Marcas do etnocentrismo na criação e publicação de Brazil, Elizabeth Bishop
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8423 |
Resumo: | Estudo genético dos manuscritos do livro Brazil, encomendado pela editora norte-americana Time-Life a Elizabeth Bishop, poetisa norte-americana que viveu no Brasil durante as décadas de 1950 e 1960. A primeira edição do livro Brazil foi lançada em 1962 nos Estados Unidos e no Canadá; seguia o estilo jornalístico da Revista Life, que privilegiava a linguagem fotográfica como instrumento informativo, ficando o conteúdo textual em segundo plano. Brazil também incorporou alguns dos valores ideológicos defendidos pela editora, que privilegiava a legitimação das políticas interna e externa do estado norte-americano junto à sociedade estadunidense, especialmente durante o período histórico da Guerra Fria. Essas circunstâncias históricas em que Brazil foi publicado tiveram influência significativa no processo de revisão ao qual o livro foi submetido pelos editores da Time-Life. Nesse processo de edição, tantas foram as alterações e os cortes introduzidos no texto de Elizabeth Bishop, que a autora não mais o reconhecia e o renegou publicamente. Assim, a presente pesquisa objetivou, mediante o instrumental metodológico da Crítica Genética, o estudo comparativo entre os manuscritos de Bishop e a primeira edição do livro Brazil publicada em 1962, a fim de identificar aspectos da ideologia autoral de Elizabeth Bishop, que foram contrários aos parâmetros ditados por aquela instituição editorial, tanto em termos de estilo narrativo, como de conteúdo ideológico. Nesse sentido, a contextualização histórica da obra também foi contemplada no presente trabalho, que busca compreender tal processo edição; no processo de criação do livro Brazil haveria de se refletir circunstâncias da vida pessoal da autora, bem como aos acontecimentos históricos dos anos 60, no Brasil e no mundo. Também foi abordada a problemática da autoria colaborativa do livro Brazil sob a perspectiva teórica da Crítica Genética e dos estudos da Atribuição Autoral. Ademais, a pesquisa buscou fazer uma amostragem da visão de Elizabeth Bishop sobre o Brasil e os brasileiros, através de seus manuscritos, em contraste com as imagens divulgadas pelo texto publicado. |
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Depeyster, Nirânia Silva AraújoDepeyster, Nirânia Silva AraújoAnastácio, Sílvia Maria Guerra2013-02-14T16:17:50Z2013-02-14T16:17:50Z2013-02-14http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8423Estudo genético dos manuscritos do livro Brazil, encomendado pela editora norte-americana Time-Life a Elizabeth Bishop, poetisa norte-americana que viveu no Brasil durante as décadas de 1950 e 1960. A primeira edição do livro Brazil foi lançada em 1962 nos Estados Unidos e no Canadá; seguia o estilo jornalístico da Revista Life, que privilegiava a linguagem fotográfica como instrumento informativo, ficando o conteúdo textual em segundo plano. Brazil também incorporou alguns dos valores ideológicos defendidos pela editora, que privilegiava a legitimação das políticas interna e externa do estado norte-americano junto à sociedade estadunidense, especialmente durante o período histórico da Guerra Fria. Essas circunstâncias históricas em que Brazil foi publicado tiveram influência significativa no processo de revisão ao qual o livro foi submetido pelos editores da Time-Life. Nesse processo de edição, tantas foram as alterações e os cortes introduzidos no texto de Elizabeth Bishop, que a autora não mais o reconhecia e o renegou publicamente. Assim, a presente pesquisa objetivou, mediante o instrumental metodológico da Crítica Genética, o estudo comparativo entre os manuscritos de Bishop e a primeira edição do livro Brazil publicada em 1962, a fim de identificar aspectos da ideologia autoral de Elizabeth Bishop, que foram contrários aos parâmetros ditados por aquela instituição editorial, tanto em termos de estilo narrativo, como de conteúdo ideológico. Nesse sentido, a contextualização histórica da obra também foi contemplada no presente trabalho, que busca compreender tal processo edição; no processo de criação do livro Brazil haveria de se refletir circunstâncias da vida pessoal da autora, bem como aos acontecimentos históricos dos anos 60, no Brasil e no mundo. Também foi abordada a problemática da autoria colaborativa do livro Brazil sob a perspectiva teórica da Crítica Genética e dos estudos da Atribuição Autoral. 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