Habilidades expressivas da linguagem em crianças nascidas pré-termo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Carla Filgueira de Souza e
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17950
Resumo: Introdução: A prematuridade pode influenciar a aquisição da linguagem oral, ocasionando riscos ao seu desenvolvimento, com possibilidade de futuras repercussões no processo de aprendizagem. Indivíduos nascidos pré-termo podem apresentar alterações nas aquisições fonológicas e lexicais. Objetivo: Descrever as habilidades de fonologia e de vocabulário expressivo em indivíduos nascidos pré-termo. Metodologia: A avaliação da fonologia e do vocabulário expressivo foi realizada através do ABFW– Teste de Linguagem Infantil, em 20 indivíduos nascidos pré-termo, com baixo peso ao nascer, na faixa etária de 2, 3 e 4 anos, assistidos no Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência - CEPRED. Resultados: Na prova de fonologia (imitação e nomeação) destacaram-se os processos fonológicos de simplificação de líquidas, de encontro consonantal e de consoante final. Na prova de vocabulário, observou-se maior dificuldade na nomeação do campo conceitual Locais e melhor desempenho nas categorias de Animais, Brinquedos e Instrumentos Musicais. Quanto aos processos de substituição, houve o predomínio do processo de substituição por co-hipônimo. Discussão: Indivíduos nascidos pré-termo e com baixo peso apresentam riscos para alterações no desenvolvimento da linguagem, provavelmente pela imaturidade neurológica. Entretanto, não se pode descartar a influência de fatores socioeconômicos, culturais e ambientais. Habilidades menos desenvolvidas na consciência fonológica e no vocabulário têm sido evidenciadas em indivíduos nascidos pré- termo, quando comparados a nascidos a termo. Conclusão: Os resultados evidenciaram a dificuldade encontrada pelos indivíduos na produção das líquidas e nas estruturas silábicas mais complexas, assim como na nomeação de diferentes campos conceituais, ressaltando a importância da intervenção fonoaudiológica precoce, a fim de prevenir e/ou minimizar futuras alterações no desenvolvimento da linguagem.
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Metodologia: A avaliação da fonologia e do vocabulário expressivo foi realizada através do ABFW– Teste de Linguagem Infantil, em 20 indivíduos nascidos pré-termo, com baixo peso ao nascer, na faixa etária de 2, 3 e 4 anos, assistidos no Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência - CEPRED. Resultados: Na prova de fonologia (imitação e nomeação) destacaram-se os processos fonológicos de simplificação de líquidas, de encontro consonantal e de consoante final. Na prova de vocabulário, observou-se maior dificuldade na nomeação do campo conceitual Locais e melhor desempenho nas categorias de Animais, Brinquedos e Instrumentos Musicais. Quanto aos processos de substituição, houve o predomínio do processo de substituição por co-hipônimo. Discussão: Indivíduos nascidos pré-termo e com baixo peso apresentam riscos para alterações no desenvolvimento da linguagem, provavelmente pela imaturidade neurológica. Entretanto, não se pode descartar a influência de fatores socioeconômicos, culturais e ambientais. Habilidades menos desenvolvidas na consciência fonológica e no vocabulário têm sido evidenciadas em indivíduos nascidos pré- termo, quando comparados a nascidos a termo. Conclusão: Os resultados evidenciaram a dificuldade encontrada pelos indivíduos na produção das líquidas e nas estruturas silábicas mais complexas, assim como na nomeação de diferentes campos conceituais, ressaltando a importância da intervenção fonoaudiológica precoce, a fim de prevenir e/ou minimizar futuras alterações no desenvolvimento da linguagem.Introduction: Preterm birth can influence the oral language acquisition, causing development risks, with future possibility of repercussions in the learning process. Preterm children may show disorders in phonological and lexical acquisition. Objective: To describe the phonology skills and the expressive vocabulary in preterm individuals. Methodology: The phonology and the expressive vocabulary evaluation was performed using the ABFW- Child Language Test, in 20 preterm children, with low birth weight, at the age of 2, 3 and 4 years old, assisted in the Prevention and Rehabilitation State Center of Persons with Disabilities - CEPRED. Results: In the phonology test (imitation and naming) the phonological process of liquid simplification of consonant and final consonant stood out. In the vocabulary test, there was greater difficulty in appointing the Places’ conceptual field and better performance in the categories of Animals, Toys and Musical Instruments. In relation to the substitution processes, there was a predominance of the replacement process by co-hyponym. Discussion: Preterm and underweight individuals run the risk of disorders in language development, probably due to the neurological immaturity. However, the influence of socioeconomic, cultural and environmental factors cannot be ruled out. Less developed skills in phonological awareness and vocabulary have been evidenced in preterm children, compared with term infants. Conclusion: The results showed the individuals’ difficulty in the production of liquid and in the most complex syllabic structures as well as the appointment of different conceptual fields, emphasizing the importance of early language intervention in order to prevent and / or minimize future disorders in language development.Submitted by ROBERTO PAULO CORREIA DE ARAÚJO (ppgorgsistem@ufba.br) on 2015-07-17T20:18:30Z No. of bitstreams: 1 SOUZA, Ana Carla Filgueira de Souza e.pdf: 1230832 bytes, checksum: a469e172b23163b2dddb7c0db123ae82 (MD5)Made available in DSpace on 2015-07-17T20:18:30Z (GMT). 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