A atuação no mercado externo influencia a estratégia de gestão ambiental das empresas brasileiras? um estudo multicaso na indústria cerâmica de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alperstedt, Graziela Dias
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Quintella, Rogério Hermida, Martignago, Graciella, Bulgacov, Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22014
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é analisar a influência da atuação das estratégias de gestão ambiental das maiores empresas cerâmicas brasileiras no mercado externo. Os fundamentos teóricos discutem a gestão ambiental e seus aspectos determinantes, com ênfase nos requisitos e padrões do mercado externo, os quais exigem da empresa nacional seu enquadramento aos ditames de qualidade definidos no país de destino de seus produtos, assim como regulamentações referentes às questões ambientais e atitudes empresariais. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo multicaso, de natureza qualitativa com a utilização de entrevistas semiestruturados e análise interpretativa. Os dados foram organizados seguindo a ordem cronológica, tanto da atuação no mercado externo quanto das práticas ambientais das empresas, com destaque para a visão estratégica da política ambiental das organizações. Apesar da coincidência, em termos de evolução das categorias estudadas (gestão ambiental e atuação no mercado externo), os resultados da pesquisa não permitem afirmar que as estratégias ambientais das empresas tenham sido afetadas por sua atuação no mercado externo. Outros fatores, porém, emergiram como explicações para a estratégia ambiental das empresas, tais como a legislação brasileira e o próprio processo de globalização, levando-as a adotar melhores práticas, contribuindo para manter sua competitividade.
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A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo multicaso, de natureza qualitativa com a utilização de entrevistas semiestruturados e análise interpretativa. Os dados foram organizados seguindo a ordem cronológica, tanto da atuação no mercado externo quanto das práticas ambientais das empresas, com destaque para a visão estratégica da política ambiental das organizações. Apesar da coincidência, em termos de evolução das categorias estudadas (gestão ambiental e atuação no mercado externo), os resultados da pesquisa não permitem afirmar que as estratégias ambientais das empresas tenham sido afetadas por sua atuação no mercado externo. Outros fatores, porém, emergiram como explicações para a estratégia ambiental das empresas, tais como a legislação brasileira e o próprio processo de globalização, levando-as a adotar melhores práticas, contribuindo para manter sua competitividade.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2017-04-17T19:35:30Z No. of bitstreams: 1 A atuação no mercado externo influencia a estratégia de gestão ambiental.pdf: 308696 bytes, checksum: 53a5b5f40ce36884c58897fa36f34509 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2017-04-17T20:13:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 A atuação no mercado externo influencia a estratégia de gestão ambiental.pdf: 308696 bytes, checksum: 53a5b5f40ce36884c58897fa36f34509 (MD5)Made available in DSpace on 2017-04-17T20:13:29Z (GMT). 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