Estratégia da Copene de atendimento ao mercado e sua relação com o câmbio no Pós-Real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Emanuel Moreira
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12344
Resumo: Verificar se a política cambial no Pós-Real prejudica as exportações da COPENE e, consequentemente, influencia as suas estratégias comerciais, no sentido de privilegiar o atendimento ao mercado doméstico. Como se pode perceber o objetivo requer um conhecimento das características da petroquímica nacional, onde fique claro qual é a relação desta indústria com o mercado internacional. É necessário saber a efetiva importância do mercado externo para as vendas do setor petroquímico e, em especial, para a COPENE. Este estudo é apresentado no Capítulo 2. A partir deste estudo pôde ser formulada a hipótese principal defendida neste trabalho: a influência da política cambial no Pós-Real sobre as decisões comerciais da COPENE, no sentido de dar prioridade ao mercado doméstico, não é significativa frente a influência da demanda nacional por produtos petroquímicos. No Capítulo 3 os objetivos são: apresentar os principais conceitos da economia internacional, explicando o inter-relacionamento entre eles; e provar que a política cambial do Plano Real efetivamente prejudica as exportações. A primeira seção é dedicada ao primeiro objetivo e as outras são dedicadas ao segundo objetivo. O Capítulo 4 demonstra, baseando-se em dados, que a política cambial não interfere na decisão da COPENE, no sentido de privilegiar o atendimento ao mercado doméstico. A primeira seção mostra o cenário atual da petroquímica nacional em relação ao mercado internacional. Na seção seguinte é demonstrado o processo de formação de preços da COPENE, nos mercados interno e externo. Mostra-se que esse processo difere nos dois mercados e que isto conduz à obtenção de margens de lucro também diferentes. Ainda nesta seção, demonstra-se como a empresa reage diante de uma expansão e de uma contração da sua demanda doméstica. A última seção é dedicada à construção de índices das principais variáveis envolvidas no estudo, analisando suas evoluções e interrelações. A comparação das evoluções dos índices de taxa de câmbio real, de vendas domésticas, de vendas internacionais, e de vendas totais, principalmente, evidencia que a política cambial não tem influência no processo de direcionamento da produção da empresa para o mercado doméstico.
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