Alegorias contemporâneas: imagens do pensamento nas líricas de Mayrant Gallo e Gonçalo M. Tavares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Marcela Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28710
Resumo: Na contemporaneidade, a aproximação temática com o cotidiano e a narratividade presente nos poemas reabilitam o modo de pensar por imagens. Pensar por imagens é procedimento da alegoria, que deixa de ser vista como mero recurso estilístico e passa a ser adotada como forma de pensar. Nesta tese, a alegoria é utilizada como procedimento para a leitura da poesia contemporânea de Gonçalo M. Tavares e de Mayrant Gallo, bem como instrumento de análise das imagens que ressaltam nessas poesias. Empreendeu-se, portanto, um estudo comparado, buscando identificar pontos de convergência e distanciamento no que tange ao uso da alegoria por esses poetas. A escolha de uma possível definição para a alegoria foi feita a partir dos estudos de Walter Benjamin, os quais imprimiram uma nova noção acerca dessa figura de pensamento. Primeiro, ao estudar o drama trágico do período barroco, o filósofo distinguiu a alegoria do conceito de símbolo, enfatizando que a linguagem simbólica é imbuída da ideia de significado pleno e eterno. A reabilitação da alegoria se deu pelo reconhecimento de sua instabilidade de significados, e a profusão da temporalidade e da história. Posteriormente, ao analisar a obra poética de Baudelaire, Benjamin conseguiu captar a transitoriedade inerente à alegoria na temática da cidade e da modernidade, explorada pelo poeta francês. Associada à ideia da alegoria, Benjamin ainda apresenta concepção sobre a aura, a categoria do flâneur, a noção de fantasmagoria, de rastro, a experiência vivida de choque e a melancolia. A partir dessas categorias, intentou-se observar a recorrência de certas imagens dentro das temáticas da cidade, do tempo e da morte que denunciam Gonçalo M. Tavares e Mayrant Gallo como poetas alegoristas.
id UFBA-2_cf5dfdad1dbff8f07ad3880189897cd0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/28710
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Soares, Marcela RodriguesSoares, Marcela RodriguesOrnellas, Sandro SantosCampos, Maria Elvira BritoEl Fahl, Alana de Oliveira FreitasPereira, Antonio MarcosMuniz, Marcio Ricardo Coelho2019-02-21T20:31:55Z2019-02-21T20:31:55Z2019-02-212018http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28710Na contemporaneidade, a aproximação temática com o cotidiano e a narratividade presente nos poemas reabilitam o modo de pensar por imagens. Pensar por imagens é procedimento da alegoria, que deixa de ser vista como mero recurso estilístico e passa a ser adotada como forma de pensar. Nesta tese, a alegoria é utilizada como procedimento para a leitura da poesia contemporânea de Gonçalo M. Tavares e de Mayrant Gallo, bem como instrumento de análise das imagens que ressaltam nessas poesias. Empreendeu-se, portanto, um estudo comparado, buscando identificar pontos de convergência e distanciamento no que tange ao uso da alegoria por esses poetas. A escolha de uma possível definição para a alegoria foi feita a partir dos estudos de Walter Benjamin, os quais imprimiram uma nova noção acerca dessa figura de pensamento. Primeiro, ao estudar o drama trágico do período barroco, o filósofo distinguiu a alegoria do conceito de símbolo, enfatizando que a linguagem simbólica é imbuída da ideia de significado pleno e eterno. A reabilitação da alegoria se deu pelo reconhecimento de sua instabilidade de significados, e a profusão da temporalidade e da história. Posteriormente, ao analisar a obra poética de Baudelaire, Benjamin conseguiu captar a transitoriedade inerente à alegoria na temática da cidade e da modernidade, explorada pelo poeta francês. Associada à ideia da alegoria, Benjamin ainda apresenta concepção sobre a aura, a categoria do flâneur, a noção de fantasmagoria, de rastro, a experiência vivida de choque e a melancolia. A partir dessas categorias, intentou-se observar a recorrência de certas imagens dentro das temáticas da cidade, do tempo e da morte que denunciam Gonçalo M. Tavares e Mayrant Gallo como poetas alegoristas.In contemporaneity, the thematic approach to daily life and the narrative present in the poems rehabilitate the way of thinking by images. Thinking by images is a procedure of allegory, which is no longer seen as a mere stylistic resource to be adopted as a way of thinking. In this thesis, the allegory is used as a procedure to read the contemporary poetry of Gonçalo M. Tavares and Mayrant Gallo, as well as an instrument for analyzing the images that stand out in these poems. A comparative study was therefore undertaken, seeking to identify points of convergence and distance from the use of allegory by these poets. The choice of a possible definition for the allegory was made from the studies of Walter Benjamin, which gave a new notion about this figure of thought. First, in studying the tragic drama of the Baroque period, the philosopher distinguished the allegory of the symbol concept, emphasizing that symbolic language is imbued with the idea of full and eternal meaning. The rehabilitation of the allegory occurred by the recognition of its instability of meanings, and the profusion of temporality and history. Later, when analyzing the poetic work of Baudelaire, Benjamin succeeded in capturing the inherent transience of the allegory in the theme of the city and of modernity, explored by the French poet. Associated with the idea of allegory, Benjamin still presents conception about the aura, the category of flâneur, the notion of phantasmagoria, of traces, the lived experience of shock and melancholy. From these categories, it was attempted to observe the recurrence of certain images within the themes of the city, time and death that denounce Gonçalo M. Tavares and Mayrant Gallo as allegorical poets.