“Ser-com-o-outro”: ética e utopia na criação teatral compartilhada
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27112 |
Resumo: | Partindo da experiência teatral desenvolvida no Projeto Pleorama, observa-se, nesta dissertação, a dimensão ético-criativa do método-modo chamado aqui de criação compartilhada. No tocante à relação criativa, este trabalho considera as semelhanças com os processos de “criação coletiva” e “colaborativa”, a dinâmica entre as funções, entre os elementos cênicos e entre a concepção e o processo. Na esfera propriamente ética, o enfoque recai sobre as relações interpessoais, partindo da ideia de “normas de convivência” e de encontros que potencializam a ação dos indivíduos, mas analisando também alguns elementos constituintes da relação ética, como a alteridade, o choque de visões de mundo, a relação horizontalidade no encontro com a verticalidade e a escutatória no diálogo criativo em prol da intersubjetividade ou da relação de “ser-com-o-outro”. Por fim, há um mergulho na esfera utópica desta proposta, considerando os temas que atravessaram a criação ao longo do processo de pesquisa, a problematização das relações, a dimensão relacional, chegando, ao mesmo tempo, no questionamento acerca da possibilidade e no sentido de utopia da práxis, como um dispositivo concreto de antecipação do possível. |
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Santos, Eduardo Machado dosSantos, Eduardo Machado dosOliveira, Érico José Souza deOliveira, Érico José Souza deOliveira, Jacyan Castilho deReis, Luís Augusto da Veiga Pessoa2018-08-27T21:27:52Z2018-08-27T21:27:52Z2018-08-272015-05-29http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27112Partindo da experiência teatral desenvolvida no Projeto Pleorama, observa-se, nesta dissertação, a dimensão ético-criativa do método-modo chamado aqui de criação compartilhada. No tocante à relação criativa, este trabalho considera as semelhanças com os processos de “criação coletiva” e “colaborativa”, a dinâmica entre as funções, entre os elementos cênicos e entre a concepção e o processo. Na esfera propriamente ética, o enfoque recai sobre as relações interpessoais, partindo da ideia de “normas de convivência” e de encontros que potencializam a ação dos indivíduos, mas analisando também alguns elementos constituintes da relação ética, como a alteridade, o choque de visões de mundo, a relação horizontalidade no encontro com a verticalidade e a escutatória no diálogo criativo em prol da intersubjetividade ou da relação de “ser-com-o-outro”. Por fim, há um mergulho na esfera utópica desta proposta, considerando os temas que atravessaram a criação ao longo do processo de pesquisa, a problematização das relações, a dimensão relacional, chegando, ao mesmo tempo, no questionamento acerca da possibilidade e no sentido de utopia da práxis, como um dispositivo concreto de antecipação do possível.A partir de l'expérience théâtrale développée dans Pleorama projet, on observe, dans cette thèse, la dimension éthique et créative de la méthode en mode appelé ici la création partagée. En ce qui concerne la relation créative, ce document estime que les similitudes avec les processus de création collective et collaborative, la dynamique entre les fonctions parmi les éléments scéniques et entre la conception et le processus. Dans la sphère éthique appropriée, l'accent est mis sur les relations interpersonnelles, basé sur l'idée de “niveau de vie” et réunions qui améliorent l'action des individus, mais aussi l'analyse des éléments constitutifs de l'éthique, comme altérité, vues de choc monde, la relation entre horizontalité et la verticalité et escutatória au dialogue créatif en faveur de l'intersubjectivité ou de la relation d '”être-avec-le-autre”. Enfin, plongée dans la sphère utopique de cette proposition d'examiner les questions qui ont traversé la création tout au long du processus de recherche, la remise en cause des relations, la dimension relationnelle, à venir en même temps, la question de la possibilité et de l'effet de l'utopie praxis, comme un dispositif de betón à l’avance que possible.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-08-24T14:24:27Z No. of bitstreams: 1 dissertação_eduardo.finalizada.pdf: 2828927 bytes, checksum: 300c96567ebbf88cc19000ed0fae74b0 (MD5)Approved for entry into archive by Marly Santos (marly@ufba.br) on 2018-08-27T21:27:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação_eduardo.finalizada.pdf: 2828927 bytes, checksum: 300c96567ebbf88cc19000ed0fae74b0 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-27T21:27:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação_eduardo.finalizada.pdf: 2828927 bytes, checksum: 300c96567ebbf88cc19000ed0fae74b0 (MD5)Lingüística, Letras e ArtesTeatroCriação (Literária, artística, etc)UtopiaÉticaIntersubjetividadeCriação compartilhadaÉthiqueThéâtreCréation partagéeIntersubjectivitéCreation (Literary, artistic, etc.)“Ser-com-o-outro”: ética e utopia na criação teatral compartilhadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALdissertação_eduardo.finalizada.pdfdissertação_eduardo.finalizada.pdfapplication/pdf2828927https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27112/1/disserta%c3%a7%c3%a3o_eduardo.finalizada.pdf300c96567ebbf88cc19000ed0fae74b0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27112/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTdissertação_eduardo.finalizada.pdf.txtdissertação_eduardo.finalizada.pdf.txtExtracted texttext/plain282563https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27112/3/disserta%c3%a7%c3%a3o_eduardo.finalizada.pdf.txtb8aa5e0a3dff2b4461c60d6173c9e0e7MD53ri/271122022-07-05 14:04:22.915oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:22Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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