Vídeo-cartas (não) filosóficas: percurso de aparição de um corpoimagem
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28733 |
Resumo: | Esta tese tece relações teórico-práticas entre criatividade, construção e difusão do conhecimento, tendo como pressuposto que o ato de criação aciona e constitui perspectivas micropolíticas do saber. Multilinguagem, o trabalho é uma cartografia do processo de criação do conceito-obra 'corpoimagem' e traz como problemática a escassa convergência entre as linguagens poética, científica e filosófica, no contexto do conhecimento hegemônico atual. No percurso trilhado, a almejada aparição de um corpoimagem aconteceu a partir da experimentação no campo da escrita em suas dimensões tipográfica, gráfica, bibliográfica, videográfica e expográfica, através das seguintes estratégias: 'Dermoteca', 'poética da adulteração' e 'Roteiro de sensações'. As três vias contribuíram para a composição das vídeo-cartas (não) filosóficas, estas desenvolvidas como método cartográfico que desdobra singularmente a "pesquisa da sensação" proposta por Gilles Deleuze e Félix Guattari (2010). Tais vídeo-cartas constituem um exercício 'verbiaudiovisual' cujo interlocutor epistolar, a princípio, é o filósofo Prof. Dr. Peter Pál Pelbart (PUC-SP); porém as conversações se pretendem continuadas junto aos outros leitores-espectadores, por meio do acesso ao 'Livrídeo' que resultou como experimento desta tese, junto ao 'Manual de como pensar outro pensamento'. Como desdobramento, o trabalho apresenta, ainda, a 'Coleção (no prelo)', as 'Cartas memoriais', o projeto expográfico 'COMTATO' e a versão online do 'Livrídeo'. A artesania operada para a execução desses inventos problematizou as diversas modalidades de organização do conhecimento, além da tradicional disciplinar – pluri/multi, cross-, inter e até a transdisciplinaridade –, propondo a pós-disciplinaridade como uma ruptura do constrangimento imposto pela noção de disciplina, mesmo em suas variações, com o que se delineia a partir de uma perspectiva antidisciplinar. Assim, mais que expor um projeto epistêmico, esta tese assume uma atitude pós-disciplinar que a faz acontecer enquanto ato de criação e pesquisa acadêmica, destacando-se, nisto, sua dimensão ético-estética. Diante desse cenário provocativo em relação às condições de institucionalização do conhecimento, as questões de o que é o corpoimagem e como ele se constitui precedem a indagação necessária: 'O que pode um corpoimagem?' Afirmando tal necessidade, a conclusão da tese é uma relação dérmica com a palavra poética: o corpoimagem é sua pele, a imagem que aparece no corpo da escrita. |
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Dultra, Maruzia de AlmeidaViana Neto, Joaquim Antônio RodriguesViana Neto, Joaquim Antônio RodriguesGaleffi, Dante AugustoMello, Ivan Maia deMarques, Maria Inês CorrêaPelbart, Peter Pál2019-02-25T14:19:14Z2019-02-25T14:19:14Z2019-02-252018-12-14http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28733Esta tese tece relações teórico-práticas entre criatividade, construção e difusão do conhecimento, tendo como pressuposto que o ato de criação aciona e constitui perspectivas micropolíticas do saber. Multilinguagem, o trabalho é uma cartografia do processo de criação do conceito-obra 'corpoimagem' e traz como problemática a escassa convergência entre as linguagens poética, científica e filosófica, no contexto do conhecimento hegemônico atual. No percurso trilhado, a almejada aparição de um corpoimagem aconteceu a partir da experimentação no campo da escrita em suas dimensões tipográfica, gráfica, bibliográfica, videográfica e expográfica, através das seguintes estratégias: 'Dermoteca', 'poética da adulteração' e 'Roteiro de sensações'. As três vias contribuíram para a composição das vídeo-cartas (não) filosóficas, estas desenvolvidas como método cartográfico que desdobra singularmente a "pesquisa da sensação" proposta por Gilles Deleuze e Félix Guattari (2010). Tais vídeo-cartas constituem um exercício 'verbiaudiovisual' cujo interlocutor epistolar, a princípio, é o filósofo Prof. Dr. Peter Pál Pelbart (PUC-SP); porém as conversações se pretendem continuadas junto aos outros leitores-espectadores, por meio do acesso ao 'Livrídeo' que resultou como experimento desta tese, junto ao 'Manual de como pensar outro pensamento'. Como desdobramento, o trabalho apresenta, ainda, a 'Coleção (no prelo)', as 'Cartas memoriais', o