O RAP COMO LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: UMA ANÁLISE POÉTICA DAS CANÇÕES DO ÁLBUM HOMÔNIMO DE OPANIJÉ E GALANGA LIVRE, DE RINCÓN SAPIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37540 |
Resumo: | A presente Dissertação de Mestrado tem como proposta apresentar o rap como Literatura afro-brasileira. Para isso, utilizarei como corpus de análise canções do grupo de rap baiano Opanijé e do rapeiro paulistano Rincon Sapiência. O trabalho está divido em três partes: a primeira é uma introdução; a segunda, direcionada ao referencial teórico; e por fim, a análise das músicas do álbum homônimo do grupo Opanijé e de Galanga Livre, de Rincon Sapiência. Neste trabalho, tomo como chave teórica principal o conceito de “LiteraturaTerreiro”, cunhado pelo autor Henrique Freitas, a fim de sustentar as questões propostas por Sapiência e Opanijé em seus afro raps, subgênero do rap que mantém um diálogo demasiadamente aprofundado com as africanidades, desde a literatura até a filosofia. Quatro obras serão analisadas de forma íntegra, são elas: Galanga Livre e Ponta de Lança, de Rincon Sapiência; Encruzilhada e O.P.A.N.I.J.É., do grupo de mesmo nome. Nelas abordarei a temática, o foco narrativo, o enredo, mas também questões relativas à estética, à poética e ao fazer literário de ambos artistas. Técnicas de construção do afro rap, a lírica, métrica e composição rítmica também acompanharão a pesquisa. Já o referencial teórico está localizado em Souza (2011), Martins (2003), Gilroy (2012), Freitas (2017), Hall (2003) e outros que se debruçam a respeito de produções artístico-literárias negras no Brasil e na diáspora, sobre o rap, o movimento hip-hop e sua revolução musical, e política cultural no mundo afora. Enquanto gênero literário poético, o rap possui determinadas especificidades, pois, além de escrito, é cantado e falado ao mesmo tempo, e declamado, já que alguns rapeiros por vezes declamam seus raps. Sendo próximo da poesia oral, musicando e dialogando com diversas vertentes da literatura, o rap se torna o gênero musical e literário mais autêntico da atualidade. Rincon Sapiência e Opanijé se apropriam de forma magistral dessa diversidade escrevendo, cantando, dançando, performando, brincando, revolucionando em seu afro rap. |
id |
UFBA-2_c72a2695dbd628c783a8e105b4ea010c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/37540 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-08-04T13:23:55Z2023-08-04T13:23:55Z2022-06-17https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37540A presente Dissertação de Mestrado tem como proposta apresentar o rap como Literatura afro-brasileira. Para isso, utilizarei como corpus de análise canções do grupo de rap baiano Opanijé e do rapeiro paulistano Rincon Sapiência. O trabalho está divido em três partes: a primeira é uma introdução; a segunda, direcionada ao referencial teórico; e por fim, a análise das músicas do álbum homônimo do grupo Opanijé e de Galanga Livre, de Rincon Sapiência. Neste trabalho, tomo como chave teórica principal o conceito de “LiteraturaTerreiro”, cunhado pelo autor Henrique Freitas, a fim de sustentar as questões propostas por Sapiência e Opanijé em seus afro raps, subgênero do rap que mantém um diálogo demasiadamente aprofundado com as africanidades, desde a literatura até a filosofia. Quatro obras serão analisadas de forma íntegra, são elas: Galanga Livre e Ponta de Lança, de Rincon Sapiência; Encruzilhada e O.P.A.N.I.J.É., do grupo de mesmo nome. Nelas abordarei a temática, o foco narrativo, o enredo, mas também questões relativas à estética, à poética e ao fazer literário de ambos artistas. Técnicas de construção do afro rap, a lírica, métrica e composição rítmica também acompanharão a pesquisa. Já o referencial teórico está localizado em Souza (2011), Martins (2003), Gilroy (2012), Freitas (2017), Hall (2003) e outros que se debruçam a respeito de produções artístico-literárias negras no Brasil e na diáspora, sobre o rap, o movimento hip-hop e sua revolução musical, e política cultural no mundo afora. Enquanto gênero literário poético, o rap possui determinadas especificidades, pois, além de escrito, é cantado e falado ao mesmo tempo, e declamado, já que alguns rapeiros por vezes declamam seus raps. Sendo próximo da poesia oral, musicando e dialogando com diversas vertentes da literatura, o rap se torna o gênero musical e literário mais autêntico da atualidade. Rincon Sapiência e Opanijé se apropriam de forma magistral dessa diversidade escrevendo, cantando, dançando, performando, brincando, revolucionando em seu afro rap.The present master's dissertation proposes to present rap as part of Afro-Brazilian literature. For this, I will use songs by the Bahian rap group Opanijé and the São Paulo rapper Rincon Sapiência as a corpus of analysis. The work is divided into three parts, being an introductory one, another