POLIFONIAS DO ESPETÁCULO: A MÚSICA COMO DISPOSITIVO METODOLÓGICO PARA A PREPARAÇÃO DO CORPO EM PROCESSOS CRIATIVOS DE TEATRO COM ATRIZES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Andressa Menezes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33546
Resumo: Na busca da interação entre a música e o teatro, a presente dissertação tem como objetivo analisar a música como dispositivo metodológico sob a perspectiva da pedagogia teatral, verificando as contribuições para a preparação de atrizes sem deixar passar questões de gênero que foram surgindo no decorrer de um caminho de formação como atriz e preparadora de elenco. Este estudo propõe a (re)elaboração de jogos teatrais a partir de elementos musicais. Para isso, foram revisitados e adaptados jogos existentes, bem como metodologias de treinamento da/do atriz/ator, chegando por fim, a criação de novos jogos, e, em uma sistematização de exercícios. Uma vez que, a abordagem metodológica proposta teve espaço de desenvolvimento no público alvo feminino, a pesquisa passou a apresentar um recorte de gênero, buscando assim uma forma de subversão, de ocupar os espaços que foram e são negados a nós atrizes durante tanto tempo e trazer à tona incômodas ações patriarcais/machistas naturalizadas no meio teatral. Desse modo, a pesquisa se insere em uma perspectiva feminista, e ao passar por um breve panorama acerca da história das mulheres nas artes cênicas, se abre para contemplar discussões de gênero no teatro e questões de assédio sexual na sala de ensaio. Nesse sentido, além de reforçar um posicionamento político, a pesquisa visa contribuir para a expansão das formas de fazer/pensar a preparação da atriz em cena, refletindo acerca de quanto os elementos musicais, tais como: ritmo, melodia, harmonia, dinâmica, alinhados a preparação corporal de um processo criativo de teatro, podem possibilitar ao corpo da atriz a ampliação de suas expressões e movimentos corporais.
id UFBA-2_c49c9bbd2da2ff16f5db76273fc35308
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/33546
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Oliveira, Andressa MenezesBrondani, Joice AglaeSoares, Maria Andréa SantosLima, Evani Tavares2021-06-11T14:01:31Z2021-06-11T14:01:31Z2021-06-112021-02-25http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33546Na busca da interação entre a música e o teatro, a presente dissertação tem como objetivo analisar a música como dispositivo metodológico sob a perspectiva da pedagogia teatral, verificando as contribuições para a preparação de atrizes sem deixar passar questões de gênero que foram surgindo no decorrer de um caminho de formação como atriz e preparadora de elenco. Este estudo propõe a (re)elaboração de jogos teatrais a partir de elementos musicais. Para isso, foram revisitados e adaptados jogos existentes, bem como metodologias de treinamento da/do atriz/ator, chegando por fim, a criação de novos jogos, e, em uma sistematização de exercícios. Uma vez que, a abordagem metodológica proposta teve espaço de desenvolvimento no público alvo feminino, a pesquisa passou a apresentar um recorte de gênero, buscando assim uma forma de subversão, de ocupar os espaços que foram e são negados a nós atrizes durante tanto tempo e trazer à tona incômodas ações patriarcais/machistas naturalizadas no meio teatral. Desse modo, a pesquisa se insere em uma perspectiva feminista, e ao passar por um breve panorama acerca da história das mulheres nas artes cênicas, se abre para contemplar discussões de gênero no teatro e questões de assédio sexual na sala de ensaio. Nesse sentido, além de reforçar um posicionamento político, a pesquisa visa contribuir para a expansão das formas de fazer/pensar a preparação da atriz em cena, refletindo acerca de quanto os elementos musicais, tais como: ritmo, melodia, harmonia, dinâmica, alinhados a preparação corporal de um processo criativo de teatro, podem possibilitar ao corpo da atriz a ampliação de suas expressões e movimentos corporais.Submitted by Andressa Menezes (menezesandressa70@gmail.com) on 2021-06-08T23:40:03Z No. of bitstreams: 1 MINHA DISSERTAÇÃO.pdf: 1797118 bytes, checksum: 4bb30fa8103c07885a58b144b996c722 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2021-06-11T14:01:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MINHA DISSERTAÇÃO.pdf: 1797118 bytes, checksum: 4bb30fa8103c07885a58b144b996c722 (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-11T14:01:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MINHA DISSERTAÇÃO.pdf: 1797118 bytes, checksum: 4bb30fa8103c07885a58b144b996c722 (MD5)FAPESBTeatroMúsicaTeatroMúsicaQuestões de gêneroPreparação de atrizesJogos teatraisPOLIFONIAS DO ESPETÁCULO: A MÚSICA COMO DISPOSITIVO METODOLÓGICO PARA A PREPARAÇÃO DO CORPO EM PROCESSOS CRIATIVOS DE TEATRO COM ATRIZESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal da BahiaEscola de TeatroPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMINHA DISSERTAÇÃO.pdfMINHA