Avaliação do conhecimento de estudantes de medicina sobre morte encefálica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitencourt, Almir Galvão Vieira
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra, Durães, Larissa, Nascimento, Diego Teixeira, Neves, Nedy Maria Branco Cerqueira, Torreão, Lara de Araújo, Agareno, Sydney
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3140
Resumo: P. 144-150,Abril-Junho.
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Foi distribuído um questionário auto-aplicável composto por questões referentes à conhecimento, técnico e ético, contidos na Resolução nº 1.480/97 do Conselho Federal de Medicina, que dispõe sobre os critérios para caracterização de ME. RESULTADOS: Foram avaliados 115 estudantes. A média de acertos nas 14 questões sobre o conhecimento dos critérios da ME foi de 6,7 ± 1,8; sendo maior entre os estudantes que haviam assistido alguma apresentação sobre ME. A maioria dos estudantes (87,4%) soube identificar os pacientes candidatos ao protocolo de ME. No entanto, apenas 5,2% e 16,1% dos estudantes acertaram, respectivamente, os testes clínicos e complementares que devem ser realizados durante o protocolo. Frente a um paciente não-doador com diagnóstico confirmado de ME, 66,4% referiram que o suporte artificial de vida deve ser suspenso. Apenas 15% dos estudantes entrevistados já avaliaram um paciente com ME, sendo este percentual maior entre os que já haviam realizado estágio em UTI (38,2% versus 5,1%; p < 0,001). CONCLUSÕES: Os resultados deste estudo apontaram para um conhecimento limitado dos estudantes avaliados sobre os critérios para caracterização da ME, principalmente em relação à sua abordagem prática.Submitted by JURANDI DE SOUZA SILVA (jssufba@hotmail.com) on 2011-10-06T12:46:16Z No. of bitstreams: 1 v20n4a07.pdf: 77343 bytes, checksum: 23d0782b72603d5a6428831cbc00cfa0 (MD5)Made available in DSpace on 2011-10-06T12:46:16Z (GMT). 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