Arte na cidade: sujeitos e narrativas em Salvador
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39214 |
Resumo: | A tese se propõe a pensar a produção contemporânea de alguns autores que atuam na cidade de Salvador e que tensionam o espaço da cidade e o campo artístico na medida em que ocu-pam estética e politicamente o espaço urbano, expandindo e tensionando também as margens da literatura (GARRAMUÑO, 2014, p. 36). No ato de “fazer um rolê”, os jovens pichadores saem para aproveitar a cidade que conhecem em detalhes a fim de deixar suas marcas nos mu-ros, superfícies e topos dos prédios (CALDEIRA, 2014). Não estariam alguns de nossos artis-tas e escritores contemporâneos fazendo o mesmo dentro dessa lógica de uma ocupação que envolve o risco e o desejo de construir narrativas? Nesse sentido, a tese também propõe e tenta colocar em prática uma maneira de repotencializar teorias e definições e se debruça sobre pro-duções que não cabem confortavelmente na literatura e/ou na estética. Para tanto, tomamos para discussão obras como O LIVRO de água e as demais intervenções de Karina Rabinovitz, Territórios Movediços e Paisagens Ensolaradas de Fabio Rezende, as narrativas de Davi Nu-nes, Fábio Mandingo e as produções fotográficas de Helen Salomão e Marcelo Terça-Nada, bem como a produção poética de Alex Simões. Assim, pensamos o modo como estas produ-ções se imbricam à cidade, espaço também heterogêneo, a partir de práticas artísticas (poemas e narrativas, performances, peças teatrais e produções audiovisuais) que se insurgem como resistência no espaço urbano e provocam também um questionamento do próprio entendimen-to de literatura. |
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2024-03-15T13:55:20Z2024-03-15T13:55:20Z2023-12-14https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39214A tese se propõe a pensar a produção contemporânea de alguns autores que atuam na cidade de Salvador e que tensionam o espaço da cidade e o campo artístico na medida em que ocu-pam estética e politicamente o espaço urbano, expandindo e tensionando também as margens da literatura (GARRAMUÑO, 2014, p. 36). No ato de “fazer um rolê”, os jovens pichadores saem para aproveitar a cidade que conhecem em detalhes a fim de deixar suas marcas nos mu-ros, superfícies e topos dos prédios (CALDEIRA, 2014). Não estariam alguns de nossos artis-tas e escritores contemporâneos fazendo o mesmo dentro dessa lógica de uma ocupação que envolve o risco e o desejo de construir narrativas? Nesse sentido, a tese também propõe e tenta colocar em prática uma maneira de repotencializar teorias e definições e se debruça sobre pro-duções que não cabem confortavelmente na literatura e/ou na estética. Para tanto, tomamos para discussão obras como O LIVRO de água e as demais intervenções de Karina Rabinovitz, Territórios Movediços e Paisagens Ensolaradas de Fabio Rezende, as narrativas de Davi Nu-nes, Fábio Mandingo e as produções fotográficas de Helen Salomão e Marcelo Terça-Nada, bem como a produção poética de Alex Simões. Assim, pensamos o modo como estas produ-ções se imbricam à cidade, espaço também heterogêneo, a partir de práticas artísticas (poemas e narrativas, performances, peças teatrais e produções audiovisuais) que se insurgem como resistência no espaço urbano e provocam também um questionamento do próprio entendimen-to de literatura.The thesis proposes to think about the contemporary production of some authors who work in the city of Salvador and who tension the space of the city and the artistic field as they aesthe-tically and politically occupy the urban space, also expanding and tensioning the margins of literature (GARRAMUÑO, 2014, p. 36). In the act of “going for a ride”, young taggers go out to enjoy the city that they know in detail in order to leave their marks on the walls, surfa-ces and tops of buildings (CALDEIRA, 2014). Wouldn't some of our contemporary artists and writers be doing the same within this logic of an occupation that involves the risk and the desire to construct narratives? In this sense, the thesis also proposes and tries to put into prac-tice a way of repowering theories and definitions and focuses on productions that do not fit comfortably into literature and/or aesthetics. To this end, we take for discussion works such as O livro de água, as well as other interventions by Karina Rabinovitz; Território Movediços e Paisagens Ensolaradas, the narratives of Davi Nunes, Fábio Mandingo and the photographic productions of Helen Salomão and Marcelo Terça-Nada, as well as the poetic production of Alex Simões. Thus, we think about how these productions imbricate themselves with the city, which is also a heterogeneous space, based on artistic practices (poems and narratives, perfor-mances, plays and audiovisual productions) that emerge as resistance in the urban space and also provoke a questioning of the very understanding of literature.porUniversidade Federal da BahiaPós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) UFBABrasilInstituto de LetrasNon-specificityCitySalvadorLiteratureArtCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESInespecificidadeCidadeSalvadorArtesLiteraturaArte na cidade: sujeitos e narrativas em SalvadorArt in the city: subjects and narratives in SalvadorDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAzevedo, Luciene Almeida dehttp://lattes.cnpq.br/2783013091209078Azevedo, Luciene Almeida deSantos, Mônica de MenezesCosta, Suzane LimaGarramuño, FlorenciaDrummond, Washington Luis Limahttps://orcid.org/0000-0003-3233-9925http://lattes.cnpq.br/8175749396035355Tanure, Milena Guimarães Andradereponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese. Milena Tanure.pdfTese. Milena Tanure.pdfTese de doutorado. 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