directed to the theoretical reference and finally, the analysis of the songs of the homonymous album of the group Opanijé and of Galanga Livre, by Rincón Sapiência. Henrique Freitas, in order to support the questions proposed Sapiência and Opanijé in his afro rap, a subgenre of rap that maintains an in-depth dialogue with Africanities, from literature to philosophy: Galanga Livre and Ponta de Lanza, from Rincón Sapiência, Encruzilhada and OPANIJÉ, from the group of the same name. In the same, I will address the theme, narrative focus, plot, but also issues related to aesthetics, poetics and literary work of both artists. will accompany the research. The theoretical reference is located in Souza (2011), Martins (2003), Gilroy (2012), Freitas (2017), Hall (2003) and others that focus on black artistic-literary productions in Brazil and in the diaspora, about rap, the hip-hop movement and its musical revolution, cultural policy worldwide. that some rapeiros sometimes declaim their raps. Being an adept of oral poetry, music and dialoguing with different aspects of literature, rap becomes the most authentic musical and literary genre today. Rincón Sapiência and Opanijé masterfully appropriate this diversity writing, singing, dancing, performing, playing, revolutionizing in their afro rap.Submitted by navarro ramos (navarroramos@ufba.br) on 2023-08-04T10:28:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Ezequiel_Santos_Cruz-Verso_Definitiva_da_Dissertao_de_Mestrado_2022.pdf: 1143776 bytes, checksum: d70d2dadfc8c62fb15410a15acfd8ab7 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-08-04T13:23:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Ezequiel_Santos_Cruz-Verso_Definitiva_da_Dissertao_de_Mestrado_2022.pdf: 1143776 bytes, checksum: d70d2dadfc8c62fb15410a15acfd8ab7 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-04T13:23:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) Ezequiel_Santos_Cruz-Verso_Definitiva_da_Dissertao_de_Mestrado_2022.pdf: 1143776 bytes, checksum: d70d2dadfc8c62fb15410a15acfd8ab7 (MD5) Previous issue date: 2022-06-17porUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) UFBABrasilInstituto de LetrasCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRapHip-hopAfro-Brazilian LiteraturePoetrySongCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESRapHip-hopLiteratura afro-brasileiraPoesiaMúsicaO RAP COMO LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: UMA ANÁLISE POÉTICA DAS CANÇÕES DO ÁLBUM HOMÔNIMO DE OPANIJÉ E GALANGA LIVRE, DE RINCÓN SAPIÊNCIARAP AS AFRO-BRAZILIAN LITERATURE: A POETIC ANALYSIS OF THE SONGS FROM THE "OPANIJE" ALBUM BY OPANIJE AND "GALANGA LIVRE", BY RINCON SAPIENCIA.Mestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQUEIROZ, MILENA BRITTO DEQUEIROZ, MILENA BRITTO DESANTOS, JOSE HENRIQUE DE FREITASFONSECA, SILVANA CARVALHO DAhttp://lattes.cnpq.br/0242077476977093CRUZ, EZEQUIEL SANTOSreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTEzequiel_Santos_Cruz-Verso_Definitiva_da_Dissertao_de_Mestrado_2022.pdf.txtEzequiel_Santos_Cruz-Verso_Definitiva_da_Dissertao_de_Mestrado_2022.pdf.txtExtracted texttext/plain336174https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37540/4/Ezequiel_Santos_Cruz-Verso_Definitiva_da_Dissertao_de_Mestrado_2022.pdf.txt2e8277e258a310f033fe03446ea1c342MD54ORIGINALEzequiel_Santos_Cruz-Verso_Definitiva_da_Dissertao_de_Mestrado_2022.pdfEzequiel_Santos_Cruz-Verso_Definitiva_da_Dissertao_de_Mestrado_2022.pdfapplication/pdf1143776https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37540/1/Ezequiel_Santos_Cruz-Verso_Definitiva_da_Dissertao_de_Mestrado_2022.pdfd70d2dadfc8c62fb15410a15acfd8ab7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37540/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37540/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/375402023-08-05 02:04:57.703oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-08-05T05:04:57Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O RAP COMO LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: UMA ANÁLISE POÉTICA DAS CANÇÕES DO ÁLBUM HOMÔNIMO DE OPANIJÉ E GALANGA LIVRE, DE RINCÓN SAPIÊNCIA |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
RAP AS AFRO-BRAZILIAN LITERATURE: A POETIC ANALYSIS OF THE SONGS FROM THE "OPANIJE" ALBUM BY OPANIJE AND "GALANGA LIVRE", BY RINCON SAPIENCIA. |
title |
O RAP COMO LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: UMA ANÁLISE POÉTICA DAS CANÇÕES DO ÁLBUM HOMÔNIMO DE OPANIJÉ E GALANGA LIVRE, DE RINCÓN SAPIÊNCIA |
spellingShingle |
O RAP COMO LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: UMA ANÁLISE POÉTICA DAS CANÇÕES DO ÁLBUM HOMÔNIMO DE OPANIJÉ E GALANGA LIVRE, DE RINCÓN SAPIÊNCIA CRUZ, EZEQUIEL SANTOS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Rap Hip-hop Literatura afro-brasileira Poesia Música Rap Hip-hop Afro-Brazilian Literature Poetry Song |
