A estratégia de atração de resorts como impulsionador do turismo na Bahia: estudo de caso do complexo costa do Sauípe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Patrícia Gomes Barbosa
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8967
Resumo: p. 1-149
id UFBA-2_c7d85282393e9e1eeb6044e68767b0f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/8967
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Lima, Patrícia Gomes BarbosaLima, Patrícia Gomes BarbosaSuarez, Marcus Alban2013-03-14T20:04:36Z2013-03-14T20:04:36Z2006http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8967p. 1-149A presente dissertação, realizada através de um estudo de caso, buscou avaliar os resultados empresariais auferidos pelo Complexo Hoteleiro Costa do Sauípe, empreendimento inovador que pretendeu, à época da sua concepção, fincar a bandeira da Bahia e do Brasil no mapa do turismo internacional. A relevância da investigação comprova-se pela forte estratégia de atração de equipamentos hoteleiros de característica similar conduzida pelos órgãos baianos de fomento ao turismo, conjugada aos resultados do complexo, que se demonstraram na prática aquém das expectativas dos atores sociais atingidos por ele. A investigação conduzida foi dividida em quatro partes. A primeira buscou reconstruir a concepção do projeto, detalhando as informações disponíveis à época aos gestores do empreendimento, principalmente no que diz respeito à segmentação de mercado esperada, aos objetivos propostos para o empreendimento e ao posicionamento e estratégias mercadológicas planejadas para atingi-los. A segunda parte mapeou os resultados auferidos pelo complexo com base nos seus objetivos, resgatados na seção anterior. Adicionalmente foram apresentadas as reformulações estratégicas anunciadas ao público em 2003. A terceira parte apresentou um comparativo entre os resultados e estratégias obtidos por Costa do Sauípe e pelo Praia do Forte EcoResort, objeto escolhido pela sua proximidade física e similaridade da oferta, bem como pela sua longevidade e reconhecidos resultados positivos, ainda que sua operação tenha escala quase 5 vezes menor. Como resultado do estudo percebeuse que os baixos resultados de Sauípe não podem ser imputados a um processo de planejamento equivocado, visto que a reorientação estratégica promovida pelos seus gestores em 2003 basicamente retomou os conceitos inicialmente propostos na sua concepção. A estratégia planejada, entretanto, não se traduziu em ação, pelo menos no que diz respeito à percepção do posicionamento da oferta em algumas das suas idéias essenciais: 1 – o empreendimento não foi percebido como uma experiência baiana; 2 – o lazer e diversão deixaram a desejar; 3 – o serviço foi um item mal avaliado pelos hóspedes. Do comparativo entre os empreendimentos pôdese verificar que o EcoResort teve maior sucesso em todos estes itens, bem como na manutenção de uma estratégia de diferenciação, conseguindo manter sua vantagem competitiva ao agregar continuamente valor aos hóspedes na busca da prática de preços premium.Submitted by Santiago Fabio (fabio.ssantiago@hotmail.com) on 2013-03-07T19:54:20Z No. of bitstreams: 1 2222p.pdf: 1768187 bytes, checksum: b40e12e2d13ac2de93438b6d4f49302d (MD5)Approved for entry into archive by Tatiana Lima(tatianasl@ufba.br) on 2013-03-14T20:04:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2222p.pdf: 1768187 bytes, checksum: b40e12e2d13ac2de93438b6d4f49302d (MD5)Made available in DSpace on 2013-03-14T20:04:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2222p.pdf: 1768187 bytes, checksum: b40e12e2d13ac2de93438b6d4f49302d (MD5) Previous issue date: 2006SalvadorUniversidade Federal da Bahiahttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/dissertacao_patricia_lima_12_de_maio_2007.pdfreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBACosta do SauípeHotelariaTurismoEstratégiaMarketingServiçoSegmentação de MercadoPosicionamentoIndicadores de DesempenhoHotel IndustryTourismStrategyMarketingServicesMarket SegmentationPositioningPerformance IndicatorsA estratégia de atração de resorts como impulsionador do turismo na Bahia: estudo de caso do complexo costa do Sauípeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL2222p.pdf2222p.pdfapplication/pdf1768187https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8967/1/2222p.pdfb40e12e2d13ac2de93438b6d4f49302dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8967/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXT2222p.pdf.txt2222p.pdf.txtExtracted texttext/plain290320https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8967/3/2222p.pdf.txtf0922bc32ca7535f283cced10c5801a7MD53ri/89672022-07-05 14:04:02.928oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:02Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A estratégia de atração de resorts como impulsionador do turismo na Bahia: estudo de caso do complexo costa do Sauípe
title A estratégia de atração de resorts como impulsionador do turismo na Bahia: estudo de caso do complexo costa do Sauípe
spellingShingle A estratégia de atração de resorts como impulsionador do turismo na Bahia: estudo de caso do complexo costa do Sauípe
Lima, Patrícia Gomes Barbosa
Costa do Sauípe
Hotelaria
Turismo
Estratégia
Marketing
Serviço
Segmentação de Mercado
Posicionamento
Indicadores de Desempenho
Hotel Industry
Tourism
Strategy
Marketing
Services
Market Segmentation
Positioning
Performance Indicators
title_short A estratégia de atração de resorts como impulsionador do turismo na Bahia: estudo de caso do complexo costa do Sauípe
title_full A estratégia de atração de resorts como impulsionador do turismo na Bahia: estudo de caso do complexo costa do Sauípe
title_fullStr A estratégia de atração de resorts como impulsionador do turismo na Bahia: estudo de caso do complexo costa do Sauípe
title_full_unstemmed A estratégia de atração de resorts como impulsionador do turismo na Bahia: estudo de caso do complexo costa do Sauípe
title_sort A estratégia de atração de resorts como impulsionador do turismo na Bahia: estudo de caso do complexo costa do Sauípe
author Lima, Patrícia Gomes Barbosa
author_facet Lima, Patrícia Gomes Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Patrícia Gomes Barbosa
Lima, Patrícia Gomes Barbosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Suarez, Marcus Alban
contributor_str_mv Suarez, Marcus Alban
dc.subject.por.fl_str_mv Costa do Sauípe
Hotelaria
Turismo
Estratégia
Marketing
Serviço
Segmentação de Mercado
Posicionamento
Indicadores de Desempenho
Hotel Industry
Tourism
Strategy
Marketing
Services
Market Segmentation
Positioning
Performance Indicators
topic Costa do Sauípe
Hotelaria
Turismo
Estratégia
Marketing
Serviço
Segmentação de Mercado
Posicionamento
Indicadores de Desempenho
Hotel Industry
Tourism
Strategy
Marketing
Services
Market Segmentation
Positioning
Performance Indicators
description p. 1-149
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-14T20:04:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-03-14T20:04:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8967
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.pt_BR.fl_str_mv http://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/dissertacao_patricia_lima_12_de_maio_2007.pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8967/1/2222p.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8967/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8967/3/2222p.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b40e12e2d13ac2de93438b6d4f49302d
1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9
f0922bc32ca7535f283cced10c5801a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459423855673344