O alinhamento entre a estratégia organizacional e o sistema de avaliação e de recompensas: um estudo de caso da organização Banco do Brasil S.A.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9964 |
Resumo: | p. 1-236 |
id |
UFBA-2_c414611c21867d92291f0ea741cadc86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/9964 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Strassburg, MarcosStrassburg, MarcosBastos, Antônio Virgílio Bittencourt2013-04-22T18:02:46Z2013-04-22T18:02:46Z2005http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9964p. 1-236Este estudo analisou os diversos conceitos de estratégia, a diferença entre os seus significados, os requisitos necessários para que seja considerada eficiente, as diversas formas de elaboração e de implementação, a visão de sua significância pelos principais autores sobre o assunto, a diferença entre estas visões, os aspectos que mais valorizam as formas de envolvimento e comprometimento da organização com o compromisso estratégico e suas repercussões no desenvolvimento desta. Analisou, ainda, a importância do alinhamento e sintonia entre as competências necessárias ao desenvolvimento do programa estratégico e as competências que compõem os diversos sistemas internos que impactam diretamente a vida profissional de cada funcionário, a exemplo do sistema de avaliação e recompensas e do sistema de ascensão profissional. Verificou-se que, quando a organização consegue a plena sintonia no desenvolvimento das competências essenciais para o êxito da implementação estratégica, esta passa a conter a condição crucial para que a implementação ocorra com a intensidade, o comprometimento e o envolvimento desejados, colaborando para o atingimento pleno dos objetivos propostos. Também foram analisadas as práticas adotadas por empresas de Classe Mundial, muitas delas líderes mundiais em seus setores, que contribuíram para que a organização experimentasse saltos de excelência em seus processos e, em conseqüência, em seus resultados, margem de retorno operacional, valor de mercado e reconhecimento da excelência pelos seus clientes e mercados. Na seqüência, foi verificado se as estratégias em comum das referidas empresas são praticadas no Banco do Brasil, em que nível e, caso ainda não implementadas plenamente, o que necessita ser realizado para solidificar a prática como pertencente aos princípios organizacionais. Apresentou-se a organização Banco do Brasil, com sua arquitetura estratégica e os processos que considerados fundamentais para a administração estratégica, como a avaliação de desempenho e resultados e o sistema de ascensão funcional. Foi realizado estudo de caso sobre o alinhamento entre as diversas competências requeridas para a execução plena da estratégia do Banco e as competências que compõem o sistema de avaliação funcional em vigor. A amostra foi realizada junto aos gestores de agências ou unidades internas do Banco, em Salvador. Os resultados da pesquisa demonstraram que, em linhas gerais, as competências estratégicas estão contempladas e alinhadas com o sistema de avaliação. Porém, existem competências consideradas de muita importância para o cumprimento do ideal estratégico que não estão refletidas no sistema e, portanto, não são objeto de contrato funcional para o seu desenvolvimento.Submitted by Santiago Fabio (fabio.ssantiago@hotmail.com) on 2013-03-18T20:20:24Z No. of bitstreams: 1 888888aasas.pdf: 1929584 bytes, checksum: c07897d63efb4034b7856afd36513b10 (MD5)Approved for entry into archive by Tatiana Lima(tatianasl@ufba.br) on 2013-04-22T18:02:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 888888aasas.pdf: 1929584 bytes, checksum: c07897d63efb4034b7856afd36513b10 (MD5)Made available in DSpace on 2013-04-22T18:02:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 888888aasas.pdf: 1929584 bytes, checksum: c07897d63efb4034b7856afd36513b10 (MD5) Previous issue date: 2005SalvadorUniversidade Federal da Bahiahttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/strassburg_marcos.pdfreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAEstratégia e Alinhamento estratégicoCompetências e Sistema de AvaliaçãoStrategy and strategic AlignmentCompetences and Evaluation SystemO alinhamento entre a estratégia organizacional e o sistema de avaliação e de recompensas: um estudo de caso da organização Banco do Brasil S.A.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL888888aasas.pdf888888aasas.pdfapplication/pdf1929584https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9964/1/888888aasas.pdfc07897d63efb4034b7856afd36513b10MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9964/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXT888888aasas.pdf.txt888888aasas.pdf.txtExtracted texttext/plain452802https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9964/3/888888aasas.pdf.txt08e677858226349c1fd81bfedf60e2bdMD53ri/99642022-07-05 14:03:50.592oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:50Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O alinhamento entre a estratégia organizacional e o sistema de avaliação e de recompensas: um estudo de caso da organização Banco do Brasil S.A. |
title |
O alinhamento entre a estratégia organizacional e o sistema de avaliação e de recompensas: um estudo de caso da organização Banco do Brasil S.A. |
spellingShingle |
O alinhamento entre a estratégia organizacional e o sistema de avaliação e de recompensas: um estudo de caso da organização Banco do Brasil S.A. Strassburg, Marcos Estratégia e Alinhamento estratégico Competências e Sistema de Avaliação Strategy and strategic Alignment Competences and Evaluation System |
title_short |
O alinhamento entre a estratégia organizacional e o sistema de avaliação e de recompensas: um estudo de caso da organização Banco do Brasil S.A. |
title_full |
O alinhamento entre a estratégia organizacional e o sistema de avaliação e de recompensas: um estudo de caso da organização Banco do Brasil S.A. |
title_fullStr |
O alinhamento entre a estratégia organizacional e o sistema de avaliação e de recompensas: um estudo de caso da organização Banco do Brasil S.A. |
title_full_unstemmed |
O alinhamento entre a estratégia organizacional e o sistema de avaliação e de recompensas: um estudo de caso da organização Banco do Brasil S.A. |
title_sort |
O alinhamento entre a estratégia organizacional e o sistema de avaliação e de recompensas: um estudo de caso da organização Banco do Brasil S.A. |
author |
Strassburg, Marcos |
author_facet |
Strassburg, Marcos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Strassburg, Marcos Strassburg, Marcos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt |
contributor_str_mv |
Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia e Alinhamento estratégico Competências e Sistema de Avaliação Strategy and strategic Alignment Competences and Evaluation System |
topic |
Estratégia e Alinhamento estratégico Competências e Sistema de Avaliação Strategy and strategic Alignment Competences and Evaluation System |
description |
p. 1-236 |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-22T18:02:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-04-22T18:02:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9964 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/strassburg_marcos.pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9964/1/888888aasas.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9964/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9964/3/888888aasas.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c07897d63efb4034b7856afd36513b10 1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9 08e677858226349c1fd81bfedf60e2bd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459425612038144 |