Pauta social estratégias para atuação do assessor de imprensa em empresas que praticam o investimento social privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Vivian de Oliveira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30204
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso objetiva compreender a atuação de um assessor de imprensa em empresas socialmente responsáveis que praticam investimento social. Consiste em uma monografia de caráter conceitual, que buscou fazer um levantamento teórico sobre as temáticas correlatas a Responsabilidade Social e Assessoria de Imprensa. Para tanto, foi pesquisada a história e diversos conceitos referentes ao movimento de Responsabilidade Social, focando o contexto empresarial e a inserção deste assunto nas organizações, principalmente por meio da prática do Investimento Social Privado. As funções e os desafios do assessor de imprensa são apresentados junto a uma breve descrição de como a mídia tem acompanhado este movimento, como tem sido a cobertura pela imprensa e possíveis espaços nos meios de comunicação para serem trabalhados por uma assessoria. Ter os diversos conceitos relacionados à Responsabilidade Social Empresarial compreendidos e internalizados pelo assessor de imprensa influencia na clareza da abordagem e na contextualização de uma pauta proposta. Este profissional assume o papel de educador, ao incentivar, entre os jornalistas, o debate de temáticas relativas a ações sociais empresariais. A fim de oferecer exemplos práticos consistentes, a pesquisa culmina na análise de dez entrevistas com profissionais da área, visando reconhecer de que forma conceitos importantes estão inseridos no dia-a-dia de trabalho e determinar algumas estratégias sólidas de divulgação de pautas e de relacionamento com a imprensa.
id UFBA-2_bfca861ba96a01445bb123f7065e8025
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/30204
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Barbosa, Vivian de OliveiraBarbosa, Vivian de OliveiraCardoso, CláudioCardoso, CláudioTudela, Sílvio CésarCastro, Marta2019-08-05T17:59:20Z2019-08-05T17:59:20Z2019-08-052006TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30204Este trabalho de conclusão de curso objetiva compreender a atuação de um assessor de imprensa em empresas socialmente responsáveis que praticam investimento social. Consiste em uma monografia de caráter conceitual, que buscou fazer um levantamento teórico sobre as temáticas correlatas a Responsabilidade Social e Assessoria de Imprensa. Para tanto, foi pesquisada a história e diversos conceitos referentes ao movimento de Responsabilidade Social, focando o contexto empresarial e a inserção deste assunto nas organizações, principalmente por meio da prática do Investimento Social Privado. As funções e os desafios do assessor de imprensa são apresentados junto a uma breve descrição de como a mídia tem acompanhado este movimento, como tem sido a cobertura pela imprensa e possíveis espaços nos meios de comunicação para serem trabalhados por uma assessoria. Ter os diversos conceitos relacionados à Responsabilidade Social Empresarial compreendidos e internalizados pelo assessor de imprensa influencia na clareza da abordagem e na contextualização de uma pauta proposta. Este profissional assume o papel de educador, ao incentivar, entre os jornalistas, o debate de temáticas relativas a ações sociais empresariais. A fim de oferecer exemplos práticos consistentes, a pesquisa culmina na análise de dez entrevistas com profissionais da área, visando reconhecer de que forma conceitos importantes estão inseridos no dia-a-dia de trabalho e determinar algumas estratégias sólidas de divulgação de pautas e de relacionamento com a imprensa.Submitted by Larissa Silva (laribrito05@hotmail.com) on 2019-07-24T15:02:05Z No. of bitstreams: 1 Monografia_Vivian de Oliveira Barbosa_Comunicação Social_Jornalismo.pdf: 2644906 bytes, checksum: 3da6c0a9764ed5f8db3b44b60becdec6 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-08-05T17:59:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia_Vivian de Oliveira Barbosa_Comunicação Social_Jornalismo.pdf: 2644906 bytes, checksum: 3da6c0a9764ed5f8db3b44b60becdec6 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-05T17:59:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia_Vivian de Oliveira Barbosa_Comunicação Social_Jornalismo.pdf: 2644906 bytes, checksum: 3da6c0a9764ed5f8db3b44b60becdec6 (MD5)ComunicaçãoAssessoria de ImprensaResponsabilidade Social EmpresarialInvestimento Social PrivadoMídia e Responsabilidade SocialPauta socialPauta social estratégias para atuação do assessor de imprensa em empresas que praticam o investimento social privadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMonografia_Vivian de Oliveira Barbosa_Comunicação Social_Jornalismo.pdfMonografia_Vivian de Oliveira Barbosa_Comunicação