Difusão do conhecimento na política de colaboração implementada pelo Programa de Apoio à Educação Municipal em Itatim/Bahia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Nadja Maria Amado de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33374
Resumo: A presente tese, intitulada Difusão do Conhecimento na Política de Colaboração Implementada pelo Programa de Apoio à Educação Municipal (Proam) em Itatim/Bahia, parte do pressuposto que a difusão do conhecimento, quando promovida nas políticas educacionais de colaboração entre sistemas de ensino, contribui para a melhoria da qualidade da educação. Neste estudo, tomou-se como objeto a difusão do conhecimento e a política educacional de colaboração, intencionando compreender como se deu o processo de difusão do conhecimento nas práticas de colaboração implementada pelo Proam no município de Itatim. Referenciados, dentre outros aportes, nos fundamentos teóricos da gestão do conhecimento, apresentou-se considerações a partir de aspectos epistemológicos que estruturam o modelo de conversão do conhecimento tácito e explicito, sistematizado por Nonaka e Takeuchi (2008), favorecendo a análise do movimento dialético de difusão do conhecimento, no contexto organizacional. Com adesão às Ações do Proam, no período de 2008 a 2016, Itatim foi o município, em 2017, com maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, dada a singularidade do fato e a contribuição significativa da sua análise para ampliação do conhecimento, optou-se pelo método de estudo de caso único, caracterizado pela pesquisa exploratória, de caráter descritiva, com abordagem de métodos mistos, orientado pelo projeto sequencial exploratório. Quanto aos procedimentos, fez-se uso da pesquisa bibliográfica, documental, eletrônica e de campo, associada aos instrumentos de recolha de dados correspondentes, a entrevistas em profundidade, grupo focal, questionário modelo eletrônico, estruturados a partir de categorias de análises, vinculadas aos modos de conversão do conhecimento e à política de colaboração. Os participantes da investigação foram selecionados pelo critério de intencionalidade com variação máxima, envolvidos com as ações efetivadas pelo Proam no Município de Itatim, tais como: dirigentes municipais de educação; docentes formadores do Proam; formadores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores. Após o levantamento de dados e investigações, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, numa perspectiva de abordagem quali-quantitativa, oportunizando à luz do referencial teórico, a interpretação dos seus achados em direção ao alcance dos objetivos estabelecidos. Desse modo, os resultados da pesquisa evidenciaram que a dinâmica de difusão do conhecimento, em Itatim, foi resultante da interação articulada pelo Proam, como espaço “ba” de difusão do conhecimento, e institucionalizada nos espaços de formação continuada dos profissionais, orientados pela prática de articulação dialógica entre conhecimento tácito dos sujeitos da ação e o conhecimento explícito, valorizando e articulando os saberes técnicos e existenciais, ampliados a partir de processos de reflexão coletiva, gerando novos conhecimentos, que eram sistematizados e amplificados para a rede de ensino, fortalecendo a profissionalidade dos gestores e docentes, a melhoria da qualidade das práticas pedagógicas e de gestão das escolas e da rede de ensino, repercutindo na melhoria das aprendizagens dos estudantes.
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spelling Jesus, Nadja Maria Amado deMenezes, Ana Maria FerreiraCampos, Maria de Fátima Hanaque CamposBarreto, Maria Raidalva NeryFreitas, Kátia Siqueira de FreitasPimenta, Lídia BoaventuraMenezes, Ana Maria Ferreira2021-05-10T14:51:24Z2021-05-10T14:51:24Z2021-05-102020-11-20Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33374A presente tese, intitulada Difusão do Conhecimento na Política de Colaboração Implementada pelo Programa de Apoio à Educação Municipal (Proam) em Itatim/Bahia, parte do pressuposto que a difusão do conhecimento, quando promovida nas políticas educacionais de colaboração entre sistemas de ensino, contribui para a melhoria da qualidade da educação. Neste estudo, tomou-se como objeto a difusão do conhecimento e a política educacional de colaboração, intencionando compreender como se deu o processo de difusão do conhecimento nas práticas de colaboração implementada pelo Proam no município de Itatim. Referenciados, dentre outros aportes, nos fundamentos teóricos da gestão do conhecimento, apresentou-se considerações a partir de aspectos epistemológicos que estruturam o modelo de conversão do conhecimento tácito e explicito, sistematizado por Nonaka e Takeuchi (2008), favorecendo a análise do movimento dialético de difusão do conhecimento, no contexto organizacional. Com adesão às Ações do Proam, no período de 2008 a 2016, Itatim foi o município, em 2017, com maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, dada a singularidade do fato e a contribuição significativa da sua análise para ampliação do conhecimento, optou-se pelo método de estudo de caso único, caracterizado pela pesquisa exploratória, de caráter descritiva, com abordagem de métodos mistos, orientado pelo projeto sequencial exploratório. Quanto aos procedimentos, fez-se uso da pesquisa bibliográfica, documental, eletrônica e de campo, associada aos instrumentos de recolha de dados correspondentes, a