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2019-02-20T17:09:59Z No. of bitstreams: 1 TESE - MARCELA RODRIGUES SOARES.pdf: 5563236 bytes, checksum: 2be35cfef0bb76842f0752a6f1c66dcf (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-02-21T20:31:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE - MARCELA RODRIGUES SOARES.pdf: 5563236 bytes, checksum: 2be35cfef0bb76842f0752a6f1c66dcf (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-21T20:31:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE - MARCELA RODRIGUES SOARES.pdf: 5563236 bytes, checksum: 2be35cfef0bb76842f0752a6f1c66dcf (MD5)LetrasAlegoriaPoesia Lírica ContemporâneaImagem do pensamentoTavares, Gonçalo M.Gallo, MayrantAlegorias contemporâneas: imagens do pensamento nas líricas de Mayrant Gallo e Gonçalo M. Tavaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em Literatura e CulturaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE - MARCELA RODRIGUES SOARES.pdfTESE - MARCELA RODRIGUES SOARES.pdfapplication/pdf5563236https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28710/1/TESE%20-%20MARCELA%20RODRIGUES%20SOARES.pdf2be35cfef0bb76842f0752a6f1c66dcfMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28710/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52TEXTTESE - MARCELA RODRIGUES SOARES.pdf.txtTESE - MARCELA RODRIGUES SOARES.pdf.txtExtracted texttext/plain575013https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28710/3/TESE%20-%20MARCELA%20RODRIGUES%20SOARES.pdf.txtdc30ba0e11f5a3abce0c37a45bca020eMD53ri/287102022-07-05 14:05:17.085oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:05:17Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alegorias contemporâneas: imagens do pensamento nas líricas de Mayrant Gallo e Gonçalo M. Tavares
title Alegorias contemporâneas: imagens do pensamento nas líricas de Mayrant Gallo e Gonçalo M. Tavares
spellingShingle Alegorias contemporâneas: imagens do pensamento nas líricas de Mayrant Gallo e Gonçalo M. Tavares
Soares, Marcela Rodrigues
Letras
Alegoria
Poesia Lírica Contemporânea
Imagem do pensamento
Tavares, Gonçalo M.
Gallo, Mayrant
title_short Alegorias contemporâneas: imagens do pensamento nas líricas de Mayrant Gallo e Gonçalo M. Tavares
title_full Alegorias contemporâneas: imagens do pensamento nas líricas de Mayrant Gallo e Gonçalo M. Tavares
title_fullStr Alegorias contemporâneas: imagens do pensamento nas líricas de Mayrant Gallo e Gonçalo M. Tavares
title_full_unstemmed Alegorias contemporâneas: imagens do pensamento nas líricas de Mayrant Gallo e Gonçalo M. Tavares
title_sort Alegorias contemporâneas: imagens do pensamento nas líricas de Mayrant Gallo e Gonçalo M. Tavares
author Soares, Marcela Rodrigues
author_facet Soares, Marcela Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Marcela Rodrigues
Soares, Marcela Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ornellas, Sandro Santos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Campos, Maria Elvira Brito
El Fahl, Alana de Oliveira Freitas
Pereira, Antonio Marcos
Muniz, Marcio Ricardo Coelho
contributor_str_mv Ornellas, Sandro Santos
Campos, Maria Elvira Brito
El Fahl, Alana de Oliveira Freitas
Pereira, Antonio Marcos
Muniz, Marcio Ricardo Coelho
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras
topic Letras
Alegoria
Poesia Lírica Contemporânea
Imagem do pensamento
Tavares, Gonçalo M.
Gallo, Mayrant
dc.subject.por.fl_str_mv Alegoria
Poesia Lírica Contemporânea
Imagem do pensamento
Tavares, Gonçalo M.
Gallo, Mayrant
description Na contemporaneidade, a aproximação temática com o cotidiano e a narratividade presente nos poemas reabilitam o modo de pensar por imagens. Pensar por imagens é procedimento da alegoria, que deixa de ser vista como mero recurso estilístico e passa a ser adotada como forma de pensar. Nesta tese, a alegoria é utilizada como procedimento para a leitura da poesia contemporânea de Gonçalo M. Tavares e de Mayrant Gallo, bem como instrumento de análise das imagens que ressaltam nessas poesias. Empreendeu-se, portanto, um estudo comparado, buscando identificar pontos de convergência e distanciamento no que tange ao uso da alegoria por esses poetas. A escolha de uma possível definição para a alegoria foi feita a partir dos estudos de Walter Benjamin, os quais imprimiram uma nova noção acerca dessa figura de pensamento. Primeiro, ao estudar o drama trágico do período barroco, o filósofo distinguiu a alegoria do conceito de símbolo, enfatizando que a linguagem simbólica é imbuída da ideia de significado pleno e eterno. A reabilitação da alegoria se deu pelo reconhecimento de sua instabilidade de significados, e a profusão da temporalidade e da história. Posteriormente, ao analisar a obra poética de Baudelaire, Benjamin conseguiu captar a transitoriedade inerente à alegoria na temática da cidade e da modernidade, explorada pelo poeta francês. Associada à ideia da alegoria, Benjamin ainda apresenta concepção sobre a aura, a categoria do flâneur, a noção de fantasmagoria, de rastro, a experiência vivida de choque e a melancolia. A partir dessas categorias, intentou-se observar a recorrência de certas imagens dentro das temáticas da cidade, do tempo e da morte que denunciam Gonçalo M. Tavares e Mayrant Gallo como poetas alegoristas.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-21T20:31:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-21T20:31:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28710
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28710/1/TESE%20-%20MARCELA%20RODRIGUES%20SOARES.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28710/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/28710/3/TESE%20-%20MARCELA%20RODRIGUES%20SOARES.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2be35cfef0bb76842f0752a6f1c66dcf
0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900
dc30ba0e11f5a3abce0c37a45bca020e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459584005734400