Social_Jornalismo.pdfapplication/pdf2644906https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30204/1/Monografia_Vivian%20de%20Oliveira%20Barbosa_Comunica%c3%a7%c3%a3o%20Social_Jornalismo.pdf3da6c0a9764ed5f8db3b44b60becdec6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1378https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30204/2/license.txt4d9723493f80002b64e067080cc71e25MD52TEXTMonografia_Vivian de Oliveira Barbosa_Comunicação Social_Jornalismo.pdf.txtMonografia_Vivian de Oliveira Barbosa_Comunicação Social_Jornalismo.pdf.txtExtracted texttext/plain203262https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30204/3/Monografia_Vivian%20de%20Oliveira%20Barbosa_Comunica%c3%a7%c3%a3o%20Social_Jornalismo.pdf.txt717c8acf15f1b1499cedc81c5ef5f637MD53ri/302042022-08-23 09:46:30.309oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-23T12:46:30Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pauta social estratégias para atuação do assessor de imprensa em empresas que praticam o investimento social privado
title Pauta social estratégias para atuação do assessor de imprensa em empresas que praticam o investimento social privado
spellingShingle Pauta social estratégias para atuação do assessor de imprensa em empresas que praticam o investimento social privado
Barbosa, Vivian de Oliveira
Comunicação
Assessoria de Imprensa
Responsabilidade Social Empresarial
Investimento Social Privado
Mídia e Responsabilidade Social
Pauta social
title_short Pauta social estratégias para atuação do assessor de imprensa em empresas que praticam o investimento social privado
title_full Pauta social estratégias para atuação do assessor de imprensa em empresas que praticam o investimento social privado
title_fullStr Pauta social estratégias para atuação do assessor de imprensa em empresas que praticam o investimento social privado
title_full_unstemmed Pauta social estratégias para atuação do assessor de imprensa em empresas que praticam o investimento social privado
title_sort Pauta social estratégias para atuação do assessor de imprensa em empresas que praticam o investimento social privado
author Barbosa, Vivian de Oliveira
author_facet Barbosa, Vivian de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Vivian de Oliveira
Barbosa, Vivian de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Cláudio
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cardoso, Cláudio
Tudela, Sílvio César
Castro, Marta
contributor_str_mv Cardoso, Cláudio
Cardoso, Cláudio
Tudela, Sílvio César
Castro, Marta
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
topic Comunicação
Assessoria de Imprensa
Responsabilidade Social Empresarial
Investimento Social Privado
Mídia e Responsabilidade Social
Pauta social
dc.subject.por.fl_str_mv Assessoria de Imprensa
Responsabilidade Social Empresarial
Investimento Social Privado
Mídia e Responsabilidade Social
Pauta social
description Este trabalho de conclusão de curso objetiva compreender a atuação de um assessor de imprensa em empresas socialmente responsáveis que praticam investimento social. Consiste em uma monografia de caráter conceitual, que buscou fazer um levantamento teórico sobre as temáticas correlatas a Responsabilidade Social e Assessoria de Imprensa. Para tanto, foi pesquisada a história e diversos conceitos referentes ao movimento de Responsabilidade Social, focando o contexto empresarial e a inserção deste assunto nas organizações, principalmente por meio da prática do Investimento Social Privado. As funções e os desafios do assessor de imprensa são apresentados junto a uma breve descrição de como a mídia tem acompanhado este movimento, como tem sido a cobertura pela imprensa e possíveis espaços nos meios de comunicação para serem trabalhados por uma assessoria. Ter os diversos conceitos relacionados à Responsabilidade Social Empresarial compreendidos e internalizados pelo assessor de imprensa influencia na clareza da abordagem e na contextualização de uma pauta proposta. Este profissional assume o papel de educador, ao incentivar, entre os jornalistas, o debate de temáticas relativas a ações sociais empresariais. A fim de oferecer exemplos práticos consistentes, a pesquisa culmina na análise de dez entrevistas com profissionais da área, visando reconhecer de que forma conceitos importantes estão inseridos no dia-a-dia de trabalho e determinar algumas estratégias sólidas de divulgação de pautas e de relacionamento com a imprensa.
publishDate 2006
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-05T17:59:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-05T17:59:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30204
dc.identifier.other.none.fl_str_mv TCC
identifier_str_mv TCC
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30204/1/Monografia_Vivian%20de%20Oliveira%20Barbosa_Comunica%c3%a7%c3%a3o%20Social_Jornalismo.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30204/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30204/3/Monografia_Vivian%20de%20Oliveira%20Barbosa_Comunica%c3%a7%c3%a3o%20Social_Jornalismo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3da6c0a9764ed5f8db3b44b60becdec6
4d9723493f80002b64e067080cc71e25
717c8acf15f1b1499cedc81c5ef5f637
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459598462451712