Avaliação de um motor de combustão interna ciclo otto utilizando diferentes tipos de combustíveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18744 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma avaliação de um motor de combustão interna ciclo Otto, 1,4 L de volume e potência máxima de 77,2 kW, utilizando diferentes tipos de combustíveis. São abordadas características importantes dos combustíveis utilizados em motores de combustão interna, as emissões veiculares e fatores de projeto que influenciam no desempenho, eficiência e emissões do motor. O trabalho faz uma abordagem de conceitos da termodinâmica como entropia, irreversibilidades, exergia (que é o máximo trabalho obtido da energia) e a aplicação das Primeira e Segunda Leis da Termodinâmica em motores de combustão interna. A metodologia do trabalho consistiu de ensaios experimentais realizados em um dinamômetro de bancada, onde foram comparados os resultados de desempenho (torque e potência), consumo de combustível, eficiências e emissões entre os combustíveis álcool, gasolina, misturas gasolina/álcool e gás natural veicular (GNV). Em relação aos resultados de desempenho, o combustível que proporcionou os maiores valores de torque e potência ao motor foi o álcool etílico anidro combustível (AEAC). Nas misturas com a gasolina, houve também aumento dos resultados de desempenho e eficiência conforme se aumentava o percentual de AEAC. Comparando os resultados dos combustíveis líquidos com o combustível gasoso, foi observado que o GNV apresentou a maior eficiência entre todos os combustíveis do comparativo, embora em relação ao desempenho, os valores apresentados pelo GNV tenham sido significativamente inferiores aos demais combustíveis líquidos. De uma maneira geral, esse trabalho destacou o álcool combustível, tanto pelos bons resultados de desempenho e eficiência, como do ponto de vista ambiental por ser provindo da biomassa, sendo sua fonte de origem considerada renovável e parte das emissões de CO2 capturadas nos vegetais que dão origem ao combustível. |
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Carvalho, Marcio Augusto Sampaio deTorres, Ednildo AndradeTorres, Ednildo Andrade2016-03-17T17:51:23Z2016-03-17T17:51:23Z2016-03-172011http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18744Este trabalho apresenta uma avaliação de um motor de combustão interna ciclo Otto, 1,4 L de volume e potência máxima de 77,2 kW, utilizando diferentes tipos de combustíveis. São abordadas características importantes dos combustíveis utilizados em motores de combustão interna, as emissões veiculares e fatores de projeto que influenciam no desempenho, eficiência e emissões do motor. O trabalho faz uma abordagem de conceitos da termodinâmica como entropia, irreversibilidades, exergia (que é o máximo trabalho obtido da energia) e a aplicação das Primeira e Segunda Leis da Termodinâmica em motores de combustão interna. A metodologia do trabalho consistiu de ensaios experimentais realizados em um dinamômetro de bancada, onde foram comparados os resultados de desempenho (torque e potência), consumo de combustível, eficiências e emissões entre os combustíveis álcool, gasolina, misturas gasolina/álcool e gás natural veicular (GNV). Em relação aos resultados de desempenho, o combustível que proporcionou os maiores valores de torque e potência ao motor foi o álcool etílico anidro combustível (AEAC). Nas misturas com a gasolina, houve também aumento dos resultados de desempenho e eficiência conforme se aumentava o percentual de AEAC. Comparando os resultados dos combustíveis líquidos com o combustível gasoso, foi observado que o GNV apresentou a maior eficiência entre todos os combustíveis do comparativo, embora em relação ao desempenho, os valores apresentados pelo GNV tenham sido significativamente inferiores aos demais combustíveis líquidos. De uma maneira geral, esse trabalho destacou o álcool combustível, tanto pelos bons resultados de desempenho e eficiência, como do ponto de vista ambiental por ser provindo da biomassa, sendo sua fonte de origem considerada renovável e parte das emissões de CO2 capturadas nos vegetais que dão origem ao combustível.Submitted by LIVIA FREITAS (livia.freitas@ufba.br) on 2016-01-29T21:11:50Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado _PEI_Márcio Carvalho.pdf: 4458922 bytes, checksum: bf37567eabff31b863b7a2c9e5635052 (MD5)Approved for entry into archive by LIVIA FREITAS (livia.freitas@ufba.br) on 2016-03-17T17:51:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado _PEI_Márcio Carvalho.pdf: 4458922 bytes, checksum: bf37567eabff31b863b7a2c9e5635052 (MD5)Made available in DSpace on 2016-03-17T17:51:23Z (GMT). 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