O prontuário eletrônico do cidadão na atenção à saúde bucal no SUS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Ana Paula Portugal Chagas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39901
Resumo: Problemática: A implementação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) junto às equipes de saúde bucal na Atenção Primária à Saúde pode alterar o fluxo de trabalho e imprimir mudanças nas práticas dessas equipes na estratégia de saúde da família. Objetivo: O presente estudo avaliou os resultados da implementação do PEC no processo de trabalho dos cirurgiões-dentistas da estratégia de saúde da família no município de Dias D'Ávila-BA. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo quase experimental, utilizando métodos quantitativos e qualitativos. Foi elaborado o modelo teórico-lógico da implementação do PEC no processo de trabalho do cirurgião-dentista na Atenção Básica. Na etapa ex-ante, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas com os cirurgiões-dentistas de cinco equipes de saúde da família que tiveram o PEC implantado e com os cirurgiões-dentistas de outras cinco equipes de saúde da família que não passaram por esta implantação e se constituíram como o grupo “controle”, totalizando onze cirurgiões-dentistas participantes do estudo. O questionário na etapa ex-ante possuiu 48 questões de marcar e o roteiro de entrevista possuiu seis perguntas orientadoras. Ao final dessa etapa, foi implantado o prontuário eletrônico em três unidades de saúde da família com saúde bucal, assim como foi realizado o treinamento das equipes envolvidas com o uso do prontuário eletrônico. Na segunda etapa, após um período de onze meses de implantação do PEC, foi realizada a avaliação ex-post com a participação de seis cirurgiões-dentistas. Resultados: A mudança do sistema de registro com a adoção do PEC foi vista como positiva entre os cirurgiões-dentistas e os efeitos do PEC no processo de trabalho dos cirurgiões-dentistas foram percebidos na interação profissional-paciente, agilidade na realização das atividades, desempenho do trabalho, produtividade, legibilidade do sistema, compartilhamento das informações interprofissionais e profissional-gestor, fluxo de atendimento e encaminhamento dos usuários. Contudo, houve dificuldades no registro com o uso do PEC pela pouca habilidade em digitação, o não cancelamento de um registro feito errado após salvo, o preenchimento ser mais complexo do que na ficha de coleta de dados simplificada, o retrabalho quando ocorre interrupção repentina no sistema e na análise de dados epidemiológicos e dos resultados do atendimento. As ações de educação permanente têm um papel fundamental para o melhor aproveitamento das funcionalidades do PEC e suas potenciais contribuições para a qualificação do cuidado em saúde através da melhoria da qualidade da informação. Conclusão: O PEC produziu efeitos positivos importantes na comunicação, nas relações e nos processos de produção do cuidado na atenção à saúde bucal. Contudo, aprimoramentos e avaliações dessa tecnologia são necessários para fortalecê-la como apoio à tomada de decisão e ao desenvolvimento de um trabalho pautado na atenção ao primeiro contato, longitudinalidade, integralidade e coordenação do cuidado.
