POLIFONIAS DO ESPETÁCULO: A MÚSICA COMO DISPOSITIVO METODOLÓGICO PARA A PREPARAÇÃO DO CORPO EM PROCESSOS CRIATIVOS DE TEATRO COM ATRIZES
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33546 |
Resumo: | Na busca da interação entre a música e o teatro, a presente dissertação tem como objetivo analisar a música como dispositivo metodológico sob a perspectiva da pedagogia teatral, verificando as contribuições para a preparação de atrizes sem deixar passar questões de gênero que foram surgindo no decorrer de um caminho de formação como atriz e preparadora de elenco. Este estudo propõe a (re)elaboração de jogos teatrais a partir de elementos musicais. Para isso, foram revisitados e adaptados jogos existentes, bem como metodologias de treinamento da/do atriz/ator, chegando por fim, a criação de novos jogos, e, em uma sistematização de exercícios. Uma vez que, a abordagem metodológica proposta teve espaço de desenvolvimento no público alvo feminino, a pesquisa passou a apresentar um recorte de gênero, buscando assim uma forma de subversão, de ocupar os espaços que foram e são negados a nós atrizes durante tanto tempo e trazer à tona incômodas ações patriarcais/machistas naturalizadas no meio teatral. Desse modo, a pesquisa se insere em uma perspectiva feminista, e ao passar por um breve panorama acerca da história das mulheres nas artes cênicas, se abre para contemplar discussões de gênero no teatro e questões de assédio sexual na sala de ensaio. Nesse sentido, além de reforçar um posicionamento político, a pesquisa visa contribuir para a expansão das formas de fazer/pensar a preparação da atriz em cena, refletindo acerca de quanto os elementos musicais, tais como: ritmo, melodia, harmonia, dinâmica, alinhados a preparação corporal de um processo criativo de teatro, podem possibilitar ao corpo da atriz a ampliação de suas expressões e movimentos corporais. |
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Nesse sentido, além de reforçar um posicionamento político, a pesquisa visa contribuir para a expansão das formas de fazer/pensar a preparação da atriz em cena, refletindo acerca de quanto os elementos musicais, tais como: ritmo, melodia, harmonia, dinâmica, alinhados a preparação corporal de um processo criativo de teatro, podem possibilitar ao corpo da atriz a ampliação de suas expressões e movimentos corporais.Submitted by Andressa Menezes (menezesandressa70@gmail.com) on 2021-06-08T23:40:03Z No. of bitstreams: 1 MINHA DISSERTAÇÃO.pdf: 1797118 bytes, checksum: 4bb30fa8103c07885a58b144b996c722 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2021-06-11T14:01:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MINHA DISSERTAÇÃO.pdf: 1797118 bytes, checksum: 4bb30fa8103c07885a58b144b996c722 (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-11T14:01:31Z (GMT). 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