Rikud vira-lata: metáforas dos borramentos entre tradição e contemporaneidade na cena da dança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16047 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como abordagem os modos como a ideia de híbrido e/ou borramentos de fronteiras entre tradição e contemporaneidade foi construída no trabalho de dança, de autoria própria, Rikud Vira-Lata, que é o objeto de investigação neste estudo. Rikud Vira-Lata (rikud significa dança em hebraico) é um trabalho artístico que, por meio de uma autobiografia de um corpo judeubrasileirobrasileirojudeu na contemporaneidade, coloca em discussão temas como borras culturais, tradição israelita, corpo e identidade. Este estudo aporta-se na compreensão de que metáfora não está apenas restrita ao sistema linguístico verbal, mas que está, também, atrelada às nossas experiências corporais diárias, sendo uma ação cognitiva e que, assim, agimos por meio do procedimento metafórico. Como metodologia realizou-se a observação dos vídeos dos resultantes coreográficos em Rikud Vira-Lata entre os anos de 2011 e 2013 e foi feito o levantamento e revisão bibliográfica para o estudo dos substratos conceituais que referenciam esta investigação artística. Os principais teóricos que subjazem os aportes conceituais nesta pesquisa são das áreas de Estudos Culturais (CANCLINI, 2011, HALL, 2006), Ciências Cognitivas (LAKOFF e JHONSON, 2002), Artes Cênicas (ALENCAR, 2007a, 2007b), Estudos do Corpo (RENGEL, 2007a, 2007b, 2009, DOMENICI, 2004, KATZ e GREINER, 2005, GREINER, 2005) e Semiótica (PLAZA, 2010, SANTAELLA, 1990). O objetivo de tal pesquisa foi, então, analisar alguns resultantes coreográficos do trabalho artístico de dança Rikud Vira-Lata, desenvolvido entre os anos de 2011 e 2013, a fim de identificar como a metáfora do híbrido e do borramento entre tradição e contemporaneidade traduz-se através de um sistema de signos próprios da dança. |
id |
UFBA-2_ca284bf04c336d27f532852d9636c8e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/16047 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Davidovitsch, FernandoDavidovitsch, FernandoRengel, Lenira PeralKatz, Helena TaniaLaranjeira, Carolina Dias2014-09-11T17:31:34Z2014-09-11T17:31:34Z2014-09-112014-09-01http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16047A presente pesquisa tem como abordagem os modos como a ideia de híbrido e/ou borramentos de fronteiras entre tradição e contemporaneidade foi construída no trabalho de dança, de autoria própria, Rikud Vira-Lata, que é o objeto de investigação neste estudo. Rikud Vira-Lata (rikud significa dança em hebraico) é um trabalho artístico que, por meio de uma autobiografia de um corpo judeubrasileirobrasileirojudeu na contemporaneidade, coloca em discussão temas como borras culturais, tradição israelita, corpo e identidade. Este estudo aporta-se na compreensão de que metáfora não está apenas restrita ao sistema linguístico verbal, mas que está, também, atrelada às nossas experiências corporais diárias, sendo uma ação cognitiva e que, assim, agimos por meio do procedimento metafórico. Como metodologia realizou-se a observação dos vídeos dos resultantes coreográficos em Rikud Vira-Lata entre os anos de 2011 e 2013 e foi feito o levantamento e revisão bibliográfica para o estudo dos substratos conceituais que referenciam esta investigação artística. Os principais teóricos que subjazem os aportes conceituais nesta pesquisa são das áreas de Estudos Culturais (CANCLINI, 2011, HALL, 2006), Ciências Cognitivas (LAKOFF e JHONSON, 2002), Artes Cênicas (ALENCAR, 2007a, 2007b), Estudos do Corpo (RENGEL, 2007a, 2007b, 2009, DOMENICI, 2004, KATZ e GREINER, 2005, GREINER, 2005) e Semiótica (PLAZA, 2010, SANTAELLA, 1990). O objetivo de tal pesquisa foi, então, analisar alguns resultantes coreográficos do trabalho artístico de dança Rikud Vira-Lata, desenvolvido entre os anos de 2011 e 2013, a fim de identificar como a metáfora do híbrido e do borramento entre tradição e contemporaneidade traduz-se através de um sistema de signos próprios da dança.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2014-09-09T14:28:29Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FERNANDO DAVIDOVITSCH.pdf: 2051341 bytes, checksum: 6a0cca93e84e687f46161e5e3eab9668 (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva (sivalda@ufba.br) on 2014-09-11T17:31:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FERNANDO DAVIDOVITSCH.pdf: 2051341 bytes, checksum: 6a0cca93e84e687f46161e5e3eab9668 (MD5)Made available in DSpace on 2014-09-11T17:31:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO FERNANDO DAVIDOVITSCH.pdf: 2051341 bytes, checksum: 6a0cca93e84e687f46161e5e3eab9668 (MD5)Rikud Vira-LataMetáforasBorramentosTradiçãoContemporaneidadeRikud vira-lata: metáforas dos borramentos entre tradição e contemporaneidade na cena da dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de DançaPrograma de Pós Graduação em DançaPPGDANCA-UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTAÇÃO FERNANDO DAVIDOVITSCH.pdfDISSERTAÇÃO FERNANDO