A Biblioteca Caravelas numa poética do cotidiano e da expansão.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29433 |
Resumo: | Trata-se de pesquisa em poéticas visuais, na qual se toma como principal ponto de partida o formato livro como objeto plástico e dispositivo de participação, visando criar, recriar, transgredir e expandir a ideia de Livros, com diferenciados formatos, funções, tamanhos e materiais para compor as Bibliotecas Caravelas. Essas Bibliotecas dão fluxos a criações artÃsticas pessoais e coletivas, quando e onde cada fluxo expande- se em outros, seguindo como referência um hÃbrido entre imagens da zoologia e da botânica, ao unir as caracterÃsticas comunitárias das caravelas marinhas e as estratégias de crescimento de uma planta pertencente à ordem das Passiflorales: o maracujazeiro, usado como matéria, imagem e método na construção dos Livros. Desse modo, as imagens-método da pesquisa fundamentam o PrincÃpio da Expansão, como dominante, e os PrincÃpios da Multiplicidade e da Colaboração nela implicados e dela derivados, utilizando-se a cartografia para registrar fluxos e espaços ocupados, regidos pela criação de dispositivos, objetos e propostas deflagradoras de ações artÃsticas individuais e/ou coletivas, explorando técnicas e meios diversos. A pesquisa inspira-se no diálogo com pensadores e artistas, tais como: Artur Barrio, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Hélio Oiticica, Italo Calvino, Jorge Larrosa, Sandra Rey, Sonia Rangel, VirgÃnia Kastrup, Paulo Bruscky, coletivo Poro, entre outros, buscando conexões em aspectos conceituais, metodológicos e operatórios, em trabalhos e poéticas com a elaboração de livros de artista e/ou práticas colaborativas. Pelas caracterÃsticas das propostas realizadas, com produção, registro e expansão criativa em processos compartilhados pela Internet, são incluÃdos ao longo da tese hiperlinks, bem como as sete seções expandem-se em dois formatos de narrativa: desenhada e escrita. |
id |
UFBA-2_c42a796f4bd36f74986797df24ec62d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/29433 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Piton, Cristiano RochaRangel, SoniaLeao, MayciraLima, WladileneHernandez, Maria HerminiaMarfuz, LuizSantos, Eriel de Araújo2019-05-06T19:40:31Z2019-05-06T19:40:31Z2019-05-062019-09-03Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29433Trata-se de pesquisa em poéticas visuais, na qual se toma como principal ponto de partida o formato livro como objeto plástico e dispositivo de participação, visando criar, recriar, transgredir e expandir a ideia de Livros, com diferenciados formatos, funções, tamanhos e materiais para compor as Bibliotecas Caravelas. Essas Bibliotecas dão fluxos a criações artÃsticas pessoais e coletivas, quando e onde cada fluxo expande- se em outros, seguindo como referência um hÃbrido entre imagens da zoologia e da botânica, ao unir as caracterÃsticas comunitárias das caravelas marinhas e as estratégias de crescimento de uma planta pertencente à ordem das Passiflorales: o maracujazeiro, usado como matéria, imagem e método na construção dos Livros. Desse modo, as imagens-método da pesquisa fundamentam o PrincÃpio da Expansão, como dominante, e os PrincÃpios da Multiplicidade e da Colaboração nela implicados e dela derivados, utilizando-se a cartografia para registrar fluxos e espaços ocupados, regidos pela criação de dispositivos, objetos e propostas deflagradoras de ações artÃsticas individuais e/ou coletivas, explorando técnicas e meios diversos. A pesquisa inspira-se no diálogo com pensadores e artistas, tais como: Artur Barrio, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Hélio Oiticica, Italo Calvino, Jorge Larrosa, Sandra Rey, Sonia Rangel, VirgÃnia Kastrup, Paulo Bruscky, coletivo Poro, entre outros, buscando conexões em aspectos conceituais, metodológicos e operatórios, em trabalhos e poéticas com a elaboração de livros de artista e/ou práticas colaborativas. Pelas caracterÃsticas das propostas realizadas, com produção, registro e expansão criativa em processos compartilhados pela Internet, são incluÃdos ao longo da tese hiperlinks, bem como as sete seções expandem-se em dois formatos de narrativa: desenhada e escrita.Submitted by Cristiano Piton (cristianopiton@gmail.com) on 2018-12-03T12:43:16Z No. of bitstreams: 1 TESE CRISTIANO ROCHA PITON PPGAV UFBA FINALIZADA TOTAL REVISADA 24_10_2018 internet.pdf: 8331824 bytes, checksum: d5edb3ce3cb46f52cf4da83fa6395d5b (MD5)Approved for entry into archive by Lêda Costa (lmrcosta@ufba.br) on 2019-05-06T19:40:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE CRISTIANO ROCHA PITON PPGAV UFBA FINALIZADA TOTAL REVISADA 24_10_2018 internet.pdf: 8331824 bytes, checksum: d5edb3ce3cb46f52cf4da83fa6395d5b (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-06T19:40:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE CRISTIANO ROCHA PITON PPGAV UFBA FINALIZADA TOTAL REVISADA 24_10_2018 internet.pdf: 8331824 bytes, checksum: d5edb3ce3cb46f52cf4da83fa6395d5b (MD5)Letras e ArtesLivrosCotidianoPoéticaAarteA Biblioteca Caravelas numa poética do cotidiano e da expansão.