A construção de uma marca: estudo de caso Bloco Camaleão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30338 |
Resumo: | A competitividade ocasionada pelo surgimento de diversas empresas disputando o mesmo espaço, com serviços e produtos similares em qualidade e preço, fizeram com que o mercado se tornasse um campo de forças onde a gestão da marca torna-se estratégia fundamental para um posicionamento privilegiado. Neste contexto, a construção de uma marca forte é o principal fator de disputa. O presente trabalho de conclusão de curso busca analisar o processo de construção da marca do bloco carnavalesco Camaleão, a partir do seu processo de desenvolvimento, gerenciamento e manutenção. A metodologia adotada partiu de uma pesquisa de acervo através de coleta de dados junto à empresa Central do Carnaval, conversas informais com empresários, além de acesso a malas diretas e materiais de publicidade do bloco. Pretende-se demonstrar quais as estratégias adotas pelo grupo Camaleão, para a construção de uma marca distintiva, líder no segmento do carnaval. |
id |
UFBA-2_ca1d695c1bd4612684c8319b48ddcdf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/30338 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Batista, Jacqueline LessaBatista, Jacqueline LessaCardoso, Cláudio2019-08-12T14:21:29Z2019-08-12T14:21:29Z2019-08-122007Monografiahttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30338A competitividade ocasionada pelo surgimento de diversas empresas disputando o mesmo espaço, com serviços e produtos similares em qualidade e preço, fizeram com que o mercado se tornasse um campo de forças onde a gestão da marca torna-se estratégia fundamental para um posicionamento privilegiado. Neste contexto, a construção de uma marca forte é o principal fator de disputa. O presente trabalho de conclusão de curso busca analisar o processo de construção da marca do bloco carnavalesco Camaleão, a partir do seu processo de desenvolvimento, gerenciamento e manutenção. A metodologia adotada partiu de uma pesquisa de acervo através de coleta de dados junto à empresa Central do Carnaval, conversas informais com empresários, além de acesso a malas diretas e materiais de publicidade do bloco. Pretende-se demonstrar quais as estratégias adotas pelo grupo Camaleão, para a construção de uma marca distintiva, líder no segmento do carnaval.Submitted by Bruna Lorrane de Castro Morais (brunalcmorais@gmail.com) on 2019-08-05T14:22:41Z No. of bitstreams: 1 TCC JAQUELINE LESSA - JUL 2007.doc: 17538560 bytes, checksum: 06d195101ff4d631c9aa3f64ba529eb6 (MD5)Rejected by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br), reason: A fim de garantir a integridade da informação, favor colocar o arquivo em PDF on 2019-08-09T15:55:47Z (GMT)Submitted by Bruna Lorrane de Castro Morais (brunalcmorais@gmail.com) on 2019-08-09T16:14:04Z No. of bitstreams: 1 TCC JAQUELINE LESSA - JUL 2007.pdf: 1405802 bytes, checksum: 087dda8baaa4767c62b70d60c1f7df02 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-08-12T14:21:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC JAQUELINE LESSA - JUL 2007.pdf: 1405802 bytes, checksum: 087dda8baaa4767c62b70d60c1f7df02 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-12T14:21:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC JAQUELINE LESSA - JUL 2007.pdf: 1405802 bytes, checksum: 087dda8baaa4767c62b70d60c1f7df02 (MD5)ComunicaçãoMarcaConstrução da marcaBloco CamaleãoBlocos carnavalescos - Salvador, BAMarketingA construção de uma marca: estudo de caso Bloco Camaleãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de comunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC JAQUELINE LESSA - JUL 2007.pdfTCC JAQUELINE LESSA - JUL 2007.pdfTCCapplication/pdf1405802https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30338/3/TCC%20JAQUELINE%20LESSA%20-%20JUL%202007.pdf087dda8baaa4767c62b70d60c1f7df02MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1378https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30338/4/license.txt4d9723493f80002b64e067080cc71e25MD54TEXTTCC JAQUELINE LESSA - JUL 2007.pdf.txtTCC JAQUELINE LESSA - JUL 2007.pdf.txtExtracted texttext/plain66097https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30338/5/TCC%20JAQUELINE%20LESSA%20-%20JUL%202007.pdf.txtee0f6202f88945d4d1c87abdbb4503abMD55ri/303382022-08-23 09:46:31.217oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-23T12:46:31Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção de uma marca: estudo de caso Bloco Camaleão |
title |
A construção de uma marca: estudo de caso Bloco Camaleão |
spellingShingle |
A construção de uma marca: estudo de caso Bloco Camaleão Batista, Jacqueline Lessa Comunicação Marca Construção da marca Bloco Camaleão Blocos carnavalescos - Salvador, BA Marketing |
title_short |
A construção de uma marca: estudo de caso Bloco Camaleão |
title_full |
A construção de uma marca: estudo de caso Bloco Camaleão |
title_fullStr |
A construção de uma marca: estudo de caso Bloco Camaleão |
title_full_unstemmed |
A construção de uma marca: estudo de caso Bloco Camaleão |
title_sort |
A construção de uma marca: estudo de caso Bloco Camaleão |
author |
Batista, Jacqueline Lessa |
author_facet |
Batista, Jacqueline Lessa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Jacqueline Lessa Batista, Jacqueline Lessa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Cláudio |
contributor_str_mv |
Cardoso, Cláudio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação Marca Construção da marca Bloco Camaleão Blocos carnavalescos - Salvador, BA Marketing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca Construção da marca Bloco Camaleão Blocos carnavalescos - Salvador, BA Marketing |
description |
A competitividade ocasionada pelo surgimento de diversas empresas disputando o mesmo espaço, com serviços e produtos similares em qualidade e preço, fizeram com que o mercado se tornasse um campo de forças onde a gestão da marca torna-se estratégia fundamental para um posicionamento privilegiado. Neste contexto, a construção de uma marca forte é o principal fator de disputa. O presente trabalho de conclusão de curso busca analisar o processo de construção da marca do bloco carnavalesco Camaleão, a partir do seu processo de desenvolvimento, gerenciamento e manutenção. A metodologia adotada partiu de uma pesquisa de acervo através de coleta de dados junto à empresa Central do Carnaval, conversas informais com empresários, além de acesso a malas diretas e materiais de publicidade do bloco. Pretende-se demonstrar quais as estratégias adotas pelo grupo Camaleão, para a construção de uma marca distintiva, líder no segmento do carnaval. |
publishDate |
2007 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T14:21:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T14:21:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30338 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
Monografia |
identifier_str_mv |
Monografia |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30338/3/TCC%20JAQUELINE%20LESSA%20-%20JUL%202007.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30338/4/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30338/5/TCC%20JAQUELINE%20LESSA%20-%20JUL%202007.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
087dda8baaa4767c62b70d60c1f7df02 4d9723493f80002b64e067080cc71e25 ee0f6202f88945d4d1c87abdbb4503ab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459599358984192 |