DAVIDOVITSCH.pdfapplication/pdf2051341https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16047/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20FERNANDO%20DAVIDOVITSCH.pdf6a0cca93e84e687f46161e5e3eab9668MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16047/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDISSERTAÇÃO FERNANDO DAVIDOVITSCH.pdf.txtDISSERTAÇÃO FERNANDO DAVIDOVITSCH.pdf.txtExtracted texttext/plain297012https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16047/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20FERNANDO%20DAVIDOVITSCH.pdf.txt1f5cf20e217e7c94dce527f07e1f66abMD53ri/160472022-06-29 14:54:09.764oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-29T17:54:09Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Rikud vira-lata: metáforas dos borramentos entre tradição e contemporaneidade na cena da dança |
title |
Rikud vira-lata: metáforas dos borramentos entre tradição e contemporaneidade na cena da dança |
spellingShingle |
Rikud vira-lata: metáforas dos borramentos entre tradição e contemporaneidade na cena da dança Davidovitsch, Fernando Rikud Vira-Lata Metáforas Borramentos Tradição Contemporaneidade |
title_short |
Rikud vira-lata: metáforas dos borramentos entre tradição e contemporaneidade na cena da dança |
title_full |
Rikud vira-lata: metáforas dos borramentos entre tradição e contemporaneidade na cena da dança |
title_fullStr |
Rikud vira-lata: metáforas dos borramentos entre tradição e contemporaneidade na cena da dança |
title_full_unstemmed |
Rikud vira-lata: metáforas dos borramentos entre tradição e contemporaneidade na cena da dança |
title_sort |
Rikud vira-lata: metáforas dos borramentos entre tradição e contemporaneidade na cena da dança |
author |
Davidovitsch, Fernando |
author_facet |
Davidovitsch, Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Davidovitsch, Fernando Davidovitsch, Fernando |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rengel, Lenira Peral |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Katz, Helena Tania Laranjeira, Carolina Dias |
contributor_str_mv |
Rengel, Lenira Peral Katz, Helena Tania Laranjeira, Carolina Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rikud Vira-Lata Metáforas Borramentos Tradição Contemporaneidade |
topic |
Rikud Vira-Lata Metáforas Borramentos Tradição Contemporaneidade |
description |
A presente pesquisa tem como abordagem os modos como a ideia de híbrido e/ou borramentos de fronteiras entre tradição e contemporaneidade foi construída no trabalho de dança, de autoria própria, Rikud Vira-Lata, que é o objeto de investigação neste estudo. Rikud Vira-Lata (rikud significa dança em hebraico) é um trabalho artístico que, por meio de uma autobiografia de um corpo judeubrasileirobrasileirojudeu na contemporaneidade, coloca em discussão temas como borras culturais, tradição israelita, corpo e identidade. Este estudo aporta-se na compreensão de que metáfora não está apenas restrita ao sistema linguístico verbal, mas que está, também, atrelada às nossas experiências corporais diárias, sendo uma ação cognitiva e que, assim, agimos por meio do procedimento metafórico. Como metodologia realizou-se a observação dos vídeos dos resultantes coreográficos em Rikud Vira-Lata entre os anos de 2011 e 2013 e foi feito o levantamento e revisão bibliográfica para o estudo dos substratos conceituais que referenciam esta investigação artística. Os principais teóricos que subjazem os aportes conceituais nesta pesquisa são das áreas de Estudos Culturais (CANCLINI, 2011, HALL, 2006), Ciências Cognitivas (LAKOFF e JHONSON, 2002), Artes Cênicas (ALENCAR, 2007a, 2007b), Estudos do Corpo (RENGEL, 2007a, 2007b, 2009, DOMENICI, 2004, KATZ e GREINER, 2005, GREINER, 2005) e Semiótica (PLAZA, 2010, SANTAELLA, 1990). O objetivo de tal pesquisa foi, então, analisar alguns resultantes coreográficos do trabalho artístico de dança Rikud Vira-Lata, desenvolvido entre os anos de 2011 e 2013, a fim de identificar como a metáfora do híbrido e do borramento entre tradição e contemporaneidade traduz-se através de um sistema de signos próprios da dança. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-09-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T17:31:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-09-11T17:31:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-09-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16047 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Dança |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Dança |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PPGDANCA-UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Dança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16047/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20FERNANDO%20DAVIDOVITSCH.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16047/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16047/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20FERNANDO%20DAVIDOVITSCH.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a0cca93e84e687f46161e5e3eab9668 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 1f5cf20e217e7c94dce527f07e1f66ab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459486440980480 |