2644906 bytes, checksum: 3da6c0a9764ed5f8db3b44b60becdec6 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-08-05T17:59:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia_Vivian de Oliveira Barbosa_Comunicação Social_Jornalismo.pdf: 2644906 bytes, checksum: 3da6c0a9764ed5f8db3b44b60becdec6 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-05T17:59:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia_Vivian de Oliveira Barbosa_Comunicação Social_Jornalismo.pdf: 2644906 bytes, checksum: 3da6c0a9764ed5f8db3b44b60becdec6 (MD5)ComunicaçãoAssessoria de ImprensaResponsabilidade Social EmpresarialInvestimento Social PrivadoMídia e Responsabilidade SocialPauta socialPauta social estratégias para atuação do assessor de imprensa em empresas que praticam o investimento social privadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMonografia_Vivian de Oliveira Barbosa_Comunicação Social_Jornalismo.pdfMonografia_Vivian de Oliveira Barbosa_Comunicação Social_Jornalismo.pdfapplication/pdf2644906https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30204/1/Monografia_Vivian%20de%20Oliveira%20Barbosa_Comunica%c3%a7%c3%a3o%20Social_Jornalismo.pdf3da6c0a9764ed5f8db3b44b60becdec6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1378https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30204/2/license.txt4d9723493f80002b64e067080cc71e25MD52TEXTMonografia_Vivian de Oliveira Barbosa_Comunicação Social_Jornalismo.pdf.txtMonografia_Vivian de Oliveira Barbosa_Comunicação Social_Jornalismo.pdf.txtExtracted texttext/plain203262https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30204/3/Monografia_Vivian%20de%20Oliveira%20Barbosa_Comunica%c3%a7%c3%a3o%20Social_Jornalismo.pdf.txt717c8acf15f1b1499cedc81c5ef5f637MD53ri/302042022-08-23 09:46:30.309oai:repositorio.ufba.br:ri/30204VGVybW8gZGUgTGljZW7Dp2EsIG7Do28gZXhjbHVzaXZvLCBwYXJhIG8gZGVww7NzaXRvIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGQkEuCgogUGVsbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw6NvIGRlIGRvY3VtZW50b3MsIG8gYXV0b3Igb3Ugc2V1IHJlcHJlc2VudGFudGUgbGVnYWwsIGFvIGFjZWl0YXIgZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbsOnYSwgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkYSBCYWhpYSBvIGRpcmVpdG8gZGUgbWFudGVyIHVtYSBjw7NwaWEgZW0gc2V1IHJlcG9zaXTDs3JpbyBjb20gYSBmaW5hbGlkYWRlLCBwcmltZWlyYSwgZGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4gCgpFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7Do28gZXhjbHVzaXZvcywgbWFudMOpbSBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvci9jb3B5cmlnaHQsIG1hcyBlbnRlbmRlIG8gZG9jdW1lbnRvIGNvbW8gcGFydGUgZG8gYWNlcnZvIGludGVsZWN0dWFsIGRlc3NhIFVuaXZlcnNpZGFkZS4KCiBQYXJhIG9zIGRvY3VtZW50b3MgcHVibGljYWRvcyBjb20gcmVwYXNzZSBkZSBkaXJlaXRvcyBkZSBkaXN0cmlidWnDp8OjbywgZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbsOnYSBlbnRlbmRlIHF1ZToKCiBNYW50ZW5kbyBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcmVwYXNzYWRvcyBhIHRlcmNlaXJvcywgZW0gY2FzbyBkZSBwdWJsaWNhw6fDtWVzLCBvIHJlcG9zaXTDs3JpbyBwb2RlIHJlc3RyaW5naXIgbyBhY2Vzc28gYW8gdGV4dG8gaW50ZWdyYWwsIG1hcyBsaWJlcmEgYXMgaW5mb3JtYcOnw7VlcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50byAoTWV0YWRhZG9zIGRlc2NyaXRpdm9zKS4KCiBEZXN0YSBmb3JtYSwgYXRlbmRlbmRvIGFvcyBhbnNlaW9zIGRlc3NhIHVuaXZlcnNpZGFkZSBlbSBtYW50ZXIgc3VhIHByb2R1w6fDo28gY2llbnTDrWZpY2EgY29tIGFzIHJlc3RyacOnw7VlcyBpbXBvc3RhcyBwZWxvcyBlZGl0b3JlcyBkZSBwZXJpw7NkaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2HDp8O1ZXMgc2VtIGluaWNpYXRpdmFzIHF1ZSBzZWd1ZW0gYSBwb2zDrXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVww7NzaXRvcyBjb21wdWxzw7NyaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTDs3JpbyBtYW50w6ltIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBtYXMgbWFudMOpbSBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byBhb3MgbWV0YWRhZG9zIGUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0YcOnw6NvIGRlc3NlIHRlcm1vIG7Do28gbmVjZXNzaXRhIGRlIGNvbnNlbnRpbWVudG8gcG9yIHBhcnRlIGRlIGF1dG9yZXMvZGV0ZW50b3JlcyBkb3MgZGlyZWl0b3MsIHBvciBlc3RhcmVtIGVtIGluaWNpYXRpdmFzIGRlIGFjZXNzbyBhYmVydG8uCg==Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-23T12:46:30Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pauta social estratégias para atuação do assessor de imprensa em empresas que praticam o investimento social privado |
title |
