Teorias e práticas psicomotoras: uma proposta de formação para os coordenadores da educação infantil do município de Irecê
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29773 |
Resumo: | A Psicomotricidade é uma ciência que estuda o desenvolvimento da inteligência humana a partir do movimento, das emoções, principalmente da afetividade. A educação psicomotora, um dos últimos cortes epistemológicos desta ciência, defende que a criança desde cedo deve ser estimulada para se desenvolver de forma plena. O presente projeto de intervenção tem como objetivo propor uma formação em Psicomotricidade aos coordenadores de Educação Infantil do município de Irecê, de maneira que estes sejam multiplicadores destes saberes junto aos educadores a que orienta. Para construção de tal intervenção, uma pesquisa se desencadeou neste sentido. A pesquisa escolhida foi a qualitativa, personificada na pesquisa-ação, tendo em vista não só a ação do pesquisador, como de todos os envolvidos. Como procedimentos de coleta de dados foi utilizado o grupo focal tanto com os coordenadores, como com os professores objetivando assim ouvir os sujeitos da pesquisa. Outros procedimentos utilizados foram questionários, entrevistas, diário de bordo. Como resultado de tal pesquisa, foi possível fazer algumas constatações: tanto coordenadores como professores sabem a respeito da Psicomotricidade, mas não a conhecem de forma aprofundada e nem constante; faz- se necessário que os educadores tenham uma melhor compreensão do conceito de infância, do brincar como ação intencional e principalmente estudar e praticar a Psicomotricidade com os alunos. Sobre o formato de formação os professores ouvidos foram unânimes em afirmar que esta deve acontecer de forma estruturada e constante. Assim como proposta de intervenção, foi delineada uma formação quinzenal, com um encontro para discussões teóricas e outro para as discussões a partir da análise da prática dos professores, no intuito de ao final elaborar uma formação coletiva no grupo focal, onde os coordenadores serão os protagonistas nesta construção. Espera-se assim contribuir com a Educação Infantil do município de Irecê, oportunizando a todos os envolvidos o conhecimento e valorização da Psicomotricidade como algo essencial ao trabalho docente visando assim o desenvolvimento da criança de forma integral, em todas as áreas: intelectual, físico, emocional, social e histórico. |
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Moreira, Laudicélia Souza ReisMoreira, Laudicélia Souza ReisSantos, Ana Katia Alves dosSoares, Leila da FrancaSantos, Silvanne RibeiroSantos, Ana Katia Alves dos2019-06-03T19:53:12Z2019-06-03T19:53:12Z2019-06-032017-12-20dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29773A Psicomotricidade é uma ciência que estuda o desenvolvimento da inteligência humana a partir do movimento, das emoções, principalmente da afetividade. A educação psicomotora, um dos últimos cortes epistemológicos desta ciência, defende que a criança desde cedo deve ser estimulada para se desenvolver de forma plena. O presente projeto de intervenção tem como objetivo propor uma formação em Psicomotricidade aos coordenadores de Educação Infantil do município de Irecê, de maneira que estes sejam multiplicadores destes saberes junto aos educadores a que orienta. Para construção de tal intervenção, uma pesquisa se desencadeou neste sentido. A pesquisa escolhida foi a qualitativa, personificada na pesquisa-ação, tendo em vista não só a ação do pesquisador, como de todos os envolvidos. Como procedimentos de coleta de dados foi utilizado o grupo focal tanto com os coordenadores, como com os professores objetivando assim ouvir os sujeitos da pesquisa. Outros procedimentos utilizados foram questionários, entrevistas, diário de bordo. Como resultado de tal pesquisa, foi possível fazer algumas constatações: tanto coordenadores como professores sabem a respeito da Psicomotricidade, mas não a conhecem de forma aprofundada e nem constante; faz- se necessário que os educadores tenham uma melhor compreensão do conceito de infância, do brincar como ação intencional e principalmente estudar e praticar a Psicomotricidade com os alunos. Sobre o formato de formação os professores ouvidos foram unânimes em afirmar que esta deve acontecer de forma estruturada e constante. Assim como proposta de intervenção, foi delineada uma formação quinzenal, com um encontro para discussões teóricas e outro para as discussões a partir da análise da prática dos professores, no intuito de ao final elaborar uma formação coletiva no grupo focal, onde os coordenadores serão os protagonistas nesta construção. Espera-se assim contribuir com a Educação Infantil do município de Irecê, oportunizando a todos os envolvidos o conhecimento e valorização da Psicomotricidade como algo essencial ao trabalho docente visando assim o desenvolvimento da criança de forma integral, em todas as áreas: intelectual, físico, emocional, social e histórico.ABATRACTS: Psychomotricity is a science that studies the development of human intelligence from the movement, the emotions, especially the affectivity. Psychomotor education, one of the last epistemological cuts of this science, argues that the child should be stimulated early to develop fully. The present project of intervention aims to propose a training in Psychomotricity to the coordinators of Early Childhood Education in the municipality of Irecê, so that these are multipliers of these knowledge with the educators whom it guides. To construct such an intervention, a research was triggered in this sense. The research chosen was qualitative, personified in action research, taking into account not only the action of the researcher, but also of all those involved. As data collection procedures, the focus group was used both with the coordinators and with the teachers aiming to listen to the subjects of the research. Other procedures used were questionnaires, interviews, logbook. As a result of such research, it was possible to make some observations: both coordinators and teachers know about Psychomotricity, but they do not know it in depth or constant; it is necessary for educators to have a better understanding of the concept of childhood, to play as intentional action and especially to study and practice Psychomotricity with students. Regarding the training format, the teachers were unanimous in stating that this should happen in a structured and constant way. As a proposal for intervention, a biweekly training was drawn up, with a meeting for theoretical discussions and another for the discussions, based on the analysis of the teachers' practice, in order to elaborate a collective formation in the focus group, where the coordinators will be the protagonists in this construction. It is hoped to contribute with the Infantile Education of the municipality of Irecê, giving to all those involved the knowledge and appreciation of Psychomotricity as something essential to the teaching work aiming at this. the development of the child in an integral way, in all areas of this: intellectual, physical, emotional, social and historical.Submitted by Regina Lúcia dos Santos Portela (mped@ufba.br) on 2019-06-03T15:49:53Z No. of bitstreams: 1 MOREIRA. LAUDICÉLIA SOUZA REIS Projeto de intervenção.pdf: 3614861 bytes, checksum: a368e76ffe1b505fd64984bbc5332e1d (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2019-06-03T19:53:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MOREIRA. LAUDICÉLIA SOUZA REIS Projeto de intervenção.pdf: 3614861 bytes, checksum: a368e76ffe1b505fd64984bbc5332e1d (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-03T19:53:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MOREIRA. 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