DISSERTAÇÃO.pdfapplication/pdf1797118https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33546/1/MINHA%20DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdf4bb30fa8103c07885a58b144b996c722MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33546/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTMINHA DISSERTAÇÃO.pdf.txtMINHA DISSERTAÇÃO.pdf.txtExtracted texttext/plain278525https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33546/3/MINHA%20DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdf.txtc8ee8bcadcec4221b5eb5f2368697649MD53ri/335462022-07-01 10:46:52.505oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:52Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv POLIFONIAS DO ESPETÁCULO: A MÚSICA COMO DISPOSITIVO METODOLÓGICO PARA A PREPARAÇÃO DO CORPO EM PROCESSOS CRIATIVOS DE TEATRO COM ATRIZES
title POLIFONIAS DO ESPETÁCULO: A MÚSICA COMO DISPOSITIVO METODOLÓGICO PARA A PREPARAÇÃO DO CORPO EM PROCESSOS CRIATIVOS DE TEATRO COM ATRIZES
spellingShingle POLIFONIAS DO ESPETÁCULO: A MÚSICA COMO DISPOSITIVO METODOLÓGICO PARA A PREPARAÇÃO DO CORPO EM PROCESSOS CRIATIVOS DE TEATRO COM ATRIZES
Oliveira, Andressa Menezes
Teatro
Música
Teatro
Música
Questões de gênero
Preparação de atrizes
Jogos teatrais
title_short POLIFONIAS DO ESPETÁCULO: A MÚSICA COMO DISPOSITIVO METODOLÓGICO PARA A PREPARAÇÃO DO CORPO EM PROCESSOS CRIATIVOS DE TEATRO COM ATRIZES
title_full POLIFONIAS DO ESPETÁCULO: A MÚSICA COMO DISPOSITIVO METODOLÓGICO PARA A PREPARAÇÃO DO CORPO EM PROCESSOS CRIATIVOS DE TEATRO COM ATRIZES
title_fullStr POLIFONIAS DO ESPETÁCULO: A MÚSICA COMO DISPOSITIVO METODOLÓGICO PARA A PREPARAÇÃO DO CORPO EM PROCESSOS CRIATIVOS DE TEATRO COM ATRIZES
title_full_unstemmed POLIFONIAS DO ESPETÁCULO: A MÚSICA COMO DISPOSITIVO METODOLÓGICO PARA A PREPARAÇÃO DO CORPO EM PROCESSOS CRIATIVOS DE TEATRO COM ATRIZES
title_sort POLIFONIAS DO ESPETÁCULO: A MÚSICA COMO DISPOSITIVO METODOLÓGICO PARA A PREPARAÇÃO DO CORPO EM PROCESSOS CRIATIVOS DE TEATRO COM ATRIZES
author Oliveira, Andressa Menezes
author_facet Oliveira, Andressa Menezes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Andressa Menezes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brondani, Joice Aglae
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Soares, Maria Andréa Santos
Lima, Evani Tavares
contributor_str_mv Brondani, Joice Aglae
Soares, Maria Andréa Santos
Lima, Evani Tavares
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Teatro
Música
topic Teatro
Música
Teatro
Música
Questões de gênero
Preparação de atrizes
Jogos teatrais
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Música
Questões de gênero
Preparação de atrizes
Jogos teatrais
description Na busca da interação entre a música e o teatro, a presente dissertação tem como objetivo analisar a música como dispositivo metodológico sob a perspectiva da pedagogia teatral, verificando as contribuições para a preparação de atrizes sem deixar passar questões de gênero que foram surgindo no decorrer de um caminho de formação como atriz e preparadora de elenco. Este estudo propõe a (re)elaboração de jogos teatrais a partir de elementos musicais. Para isso, foram revisitados e adaptados jogos existentes, bem como metodologias de treinamento da/do atriz/ator, chegando por fim, a criação de novos jogos, e, em uma sistematização de exercícios. Uma vez que, a abordagem metodológica proposta teve espaço de desenvolvimento no público alvo feminino, a pesquisa passou a apresentar um recorte de gênero, buscando assim uma forma de subversão, de ocupar os espaços que foram e são negados a nós atrizes durante tanto tempo e trazer à tona incômodas ações patriarcais/machistas naturalizadas no meio teatral. Desse modo, a pesquisa se insere em uma perspectiva feminista, e ao passar por um breve panorama acerca da história das mulheres nas artes cênicas, se abre para contemplar discussões de gênero no teatro e questões de assédio sexual na sala de ensaio. Nesse sentido, além de reforçar um posicionamento político, a pesquisa visa contribuir para a expansão das formas de fazer/pensar a preparação da atriz em cena, refletindo acerca de quanto os elementos musicais, tais como: ritmo, melodia, harmonia, dinâmica, alinhados a preparação corporal de um processo criativo de teatro, podem possibilitar ao corpo da atriz a ampliação de suas expressões e movimentos corporais.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-11T14:01:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-11T14:01:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33546
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33546/1/MINHA%20DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33546/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33546/3/MINHA%20DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4bb30fa8103c07885a58b144b996c722
e3e6f4a9287585a60c07547815529482
c8ee8bcadcec4221b5eb5f2368697649
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459628435996672