O RAP COMO LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: UMA ANÁLISE POÉTICA DAS CANÇÕES DO ÁLBUM HOMÔNIMO DE OPANIJÉ E GALANGA LIVRE, DE RINCÓN SAPIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRUZ, EZEQUIEL SANTOS
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37540
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado tem como proposta apresentar o rap como Literatura afro-brasileira. Para isso, utilizarei como corpus de análise canções do grupo de rap baiano Opanijé e do rapeiro paulistano Rincon Sapiência. O trabalho está divido em três partes: a primeira é uma introdução; a segunda, direcionada ao referencial teórico; e por fim, a análise das músicas do álbum homônimo do grupo Opanijé e de Galanga Livre, de Rincon Sapiência. Neste trabalho, tomo como chave teórica principal o conceito de “LiteraturaTerreiro”, cunhado pelo autor Henrique Freitas, a fim de sustentar as questões propostas por Sapiência e Opanijé em seus afro raps, subgênero do rap que mantém um diálogo demasiadamente aprofundado com as africanidades, desde a literatura até a filosofia. Quatro obras serão analisadas de forma íntegra, são elas: Galanga Livre e Ponta de Lança, de Rincon Sapiência; Encruzilhada e O.P.A.N.I.J.É., do grupo de mesmo nome. Nelas abordarei a temática, o foco narrativo, o enredo, mas também questões relativas à estética, à poética e ao fazer literário de ambos artistas. Técnicas de construção do afro rap, a lírica, métrica e composição rítmica também acompanharão a pesquisa. Já o referencial teórico está localizado em Souza (2011), Martins (2003), Gilroy (2012), Freitas (2017), Hall (2003) e outros que se debruçam a respeito de produções artístico-literárias negras no Brasil e na diáspora, sobre o rap, o movimento hip-hop e sua revolução musical, e política cultural no mundo afora. Enquanto gênero literário poético, o rap possui determinadas especificidades, pois, além de escrito, é cantado e falado ao mesmo tempo, e declamado, já que alguns rapeiros por vezes declamam seus raps. Sendo próximo da poesia oral, musicando e dialogando com diversas vertentes da literatura, o rap se torna o gênero musical e literário mais autêntico da atualidade. Rincon Sapiência e Opanijé se apropriam de forma magistral dessa diversidade escrevendo, cantando, dançando, performando, brincando, revolucionando em seu afro rap.
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Quatro obras serão analisadas de forma íntegra, são elas: Galanga Livre e Ponta de Lança, de Rincon Sapiência; Encruzilhada e O.P.A.N.I.J.É., do grupo de mesmo nome. Nelas abordarei a temática, o foco narrativo, o enredo, mas também questões relativas à estética, à poética e ao fazer literário de ambos artistas. Técnicas de construção do afro rap, a lírica, métrica e composição rítmica também acompanharão a pesquisa. Já o referencial teórico está localizado em Souza (2011), Martins (2003), Gilroy (2012), Freitas (2017), Hall (2003) e outros que se debruçam a respeito de produções artístico-literárias negras no Brasil e na diáspora, sobre o rap, o movimento hip-hop e sua revolução musical, e política cultural no mundo afora. Enquanto gênero literário poético, o rap possui determinadas especificidades, pois, além de escrito, é cantado e falado ao mesmo tempo, e declamado, já que alguns rapeiros por vezes declamam seus raps. Sendo próximo da poesia oral, musicando e dialogando com diversas vertentes da literatura, o rap se torna o gênero musical e literário mais autêntico da atualidade. Rincon Sapiência e Opanijé se apropriam de forma magistral dessa diversidade escrevendo, cantando, dançando, performando, brincando, revolucionando em seu afro rap.The present master's dissertation proposes to present rap as part of Afro-Brazilian literature. For this, I will use songs by the Bahian rap group Opanijé and the São Paulo rapper Rincon Sapiência as a corpus of analysis. The work is divided into three parts, being an introductory one, another directed to the theoretical reference and finally, the analysis of the songs of the homonymous album of the group Opanijé and of Galanga Livre, by Rincón Sapiência. Henrique Freitas, in order to support the questions proposed Sapiência and Opanijé in his afro rap, a subgenre of rap that maintains an in-depth dialogue with Africanities, from literature to philosophy: Galanga Livre and Ponta de Lanza, from Rincón Sapiência, Encruzilhada and OPANIJÉ, from the group of the same name. In the same, I will address the theme, narrative focus, plot, but also issues related to aesthetics, poetics and literary work of both artists. will accompany the research. The theoretical reference is located in Souza (2011), Martins (2003), Gilroy (2012), Freitas (2017), Hall (2003) and others that focus on black artistic-literary productions in Brazil and in the diaspora, about rap, the hip-hop movement and its musical revolution, cultural policy worldwide. that some rapeiros sometimes declaim their raps. Being an adept of oral poetry, music and dialoguing with different aspects of literature, rap becomes the most authentic musical and literary genre today. Rincón Sapiência and Opanijé masterfully appropriate this diversity writing, singing, dancing, performing, playing, revolutionizing in their afro rap.Submitted by navarro ramos (navarroramos@ufba.br) on 2023-08-04T10:28:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Ezequiel_Santos_Cruz-Verso_Definitiva_da_Dissertao_de_Mestrado_2022.pdf: 1143776 bytes, checksum: d70d2dadfc8c62fb15410a15acfd8ab7 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-08-04T13:23:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Ezequiel_Santos_Cruz-Verso_Definitiva_da_Dissertao_de_Mestrado_2022.pdf: 1143776 bytes, checksum: d70d2dadfc8c62fb15410a15acfd8ab7 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-04T13:23:55Z (GMT). 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