title_short |
O RAP COMO LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: UMA ANÁLISE POÉTICA DAS CANÇÕES DO ÁLBUM HOMÔNIMO DE OPANIJÉ E GALANGA LIVRE, DE RINCÓN SAPIÊNCIA |
title_full |
O RAP COMO LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: UMA ANÁLISE POÉTICA DAS CANÇÕES DO ÁLBUM HOMÔNIMO DE OPANIJÉ E GALANGA LIVRE, DE RINCÓN SAPIÊNCIA |
title_fullStr |
O RAP COMO LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: UMA ANÁLISE POÉTICA DAS CANÇÕES DO ÁLBUM HOMÔNIMO DE OPANIJÉ E GALANGA LIVRE, DE RINCÓN SAPIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
O RAP COMO LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: UMA ANÁLISE POÉTICA DAS CANÇÕES DO ÁLBUM HOMÔNIMO DE OPANIJÉ E GALANGA LIVRE, DE RINCÓN SAPIÊNCIA |
title_sort |
O RAP COMO LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: UMA ANÁLISE POÉTICA DAS CANÇÕES DO ÁLBUM HOMÔNIMO DE OPANIJÉ E GALANGA LIVRE, DE RINCÓN SAPIÊNCIA |
author |
CRUZ, EZEQUIEL SANTOS |
author_facet |
CRUZ, EZEQUIEL SANTOS |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
QUEIROZ, MILENA BRITTO DE |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
QUEIROZ, MILENA BRITTO DE |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
SANTOS, JOSE HENRIQUE DE FREITAS |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
FONSECA, SILVANA CARVALHO DA |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0242077476977093 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CRUZ, EZEQUIEL SANTOS |
contributor_str_mv |
QUEIROZ, MILENA BRITTO DE QUEIROZ, MILENA BRITTO DE SANTOS, JOSE HENRIQUE DE FREITAS FONSECA, SILVANA CARVALHO DA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Rap Hip-hop Literatura afro-brasileira Poesia Música Rap Hip-hop Afro-Brazilian Literature Poetry Song |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rap Hip-hop Literatura afro-brasileira Poesia Música |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Rap Hip-hop Afro-Brazilian Literature Poetry Song |
description |
A presente Dissertação de Mestrado tem como proposta apresentar o rap como Literatura afro-brasileira. Para isso, utilizarei como corpus de análise canções do grupo de rap baiano Opanijé e do rapeiro paulistano Rincon Sapiência. O trabalho está divido em três partes: a primeira é uma introdução; a segunda, direcionada ao referencial teórico; e por fim, a análise das músicas do álbum homônimo do grupo Opanijé e de Galanga Livre, de Rincon Sapiência. Neste trabalho, tomo como chave teórica principal o conceito de “LiteraturaTerreiro”, cunhado pelo autor Henrique Freitas, a fim de sustentar as questões propostas por Sapiência e Opanijé em seus afro raps, subgênero do rap que mantém um diálogo demasiadamente aprofundado com as africanidades, desde a literatura até a filosofia. Quatro obras serão analisadas de forma íntegra, são elas: Galanga Livre e Ponta de Lança, de Rincon Sapiência; Encruzilhada e O.P.A.N.I.J.É., do grupo de mesmo nome. Nelas abordarei a temática, o foco narrativo, o enredo, mas também questões relativas à estética, à poética e ao fazer literário de ambos artistas. Técnicas de construção do afro rap, a lírica, métrica e composição rítmica também acompanharão a pesquisa. Já o referencial teórico está localizado em Souza (2011), Martins (2003), Gilroy (2012), Freitas (2017), Hall (2003) e outros que se debruçam a respeito de produções artístico-literárias negras no Brasil e na diáspora, sobre o rap, o movimento hip-hop e sua revolução musical, e política cultural no mundo afora. Enquanto gênero literário poético, o rap possui determinadas especificidades, pois, além de escrito, é cantado e falado ao mesmo tempo, e declamado, já que alguns rapeiros por vezes declamam seus raps. Sendo próximo da poesia oral, musicando e dialogando com diversas vertentes da literatura, o rap se torna o gênero musical e literário mais autêntico da atualidade. Rincon Sapiência e Opanijé se apropriam de forma magistral dessa diversidade escrevendo, cantando, dançando, performando, brincando, revolucionando em seu afro rap. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-04T13:23:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-04T13:23:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Mestrado Acadêmico info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37540 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37540/4/Ezequiel_Santos_Cruz-Verso_Definitiva_da_Dissertao_de_Mestrado_2022.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37540/1/Ezequiel_Santos_Cruz-Verso_Definitiva_da_Dissertao_de_Mestrado_2022.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37540/2/license_rdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37540/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e8277e258a310f033fe03446ea1c342 d70d2dadfc8c62fb15410a15acfd8ab7 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459671346872320 |