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Na etapa ex-ante, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas com os cirurgiões-dentistas de cinco equipes de saúde da família que tiveram o PEC implantado e com os cirurgiões-dentistas de outras cinco equipes de saúde da família que não passaram por esta implantação e se constituíram como o grupo “controle”, totalizando onze cirurgiões-dentistas participantes do estudo. O questionário na etapa ex-ante possuiu 48 questões de marcar e o roteiro de entrevista possuiu seis perguntas orientadoras. Ao final dessa etapa, foi implantado o prontuário eletrônico em três unidades de saúde da família com saúde bucal, assim como foi realizado o treinamento das equipes envolvidas com o uso do prontuário eletrônico. Na segunda etapa, após um período de onze meses de implantação do PEC, foi realizada a avaliação ex-post com a participação de seis cirurgiões-dentistas. Resultados: A mudança do sistema de registro com a adoção do PEC foi vista como positiva entre os cirurgiões-dentistas e os efeitos do PEC no processo de trabalho dos cirurgiões-dentistas foram percebidos na interação profissional-paciente, agilidade na realização das atividades, desempenho do trabalho, produtividade, legibilidade do sistema, compartilhamento das informações interprofissionais e profissional-gestor, fluxo de atendimento e encaminhamento dos usuários. Contudo, houve dificuldades no registro com o uso do PEC pela pouca habilidade em digitação, o não cancelamento de um registro feito errado após salvo, o preenchimento ser mais complexo do que na ficha de coleta de dados simplificada, o retrabalho quando ocorre interrupção repentina no sistema e na análise de dados epidemiológicos e dos resultados do atendimento. As ações de educação permanente têm um papel fundamental para o melhor aproveitamento das funcionalidades do PEC e suas potenciais contribuições para a qualificação do cuidado em saúde através da melhoria da qualidade da informação. Conclusão: O PEC produziu efeitos positivos importantes na comunicação, nas relações e nos processos de produção do cuidado na atenção à saúde bucal. Contudo, aprimoramentos e avaliações dessa tecnologia são necessários para fortalecê-la como apoio à tomada de decisão e ao desenvolvimento de um trabalho pautado na atenção ao primeiro contato, longitudinalidade, integralidade e coordenação do cuidado.Background: Implementing the Citizen's Electronic Medical Record (EMR) in the Oral Health Teams in Primary Health Care can change the workflow and the practices of these teams in the family health strategy. Objective: The present study evaluated the results of implementing the Citizen’s EMR in the dentists work process of the family health strategy in the city of Dias D'Ávila-BA. Methodology: This is a “quasi-experimental” study that uses quantitative and qualitative methods. The theoretical-logical model of the implementation of the Citizen’s EMR in Primary Care in the work process of the dentist in Primary Care was elaborated. In the exante stage, questionnaires were applied and semi-structured interviews were conducted with the dentists of five family health teams that would have the Citizen’s EMR implanted and with the dentists of the other five family health teams that did not undergo this implantation and constituted the “control” group, totaling 11 dentists participating in the study. The questionnaire of the ex-ante stage had 48 questions to mark and the interview script had six guiding questions. At the end of this stage, the electronic medical record was implemented in three family health units with oral health, as well as the training of the teams involved in the use of the electronic medical record. In the second stage, after a period of eleven months of implementation of the EMR in the health units, the ex-post evaluation was carried out with the participation of six dental surgeons. Results and Discussion: The change in the medical record system was seen as positive among dentists and the Citizen’s EMR effects on the dentists work process were perceived in the professional-patient interaction, agility in carrying out activities, work performance, productivity, system readability, sharing of interprofessional and professional manager information, service flow, and referral of users. However, the difficulties in registering with the Citizen’s EMR were poor typing skills, failure to cancel a registration made wrong after saving, completion is more complex than in the streamlined data collection system form, rework when sudden interruption occurs and analysis of epidemiological data and outcomes of care. Permanent education actions play a fundamental role in better using of the EMR's functionalities and their potential contributions to the healthcare qualification by improving the quality of information. Conclusions: The Citizen’s EMR produced important positive effects on communication, relationships and care production processes in oral health care. However, improvements and evaluations of this technology are needed to strengthen it as a support for decision-making and the development of work based on attention to first contact, longitudinality, comprehensiveness and coordination of care.porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC-ISC)ISC-UFBABrasilInstituto de Saúde Coletiva - ISCElectronic Health RecordsPrimary Health CareOral HealthDental CareHealth Information SystemsCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVARegistros Eletrônicos de SaúdeAtenção Primária à SaúdeSaúde BucalAssistência OdontológicaSistemas de Informação em SaúdeO prontuário eletrônico do cidadão na atenção à saúde bucal no SUS.Mestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionChaves, Sonia Cristina LimaChaves, Sônia Cristina LimaSouza, Luis Eugenio Portela Fernandes dePilz, Carloshttp://lattes.cnpq.br/2971477268762552Valente, Ana Paula Portugal Chagasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTAÇÃO - ANA PAULA PORTUGAL CHAGAS VALENTE-2023.pdfDISSERTAÇÃO - ANA PAULA PORTUGAL CHAGAS VALENTE-2023.pdfapplication/pdf2837010https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39901/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20ANA%20PAULA%20PORTUGAL%20CHAGAS%20VALENTE-2023.pdfba7d0bb9ef805af29df51029a1a58761MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39901/2/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD52open accessri/399012024-08-16 09:12:52.539open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-08-16T12:12:52Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
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