Avaliação de intervenção pedagógica com uso de “Role Play” para treinamento de habilidade de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Carneiro da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36141
Resumo: Introdução: Bonamigo e Destefani (2010), conceituam má notícias como aquelas informações que modificam radicalmente e negativamente a ideia que o paciente faz de seu futuro. A comunicação de más notícias é uma habilidade clínica essencial devendo ser ensinada aos graduandos em medicina. Ao comunicar uma má notícia, o profissional deve ser capaz de dar espaço, tempo, para que o indivíduo seja capaz de expressar seus sentimentos, agindo com empatia, respeitando as vontades do paciente. Em consonância com o que é proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014, foi implantado na FMB-UFBA a oficina de treinamento de comunicação de notícias difíceis. Metodologia: esta atividade é desenvolvida com alunos do internato em medicina, membros de ligas e residentes em pediatria. Faz parte do Eixo Ético Humanístico. Sendo utilizada a técnica de role play em ambiente simulado e o protocolo SPIKES. Os participantes foram expostos a um questionário de avaliação ao final da atividade. Resultados: 71 pessoas participaram da pesquisa. 59% tem entre 21 e 25 anos e a mesma porcentagem esta no 6º ano da graduação. A maioria, 27%, tem como área de interesse pediatria. Mais de 60% afirmou nunca ter tido nenhuma formação sobre comunicação de notícias difíceis. 25% informou nunca ter informado ou presenciado a comunicação de uma notícia difícil. E 56% nunca recebeu uma má notícia, na condição de paciente ou acompanhante. 99% dos entrevistados julgaram o conteúdo da oficina como adequado, 100% afirmou estar envolvido na atividade e acreditam que seus conhecimentos aumentaram como resultado da atividade. Discussão: a formação na FMB apresenta-se técnica/biológica, limitando o debate sobre habilidades de comunicação. A dramatização é um recurso psicodramático que expõe os acadêmicos a medos e ansiedades característicos do encontro médico-paciente. A atividade possibilita que o estudante compreenda as tensões que surgem ao se comunicar uma má notícia. Conclusão: a oficina mostrou-se satisfatória para os participantes e a metodologia ativa, com uso de role play e do protocolo SPIKES, valida para o treinamento de habilidades em comunicação. Faz-se necessário o uso de tais atividades em outros momentos da graduação na FMB.
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Em consonância com o que é proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014, foi implantado na FMB-UFBA a oficina de treinamento de comunicação de notícias difíceis. Metodologia: esta atividade é desenvolvida com alunos do internato em medicina, membros de ligas e residentes em pediatria. Faz parte do Eixo Ético Humanístico. Sendo utilizada a técnica de role play em ambiente simulado e o protocolo SPIKES. Os participantes foram expostos a um questionário de avaliação ao final da atividade. Resultados: 71 pessoas participaram da pesquisa. 59% tem entre 21 e 25 anos e a mesma porcentagem esta no 6º ano da graduação. A maioria, 27%, tem como área de interesse pediatria. Mais de 60% afirmou nunca ter tido nenhuma formação sobre comunicação de notícias difíceis. 25% informou nunca ter informado ou presenciado a comunicação de uma notícia difícil. E 56% nunca recebeu uma má notícia, na condição de paciente ou acompanhante. 99% dos entrevistados julgaram o conteúdo da oficina como adequado, 100% afirmou estar envolvido na atividade e acreditam que seus conhecimentos aumentaram como resultado da atividade. Discussão: a formação na FMB apresenta-se técnica/biológica, limitando o debate sobre habilidades de comunicação. A dramatização é um recurso psicodramático que expõe os acadêmicos a medos e ansiedades característicos do encontro médico-paciente. A atividade possibilita que o estudante compreenda as tensões que surgem ao se comunicar uma má notícia. Conclusão: a oficina mostrou-se satisfatória para os participantes e a metodologia ativa, com uso de role play e do protocolo SPIKES, valida para o treinamento de habilidades em comunicação. Faz-se necessário o uso de tais atividades em outros momentos da graduação na FMB.Introduction: Bonamigo and Destefani, 2010, conceptualize as those information that radically and negatively modify an idea that the patient makes of his future. Communicating more news is an essential clinical skill and should be taught to medical graduates. When communicating bad news, the professional should be able to give space, time, so that the individual able to express their feelings, acting with empathy, respecting how the patient's vaiades. In line with what is proposed by the National Curricular Guidelines of 2014, a difficult news communication training workshop was implemented at FMB-UFBA. Methodology: This activity is developed with medical students, members of leagues and residents in pediatrics. It is part of the Humanistic Ethical Axis. Follow in a role play technique in simulated environment and in. Participants were exposed to an evaluation questionnaire at the end of the activity. Results: 71 people participated in the survey. 59% between 21 and 25 years and the same percentage of nine years of graduation. The majority, 27%, has an area of pediatric interest. More than 60% said they had never had any training on communicating difficult news. 25% reported never having informed or witnessed a notice of difficult news. And 56% never attend a news, as a patient or companion. 99% of respondents judged the content of the workshop as appropriate, 100% said they engaged in the activity and believe their knowledge increased as a result of the activity. Discussion: training in FMB presents technical / biological, limiting the debate on communication skills. Dramatization is a psychodramatic resource that exposes academics to the fears and anxieties characteristic of the doctor-patient encounter. An activity that allows the student to understand how tensions arise when communicating bad news. Conclusion: an office proved to be satisfactory for the participants and an active methodology, with use of paper play and protocol SPIKES valid for the training of communication skills. It is necessary to use such activities at other times of graduation in FMB.Submitted by NFC NÚCLEO DE FORMAÇÃO CIENTÍFICA (nfc.fmb@ufba.br) on 2022-10-10T17:41:19Z No. of bitstreams: 1 Camila Carneiro da Silva - Avaliação de intervenção pedagógica com uso de “Role Play” para treinamento de habilidade de comunicação.pdf: 1304762 bytes, checksum: 7411736f1530ed2743877472e25ada66 (MD5)Approved for entry into archive by Rafael Nunes (rafaeln@ufba.br) on 2022-10-13T19:51:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Camila Carneiro da Silva - Avaliação de intervenção pedagógica com uso de “Role Play” para treinamento de habilidade de comunicação.pdf: 1304762 bytes, checksum: 7411736f1530ed2743877472e25ada66 (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-13T19:51:38Z (GMT). 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