entrevistas em profundidade, grupo focal, questionário modelo eletrônico, estruturados a partir de categorias de análises, vinculadas aos modos de conversão do conhecimento e à política de colaboração. Os participantes da investigação foram selecionados pelo critério de intencionalidade com variação máxima, envolvidos com as ações efetivadas pelo Proam no Município de Itatim, tais como: dirigentes municipais de educação; docentes formadores do Proam; formadores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores. Após o levantamento de dados e investigações, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, numa perspectiva de abordagem quali-quantitativa, oportunizando à luz do referencial teórico, a interpretação dos seus achados em direção ao alcance dos objetivos estabelecidos. Desse modo, os resultados da pesquisa evidenciaram que a dinâmica de difusão do conhecimento, em Itatim, foi resultante da interação articulada pelo Proam, como espaço “ba” de difusão do conhecimento, e institucionalizada nos espaços de formação continuada dos profissionais, orientados pela prática de articulação dialógica entre conhecimento tácito dos sujeitos da ação e o conhecimento explícito, valorizando e articulando os saberes técnicos e existenciais, ampliados a partir de processos de reflexão coletiva, gerando novos conhecimentos, que eram sistematizados e amplificados para a rede de ensino, fortalecendo a profissionalidade dos gestores e docentes, a melhoria da qualidade das práticas pedagógicas e de gestão das escolas e da rede de ensino, repercutindo na melhoria das aprendizagens dos estudantes.ABSTRACT The present thesis, entitled Dissemination of Knowledge in the Collaboration Policy Implemented by the Municipal Education Support Program (Proam) in Itatim / Bahia, is based on the assumption that the dissemination of knowledge, when promoted in educational policies of collaboration between education systems, contributes for improving the quality of education. In this study, we took as an object the dissemination of knowledge and the educational policy of collaboration, intending to understand how the process of dissemination of knowledge took place in the collaboration practices implemented by Proam in the municipality of Itatim. Referenced, among other contributions, in the theoretical foundations of knowledge management, we present considerations based on epistemological aspects that structure the model of converting tacit and explicit knowledge, systematized by Nonaka and Takeuchi (2008), favoring the analysis of the dialectical movement of diffusion knowledge, in the organizational context. With adhesion to Proam Actions, from 2008 to 2016, Itatim was the municipality, in 2017, with the highest Basic Education Development Index (IDEB), in the early years of elementary school. Thus, given the singularity of the fact and the significant contribution of its analysis to the expansion of knowledge, we opted for the single-case study method, characterized by exploratory research, of a descriptive character, with a mixed methods approach, guided by the exploratory sequential project. As for the procedures, we used bibliographic, documentary, electronic and field research, associated with the corresponding data collection instruments, in-depth interviews, focus group, electronic model questionnaire, structured from analysis categories, linked to modes of knowledge conversion and collaboration policy. The research participants were selected by the intentionality criterion with maximum variation, involved with the actions carried out by Proam in the Municipality of Itatim, such as: municipal education leaders; teachers who implement professional qualification process on behalf of Proam; trainers, school managers, pedagogical coordinators and teachers. After collecting data and investigations, we used the technique of content analysis, in a perspective of qualitative and quantitative approach, providing opportunities in the light of the theoretical framework, the interpretation of its findings towards the achievement of the established objectives. In this way, the research results showed that the dynamics of knowledge diffusion in Itatim, resulted from the interaction articulated by Proam as a “ba” space for the dissemination of knowledge, and institutionalized in the spaces of continuing education of professionals guided by the practice of dialogical articulation between tacit knowledge of the subjects of the action and explicit knowledge, valuing and articulating technical and existential knowledge, expanded through collective reflection processes, generating new knowledge that was systematized and amplified for the education network, strengthening the professionalism of managers and teachers, improving the quality of teaching and management practices in schools and the education network, with repercussions on improving students' learning.Submitted by Nadja Amado (nadjaamado1@gmail.com) on 2021-05-07T19:15:27Z No. of bitstreams: 1 Tese de Doutorado_NADJA AMADO (1).pdf: 6274828 bytes, checksum: 1d1309f37637f837c86c3987e0b319ae (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-05-10T14:51:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese de Doutorado_NADJA AMADO (1).pdf: 6274828 bytes, checksum: 1d1309f37637f837c86c3987e0b319ae (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-10T14:51:24Z (GMT). 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