Un cine lleno de ventajas: marcas de autoria no cinema de Julio Medem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31206 |
Resumo: | Este trabalho é um esforço de identificar as marcas de autoria presentes nos filmes Vacas (1991), La Ardilla Roja (1992), Tierra (1996), Los Amantes del Círculo Polar (1998) e Lucía y el Sexo (2001), do cineasta espanhol Julio Medem. Para tanto, partimos de uma concepção de autoria representada pelo olhar da politique des auteurs, pensada nos anos 60 pelos críticos de cinema da revisa francesa Cahiers du Cinéma. O caminho de análise das marcas de autoria nestes filmes se apoiou no método da Poética do Filme, com o intuito de verificar como elas foram estrategicamente conformadas na obra fílmica em questão. Neste trabalho, a obra de Julio Medem foi identificada como uma obra de programa poético, onde predominam metáforas e simbolismos na construção dos seus personagens e conflitos, sempre inseridos em banais histórias de amor, articuladas de forma sofisticada a partir de um modo particular de organizar recursos como a escala de planos, montagem, trilha sonora e fotografia. |
id |
UFBA-2_c746967c4267358a84417b29f90d8647 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/31206 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Esteves, Ana Camila de SouzaSerafim, José Francisco2019-12-20T15:07:14Z2019-12-20T15:07:14Z2019-12-202009monografiahttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31206Este trabalho é um esforço de identificar as marcas de autoria presentes nos filmes Vacas (1991), La Ardilla Roja (1992), Tierra (1996), Los Amantes del Círculo Polar (1998) e Lucía y el Sexo (2001), do cineasta espanhol Julio Medem. Para tanto, partimos de uma concepção de autoria representada pelo olhar da politique des auteurs, pensada nos anos 60 pelos críticos de cinema da revisa francesa Cahiers du Cinéma. O caminho de análise das marcas de autoria nestes filmes se apoiou no método da Poética do Filme, com o intuito de verificar como elas foram estrategicamente conformadas na obra fílmica em questão. Neste trabalho, a obra de Julio Medem foi identificada como uma obra de programa poético, onde predominam metáforas e simbolismos na construção dos seus personagens e conflitos, sempre inseridos em banais histórias de amor, articuladas de forma sofisticada a partir de um modo particular de organizar recursos como a escala de planos, montagem, trilha sonora e fotografia.Submitted by Catalogador FACOM (ncefacom@ufba.br) on 2019-12-13T14:11:11Z No. of bitstreams: 1 Monografia Ana Camila (final).pdf: 3828104 bytes, checksum: c58e8a7c0fa1b0481cd3b7011a0b1077 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-12-20T15:07:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia Ana Camila (final).pdf: 3828104 bytes, checksum: c58e8a7c0fa1b0481cd3b7011a0b1077 (MD5)Made available in DSpace on 2019-12-20T15:07:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia Ana Camila (final).pdf: 3828104 bytes, checksum: c58e8a7c0fa1b0481cd3b7011a0b1077 (MD5)comunicaçãoAutoria no cinemaAnálise fílmicaJulio MedemUn cine lleno de ventajas: marcas de autoria no cinema de Julio Medeminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMonografia Ana Camila (final).pdfMonografia Ana Camila (final).pdfapplication/pdf3828104https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31206/1/Monografia%20Ana%20Camila%20%28final%29.pdfc58e8a7c0fa1b0481cd3b7011a0b1077MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31206/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTMonografia Ana Camila (final).pdf.txtMonografia Ana Camila (final).pdf.txtExtracted texttext/plain249504https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31206/3/Monografia%20Ana%20Camila%20%28final%29.pdf.txt1016479562dec3076c3e3b90e804cba0MD53ri/312062022-07-01 10:46:52.495oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-01T13:46:52Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Un cine lleno de ventajas: marcas de autoria no cinema de Julio Medem |
title |
Un cine lleno de ventajas: marcas de autoria no cinema de Julio Medem |
spellingShingle |
Un cine lleno de ventajas: marcas de autoria no cinema de Julio Medem Esteves, Ana Camila de Souza comunicação Autoria no cinema Análise fílmica Julio Medem |
title_short |
Un cine lleno de ventajas: marcas de autoria no cinema de Julio Medem |
title_full |
Un cine lleno de ventajas: marcas de autoria no cinema de Julio Medem |
title_fullStr |
Un cine lleno de ventajas: marcas de autoria no cinema de Julio Medem |
title_full_unstemmed |
Un cine lleno de ventajas: marcas de autoria no cinema de Julio Medem |
title_sort |
Un cine lleno de ventajas: marcas de autoria no cinema de Julio Medem |
author |
Esteves, Ana Camila de Souza |
author_facet |
Esteves, Ana Camila de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteves, Ana Camila de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Serafim, José Francisco |
contributor_str_mv |
Serafim, José Francisco |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
comunicação |
topic |
comunicação Autoria no cinema Análise fílmica Julio Medem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoria no cinema Análise fílmica Julio Medem |
description |
Este trabalho é um esforço de identificar as marcas de autoria presentes nos filmes Vacas (1991), La Ardilla Roja (1992), Tierra (1996), Los Amantes del Círculo Polar (1998) e Lucía y el Sexo (2001), do cineasta espanhol Julio Medem. Para tanto, partimos de uma concepção de autoria representada pelo olhar da politique des auteurs, pensada nos anos 60 pelos críticos de cinema da revisa francesa Cahiers du Cinéma. O caminho de análise das marcas de autoria nestes filmes se apoiou no método da Poética do Filme, com o intuito de verificar como elas foram estrategicamente conformadas na obra fílmica em questão. Neste trabalho, a obra de Julio Medem foi identificada como uma obra de programa poético, onde predominam metáforas e simbolismos na construção dos seus personagens e conflitos, sempre inseridos em banais histórias de amor, articuladas de forma sofisticada a partir de um modo particular de organizar recursos como a escala de planos, montagem, trilha sonora e fotografia. |
publishDate |
2009 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-20T15:07:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-20T15:07:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31206 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
monografia |
identifier_str_mv |
monografia |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31206/1/Monografia%20Ana%20Camila%20%28final%29.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31206/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31206/3/Monografia%20Ana%20Camila%20%28final%29.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c58e8a7c0fa1b0481cd3b7011a0b1077 817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a 1016479562dec3076c3e3b90e804cba0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459605904195584 |