Cognição e gestão: esquemas cognitivos que estruturam a atuação de gestores universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Robson de Almeida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31938
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar como gestores docentes e gestores técnico-administrativos de uma universidade pública estruturam esquemas cognitivos sobre a gestão e a caracterização de suas práticas gerenciais. A pesquisa parte do pressuposto teórico que concebe a gestão como uma prática social, e assume a perspectiva da cognição social nas organizações para compreender o papel das crenças, significados compartilhados e estruturas de conhecimento que orientam a ação de gestores docentes no contexto universitário. Dada a natureza do objeto de estudo, foi adotada como estratégia metodológica a abordagem qualitativa interpretativa. Seguindo tal perspectiva metodológica a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, e os dados levantados passaram por meio de análise de conteúdo e análise de frequência. Os participantes do estudo foram 7 gestores docentes e gestores técnico-administrativos que ocupam cargos estratégicos em uma universidade pública federal. Os resultados mostram que gestores docentes e técnico-administrativos compartilham concepções sobre a gestão e empregam práticas similares em sua atuação. Os conceitos que estruturam as concepções dos entrevistados sobre a gestão e acerca da natureza do trabalho gerencial se mostraram relacionados com as dinâmicas e características próprias do contexto da gestão universitária. Por fim, o estudo mostrou que os dois grupos de gestores expressaram percepções distintas acerca da experiência gerencial, as quais podem estar relacionadas ao lugar da gestão na identidade profissional e na trajetória dos participantes de cada grupo.
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Seguindo tal perspectiva metodológica a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, e os dados levantados passaram por meio de análise de conteúdo e análise de frequência. Os participantes do estudo foram 7 gestores docentes e gestores técnico-administrativos que ocupam cargos estratégicos em uma universidade pública federal. Os resultados mostram que gestores docentes e técnico-administrativos compartilham concepções sobre a gestão e empregam práticas similares em sua atuação. Os conceitos que estruturam as concepções dos entrevistados sobre a gestão e acerca da natureza do trabalho gerencial se mostraram relacionados com as dinâmicas e características próprias do contexto da gestão universitária. Por fim, o estudo mostrou que os dois grupos de gestores expressaram percepções distintas acerca da experiência gerencial, as quais podem estar relacionadas ao lugar da gestão na identidade profissional e na trajetória dos participantes de cada grupo.This study aims to analyze how teaching managers and technical-administrative managers of a public university structure cognitive schemes about management and characterization of their management practices. The research starts from the theoretical assumption that conceives management as a social practice, and assumes the perspective of social cognition in organizations to understand the role of beliefs, shared meanings and knowledge structures that guide the action of teaching managers in the university context. Given the nature of the object of study, the qualitative interpretative approach was adopted as a methodological strategy. Following this methodological perspective, data collection was carried out through semi-structured interviews, and the data collected went through content analysis and frequency analysis. The study participants were 7 teaching managers and technical-administrative managers who occupy strategic positions at a federal public university. The results show that teaching and technical-administrative managers share conceptions about management and employ similar practices in their performance. The concepts that structure the interviewees' conceptions about management and about the nature of managerial work were shown to be related to the dynamics and characteristics of the university management context. Finally, the study showed that the two groups of managers expressed different perceptions about management experience, which may be related to the role of management in the professional identity and in the trajectory of the participants in each group.Submitted by Robson Silva (robson.almeida@ufba.br) on 2020-05-06T17:18:01Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_Robson de Almeida Silva_05.05.20.pdf: 1953144 bytes, checksum: b158d7fc9fdac693e8519899847ddf45 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Portela (anapoli@ufba.br) on 2020-06-05T19:16:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_Robson de Almeida Silva_05.05.20.pdf: 1953144 bytes, checksum: b158d7fc9fdac693e8519899847ddf45 (MD5)Made available in DSpace on 2020-06-05T19:16:10Z (GMT). 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