Un cine lleno de ventajas: marcas de autoria no cinema de Julio Medem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Ana Camila de Souza
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31206
Resumo: Este trabalho é um esforço de identificar as marcas de autoria presentes nos filmes Vacas (1991), La Ardilla Roja (1992), Tierra (1996), Los Amantes del Círculo Polar (1998) e Lucía y el Sexo (2001), do cineasta espanhol Julio Medem. Para tanto, partimos de uma concepção de autoria representada pelo olhar da politique des auteurs, pensada nos anos 60 pelos críticos de cinema da revisa francesa Cahiers du Cinéma. O caminho de análise das marcas de autoria nestes filmes se apoiou no método da Poética do Filme, com o intuito de verificar como elas foram estrategicamente conformadas na obra fílmica em questão. Neste trabalho, a obra de Julio Medem foi identificada como uma obra de programa poético, onde predominam metáforas e simbolismos na construção dos seus personagens e conflitos, sempre inseridos em banais histórias de amor, articuladas de forma sofisticada a partir de um modo particular de organizar recursos como a escala de planos, montagem, trilha sonora e fotografia.
id UFBA-2_c746967c4267358a84417b29f90d8647
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/31206
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Esteves, Ana Camila de SouzaSerafim, José Francisco2019-12-20T15:07:14Z2019-12-20T15:07:14Z2019-12-202009monografiahttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31206Este trabalho é um esforço de identificar as marcas de autoria presentes nos filmes Vacas (1991), La Ardilla Roja (1992), Tierra (1996), Los Amantes del Círculo Polar (1998) e Lucía y el Sexo (2001), do cineasta espanhol Julio Medem. Para tanto, partimos de uma concepção de autoria representada pelo olhar da politique des auteurs, pensada nos anos 60 pelos críticos de cinema da revisa francesa Cahiers du Cinéma. O caminho de análise das marcas de autoria nestes filmes se apoiou no método da Poética do Filme, com o intuito de verificar como elas foram estrategicamente conformadas na obra fílmica em questão. Neste trabalho, a obra de Julio Medem foi identificada como uma obra de programa poético, onde predominam metáforas e simbolismos na construção dos seus personagens e conflitos, sempre inseridos em banais histórias de amor, articuladas de forma sofisticada a partir de um modo particular de organizar recursos como a escala de planos, montagem, trilha sonora e fotografia.Submitted by Catalogador FACOM (ncefacom@ufba.br) on 2019-12-13T14:11:11Z No. of bitstreams: 1 Monografia Ana Camila (final).pdf: 3828104 bytes, checksum: c58e8a7c0fa1b0481cd3b7011a0b1077 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-12-20T15:07:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia Ana Camila (final).pdf: 3828104 bytes, checksum: c58e8a7c0fa1b0481cd3b7011a0b1077 (MD5)Made available in DSpace on 2019-12-20T15:07:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia Ana Camila (final).pdf: 3828104 bytes, checksum: c58e8a7c0fa1b0481cd3b7011a0b1077 (MD5)comunicaçãoAutoria no cinemaAnálise fílmicaJulio MedemUn cine lleno de ventajas: marcas de autoria no cinema de Julio Medeminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMonografia Ana Camila (final).pdfMonografia Ana Camila (final).pdfapplication/pdf3828104https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31206/1/Monografia%20Ana%20Camila%20%28final%29.pdfc58e8a7c0fa1b0481cd3b7011a0b1077MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31206/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTMonografia Ana Camila (final).pdf.txtMonografia Ana Camila (final).pdf.txtExtracted texttext/plain249504https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31206/3/Monografia%20Ana%20Camila%20%28final%29.pdf.txt1016479562dec3076c3e3b90e804cba0MD53ri/312062022-07-01 10:46:52.495oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:52Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Un cine lleno de ventajas: marcas de autoria no cinema de Julio Medem
title Un cine lleno de ventajas: marcas de autoria no cinema de Julio Medem
spellingShingle Un cine lleno de ventajas: marcas de autoria no cinema de Julio Medem
Esteves, Ana Camila de Souza
comunicação
Autoria no cinema
Análise fílmica
Julio Medem
title_short Un cine lleno de ventajas: marcas de autoria no cinema de Julio Medem
title_full Un cine lleno de ventajas: marcas de autoria no cinema de Julio Medem
title_fullStr Un cine lleno de ventajas: marcas de autoria no cinema de Julio Medem
title_full_unstemmed Un cine lleno de ventajas: marcas de autoria no cinema de Julio Medem
title_sort Un cine lleno de ventajas: marcas de autoria no cinema de Julio Medem
author Esteves, Ana Camila de Souza
author_facet Esteves, Ana Camila de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Ana Camila de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Serafim, José Francisco
contributor_str_mv Serafim, José Francisco
dc.subject.cnpq.fl_str_mv comunicação
topic comunicação
Autoria no cinema
Análise fílmica
Julio Medem
dc.subject.por.fl_str_mv Autoria no cinema
Análise fílmica
Julio Medem
description Este trabalho é um esforço de identificar as marcas de autoria presentes nos filmes Vacas (1991), La Ardilla Roja (1992), Tierra (1996), Los Amantes del Círculo Polar (1998) e Lucía y el Sexo (2001), do cineasta espanhol Julio Medem. Para tanto, partimos de uma concepção de autoria representada pelo olhar da politique des auteurs, pensada nos anos 60 pelos críticos de cinema da revisa francesa Cahiers du Cinéma. O caminho de análise das marcas de autoria nestes filmes se apoiou no método da Poética do Filme, com o intuito de verificar como elas foram estrategicamente conformadas na obra fílmica em questão. Neste trabalho, a obra de Julio Medem foi identificada como uma obra de programa poético, onde predominam metáforas e simbolismos na construção dos seus personagens e conflitos, sempre inseridos em banais histórias de amor, articuladas de forma sofisticada a partir de um modo particular de organizar recursos como a escala de planos, montagem, trilha sonora e fotografia.
publishDate 2009
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-20T15:07:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-20T15:07:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31206
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv monografia
identifier_str_mv monografia
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31206/1/Monografia%20Ana%20Camila%20%28final%29.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31206/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31206/3/Monografia%20Ana%20Camila%20%28final%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c58e8a7c0fa1b0481cd3b7011a0b1077
817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a
1016479562dec3076c3e3b90e804cba0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459605904195584