Capoeira Angola e dança afro: contribuições para uma política de educação multicultural na Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conrado, Amélia Vitória de Souza
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11891
Resumo: 314 f.
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spelling Conrado, Amélia Vitória de SouzaConrado, Amélia Vitória de SouzaBoaventura, Edivaldo Machado2013-06-11T19:34:20Z2013-06-11T19:34:20Z2006http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11891314 f.A tese Capoeira Angola e Dança Afro: contribuições para uma política de educação multicultural na Bahia desenvolveu-se através do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação. Tem por objeto, o estudo da Capoeira Angola e da Dança Afro, suas ações pedagógicas como meio de educação, profissionalização e formação. A opção pelo tema é devido à minha afinidade, inserção e constatação pela prática pedagógica, dos valores presentes nas expressões corporais que revelam um jeito de ser, de viver e de criar, traduzindo a história cultural de afrodescendentes articulados a núcleos culturais e ao movimento negro no Brasil. A compreensão da problemática em relação ao objeto de estudo, verificou como os conteúdos e os profissionais que trabalham com a Capoeira Angola e a Dança Afro podem ser incorporados a sistemas e programas de ensino em escolas e universidades na perspectiva de contribuírem para uma Educação Multicultural. O caminho teóricometodológico considero em construção, por existir carência de estudos voltados a fenômenos desta natureza; portanto, optei pela abordagem qualitativa, com suporte aos procedimentos da pesquisa-ação, da etnografia e da etnometodologia, para evidenciar falas, aspirações e maneira como os autores sociais se organizam, criam seus métodos e procedem. Os resultados do estudo revelam a existência de uma formação fora da universidade, construída e articulada a núcleos culturais afro-baianos, que contribuem para a formação de pessoas, em geral, em desprestígio e desvantagem social, por isso, precisam ser criadas condições de ampliação, manutenção e proteção através de ações afirmativas e políticas públicas. Assim, a perspectiva multicultural no campo da educação em nosso contexto, indica possibilidades para se intensificar relações de compartilhamento, trocas de saberes, tolerância e respeito aos conhecimentos das civilizações formadoras da nossa sociedade, considerando as formas de linguagem da expressão corporal, somando-se às demais linguagens educativas.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-04-30T14:45:02Z No. of bitstreams: 5 Tese_Amelia Conrado5.pdf: 3866655 bytes, checksum: ffdf3680de67dae0ea50bf992679683e (MD5) Tese_Amelia Conrado4.pdf: 4810734 bytes, checksum: f8ab6c3d1bc7ee79f40328cd109ccfe7 (MD5) Tese_Amelia Conrado3.pdf: 5801250 bytes, checksum: e3f39325f79168fb536926a33e23d950 (MD5) Tese_Amelia Conrado2.pdf: 5674510 bytes, checksum: 2dc362b1ffae5ba06ac6739296568ddb (MD5) Tese_Amelia Conrado1.pdf: 5329556 bytes, checksum: 7312582cf956f80252e00dea51ae82d5 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora Lopes(silopes@ufba.br) on 2013-06-11T19:34:20Z (GMT) No. of bitstreams: 5 Tese_Amelia Conrado5.pdf: 3866655 bytes, checksum: ffdf3680de67dae0ea50bf992679683e (MD5) Tese_Amelia Conrado4.pdf: 4810734 bytes, checksum: f8ab6c3d1bc7ee79f40328cd109ccfe7 (MD5) Tese_Amelia Conrado3.pdf: 5801250 bytes, checksum: e3f39325f79168fb536926a33e23d950 (MD5) Tese_Amelia Conrado2.pdf: 5674510 bytes, checksum: 2dc362b1ffae5ba06ac6739296568ddb (MD5) Tese_Amelia Conrado1.pdf: 5329556 bytes, checksum: 7312582cf956f80252e00dea51ae82d5 (MD5)Made available in DSpace on 2013-06-11T19:34:20Z (GMT). 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