projeto expográfico 'COMTATO' e a versão online do 'Livrídeo'. A artesania operada para a execução desses inventos problematizou as diversas modalidades de organização do conhecimento, além da tradicional disciplinar – pluri/multi, cross-, inter e até a transdisciplinaridade –, propondo a pós-disciplinaridade como uma ruptura do constrangimento imposto pela noção de disciplina, mesmo em suas variações, com o que se delineia a partir de uma perspectiva antidisciplinar. Assim, mais que expor um projeto epistêmico, esta tese assume uma atitude pós-disciplinar que a faz acontecer enquanto ato de criação e pesquisa acadêmica, destacando-se, nisto, sua dimensão ético-estética. Diante desse cenário provocativo em relação às condições de institucionalização do conhecimento, as questões de o que é o corpoimagem e como ele se constitui precedem a indagação necessária: 'O que pode um corpoimagem?' Afirmando tal necessidade, a conclusão da tese é uma relação dérmica com a palavra poética: o corpoimagem é sua pele, a imagem que aparece no corpo da escrita.ABSTRACT - This thesis interweaves theoretical-practical relationships between creativity, the construction and the diffusion of knowledge. Its starting point is the act of creation as an active builder of micropolitical perspectives of knowledge. This multilingual work is a cartography of the creation process of the concept-work 'bodymage' and brings up the scarce convergence between poetic, scientific and philosophical languages in the current hegemonic context of knowledge as its main problematic. Following the course of this journey, the pursued appearance of the bodymage has emerged from the experimentation in the field of writing in its typographical, graphical, bibliographical, videographical and exhibitional design aspects through the three following strategies: 'Dermatheca', 'Poetics of adulteration' and 'Script of sensations'. This three-way strategy has contributed for the composition of the (non) philosophical video letters which were devised as a cartographic method that singularly unfolds resulting in the "sensation research", as proposed by Gilles Deleuze and Félix Guattari (2010). These video letters constitute a 'verbiaudiovisual' exercise whose epistolary interlocutor, at first, is the philosopher and professor Peter Pál Pelbart (PUC-SP); although its conversations also aim to be continued with different readers-spectators, through the 'Videobook' that resulted as an experiment of the present thesis, along with the 'Manual of how to think another thought'. As unfolding results, there are also: 'Collection (in press)', 'Memorial letters', the exhibition design 'COMTATO' and the online version of 'Videobook'. The craftship in operation in order to manufacture this inventions has questioned several modes of knowledge organization, besides the traditional disciplinary one – from 'multi', 'cross-' and 'inter' going as far as 'transdisciplinarity' itself –, proposing the use of the term post-disciplinarity as a disruption of the constraint imposed by the notion of discipline (even within all its variations) from which an anti-disciplinary perspective is devised and will serve as the basis for the post-disciplinary approach. Thus, this thesis exposes more than an epistemic project. It takes a post-disciplinary attitude causing it to be accomplished as an act of creation and academic research, and, in doing so, emphasizes its ethical-aesthetical dimension. In face of such provocative scenario in relation to the conditions of institutionalization of knowledge, the questions: 'what is bodymage' and 'how it is constituted' precede the necessary inquiry: 'What can bodymage do?' In asserting such necessity, the conclusion of the thesis is a dermal relationship with the poetic word: bodymage is its own skin, the image which appears in the body of writing.Submitted by Maruzia Dultra (maruziadultra@gmail.com) on 2019-02-25T13:15:58Z No. of bitstreams: 1 TESE_Maruzia Dultra_DMMDC 2018.pdf: 50502990 bytes, checksum: 071942c482a47db180f6161e1e8a1a4c (MD5)Approved for entry into archive by Adriana Magalhaes (adriana.magalhaes@ufba.br) on 2019-02-25T14:19:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_Maruzia Dultra_DMMDC 2018.pdf: 50502990 bytes, checksum: 071942c482a47db180f6161e1e8a1a4c (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-25T14:19:14Z (GMT). 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