Pauta social estratégias para atuação do assessor de imprensa em empresas que praticam o investimento social privado |
spellingShingle |
Pauta social estratégias para atuação do assessor de imprensa em empresas que praticam o investimento social privado Barbosa, Vivian de Oliveira Comunicação Assessoria de Imprensa Responsabilidade Social Empresarial Investimento Social Privado Mídia e Responsabilidade Social Pauta social |
title_short |
Pauta social estratégias para atuação do assessor de imprensa em empresas que praticam o investimento social privado |
title_full |
Pauta social estratégias para atuação do assessor de imprensa em empresas que praticam o investimento social privado |
title_fullStr |
Pauta social estratégias para atuação do assessor de imprensa em empresas que praticam o investimento social privado |
title_full_unstemmed |
Pauta social estratégias para atuação do assessor de imprensa em empresas que praticam o investimento social privado |
title_sort |
Pauta social estratégias para atuação do assessor de imprensa em empresas que praticam o investimento social privado |
author |
Barbosa, Vivian de Oliveira |
author_facet |
Barbosa, Vivian de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Vivian de Oliveira Barbosa, Vivian de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Cláudio |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cardoso, Cláudio Tudela, Sílvio César Castro, Marta |
contributor_str_mv |
Cardoso, Cláudio Cardoso, Cláudio Tudela, Sílvio César Castro, Marta |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação Assessoria de Imprensa Responsabilidade Social Empresarial Investimento Social Privado Mídia e Responsabilidade Social Pauta social |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assessoria de Imprensa Responsabilidade Social Empresarial Investimento Social Privado Mídia e Responsabilidade Social Pauta social |
description |
Este trabalho de conclusão de curso objetiva compreender a atuação de um assessor de imprensa em empresas socialmente responsáveis que praticam investimento social. Consiste em uma monografia de caráter conceitual, que buscou fazer um levantamento teórico sobre as temáticas correlatas a Responsabilidade Social e Assessoria de Imprensa. Para tanto, foi pesquisada a história e diversos conceitos referentes ao movimento de Responsabilidade Social, focando o contexto empresarial e a inserção deste assunto nas organizações, principalmente por meio da prática do Investimento Social Privado. As funções e os desafios do assessor de imprensa são apresentados junto a uma breve descrição de como a mídia tem acompanhado este movimento, como tem sido a cobertura pela imprensa e possíveis espaços nos meios de comunicação para serem trabalhados por uma assessoria. Ter os diversos conceitos relacionados à Responsabilidade Social Empresarial compreendidos e internalizados pelo assessor de imprensa influencia na clareza da abordagem e na contextualização de uma pauta proposta. Este profissional assume o papel de educador, ao incentivar, entre os jornalistas, o debate de temáticas relativas a ações sociais empresariais. A fim de oferecer exemplos práticos consistentes, a pesquisa culmina na análise de dez entrevistas com profissionais da área, visando reconhecer de que forma conceitos importantes estão inseridos no dia-a-dia de trabalho e determinar algumas estratégias sólidas de divulgação de pautas e de relacionamento com a imprensa. |
publishDate |
2006 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-05T17:59:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-05T17:59:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30204 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
TCC |
identifier_str_mv |
TCC |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30204/1/Monografia_Vivian%20de%20Oliveira%20Barbosa_Comunica%c3%a7%c3%a3o%20Social_Jornalismo.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30204/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30204/3/Monografia_Vivian%20de%20Oliveira%20Barbosa_Comunica%c3%a7%c3%a3o%20Social_Jornalismo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3da6c0a9764ed5f8db3b44b60becdec6 4d9723493f80002b64e067080cc71e25 717c8acf15f1b1499cedc81c5ef5f637 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459598462451712 |