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de Belas Artes da UFBAPrograma de Pós Graduaçao em Artes Visuais da UFBAPPGAV - UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBALICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345http://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/29433/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52ORIGINALTESE CRISTIANO ROCHA PITON PPGAV UFBA FINALIZADA TOTAL REVISADA 24_10_2018 internet.pdfTESE CRISTIANO ROCHA PITON PPGAV UFBA FINALIZADA TOTAL REVISADA 24_10_2018 internet.pdfapplication/pdf8331824http://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/29433/1/TESE+CRISTIANO+ROCHA+PITON+PPGAV+UFBA+FINALIZADA+TOTAL+REVISADA+24_10_2018+internet.pdfd5edb3ce3cb46f52cf4da83fa6395d5bMD51ri/294332019-05-07 07:54:34.471oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322019-05-07T10:54:34Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Biblioteca Caravelas numa poética do cotidiano e da expansão. |
title |
A Biblioteca Caravelas numa poética do cotidiano e da expansão. |
spellingShingle |
A Biblioteca Caravelas numa poética do cotidiano e da expansão. Piton, Cristiano Rocha Letras e Artes Livros Cotidiano Poética Aarte |
title_short |
A Biblioteca Caravelas numa poética do cotidiano e da expansão. |
title_full |
A Biblioteca Caravelas numa poética do cotidiano e da expansão. |
title_fullStr |
A Biblioteca Caravelas numa poética do cotidiano e da expansão. |
title_full_unstemmed |
A Biblioteca Caravelas numa poética do cotidiano e da expansão. |
title_sort |
A Biblioteca Caravelas numa poética do cotidiano e da expansão. |
author |
Piton, Cristiano Rocha |
author_facet |
Piton, Cristiano Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piton, Cristiano Rocha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rangel, Sonia |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Leao, Maycira Lima, Wladilene Hernandez, Maria Herminia Marfuz, Luiz Santos, Eriel de Araújo |
contributor_str_mv |
Rangel, Sonia Leao, Maycira Lima, Wladilene Hernandez, Maria Herminia Marfuz, Luiz Santos, Eriel de Araújo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Letras e Artes |
topic |
Letras e Artes Livros Cotidiano Poética Aarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros Cotidiano Poética Aarte |
description |
Trata-se de pesquisa em poéticas visuais, na qual se toma como principal ponto de partida o formato livro como objeto plástico e dispositivo de participação, visando criar, recriar, transgredir e expandir a ideia de Livros, com diferenciados formatos, funções, tamanhos e materiais para compor as Bibliotecas Caravelas. Essas Bibliotecas dão fluxos a criações artÃsticas pessoais e coletivas, quando e onde cada fluxo expande- se em outros, seguindo como referência um hÃbrido entre imagens da zoologia e da botânica, ao unir as caracterÃsticas comunitárias das caravelas marinhas e as estratégias de crescimento de uma planta pertencente à ordem das Passiflorales: o maracujazeiro, usado como matéria, imagem e método na construção dos Livros. Desse modo, as imagens-método da pesquisa fundamentam o PrincÃpio da Expansão, como dominante, e os PrincÃpios da Multiplicidade e da Colaboração nela implicados e dela derivados, utilizando-se a cartografia para registrar fluxos e espaços ocupados, regidos pela criação de dispositivos, objetos e propostas deflagradoras de ações artÃsticas individuais e/ou coletivas, explorando técnicas e meios diversos. A pesquisa inspira-se no diálogo com pensadores e artistas, tais como: Artur Barrio, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Hélio Oiticica, Italo Calvino, Jorge Larrosa, Sandra Rey, Sonia Rangel, VirgÃnia Kastrup, Paulo Bruscky, coletivo Poro, entre outros, buscando conexões em aspectos conceituais, metodológicos e operatórios, em trabalhos e poéticas com a elaboração de livros de artista e/ou práticas colaborativas. Pelas caracterÃsticas das propostas realizadas, com produção, registro e expansão criativa em processos compartilhados pela Internet, são incluÃdos ao longo da tese hiperlinks, bem como as sete seções expandem-se em dois formatos de narrativa: desenhada e escrita. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-09-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-06T19:40:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-06T19:40:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-05-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29433 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
Tese |
identifier_str_mv |
Tese |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes da UFBA |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduaçao em Artes Visuais da UFBA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PPGAV - UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes da UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/29433/2/license.txt http://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/29433/1/TESE+CRISTIANO+ROCHA+PITON+PPGAV+UFBA+FINALIZADA+TOTAL+REVISADA+24_10_2018+internet.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900 d5edb3ce3cb46f52cf4da83fa6395d5b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459579778924544 |