A memória do circo mambembe: o palhaço Cadilac e a reinvenção de uma tradição
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27027 |
Resumo: | Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa que trata da atuação dos palhaços de quatro circos itinerantes, a partir do registro e da memória do Circo Mambembe e tem como objeto de estudo o palhaço Cadilac. Para a realização desta pesquisa utilizou-se dados de sete entrevistas com dois filhos, quatro netos e a viúva de João Francisco Silva, o palhaço Cadilac. Foram feitos cruzamentos de dados entre as entrevistas, documentos de arquivos públicos, fotos, escritos do próprio palhaço e registro das palhaçadas encenadas pelos netos do palhaço em questão. A partir do levantamento destas informações foi possível identificar a forma de atuação nos pequenos circos mambembes, o início de uma troupe circense e a forma de atuação dos palhaços que descendem de João Silva. O resultado da análise de todo o material obtido evidenciou que a oralidade ainda é a forma de transmissão mais utilizada por estes palhaços. Neste estudo é identificado como memória corporal o conjunto de técnicas estabelecidas por cada palhaço, em cada encenação na construção de um personagem-palhaço, apontando, ainda que as diversas formas de atuar destes palhaços são efêmeras e tem seus roteiros modificados em cada localidade em que se apresentam. |
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Souza, Alda Fátima deCosta, Eliene Benício AmâncioCosta, Eliene Benício AmâncioReis, Ângela de CastroBolognesi, Mário Fernando2018-08-21T20:49:03Z2018-08-21T20:49:03Z2018-08-212012-02-06http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27027Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa que trata da atuação dos palhaços de quatro circos itinerantes, a partir do registro e da memória do Circo Mambembe e tem como objeto de estudo o palhaço Cadilac. Para a realização desta pesquisa utilizou-se dados de sete entrevistas com dois filhos, quatro netos e a viúva de João Francisco Silva, o palhaço Cadilac. Foram feitos cruzamentos de dados entre as entrevistas, documentos de arquivos públicos, fotos, escritos do próprio palhaço e registro das palhaçadas encenadas pelos netos do palhaço em questão. A partir do levantamento destas informações foi possível identificar a forma de atuação nos pequenos circos mambembes, o início de uma troupe circense e a forma de atuação dos palhaços que descendem de João Silva. O resultado da análise de todo o material obtido evidenciou que a oralidade ainda é a forma de transmissão mais utilizada por estes palhaços. Neste estudo é identificado como memória corporal o conjunto de técnicas estabelecidas por cada palhaço, em cada encenação na construção de um personagem-palhaço, apontando, ainda que as diversas formas de atuar destes palhaços são efêmeras e tem seus roteiros modificados em cada localidade em que se apresentam.RESUMÉ Ce mémorie est le résult d’une recherche qui traite de la performance des clowns de quatre cirques itinérants, à partir du dossier et de la Mémoire du Cirque Mambembe et son objet d’étude est le clown Cadilac. Pour cette recherche, nous avons utilisé des données provenant de sept entrevues avec deux enfants, quatre petits-enfants et la veuve de João Francisco Silva, le clown Cadilac. Des croisements ont été faites entre les données des entrevues, des documents des archives publics, des photos, des écrits du clown en question, et l’enregistrements des clowneries mises en scène par ses petits-enfants. À partir de l’enquête de cette information a été possible d’identifier les différents domaines des petits cirques mambembe, le débu d’une troupe de cirque et le mode de fonctionnement de clowns descendants de João Silva. Le résult de l’analyse de tous les matériaux obtenus ont montré que la tradition orale est encore le mode de transmission de clowneries le plus utilisé de ces clowns. Dans cette étude, la mémoire du corps est identifié comme étant l’ensemble des techniques établies pour chaque clown dans chaque scénario dans la construction d’un personnage de clown, de pointage, bien que les différentes façons de réaliser ces clowns sont éphémères et ont modifié leurs scripts dans chaque localité où sont présentés.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-08-21T16:22:22Z No. of bitstreams: 1 memoria do circo mambembe (print) 18-01-13.pdf: 102900567 bytes, checksum: 502bf47bd6db1ac66c1bece5c7fde061 (MD5)Approved for entry into archive by Marly Santos (marly@ufba.br) on 2018-08-21T20:49:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 memoria do circo mambembe (print) 18-01-13.pdf: 102900567 bytes, checksum: 502bf47bd6db1ac66c1bece5c7fde061 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-21T20:49:03Z (GMT). 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